Ir para conteúdo

Huayna Potosí


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros
Samuel!!

 

Muito legal o seu vídeo, vou divulgar o mesmo em meu blog.

 

http://www.vanderdissenha.wordpress.com

 

Fala Vander fico feliz em saber que meu singelo vídeo vai ser divulgado em teu blog.

Infelizmente brasileiro em sua grande maioria não tem muito sucesso com os guias bolivianos e isso é muito triste :( ... acredito que decorrente destas dificuldades tiramos ainda mais experiencias para futuras conquistas...

parabéns por tua conquista ::otemo::

 

Mais informação de minha aventura descrevo neste relato abaixo:

 

http://www.mochileiros.com/trip-ao-huayna-potosi-t85456.html

 

Att,

Samuel Oscar

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Galera segue meu breve relato de minha TRIP ao Huayna Potosí:

 

Consegui realizar meu SONHO que demonstro no filme acima via empresa ALBERTH TOURS BOLIVIA (http://www.hikingbolivia.com/) com que por sinal foi indicação de muitos profissionais da área do montanhismo mas, vamos a realidade e aos fatos de minha trajetória:

Conversei com Juan Hinojosa proprietário da empresa e o mesmo foi muito prestativo e educado. Nesta conversa questionei o mesmo com relação aos guias, sendo que já tinha lido de muitos relatos o desrespeito e os despreparo de alguns guias com os montanhistas brasileiros(como LLLcastro2 relata acima). Decorrente deste dialogo requisitei que o mesmo (Juan) me indicasse o melhor guia para realizar meu sonho e adivinha quem era "Teo" , me dizendo que era o mais experiente e preparado para minha empreitada.

 

Terceiro Dia - Neste dia foi o TERROR e a maior frustração que tive com o Teu que foi apenas o meu guia por motivos de saúde a Pâmela :( que era para ser minha companheira já o Eliseu foi o guia dos dois bombeiros. Tudo preparado e explicado com poucos detalhes do ataque ao cume. O ataque estava marcada para 01h00 e os guias ficaram de chamar as 00h00 para preparar o equipamento e neste horário começou minha desavença com o Teu ::vapapu:: pois o mesmo, acredito, achou que eu iria desistir por minha namorada não estar passando bem mas, a Pâmela abdicou por acreditar que eu seria capaz ... conseqüentemente o guia não foi me chamar as 00h00 e comecei a me preparar sozinho e bem puto pois, o mesmo veio do nada as 00h45 me questionar c eu estava pronto afffffffffffffff. :evil::twisted:

Começamos o ataque por volta de 01h40 e o mesmo começou a resmungar (Dialeto) e andar num ritmo alucinante, passei os dois brasileiros e comecei a perceber que a todo o momento o meu guia olhava para baixo a procura de algo e, de repente do nada após 30 minutos ele para e me diz que é para esperar o Eliseu.

Quando Eliseu chega em nosso ponto ele vem e me diz:

- Amigo que tal irmos todos juntos e caso alguém venha a desistir, regressamos todos!!! ::dãã2::ãã2::'>

Logo em seguida eu rebato:

- De maneira alguma pois, não foi de bobeira que a Pâmela abdicou em acreditar que sozinho eu conseguiria ter sucesso! O fato não é que meus amigos não vão conseguir pois, também acredito neles mas, não quero ficar a mercê de algo que não caiba a mim!

Conseqüentemente os guias começaram a falar em dialetos e como eu não sou BOBO me liguei em todo esquema pois, os mesmos não acreditavam na conquista de todos!

