Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros

Quando fui tive o mesmo problema, era feriado e o parque estava cheio. O que acontece é que o parque abre diariamente 5 vagas para quem chegar na hora. Tem um equema de chegar primeiro e conseguir a vaga no camping. Não lembro direito como funciona, mas dá uma ligadinha lá que eles te explicam. Pra mim deu super certo, consegui as vagas e acampei lá dentro.

Link para o comentário
  • Colaboradores

E exatamente isso!

 

O parque tem 15 vagas para camping, das quais 10 são destinadas para o povo que reserva, as 5 restantes, são preenchidas por ordem de chegada.

 

Ou seja: para você conseguir vaga para barraca no feriado do dia 4, terá que chegar na entrada do parque antes do mesmo abrir. SE as tais 5 vagas já estiverem preenchidas por quem tenha chego antes do dia 4, você terá que ir para outro lugar.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

passei no parque no final d maio. A estrada continua do msm jeito. Estava chovendo, mas acho q isso nao piorou a condição da estrada, pois nao tem mta pedra, entao a estrada nao fica escorregadia.

 

nao estava mto frio, mas no dia q eu fui, o vento e a garoa fina judiavam, a sensação térmica estava lá embaixo...

fomos até a base da Asa de Hermes.

 

a portaria do parque esta ficando boa, os banheiros estao quase prontos.

 

boa viagem!

 

Relatos 2014:

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Compartilhando informações mais atualizadas...

 

estive no parque no último domingo, dia 26/07/2015.

As estradas continuam do mesmo jeito.

A estrada Resende-Itamonte está em bom estado de conservaçao, s/ buracos, mas é necessario cautela, uma vez q é sinuosa, estreita e sem acostamento.

A estrada que leva ao parque está ótima, se comparada com anos anteriores, mas ainda tem um trechinho com pedras um pouco maiores, já perto do parque. A maior parte está boa.

 

as reformas do parque estao paradas por falta de verba.

Os banheiros da portaria ficaram quase prontos, só faltando alguns acabamentos. Estao em uso normal e sao os unicos banheiros do parque.

o abrigo Rebouças está em reformas e fechado.

os banheiros daquela área foram interditados e por conta disso, o camping está suspenso. O que é uma pena, nessa época de alta temporada. Pelo jeito, parece q vai longe...

da vez anterior q estive no parque em 31/05/2015, a área d camping ainda operava.

 

as hospedagens mais próximos sao a Pousada dos Lobos, a Pousada do Lirios e a Pousada Fragária (se nao me engano). Acho q 1 delas tem camping. Elas ficam naquela estrada, um pouco antes de chegar ao parque, do lado esquerdo. Essa estrada é ruinzinha, nao sei dá p/ passar d veiculo d passeio "normal" (digo, s/ ser jipe).

 

tem várias pousadas ao longo da estrada Resende-Itamonte, mas elas sao mais caprichada$.

recebi indicaçao da Pousada Bululu q parece ser mais acessivel.

 

no centro de Itamonte, indicaram a Pousada Estrada Real, mas aí fica um pouco mais longe do parque.

 

agora é alta temporada, aos finais d semana, principal/te aos sabados, as principais trilhas, Agulhas Negras e Prateleiras, tem atingido o número limite de visitantes, obrigando aos que chegam mais tarde, a escolherem outro destino. Por isso é bom chegar cedo ou ter um Plano B.

 

de guia, eu indico o César Caffé.

 

Lembrando que o parque nao tem infraestrutura de alimentacao. As ultimas opçoes estao ali na Garganta do Registro. Eu gosto mto do Bar do Seu Miguelzinho. O Seu Nelson, filho do Seu Miguel, nos atende mto bem. Aproveite p/ tomar um café da manhã reforçado antes d seguir p/ o parque e na volta pare para comprar os queijos, doces, pimentas e cachaças para levar p/ casa.

 

boa viagem!

 

Relatos 2014:

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Subi o Pico das Agulhas Negras nesse fds -- eu não ia na parte alta havia mais de 10 anos.

 

Reforçando os comentários da nnaomi:

 

- A estrada do Registro para o Parque está MUITO melhor do que dez anos atrás. Mas ainda tem partes no padrão anterior, sobretudo mais para perto da portaria.

 

- Alsene completamente abandonado. Sei que faz tempo que foi desativado (mas estava aberto da última vez que fui!), mas deu dó de ver daquele jeito o lugar onde tanto me hospedei e acampei. A trilha para o mirante que tem em frente tb estava com o mato bem alto.

 

- Chegamos na portaria antes das 7hs e já tinha fila de carro para entrar. De qq forma, estávamos agendados com guia -- acho que isso já garante sua entrada.

 

- Subimos as Agulhas com o Evandro e a Ingrid, do http://www.montanhasdoitatiaia.com.br

Gostei muito, recomendo. Queria muito ter subido pelo Útero, mas vi que hoje em dia é raro subir por lá. Nosso grupo foi realmente rápido, subimos em 2,5 horas.

 

- Ouvi que o camping do Abrigo Rebouças deve reabrir em breve -- o abrigo propriamente dito não. Mas não sei quantificar esse "em breve".

 

- Reforço a dica da nnaomi: Bar do Miguelzinho! Mas na volta -- estivemos lá antes das 6 da manhã e não parecia nem perto de abrir. Atendimento muito educado e cordial, pasteis e sandubas para forrar, e queijos com bons preços para levar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

oi mcm,

 

se vc me permite, vou comentar alguns dos teus comentários :D

 

tem fila agora p/ entrar por ser alta temporada, por causa do tempo seco q favorece a visitação na parte alta do parque. Acho q nao basta estar agendado com guia p/ garantir q vc faça as trilhas. Acho que o guia precisa chegar bem cedo (nao sei se dá p/ deixar reservado no dia anterior...) e abrir um Termo de Responsabilidade p/ o grupo q ele vai levar, p/ garantir a vaga. Se o grupo demorar p/ chegar, nao sei se o pessoal da portaria fica segurando a vaga... Talvez o fato dos guias serem conhecidos e estarem sempre por lá facilite as coisas. Normal/te isso é necessário apenas na alta temporada p/ as Agulhas Negras e Prateleiras, que sao as mais concorridas.

 

se nao me engano o Bar do Miguelzinho abre por volta das 6h30. Acho q só teve uma vez q peguei o bar fechado, a gente nunca consegue chegar mto cedo...

 

nunca fiz as Agulhas Negras. Vc acha mto dificil comparado com as Prateleiras, por exemplo?

já fiz Prateleiras e Asa de Hermes.

Fiz Cachoeira do Aiuruoca tb, mas aí é só caminhada...

 

Relatos 2014:

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Oi pessoal,

Estou pensando em retornar ao parque neste carnaval.

Pretendo descer da parte alta pela travessia Rebouças-Mauá e depois retornar pela Ruy Braga. Vou deixar o carro no Posto do Marcão.

Sei que a travessia Rebouças-Mauá acaba na cachoeira do escorrega e a Ruy Braga começa no Complexo Maromba, sede do parque.

Alguém saberia me dizer a distancia entre estes dois pontos?

 

Obrigada!!!

Bruna

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...