Ir para conteúdo

Rio de Janeiro: Arquivo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Estou querendo fazer um bate-pronto (3 dias) pra Rio, porém gostaria de fazer um roteiro só com atrativos do subúrbio carioca. To pensando em ir na igreja da Penha, Engenhão, Piabas, Quadra da Império Serrano, Piscinão de Ramos, Moça Bonita e mais algo que tiver. Só na hospedagem vou ficar fora do subúrbio.

 

Alguem do Rio pode indicar algo interessante a fazer no subúrbio? A feira de Acari é TENSA em criminalidade ou é exagero?

Link para o comentário
  • Respostas 2.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

E aí Adebisi, beleza? Achei louvável sua atitude, indo na contramão do turista comum e com o pensamento de enveredar pelo Rio como um autêntico mochileiro curioso, hehe.

O subúrbio do Rio é uma área historicamente esquecida pelas autoridades locais, já que os investimentos da cidade em infraestrutura e conservação são maciçamente direcionados para a Zona Sul. Mesmo assim, o subúrbio resiste e continua sendo (como sempre foi) um dos principais pólos produtores da cultura carioca, mais notadamente quando o assunto é relacionado a SAMBA (maior parte das sedes das escolas de samba) e outras manifestações populares. Ficam também no subúrbio a sede de diversos pequenos e tradicionais clubes de futebol do Rio (Olaria, Campo Grande, Bangu, Madureira, São Cristóvão...) e também de um grande, o Vasco (inclusive, sua localização no subúrbio era ridicularizada e o motivo de ter sido o primeiro time brasileiro a utilizar jogadores negros o fez ser, nos seus primeiros anos de existência, discriminado pelos tradicionais e outrora aristocratas clubes da Zona Sul – Fluminense, Flamengo e Botafogo). Vem de longe essa “perseguição” ao subúrbio, hehehehe.

Há um conceito (que considero ser o mais aceito) que “subúrbio”, aqui no Rio, é todo bairro ou adjacência por onde passe uma linha de trem, seja ela oriunda da Central do Brasil ou da estação Leopoldina. Por isso, considerarei o bairro de São Cristóvão como subúrbio, apesar de algumas pessoas não considerarem assim.

Além daquelas atrações que você enumerou, vou adicionar mais algumas das quais me lembro e considero mais pitorescas. O subúrbio, apesar de ter uma área gigantesca, tem muito menos atrações turísticas do que a Zona Sul, a Barra ou o Centro, mas mesmo assim possui lugares que valem a visita.

 

- Em SÃO CRISTÓVÃO

1 – QUINTA DA BOA VISTA, uma das maiores áreas de lazer do Rio, bastante concorrida nos finais de semana, com estações de metrô e trem na porta. Tem extensa área gramada, lagos, etc. Na Quinta (que fica ao lado do Maracanã e que terá uma ampla esplanada de ligação ao estádio visando a Copa 2014) ficam também:

- o MUSEU NACIONAL (maior acervo de história natural da América Latina, mas que por falta de espaço nunca expôs totalmente a sua coleção. Vive permanentemente em obras, o que faz com que algumas alas de visitação fiquem fechadas. Mas o intuito é deixar o museu preparado para expor todo o acervo – mas não há previsão para isso, hehehe. No acervo, estão fósseis de animais pré-históricos, múmias egípcias, o maior meteoro que caiu (e foi achado) no Brasil e diversas outras curiosidades científicas). O prédio do museu foi a residência de toda a família real portuguesa, indo de Dom João VI, passando por Dom Pedro I e culminando com Dom Pedro II. É, inclusive, o único palácio que já foi sede de um império nas Américas.

- O Zôo do Rio

- O museu da Fauna (só de animais empalhados)

2 – OBSERVATÓRIO NACIONAL, local onde fica o Museu de Astronomia. O Observatório fica no alto de uma colina, bem perto do Centro de Tradições Nordestinas;

3 – CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS;

4 – MUSEU DO PRIMEIRO REINADO.

 

- Em MADUREIRA (a “capital” do subúrbio, hehe):

1 – Quadras do Império Serrano, Portela e Tradição;

2 – MERCADÃO DE MADUREIRA (um enorme mercado popular, que tem grande influência econômica para toda a região de Madureira e arredores).

 

- Em Marechal Hermes:

- MUSEU AEROESPACIAL, localizado dentro de hangares da Base Aérea do Campo dos Afonsos (base de aviões de transporte), esta última um local de importância vital para a história da aviação militar no Brasil.

 

- Em Bangu (o bairro mais quente do Rio, quase impossível de aguentar o calor nesses dias de calor inumano aqui no Rio. E longe pra caramba do Centro da cidade):

- FÁBRICA BANGU (atualmente, foi reformada e transformou-se em um shopping). Foi projetada por arquitetos ingleses, e assim manteve o mesmo desenho tradicional das fábricas de Manchester do final do século XIX. Arquitetura única deste tipo no Rio.

 

- Em Santa Cruz (mais longe ainda do que Bangu, hehehehehe):

- HANGAR DO ZEPPELIN, na Base Aérea de Santa Cruz (base de caças). É o único hangar deste tipo ainda de pé em todo o mundo. Servia para acomodar dirigíveis nas viagens entre a Europa e o Brasil. Hoje, serve de hangar para os caças F5 e Mirage.

 

Boas incursões por este vasto e quase desconhecido (inclusive para MUITOS cariocas) mundo do subúrbio!

