Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ogum, tenho um arquivo do básico no GoogleEarth, se quiser: http://www.4shared.com/dir/12273961/18927f4c/GPS.html

 

Está indo amanhã? Qual o plano?

To pensando em cair pra serra também..... só estou preocupado como tempo. Está em Ctba? Como está ai?

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ia responder teu mail agora....

 

dá uma olhada aqui:

http://www.freddyduclerc.com.br/roteiros_det.asp?codigo=67&menu=2

 

no final da página, tem uma foto iundicando o itapiroca, o cerro verde e o tucum. o itapiroca é aquele à direita do caratuva, de quem olha do getúlio em direção ao PP.

 

eu tenho só esses três dias, pdomingo já tenho que embarcar de volta pra spe em sp demanhã já embarco pra catanduva, onde recomeço minhas atividades letivas do semestre...

 

esse mapa aqui embaixo é melhor. eu queira meeeeesmo era fazer o ciririca a partir da fazenda pp, partindo do itapiroca, cerro verde, tucum e finalmente o ciririca. mas não vou ter tempo pra isso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
humpf, eu quero fazer o ciririca e marcar bem o caminho, pra botar aqui no mochileiros e encher o saco de um mané do orkut, que se negou a dar infos pra mim e mandou que eu descobrisse...

 

fala-se muito do ciririca, parece que é difícil mesmo, mas não é impossível não. ao que já descobri (depois que o cidadão me mandou descobrir sozinho), o maior problema é de navegação, achar a trilha.

 

tô pensando em gastar o carnaval fazendo justamente isso. mas vamos ver como vai estar a grana até lá.

Ogun, tente se informar com o pessoal do CPM, eles são gente fina e conhecem a região.

Já fui algumas vezes p/ o PP e Itapiroca, mas faz tempo que não vou mais (as costas e a falta de tempo não deixam).

Quando eu frequentava aquele paraíso cheguei a ver uma foto de duas placas pregadas numa árvore: "Ciririca" prum lado e "Tucum" pro outro. Acho que esta foto é do tempo que tinha duas placas parecidas na subida do PP, na bifurcação pro Itapíroca: "Itapiroca" e "PP".

Os relatos eram que a trilha saía de Terra Boa (se não me falha a memória), a outra fazenda que a galera faz a "travessia" Cerro Verde-Tucum-Itapiroca-Fazenda do Dilson. Ou seja, as placas indicavam uma bifurcação na trilha saindo de Terra Boa.

O negócio é ir pra lá e fazer esta "travessia" (que na verdade passa por uma parte da Serra do Ibitiraquire), achar a outra fazenda (se você já não a conhece) e procurar a trilha pro Ciririca. Do Itapiroca até o Cerro Verde sei que rola, o meu antigo parceiro de escalaminhadas fez recentemente (uns 2 anos atrás).

Sempre quis conhecer o Ciririca (ainda tem aquelas antenas enormes por lá?), quando completares a trip manda o relato.

AH! segue o site do CPM: http://www.cpmorg.com.br/cpm/

Boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

aviso aos navegantes:

os degraus nas pedras foram praticamente todos retirados!!!!!! :evil::evil:

 

um grupo de montanhistas frequentadores, preocupados com a "invasão" de gente de fora, resolveu retirar os degraus, para que só "verdadeiros montanhistas" tenham acesso ao PP.

 

maiores informações vcs obtêm numa comu do orkut initulada "fazenda pico paraná". os defensores da medida estão lá, todos faceiros.

 

realmente, foi prestado um desserviço ao local. mas a idiotia não escolhe áea, tb existe entre aqueles que frequentam montanhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Danilo copiei como segue. É lamentável.

 

 

 

PUBLICIDADE

 

Conforme alguns boatos, algumas pessoas estiveram na região do Pico Paraná durante a última semana e retiraram as escadarias que facilitavam o acesso àquela montanha.

 

Apesar das informações ainda estarem um pouco desconexas, sabe-se que ao menos 25 degraus das escadarias foram retirados. Alguns montanhistas que estiveram na região durante o último final de semana informaram que alguns degraus foram mantidos e, ao que parece, sobreviveram à retirada por estarem em pontos onde poderia ser possível abrir uma nova rota, o que causaria degradação ambiental na montanha.

 

O ato está provocando um grande debate entre os freqüentadores da montanha. Alguns defendem a atitude, outros, contudo, não concordam com a retirada das escadarias.

 

Segundo o texto enviado pelo montanhista Gustavo Godoi ao Orkut, que não concorda com a retirada, “é uma segurança para os freqüentadores e para a própria montanha, já que sem as escadas algumas pessoas vão começar abrir trilhas secundarias e a destruição da montanha vai aumentar. Infelizmente essa pessoa (que retirou os degraus) acabou com nosso passeio, mas pode acabar com alguma vida já que sem as escadas ficou muito perigoso.”

 

Já o montanhista Elcio Ferreira concordou com a retirada: “Em 92 a única ajuda que tinha era aquela corrente pouco depois do falso cume, e mais nada. E cansei de ver pessoas idosas e crianças por lá.” E complementa: "Você tem que se adequar a montanha, e não a montanha a você!"

 

O site AltaMontanha.com entrou em contato com o Dilson, proprietário da Fazenda Pico Paraná, que dá acesso àquela montanha. Este informou que, ao que parece, alguns degraus foram mesmo serrados, mas que a maior parte dos montanhistas que estiveram no domingo por lá, incluindo 2 crianças, conseguiram chegar ao topo da montanha sem muitos problemas.

