Ir para conteúdo

Cairo - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Que engracado.

 

'So tem areia no egito', essa eh boa. 'O egito eh um lixo' (essa eh pessima). 'A gelera tira uma onda e nao admite q o local era ruim' (ai deu pena de vc amigao!, parece q a alma tava pequena hein?!). 'Ir pro egito pra mergulhar eh perda de tempo, nao mergulhei e nao me arrependi', opa essa merece esclarecimento:

 

Beleza, nao precisa mergulhar mesmo pra curtir o egito, talvez vc nao goste de mergulho, ou do mar, ou nao ligue pra isso e pronto, mas essa de falar q eh perda de temo, me desculpe. Eu ja mergulhei em quase toda a costa brasileira, mesmo, ja fui pra lugares q a maioria das pessoas nunca vai nem ouvir falar. Em expedicoes de estudo de peixe (sou biologo), embarcado por semanas em quase todos os melhores pontos de mergulho do brasil, de norte a sul (num total de mais de 700 mergulhos aqui no brasa).

 

Eu morei em sharm el sheikh por 5 meses, trabalhando com mergulho, fiz mais de 250 mergulhos la. Alem de estar entre os 10 melhores pontos de mergulho do mundo - segundo Jacques Cousteau -, nao tem nada la pra se fazer. Se mergulho nao eh o seu negocio nao va. Os mergulhos sao absurdamente alucinantes. Manja q nem europeu q vem pra floresta aqui e fica pirando pq nunca viu nada igual? A comparacao eh quase a mesma com nossos mares e sharm. Tem alguns mergulhos no brasil q se comparam aos melhores mergulhos la, mas 90% deles nao chegam nem perto, e aqui eu falo de paraisos brasileiros q pouquissimas pessoas tem acesso. E noronha nao eh o melhor lugar do brasil onde eu ja mergulhei e pessoas ainda mais experientes q eu falam de ainda mais lugares melhores q noronha, onde poucas pessoas tem acesso. (sao lugares no ceara, maranhao e rochedos, e logico o atol).

 

Lugares com mergulhos alucinantes como sharm pelo q ouvi falar eh em Marsa Alam, mais ao sul no lado africano. O resto no sinai, eilat e aqaba, pra quem curte mesmo e tem mais experiencia, nao eh tao legal. Dizem q sudao eh impressionante e descendo em direcao ao indico tb ouvi falar de coisas incriveis.

 

Fico por aqui

xaliba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ai galera, fiz um mochilão por egito, israel e jordania, não fechei pacote para nenhum lugar, fiz tudo conta propria mesmo.. Viltei de la dia 9 de janeiro... Muito boa a viagem.. Só não concordo com a parte de tomar cuidado com alimentação. Ano passado viajei para a bolívia. Fui a um restaurante razoavel la e eu e minha namorada tivemos problemas, desde la só como na rua.. No Egito tomei cha, so comia falafel de rua todos os dias( era a coisa mais barata e com gosto bom) e nem eu nem minha namorada tivemos problemas na viagem. O ideal é comer em lugar que ta sempre cheio. Essa é a minha dica, pq a comida ta sempre nova e não da tempo de estragar. SE alguem tive alguma duvida ai posso tentar ajudar.. ABraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Minhas dicas do Egito

 

Visto: existe a possibilidade de tirar o visto no próprio aeroporto, pagando 15 dolares, mas é demorado. Levei 2 horas, porque estranharam meu passaporte brasileiro, emitido na China ( ou sei lá, resolveram encucar) e me deixaram esperando enquanto pesquisavam.

- Mulheres sozinhas: É um pais mais moderado, mas os egípcios assediam muito, por isto cuidado com a roupa, em como se veste. Em ônibus,prefira sentar com mulheres, geralmente elas viajam acompanhadas. Em trens, sente-se na poltrona de dentro, pois eles tem o habito de fingir que se desequilibram e caem em cima pra passar a mão. Evite festivais, mesmo acompanhada de homens ou em grupo, ou lugares muito cheios. Os homens egípcios não perdoam. O metro tem o primeiro vagão reservado para mulheres, use-o, meu conselho (vc vai preferir, quando ver os outros vagões :) )

- locomoção: O Egito tem uma boa rede de transporte de ônibus e não são ruins. Os trens também funcionam razoavelmente bem, principalmente para viajar do Cairo para Assuam, Luxor, etc. Não vi problemas em viajar do Cairo para Assuan de trem, mas outros trechos com menos turistas e mais locais, se vc for mulher e sozinha, prefira ir de avião e evite os ônibus e trens. Experiência própria e também de ouvir outros relatos de viajantes mulheres.

- Cuidado com os touts (malandros), vem te oferecer tours, etc a preços absurdos ou te enrolam com peças “genuínas”, principalmente papiros, que depois de um tempo desmancham.

