Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional do Itatiaia

Featured Replies

Postado
  • Membros

Fui agora em maio de 2016 e achei muito legal. Mas, atenção!, privilegie a parte alta do parque, próxima a Itamonte-MG. A área perto de Itatiaia-RJ, ainda que muito boa, não chega nem perto da parte alta em termos de paisagens. Enquanto na parte alta há campos de altitude, mirante deslumbrantes, trilhas ótimas e algumas das maiores montanhas do país, na parte baixa o parque é muito mais convencional, com cachoeiras e mata atlântica, similares às que podem ser vistas facilmente em outros locais da Serra do Mar paulista ou fluminense, por exemplo.

Para a parte alta, as minhas dicas são as seguintes:

=> Fique em Itamonte-MG (a cerca de 15 km da Garganta do Registro) e reserve pelo menos dois dias inteiros para a parte alta.

=> Vá de carro. Se não tiver carro, alugue um. Contratar uma agência de turismo para levá-lo lá pode sair mais caro do que alugar um carro em SP ou RJ e ir dirigindo. O trecho de 14 km de estrada de terra até o posto do Marcão está em condições razoáveis. Não há muitos abismos e a subida é bastante gradual, sem muitas ladeiras. Se não tiver chovido muito antes, qualquer 1.0 sobe fácil.

=> Se não tiver 4 x 4 e possuir um mínimo de consideração pelo seu carro, não tente fazer motorizado os últimos 3 km entre o Marcão e o abrigo Rebouças. A "estrada" é o pior pedregal que já vi e as chances de danos ao automóvel são enormes. Deixe o carro no estacionamento.

=> Se tiver apenas um dia para ir ao parque, aconselho que não vá ao abrigo Rebouças nem mesmo a pé: procure orientações para fazer a trilha do morro do Couto, direto do posto Marcão. Um bom trecho do caminho é feito em uma estradinha que leva até a antena de Furnas, que qualquer pessoa com mobilidade consegue andar. Nessa estradinha, se o dia estiver aberto, já é possível curtir a sensacional vista das montanhas encobertas por nuvens e, quem sabe, de parte do vale do Paraíba.

=> Quanto a contratar guias, eu, que não sou alpinista, não estava disposto a ir até o topo das trilhas e, para facilitar, resolvi ir sem guia ao morro do Couto e Prateleiras. Com responsabilidade e um mínimo de orientações, é possível fazer quase todo o caminho sem guia, com mais privacidade e sem pagar a fortuna que eles cobram. Mas fique atento: o clima pode mudar muito rápido e pegar repentinamente chuva ou neblina pesada deve ser de lascar para amadores.

=> Por fim, cuidado na estrada. Mesmo com tempo firme, é muito possível que você pegue ao menos um trecho de neblina espessa. O negócio é trafegar com extrema cautela, a no máximo 30 km/h.

Espero que mais pessoas descubram a parte alta de Itatiaia, é excelente. Muitos desinformados devem cruzar oceanos para fazer passeios piores em outros países. Só precisa ter um pouco mais de infraestrutura por lá!

• Respostas 247
  • Visualizações 104.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Fui agora em maio de 2016 e achei muito legal. Mas, atenção!, privilegie a parte alta do parque, próxima a Itamonte-MG. A área perto de Itatiaia-RJ, ainda que muito boa, não chega nem perto da parte a

• tiagokxuera
    tiagokxuera

Pessoal, nessa época, o parque esta lotaaado. E a portaria é uma bagunça. Ninguém entende nada do que esta acontecendo, sério. Não imaginava tamanha desordem... ãã2::'> É bom arrumar um guia que

Posted Images

Postado
  • Membros

Realmente ir sem carro, a não ser que seja travessia do parque, é bem ruim.

Fizemos isso ano passado e passamos uns perrengues, além de pagar uma fortuna para os taxistas nos levarem de Itamonte até a entrada do parque.

Abraços!!

Rodrigo Cavalcante

Postado
  • Membros
Fui agora em maio de 2016 e achei muito legal. Mas, atenção!, privilegie a parte alta do parque, próxima a Itamonte-MG. A área perto de Itatiaia-RJ, ainda que muito boa, não chega nem perto da parte alta em termos de paisagens. Enquanto na parte alta há campos de altitude, mirante deslumbrantes, trilhas ótimas e algumas das maiores montanhas do país, na parte baixa o parque é muito mais convencional, com cachoeiras e mata atlântica, similares às que podem ser vistas facilmente em outros locais da Serra do Mar paulista ou fluminense, por exemplo.

...

Espero que mais pessoas descubram a parte alta de Itatiaia, é excelente. Muitos desinformados devem cruzar oceanos para fazer passeios piores em outros países. Só precisa ter um pouco mais de infraestrutura por lá!

felipe,

ótimo!

acho q vc resumiu bem a situaçao. concordo contigo!

eu moro perto do parque e vamos d carro, no esquema bate e volta, entao nao temos esses problemas com transporte.

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

Relatos mais recentes:

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

• 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Alguém disposto a dividir guia para o Agulhas Negras no dia 30/07 (sábado)?

Boa noite Nathan,

Conheço um guia la que cobra por pessoa, não sei se ele vai ao agulhas nessa data, mas ele pode te indicar alguém caso não. O nome dele é Carlos Moura e a empresa dele se chama Mantiex... é só jogar no face um desses dois nomes la no face que vc encontra ele.

Postado
  • Membros

Pessoal, nessa época, o parque esta lotaaado. E a portaria é uma bagunça. Ninguém entende nada do que esta acontecendo, sério. Não imaginava tamanha desordem... ::dãã2::ãã2::'>

É bom arrumar um guia que desenrole a documentação rapidamente, pois pode por o passeio a perder.

Fizemos a subida ao Agulhas com o Leonardo do Montanhas do Itatiaia, www.montanhasdoitatiaia.com.br (R$90,00/cabeça). Foi muito legal. Quem for subir o Agulhas, se prepare. É punk! kkkkk

Abrass,

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Acabou que a temporada de montanha esse ano passou voando, pelo menos consegui fazer a petro-tere. Estou pensando em arriscar o Agulhas Negras em 01/10, alguém já fez próximo a esta data? Sabe me dizer se o risco de chuvas/tempo ruim é muito grande? Não queria esperar até maio do ano que vem pra começar a planejar novamente, mas também não quero perder viagem.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.