A partir deste momento o Teu se virou e começou a andar em um ritmo ainda maior e não atender aos meus pedidos de parada para descansar e isso começou a me afetar psicologicamente e de repente por começar a sentir câimbra parei e olhei aos céus nas estrelas e começei a pensar nos esforços que os grandes montanhistas fazem para realizar seus sonhos e na expressão de minha namorada chorando ao dizer que não iria e que acreditava em mim. Neste momento o guia jogou teu piolet aos chão e começou a me chamar de mole, fraco e que eu não iria conseguir alcançar ao cume pois, não estava me alimentando direito e que ele nunca conseguiu chegar com um Brasileiro sozinho ao cume. Comecei a chorar ::mmm: de raiva e começamos a discutir nos 5.600m de altitude de um modo muito agressivo ::vapapu:: , expliquei que os brasileiros tem seus costumes e suas qualidades e não é por isso não temos as nossas. Expliquei em tons bem alto que eu estava deixando de comer as comidas que eles estavam fornecendo pois estava me fazendo mal (fazia mal, enjôo) o tempero que eles utilizam em comidas bolivianas e que isso não iria me impedir de realizar meu SONHO pois, sou brasileiro e mesmo que me arraste não vou DESISTIR. O mesmo se transformou ::Ksimno:: a partir da discussão e começou a me tratar de outra maneira, me explicando que iríamos ter que voltar rápido por causo do degelo. Concluímos o Ataque ao Cume em 04h30 (tradicional 06h00) e retornamos em 40 minutos ao Acampamento Alto. ::cool:::'>

 

Este é meu breve relato de uma trajetória rumo a um SONHO e que minha expressão sincera do final do vídeo demonstre minha conclusão desta CONQUISTA... "O vento corta um pouco do som do equipamento amador que usamos em nossas aventuras, afinal isso não é documentário armado da rede globo, é vida real. Ramon Quevedo"

 

 

Amigos,mais uma vez, lendo o relato acima chego no mesmo alerta: Não usem a Alberth Tours. Os donos da agencia são muito prestativos, mas o guias dessa agência ão uns babacas. Você só vai ter frustações.

Obs- O Teo(guia do relato acima) é irmão do Eliseu(o guia que frustou minha tentativa de subir..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá. Sinto-me na obrigação de ajudar com algumas informações, já que o forum foi muito útil na minha aventura na Bolívia.

1- A empresa que contratei foi a Travel Track ( fica na Sagarnaga 213) e foi indicada por alguem aqui no site. Não tenho queixas, assistencia boa, os guias foram atenciosos ( em especial Felix 2 com quem subi no ataque ao cume). Os equipamentos e roupas eram bem mais ou menos. Assim, se não tiver os seus próprios (em especial roupa), aconselho a comprar ou exigir algo melhor.

2- Valor: 1000 Bol, mais 200 para o porteador (tenho problema em carregar peso nas costas e as condições de saúde não estavam boas. Não queria que nada me atrapalhasse para o cume).

3- Bem, cometi um erro tremendo: fui meio que achando que a coisa era facil, até amadora e isso contribuiu para meu insucesso. É muito difícil, muito mesmo, o esforço físico é enorme, embora tenha um preparo fisico ótimo, com uma meia-maratona completada menos de um mês antes do cume.

4- Não fiz a aclimatação devida e isso também foi um fator determinante. Cheguei em La Paz vindo de Santiago onde esquiei por vários dias acreditando que isso ajudaria. Como não tinha muitos dias e já estava com as passagens compradas para La Paz, resolvi arriscar.

5- Condições físicas devem estar 200%. Nada, absolutamente nada pode te atrapalhar (dor de barriga, dor muscular, muito enjoo etc). No meu caso, uma gripe violenta já me derrubou em Santiago. Mas a sede de esquiar me impediu de parar e me recuperar. Passava o dia todo nas montanhas, me alimentando mal e saindo para beber à noite.

6- Cheguei em La Paz numa sexta-feira e contratei o passeio com saída no domingo. Passei o sabado comprando coisas e tentando me recuperar da gripe.