- Reserve trocados para as gorjetas, é quase obrigatório. Se alguém te fizer um bom serviço: gorjeta, se carregar tua mochila: gorjeta, foi seu garçom no navio: gorjeta, motorista da van: gorjeta, etc.

- Compras: Pechinche muiiiito.

 

 

Recomendação de hospedagem

- Cairo: Eu fiquei no Sara Inn, perto do museu do Cairo, rua coml e restaurantes e também perto do metro. Lugar limpo e organizado e tem dormitório, mas misto, com A/C ( eu não dormi no dorm, por conta que tinha um cara egípcio dormindo lá, vai que de noite ele resolver passear e só estava eu e o cara ::mmm: .). Eles tem quartos privados também. Outro hotel que fiquei logo que cheguei, mas longe do museu, porém do lado do metro e ao lado de vários consulados ( isto significava mais segurança) foi o King Hotel, este mais caro, cerca de 40 dolares ( o que não acho que valha o preço). Recomendo o hostel King Tut, também perto do museu do Cairo. Estava lotado e não deu para ficar.

- Alexandria- Fiquei no Union Hotel, de frente para o calçadão e vista para o mar. Mas Alexandria se parece com Santos, só prédio e não tem praia, pois o muro divide o calçadão com a água e ninguém toma banho de mar. As mulheres todas vestidas da cabeça aos pés, naquele calor. Vale para conhecer a nova Biblioteca.

-Dahab- Fiquei no Sphinx Dahab, por indicação. Mas a limpeza não era das melhores e estava um pouco mal cuidado. Os quartos eram espaçosos, tinha uma internet café ali, organizavam tours, etc. Só fiquei porque os atendentes eram muitos simpáticos e tentaram melhorar a situação me mudando de quarto e depois descobri que a esposa de um dos sócios era brasileira, mas ela não ficava ali. Recomendo também o Penguin divers do lado do Sphinx e também outro hotel mais para o centrinho, acho que era Bamboo Hotel, novo e bem cuidado.

- Não tenho como dar dicas de hoteis em Assuam ou Luxor, pois peguei um cruzeiro pelo Nilo, saindo de Assuan até Luxor, parando nos templos principais pelo caminho, o que eu recomendo muito. Ficávamos hospedados no navio e durante a noite ele se movia. Era um navio meio mochileiro, com pessoas de todas as idades, mas mais jovens e as cabines eram divididas. A comida era muito boa e toda a tripulação muito atenciosa. O preço também foi mais acessível.

- De Dahab dá para se ir ao monte Sinai em tour e também ir para a Jordânia. Pergunte no Penguin Divers sobre as vans para o porto de onde saem os ferries para Aqaba. É um lugar mais barato para mergulhar que Sharm el Sheik e também onde todos os mochileiros vão . Eu particularmente adorei Dahab.

- Para ir as pirâmides no Cairo o transporte é meio ruim. Vc pode fechar com um taxista, mas sempre confirme o valor e o itinerário.

- Para ir a Abum simbel, em Assuam vc tem que fechar um tour, pois os ônibus saem em comboio com escolta policial, por medida de segurança. Preço em torno de 50 dolares.

- a média de preços dos hostels era em torno de 7 a 10 dolares. Tours variava, algo em torno dos 50 dolares. Ônibus não era caro, algo em torno de 5 dolares para uma viagem Cairo-Alexandria. Avião Cairo-Sharm el Sheik ( aeroporto mais próximo de Dahab) 70 dólares com a Egypt Air. O cruzeiro no Nilo foi pacote e incluindo passagem de trem ida-volta, guia, todas as refeições, tours para o vale dos reis, templos, Luxor, transporte com ônibus, ida as pirâmides, etc. foi algo em torno de 600 dolares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Alugar carro por la nao compensa....o transito e' caotico e voce tem a possibilidade de pegar um taxista que te serve como guia o dia todo te levando para onde quiser e pagar o equivalente a R$ 30,00 no fim do dia.Vc pode ir de trem de Cairo a Alexandria e de Cairo a Luxor ou Aswan,para que onibus nao ?

 

Quanto a lingua, os mais novos quase sempre falam ingles, os mais velhos nao....uma coisa que fiz que pode ser copiada e da certo , bata a foto do nome da sua rua e mostre ao taxista ao voltar....fica facil assim,nao tem perigo...aindei em uma feira por Alexandria pela madrugada, me disseram para nao fazer isso , mas bem sinistro .....isso sim nao recomendo tambem

 

Se vc nao entende o taxista mude de carro, vc nunca sabe onde isso vai parar

 

Luxor percorri de bicicleta, tambem nao tem perigo algum.....alias...vi so umas brigas na rua, mas nada de roubo ou algo pior do que ha em SP ::otemo::

 

Clima....fui em Abril/08 Alexandria/Cairo/Luxor.....sem problemas....bebia um whisky para dormir, mas nem estava taaaao quente mas Luxor sim,quente demais fiquei com medo da maquina fotografica estragar devido ao calor.

