Ir para conteúdo

Huayna Potosí


Alcides

Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • Membros

Fiz o Huayna Potosi entre os dias 02 e 04 de agosto, com a agência Bolivian Montains, por 400 dólares por pessoa. A agência é a mais conceituada (e cara) da Bolívia, mas eu tenho minhas críticas à agência... O guia estava com um pouco de pressa no dia do cume, e isso é muito ruim, mas consegui fazer o cume.

No primeiro dia você sai de La Paz (3600 metros) para o primeiro refúgio, ao lado da represa Zongo, a 4.750 metros aproximadamente, numa viagem de van que dura umas 2 horas, no máximo. No mesmo dia você faz um treinamento no glaciar para se acostumar com o uso de piolet e crampões. 

No segundo dia, sobe-se ao refúgio alto, a aproximadamente 5.150 metros de altitude, numa caminhada de 2 horas, difícil! O refúgio alto é bem confortável!

No terceiro dia, faz-se o ataque ao cume (6.088 metros), numa escalada que dura por volta de 6 horas (fizemos em 5 horas e 10 minutos), mas achei super díficil!

Existem dois trechos mais difíceis: um aproximadamente no meio do trajeto, que é uma parede de uns 60º de inclinação e aproximadamente uns 8 a 10 metros de altura!

O segundo trecho mais difícil é a crista que leva ao cume... Não gosto nem de lembrar! kkkkk... São uns 80 metros no total.. uma largura de apenas uns 40 centímetros... talvez nem isso em alguns trechos! O uso de crampões e piolet são fundamentais na crista final!

A subida é difícil por causa do esforço físico enorme em função da altitude... E porque existem dois trechos difíceis, um pouco técnicos... 

Ao todo, a escalada no dia do cume leva 5 km, em um desnível de aproximadamente 930 metros.

A melhor época para ir é de maio a setembro, e as temperaturas podem chegar a -10º C... um pouco menos até... Eu peguei -12ºC.

Eu diria que o segredo é:

1)Ter um bom condicionamento físico: Eu tinha completado uma maratona inteira (42,2 km) em abril (três meses antes da escalada) e estava super bem fisicamente, e mesmo assim achei o dia do cume muito difícil! Vi pessoas desistindo no meio do caminho por fadiga...Algumas nem saíram do refúgio alto!!

2) Aclimatar bem antes de tentar a subida, o que significa, pelo menos, uns 5 dias em La Paz. Uma ótima dica é subir o Chacaltaya antes, onde você pode chegar a 5.400 metros de altitude!

3) Ir devagar! Muito devagar! 

 

Qualquer dúvida, estou à disposição!!!

 

 

 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
On 27/03/2017 at 6:10 PM, Jgrossi said:

Senhores,

 

Tenho algumas perguntas acerca da escalaminhada ao cume do Huyana Potosí, se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato!

 

1º - Do acampamento base, onde o pessoal passa a noite na véspera do ataque, qual a distância percorrida e quantos metros de ascensão entre o acampamento e o cume?

2º - Vejo a lista de equipamentos necessários, listados por agências, no entanto, acho que alguns itens exagerados, alguém aqui já se deu o trabalho de listar os equipamentos essenciais para esta empreitada (até o campo base e outra até o cume)?

3º - Na lista de equipamentos relacionadas por agências, eles indicam a utilização de uma cargueira de 60 litros. Acredito que ninguém irá fazer o ataque ao cume com uma cargueira de 60 litros nas costas. Estou certo?

4º - Vejo que o pessoal utiliza balaclava durante a subida para se proteger do frio. Em meu caso, sou o tipo que sente calor absurdo, e quando faço trilhas, acabo tirando a maioria dos agasalhos. Em Salkantay, por exemplo, no 2º dia, onde atingimos o ponto mais alto da trilha (4,6 km), atingi este ponto usando calça de trilha, bota e camiseta Dri-fit (transpirando muito). Será que usar balaclava não é um exagero? Estou bem familiarizado com as 3 camadas de roupas, com material de primeira linha, mas, mesmo assim, sofro com calor e transpiração.