7- No domingo partimos: eu, um suíço e um casal de belgas. Os dois primeiros dias foram normais, mas visivelmente eu era a mais fraca do grupo. Por mais que me alimentasse e descansasse a gripe não ia embora. E a cabeça te prega peças terríveis: o tempo inteiro eu me perguntava o que estava fazendo ali e porque não iria embora. No dia do cume, estava chateada pois havia discutido com o suiço, pois ele não queria ir comigo. O guia botou panos quentes mas foi categórico ao dizer que teríamos de ir juntos. Em momento algum me senti pressionada a abortar pelo guia, mas sim pelo parceiro. Bem, subimos os três e, no meio do caminho comecei a sentir muita dificuldade. O guia começou a tentar resolver o problema e tentou me deixar com um grupo mais lento (que no fim, acabou desistindo. mas eu ainda queria tentar). Depois de um tempo, ele deixou o suiço com um grupo e prosseguimos só nós dois. Só que em dado momento eu já não estava diferenciando mais sonho de realidade (uma hora sentia um calor do caramba, outra hora um frio extremo. Taí a razão da necessidade de roupas boas, técnicas). E foi então que conversei com Felix e falei que queria voltar (foi a decisão mais frustrante de todas as aventuras que fiz). Ele ainda avisou que estávamos a 5.800 e que era para tentar mais um pouco. Mas ao olhar a subida gigante que tinha de fazer e ainda havia um bom pedaço até a crista, pois dava pra ver as lanternas lá em cima, comecei a chorar. Felix pediu para que eu não chorasse, pois ele iria voltar. Não se tratava disso, mas sim da decepção de não ter conseguido. Voltei o tempo inteiro chorando e andei muito. Sei que cheguei no limite, não tinha mais de onde tirar forças.

8- Para mim ficou a lição: mais preparo da próxima vez. Ainda estou digerindo tudo isso, não foi fácil, afinal de contas fui à Bolívia somente para a montanha. Bem, mas no ano que vem estou de volta, mais preparada e sem gripe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pois é..... o pessoal acha que é barbada.... mas o negocio é difícil mesmo...

 

eu contratei um guia só pra mim... paguei 1400bs e foi a coisa mais certa que fiz....

 

O guia super gente boa, se chama Davi, me incentivou varias vezes, sinceramente não tenho nada de ruim pra falar dele.

 

Levei comida liofilizada e foi muito bom... tinha gringo passando mal por causa da comida que eles servem nos abrigos.

 

O negocio é se preparar muito bem fisicamente, passar uns dias la pra aclimação e não querer poupar dinheiro com agencia, escolha uma boa com guia individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Verner,

 

Com a empresa que citei acima consegui pelo valor de 1.040,00 BOB mas, pelas minhas pesquisas que realizei por La Paz os preços são meio tabelados o que tu pode fazer na minha opinião, ou seja o que eu fez foi negociar aluguel de um bom saco de dormir e de algum equipamento extra (Óculos)... nas agencias o pacote esta incluso os equipa (grampões, botas plásticas, piolet, capacete, cadeirinha e o macacão)

 

qualquer coisa estamos ai ::otemo::::otemo::

 

Att,

Samuel Oscar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Pessoal, tenho algumas duvidas, pretendo fazer uma viagem a La Paz em Agosto de 2014 e tenho algumas duvidas:

Tenho disponivel 20 dias de viagem aonde pretendo conhcer o Atacama e depois seguir para La Paz...Pretendo ficar uns 10 dias no atacama como início da minha aclimataçao e quando chegar em La Paz conhcer o lago Titicaca, fazer um pouco de trekking na região do condoriri (tentar subir o Cerro Austria ou o Pequeño Alpamayo) e também subir o chacaltaya como aclimataçao e também para verficar como meu corpo vai reagir a essa altitude. Se tudo for bem e me sentir bem fisicamente quero tentar o cume do Huayna Potosi.

Nao tenho experiencia em alta montanha e minha maior preocupaçao é a aclimataçao.

Esta bom esse roteiro que tenho? alguém sugere alguma alteraçao ou alguma outra atividade nao citada?

Outra duvida é se alguém sabe qual a melhor maneira de ir de Sao Pedro do Atacama para La Paz...

Desde ja agradeço aos amigos mochileiros!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...