 

Indo de trem tanto faz a classe, fui de 1a e a noite uma barata estava subindo pelo meu corpo....ou seja,tanto faz...mas na primeira classe nem da para deitar o banco(Cairo-Luxor-Aswan)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Heka, Mauro Curitiba e Shoryuken, muito obrigado pelas informações! Shoryuken, a da barata ninguém merece, hahhahha. Vou pensar em mesclar mesmo táxis com trens e onibus. Dei uma lida no Lonely planet Egito (2008) e encontrei algumas informações sobre essas questões. Já tinha ficado preocupado com a questão dos comboios com a informação da Heka, mas agora fiquei mais ainda: segundo os editores do referido guia, muitos turistas são abordados no momento que descem dos ônibus e dos trens e são obrigados a viajar em comboios organizados por eles (que correm muito, diga-se de passagem). Com isso, muitas vezes as visitas aos lugares acabam sendo controladas por esses policiais e fica uma chatice só. Pelo que entendi, essas coisas acontecem mais no vale do nilo e não quer dizer que vc irá, necessariamente, acabar integrando um. Segundo a mesma Lonely Planet esses comboios são ineficazes, porque só chamam atenção e não protegem ninguém (apenas um ou dois carros, com pouco armamento). Vai saber... Será que o turista que quiser viajar de forma independente não vai conseguir fugir disso? (se considerarmos, é claro, que os comboios são desnecessários)

 

Creio que a tendência agora é piorar: o último atentado contra turistas no Egito tinha ocorrido em abril de 2006, mas ocorreu outro em fevereito deste ano (bomba sob um banco de pedra da praça da mesquita Al-Hussein, perto de Khan Al-Jalili, que matou uma turista francesa e feriu outros 20).

 

No mais, a mesma Lonely Planet dá umas dicas legais de excursões no deserto e nos entornos dos oásis: dos mais próximos aos mais longínquos. Nesses oasis vc pode ter contato com culturas milenares ainda bem preservadas, sem contar as pérolas arqueológicas egípcias, gregas e romanas que ficam nos entornos (destaque para o Oráculo de Amun, próximo ao oásis de Siwa, que recebeu a visita de Alexandre o Grande). Vc pode chegar nesses lugares em excursões de camelos (com trekking, pernoites no deserto etc.) ou ir de carro (já existem estradas que chegam perto dos oasis e o resto se faz com 4x4). Essas informações foram constrastadas com as transmitidas pelo governo do Egito.

 

 

Quem quiser a versão digital da Lonely Planet Egito 2008, me avise.

 

Muito obrigado a todos.

 

PS: continuarei postando as informações que for pescando aqui e acolá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Indo de trem tanto faz a classe, fui de 1a e a noite uma barata estava subindo pelo meu corpo....ou seja,tanto faz...mas na primeira classe nem da para deitar o banco(Cairo-Luxor-Aswan)

 

Olá ! Esse trem tem cabines com camas ? Qto tempo demora a viagem de Cairo a Aswan ?

 

v a l e u

 

Michelson pela informação que eu tenho nãao tem cabine não.

 

Mauro, qto tempo demora essa viagem de trem de Cairo a Aswan ?

 

valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá,

Sobre o tempo de viagem do Cairo até Assuam de trem sao cerca de 8hs. Eu fui de 2 classe, com A/C gelado, mas tranquilo. Pelo que percebi em Assuam, terão pessoas logo na chegada oferecendo os tours. Todo os tours saem em comboio, independente da ag. que comprar. Mas esta historia de comboio só acontece em Assuan para Abum Simbel. Eu recomendo ir, o lugar ainda é mágico. Foi um dos lugares q mais gostei.

Encontrei um mochileiro q foi por conta ate o vilarejo de Abum Simbel e passou a noite lá para depois ir para o templo. Eu acho q tem um bus de Assuam para lá. Os tours geralmente dão bastante tempo para olhar, 1/2 dia é suficiente para o templo, mas se quiser há passeios de feluca pela represa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
nos nao precisamos de visto previo. Ele pode ser conseguido nesses paises em qquer das fronteiras q vc entrar.

 

 

Valeu Xaliba.. mas puts, estou com mó pé atrás!

O Consulado do Egito no Brasil acabou de me responder um email (detalhe, hoje é domingo!!) falando que só consigo no Aeroporto do Cairo..

Ai ai ai ai ... oq eu faço hein?!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...