 

Grato.

 

José Grossi

José, talvez você já tenha ido e voltado, mesmo assim vou tentar responder sua pergunta...

O huyana tem dois refúgios.. o primeiro a cerca de 4750 metros... O segundo a cerca de 5.150 metros... 

Do segundo refúgio (excelente, diga-se de passagem) ao cume (6088 metros) são cerca de 5 km, 940 metros de desnível... Em geral a escalada leva 6 horas... 

Sobre as roupas... Eu usei balaclava e todas as camadas de roupas típicas de alta montanha, e não senti frio nenhum nas pernas, tronco e cabeça, mas senti frio nas maos e nos pés... Mesmo usando luvas grossas e duas camadas de meias (inclusive uma camada da marca Lorpen, específica para alta montanha).

Acho que se você proteger bem as extremidades, não terá problemas de frio como eu tive... 

Sobre a mochila no ataque ao cume... Eu tive um desentendimento com o guia sobre isso... Eu quis sair pro cume sem mochila nenhuma! Mas ele insistiu para que eu levasse uma mochila pequena de 30 litros, apenas para levar água e chocolates para comer no caminho... Eu discordei porque queria subir o mais leve possível... 

No final acabei levando a mochila de 30 litros mas acabei não usando pra nada!

Minha opinião é: leve apenas uma garrafa de água e alguns chocolates pra beliscar... Mais nada... Se pra isso vc precisar de uma mochila minúscula, leve apenas essa mochila minúscula... 

Um abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 12/10/2017 em 00:51, Thicarpel disse:

José, talvez você já tenha ido e voltado, mesmo assim vou tentar responder sua pergunta...

O huyana tem dois refúgios.. o primeiro a cerca de 4750 metros... O segundo a cerca de 5.150 metros... 

Do segundo refúgio (excelente, diga-se de passagem) ao cume (6088 metros) são cerca de 5 km, 940 metros de desnível... Em geral a escalada leva 6 horas... 

Sobre as roupas... Eu usei balaclava e todas as camadas de roupas típicas de alta montanha, e não senti frio nenhum nas pernas, tronco e cabeça, mas senti frio nas maos e nos pés... Mesmo usando luvas grossas e duas camadas de meias (inclusive uma camada da marca Lorpen, específica para alta montanha).

Acho que se você proteger bem as extremidades, não terá problemas de frio como eu tive... 

Sobre a mochila no ataque ao cume... Eu tive um desentendimento com o guia sobre isso... Eu quis sair pro cume sem mochila nenhuma! Mas ele insistiu para que eu levasse uma mochila pequena de 30 litros, apenas para levar água e chocolates para comer no caminho... Eu discordei porque queria subir o mais leve possível... 

No final acabei levando a mochila de 30 litros mas acabei não usando pra nada!

Minha opinião é: leve apenas uma garrafa de água e alguns chocolates pra beliscar... Mais nada... Se pra isso vc precisar de uma mochila minúscula, leve apenas essa mochila minúscula... 

Um abraço!

 

Obrigado amigo, por falta de agenda livre ainda não fui, porém, está em meu radar como uma das próximas aventuras que realizarei... Com certeza!

As informações foram muito elucidativas e tiraram algumas dúvidas que eu tinha. A distância é pouca, o desnível não seria um problema se não fosse acima dos 5K... Certamente caracteriza um grande desafio, terei que estar preparado e no dia certo. Quanto mochila de ataque, concordo contigo, quanto menos peso melhor. Até tenho uma mochilinha compacta que facilitaria muito a questão:

https://www.lojaoutside.com.br/mochila-sea-to-summit-ultrasil-daypack

Muito leve e compacta, certamente resolveria a questão.

Estou planejando a atividade, quem sabe eu consiga uma agenda no início do próximo ano!

Obrigado pelas informações!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Huayna Potosí
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...