Olá viajante!
Bora viajar?
Argentina - Câmbio Oficial, MEP e Blue (2023).
- Respostas 48
- Visualizações 12.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Alan Rafael Kinder 13 posts
-
JanaCometti 7 posts
-
Davi Leichsenring 5 posts
-
Travis 3 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Olá Louise, boa tarde! Voltei sim, só não tive tempo ainda para preparar um relato. Bom, pretendo escrever sobre isso no relato, mas resumidamente: - Super conveniente utilizar cartão (
-
Resumo da Argentina e o cambio em julho de 2023 1-Western Union - 107 pesos para cada real (mas não conte com ele em cidades menores) 2-Trocar dinheiro com qualquer pessoa em lojas por exemplo,
-
Olha, eu tive que adaptar meu roteiro devido a não ter antecipado a contratação de alguns serviços. Mas assim, talvez eu tenha tido azar de pegar um período de fluxo acima do normal, sei lá. Minha sor
Bom dia estimados,
Estive conversando com a @JanaCometti, qual tem me ajudado muito, mas achei conveniente ampliar a roda com uma questão em especial. Só antes de perguntar deixe-me contextualizar:
- Tenho planos para viajar para El Calafate e El Chaltén em dezembro deste ano, ficarei cerca de 10 dias entre as duas cidades (majoritariamente em El Chaltén).
- Não terei tempo hábil em Buenos Aires (durante a conexão) e em El Calafate (fico apenas fragmentos de dias, em horários não comerciais) para qualquer tipo de câmbio ou negociação.
- Efetivamente só terei alguma folga real em El Chaltén, caso queira buscar alguma alternativa de câmbio.
Considerando dados atualizados (visto a situação econômica da Argentina), o câmbio oficial está terrível (1 BRL = 53,33 ARS, nesse exato momento), já o câmbio Blue oferece uma conversão muito melhor (1 BRL = 99,79 ARS, nesse exato momento, segundo o CUEX).
Todavia, como pontuei acima, é extremamente improvável que eu consiga fazer o câmbio Blue devido meu cronograma.
Soube que desde 2022 as bandeiras Mastercard e Visa possuem um acordo com o governo Argentino no qual as transações feitas por seus cartões passam por um câmbio diferenciado, chamado MEP.
As bandeiras operam este acordo de formas diferentes: Mastercard cobra o câmbio oficial, depois estorna em até 07 dias a diferença (há relatos de problemas com isso); já a Visa aplica o câmbio MEP imediatamente.
E além das formas acima, existe a opção de enviar dinheiro através da Western Union (WU), qual possui, segundo seu site, seis agências intermediadores em El Calafate (porém relatos apontam que só existem duas). Fiz pesquisas a respeito desse serviço especificamente em El Calafate, e os relatos são, em sua maioria, terríveis. Falam de extensas filas, demora no atendimento, agências sem dinheiro, e limite diário de saque... Enfim, muita inconstância, e definitivamente não é algo qual eu faria questão de tentar.
Comecei a utilizar o cartão multimoedas Wise (bandeira Visa), e aparentemente ele utiliza o câmbio MEP (até o momento, só tenho elogios para o serviço).
Agora finalmente a questão: Considerando o acima exposto, qual seria a melhor alternativa (em segurança, conveniência, e economicidade) para ter dinheiro em El Calafate e El Chaltén?
Alguém já utilizou o cartão Wise (bandeira Visa) em compras na Argentina (após 2022, com o câmbio MEP) para compartilhar sua experiência (e números)?
Perdoem-me o textão (como sempre), abraços!