 

PS: nem sabia que a feira de Acari ainda existia, hehe. De todo modo, quando fui lá (ainda era criança), achei tudo bem tranqüilo...Não acredito que haja perigo hoje em dia. O que era perigoso era a forma como os vendedores arranjavam suas mercadorias, hehehehehehehe. A feira em si era (ou é...) tranquila.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi oteb,

 

Indicar o Mercadão de Madureira para quem não sabe se locomover no Rio é bastante complicado. A Edgard Romero é uma fronteira entre duas comunidades a evitar.

Mas repito pela milésima vez, que uma dica de subúrbio é a "Rua do Rio" no Shopping Nova América.

Poderia falar da Praça da CETEL no Largo do Bicão. Só que alguns lugares são mesmo para os locais. Turista corre o risco de não ver o que vc pretende mostrar, que é a "alma suburbana do Rio".

Link para o comentário
  • Membros

Gente , quem já se hospedou em alguma pousada com preço legal no Rio de Janeiro? que

possa dar dicas, estou indo ao Rio agora 27/02 e não encontrei hospedagem, eu ia ficar

em um Hostel , mas estou insegura li aqui vários comentários horríveis, inclusive informando

que quase todos os Hostel tem percevejo nos colchões, então estou deisistindo de Hostel.

Espero ajuda, obrigada!

Márcia

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Existia um hostel filiado ao HI, bastante razoável, fora do circuito Zona Sul. Ficava na Tijuca (longe dos pontos mais badalados, mas pertíssimo do metrô)... infelizmente, esse hostel foi fechado, tendo sido o imóvel vendido para uma construtora. O Rio de Janeiro, infelizmente, ainda é fortemente voltado para o turismo VIP. As autoridades não entendem - ou não querem entender - que o turismo budget também rende dinheiro e aquece a economia da cidade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Marcia,

 

Ao contrário, são vários os hostels do Rio, alguns vivem lotados de gringos, e por isso nem são divulgados aqui no país. Se bastam com os estrangeiros.

Ipanema tem vários, Copacabana outro tanto. Pode procurar que vc encontra. Os hostels, disponibilidade neles é mais difícil. Muitos são citados na Internet, no Rough Guide, etc...

Link para o comentário
  • Membros

O unico hostel interessante era esse que o companheiro ai falou que fechou, os outros nao sao ruins

mas sao caros e preferem atender os gringos, uma pena. Mas se conseguir vaga, a estrutura eh boa

ficara com toda certeza com extrangeiros.

 

mas se voce vem com mais alguem compensa alugar um apartamento de temporada pra ficar a semana.

tem alguns bem bacanas em copacabana, botafogo, gloria e largo do machado, procura em sites de

aluguel por temporada, so verifique se estao mobilhados, com ar-condicionado ou ventilador e se

possuem cozinha completa ai voce economiza com refeicoes e eh mais barato que a maioria dos hoteis.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
Estou querendo fazer um bate-pronto (3 dias) pra Rio, porém gostaria de fazer um roteiro só com atrativos do subúrbio carioca. To pensando em ir na igreja da Penha, Engenhão, Piabas, Quadra da Império Serrano, Piscinão de Ramos, Moça Bonita e mais algo que tiver. Só na hospedagem vou ficar fora do subúrbio.

Alguem do Rio pode indicar algo interessante a fazer no subúrbio? A feira de Acari é TENSA em criminalidade ou é exagero?

 

Rapaz, aonde voce pretende ficar e como pretende chegar nesses lugares? taxi ficaria uma bela fortuna, nao existe metro para essa regiao, sua unica opcao seria onibus ou trem e dependendo do horario e trajeto pode ser perigoso pra quem nao conhece.

 

de qualquer forma acho que em 3 dias eh isso que voce consegue fazer mesmo... separa os locais proximos por dia para nao ter muito

deslocamento. a regiao nao tem infraestrutura de transporte e se for muito corrido vai ser muito cansativo, vai tranquilo e no ritimo de um verdadeiro carioca.

 

Quadra da imperio ou portela sao bem conhecidos, mercadao de madureira tambem eh muito facil de chegar de trem estacao madureira, va ate la, eh uma coisa sem igual. So tem que verificar quando voce vem, por causa do carnaval, o pessoal tira uma folga depois de fevereiro.

 

Engenhao voce pode ir de trem tambem é o acesso mais facil, em dia de jogo nao estao mais vendendo ingresso nas bilheterias para o campeonato carioca, seria so na mao de cambista pra ver o jogo.Tem o campo do Vasco da Gama que fica proximo a Benfica, regiao bem perigosa, se te interessa complexo da maré e complexo do alemão, só te recomendo se conhecer alguem pra ir junto.

 

Para ir na igreja da penha voce deveria ir tambem na quadra do Cacique de Ramos, fica bem perto e é um dos mais tradicionais redutos do samba carioca. Tem o piscinao de Ramos. Tudo isso é proximo do complexo do alemao, entao fique atento aos noticiarios e pegue um taxi pra andar pela regiao, de preferencia para taxi parado em ponto.

 

No final de semana recomendo ir na "Feira dos paraibas", que fica no campo de sao cristovao, mas nao eh muito proximo da estação com o mesmo nome, mas da pra ir andando, nao acho que seja perigoso nem longe demais. O pessoal do suburbio leva a familia pra curtir as areas livres da quinta da boa vista, essa bem proxima ao trem e metro, onde fica o museu nacional e o zoo-rio.

 

Ate onde eu sei, a feira de acari nao existe mais, o que rolava por la se mudou para a feira de Duque de Caxias, e nao vale a visita se nao for pra comprar nada ilicito, seja animais silvestres ou produtos roubados.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...