Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

Estou super tentada a ir para a parte alta do PNI agora na Páscoa. Sairei de São Paulo no dia 16 e pretendo pernoitar na pousada dos lírios para chegar antes do parque abrir no dia 17(quinta-feira). Acredito que desse jeito consiga garantir uma das cinco vagas que ficam disponíveis pra quem chega sem reserva no campinng Rebouças.

 

Gostaria de fazer em cada dia o seguinte:

1º - Couto/Prateleiras

2º - Agulhas Negras

3º - Pedra do Altar/Cachoeira do Aiuruoca

4º - Asa de Hermes.

 

Percebi nos relatos e aqui no fórum que praticamente ninguém vai sem guia, mas teimosa que sou e com esperança de uma resposta positiva que contrarie os indícios vou perguntar de novo...rs

Todas essas trilhas realmente precisam da contratação de um guia. Agulhas negras já entendi q é impossível sem um guia. Mas será que pra fazer prateleiras até a base e as demais trilhas eu realmente preciso do guia?

Isso tornaria a viagem bem mais cara e a situação não tá fácil...rs

 

Se alguém puder indicar outros atrativos na parte alta do parque que eu possa fazer sem guia tb ficarei muito feliz!!! :D

 

Valeu!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

BruninhaSil,

Não é que seja impossível subir as Agulhas sem guia -- não é impossível.

 

Só que não é recomendável. Menos (MUITO MENOS) ainda se vc for sozinha. Não faça isso.

 

Prateleiras até a base não tem segredo, pode ir sem guia. Aiuruoca e Pedra do Altar tb são relativamente tranquilas de ir sem guia. Em todos os casos, desde que não haja nevoeiro, que vc tenha bom senso de direção e/ou um mapa nas mãos.

 

Faz tempo que não vou lá, mas eu gostava muito de descer parte da travessia para Itatiaia, parando no (que restou do) primeiro abrigo (Macenas? Macieiras? não lembro). Era uma caminhada tranquila, sem erro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

eu vou c/ grupo e guia da minha cidade.

 

se vc nao conhece ninguem, eu sugiro olhar no site do parna, q tem uma lista d guias, acho melhor.

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/guia-do-visitante.html

nesse site, procure por condutores de visitantes.

tem uma lista c/ tel e e-mail. Entre em contato q eles respondem. Talvez seja + facil pelo facebook. Aí vc já tem uma ideia d preço. Costuma ser + ou - tabelado.

 

no mais, se tiverem paciencia p/ ler, tem mtas dicas uteis aqui, nas paginas desse topico.

por exemplo, eu já postei algumas dicas:

itatiaia-parque-nacional-perguntas-e-respostas-t30428-135.html#p511921

 

boa viagem!

Relatos 2013:

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • Colaboradores
Oi gente!

 

Também vou para Itatiaia no feriado de Páscoa, fiz reservas no Camping Aldeia dos Pássaros, alguém conhece? http://www.campingaldeiadospassaros.com.br/tarifaseestrutura.html

Sobre as subidas, qual o preço que um guia cobra? É por dia, por pessoa?

 

Obrigada desde já o/

 

Oi Li,

 

esse camping fica na parte baixa, os roteiros que o pessoal citou são na parte alta, bem longe.... se ficar baseada nesse camping terá que acordar bem cedo e fazer uma pequena viagem de carro até a portaria da parte alta....

 

abraço

Link para o comentário
  • Membros
BruninhaSil,

Não é que seja impossível subir as Agulhas sem guia -- não é impossível.

 

Só que não é recomendável. Menos (MUITO MENOS) ainda se vc for sozinha. Não faça isso.

 

Prateleiras até a base não tem segredo, pode ir sem guia. Aiuruoca e Pedra do Altar tb são relativamente tranquilas de ir sem guia. Em todos os casos, desde que não haja nevoeiro, que vc tenha bom senso de direção e/ou um mapa nas mãos.

 

Faz tempo que não vou lá, mas eu gostava muito de descer parte da travessia para Itatiaia, parando no (que restou do) primeiro abrigo (Macenas? Macieiras? não lembro). Era uma caminhada tranquila, sem erro.

 

 

Obrigada pela dica, MCM!

 

Vou com meu marido, já fizemos algumas trilhas, vou com um aplicativo de gps no celular. Levarei tracklog, mapa e os relatos aqui do mochileiros.

O Agulhas farei com um guia e as outras vou decidir lá. Só faremos sem o guia se nos sentirmos confiantes!! ::otemo::

 

Sandro! seguirei as dicas do MCM.

 

Valeu, pessoal!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...