 

Segundo ele, “o pessoal que tem mais experiência chega mesmo, e alguns nem reparam que não existe mais as escadarias. Mas outros, que não estão acostumados com o montanhismo, sentem mais dificuldades. Tem 4 pessoas que no domingo, inclusive, queriam que eu devolvesse o dinheiro do estacionamento porque não conseguiram passar os lances que não tinham as escadarias. Esse povo é mal acostumado. O Caratuva (outra montanha da região) estava ali bem fácil e é só caminhada. Mas você acha que eles querem subir o segundo mais alto?”

 

Alguns depoimentos mais moderados, como o do Mikael Arnemann, se encaixam melhor à nova realidade da montanha: “Não consigo imaginar subir o Pico Paraná sem ajuda dos degraus... se isso for mesmo verdade, eu, assim como muitos outros montanhistas, teremos que nos adaptar a essa nova realidade. O jeito é voltar pro curso de escalada... Mas uma coisa é certa: se da próxima vez em que eu for, conseguir chegar ao cume, darei muito mais valor à "escalada" dessa montanha do que das vezes anteriores, pois agora o esforço será muito maior!!!”

 

O site AltaMontanha.com, apesar de não concordar com a colocação de escadarias e degraus em montanhas, também não concorda com a sua retirada sem o aval dos Clubes de montanhismo da região. Acreditamos sempre que atos democráticos são muito mais legítimos que atos isolados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
O AltaMontanha.com publicou um texto a respeito...

 

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1051

 

Acho que vou ter que conferir ao vivo. Bora Marcos? Hahahahaha. :lol::mrgreen:

 

eu postei meu comentário lá.

 

fico aqui pensando. se eu junto a postura do "montanhista" que vende pacotes aqui postada neste tópcio, mais a postura facistóide de quem foi lá e arrancou os degraus, e concluo que essa é a postura normal dos montanhistas, eu prefiro ser chamado de outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é aquela velha historia do pessoal querer separar o escalador do montanhista, nem todo mundo é obrigado a dominar técnicas de escaladas, uns gostam outros não.

 

Mas tudo isso tem um unico culpado o pseudo-ecoturista brasileiro, é o mesmo cara que enche de lixo as praias de ilha grande como foi mostrado em um post do sandro; o mesmo cara que marca seu nome nas arvores; que arranca estalactites do PETAR; que faz trilha cantando, gritando, bebendo; que faz fogueiras; assusta animais etc ... e o pior faz tudo isso mtas vezes pagando os olhos da cara....

 

Lamentável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Estive nesse carnaval no PP junto com o Danilo Dassi, acampamos a primeira noite no Caratuva e desceríamos no segundo dia rumo ao PP para acampar no A2, porém meu irmão passou mal à noite e descemos o Caratuva pelo lado oposto até o A1onde deixamos nossas cargueiras e meu morimbundo irmão e fomos atacar as escadas para ver como estavam.

 

Como estavamos totalmente leves conseguimos subir bem, os grampos que retiraram aparentemente não fizeram muita falta - mas friso que estavamos sem cargueiras - acredito que eu não conseguiria com segurança subir as escadas com peso máximo. Talvez tenham que ser içadas, aliás já havia sinais disso por uma corda amarrada em um dos primeiros degraus que ainda existem, que ali não adiantavam de nada. Subimos as escadas e nem chegamos ao A2 pois tinhamos que voltar rápido pra fazenda.

 

Na volta pela trilha vimos que todos os grampos da trilha também foram retirados, inclusive o da pedra logo após a bica d'água, onde ficou perigoso - eu cai na pedra e meu irmão ficou enganchado num resto do degrau, rasgando sua calça e cueca (o que foi engraçado, apesar de muito perigoso) - porém já havia sinais de desgaste na vegetação lateral, ocasionado por pessoas que estavam desviando da trilha onde anteriormente se usada os grampos.

 

Eu não conhecia a região, foi minha primeira trip por ali, acredito que o Danilo possa dar mais referências sobre a dificuldade atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Salve galera,

 

Como o Marcos já adiantou, estivemos na fazenda nesse final de semana e pudemos averiguar de perto todo o caso (ou descaso).

Os degraus do A1 -> A2 não fizeram tanta falta como imaginava. Espera ter uma resistência maior, mas até que foi tranquilo transpassar a parede se agarrando as pedras. Não tenho tecnica nenhuma em escalada, sou totalmente leigo e consegui subir sem ajuda das cordas (que foram colocadas pelo Hermes Ricardo).

 

Porém, vendo um vídeo do mesmo, percebi algumas "mudanças":

 

Nesse vídeo, ele diz que colocou uma corda na pedra próxima a bica d'agua, porém não encontramos mais essa corda. Alguem passou e já retirou (que beleza heim?!). Observem que ele mostra que já se iniciou um processo de degradação ao lado da pedra, porque o pessoal está criando "vias alternativas".

No restando do vídeo, vocês podem confirmar o que eu disse acima, o trecho das escadas A1 -> A2 não foi tão comprometido.

 

 

Depois faço um relato mais completo a respeito, pode ser Marcos?

 

 

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ogum, também vacilei um pouco e não tirei fotos muito detalhadas, mas o vídeo mostra bem como as coisas estão lá.

 

Segue três fotos minhas.

 

dsc08336.jpg

 

dsc08339.jpg

 

dsc08340.jpg

 

PRA MIM, a pior parte está entre a bifurcação até A1. Fizemos esse caminho voltando e eu tive certa dificuldade em cruza-los. Para descer uma rampa o Renato (irmão do Marcos) teve a calça rasgada pelo grampo mal removido e o próprio Marcos desequilibrou e caiu na pedra, ralando legal a costela. Eu dei alguns passos e pulei, não tendo problemas. A outra parte foi mais chata (pelo menos pra mim), onde tive que me esticar todo pra descer, não conseguindo ver onde pisava, mas não houve quedas/machucados.

 

 

Fica tranquilo Ogum, faremos o relato o mais breve possível.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...