Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

voltei ontem (dia 5) de lá

Realmente a estrada até o km 8 -acesso a Pousada dos Lobos -esta um tapete dai pra frente tá ruim como sempre com poucos trechos arrumados.

Da cancela até o Rebouças é cena de guerra -tá terrivel , só carro alto passa .

Os banheiros do camping estão limpos.Amigos que ficaram acampados lá pegaram chuva a noite e temperatura beeeeeem abaixo de 0 durante a madrugada.

Na Pousada dos Lobos chegou a uns 2 negativos .

As trilhas para AGULHAS,até a base ta muito aberta para o meu gosto ,andaram alargando muito o trecho de mata.

Para variar teve gente que se perdeu e teve que ser resgatada.Um casal com 2 filhos pequenos chegou ao topo depois das 16:00!!!! sob forte neblina e se perderam na descida.etalhe não tinham lanterna nem roupas adequadas.

Completamente sem noção!!!

 

abç

Link para o comentário
  • Membros de Honra
... Da cancela até o Rebouças é cena de guerra -tá terrivel , só carro alto passa...

Pelo menos este descaso da administração com a parte alta do parque contribui para alguma coisa.

Sou da opinião que o acesso de veículo da Portaria até o Abrigo Rebouças deveria ser feito exclusivamente por um de propriedade do parque transportando apenas idosos e crianças.

::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Mas e aí Niltão, como é que tá Estrada da Fragaria, que pros que não sabem, é a que sai da BR 485 e passa pelas pousadas dos Lobos e a dos Lírios?

 

E Sandrão, o pobRema é que, nesse caso, a estrada não é responsa do do ICM. Por ser uma "BR", ela é responsabilidade do DNIT, que é um ooooutro órgão de ooooutro ministério. Aí vc tá ligado né maluco? Com a burocracia que temos por aqui, não acho bom ter-mos muita esperança com relação a melhorias no trecho...

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

De acordo com a lei nem se pode fazer melhorias em estradas dentro de UCs. E se fizerem, só depois de vários anos.

Os caras preferem que elas continuem a piorar a cada dia. É muita burocracia p/ se realizar melhorias em lugares como esses.

Um bom exemplo é a Estrada Cunha-Paraty ou Estrada Real, como alguns preferem.

Um trecho de uns 10 Km passa dentro do PN da Serra da Bocaina e vejam que a estrada tá. Só buraqueira. Se chover lá, ninguém passa. De vez em quando dão uma melhorada meia boca, mas não passa disso.

E olha que essa estrada é super importante já que é uma das rotas de fuga em eventual acidente na Usina Nuclear de Angra.

 

Se não me engano, as melhoriass feitas no trecho que liga a Garganta do Registro até a saida p/ as Pousadas foi feito pelo Exercito (me corrijam, se eu estiver errado) que usa a parte alta como treinamento do pessoal da AMAN.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Salve Augustão!

 

Na verdade estradas podem cruzar UCs sim, vide a SP 139, que cruza o Parque Estadual Carlos botelho, ajudando na ligação entre São Miguel Arcanjo e o Vale do Ribeira e além de tudo, ela deve entrar perfeitamente descrita no parto, digo, plano diretor

 

A BR 485, tá isso mesmo que você falou; muito boa até a estradinha que sai dela e vai pras Pousadas dos Lobos, e dos Lirios no bairro da Vargem Grande. A partir daí fica, digamos, "complexa", mas perfeitamente transponivel até a entrada do parque.

 

Não sei dizer se quem arrumou esse trecho, foram os milicos, ou o DNIT de minas (afinal até ali é Minas), mas que o governo podia colocar essas divisões de engenharia do exército, pra trabalhar lá na parte alta, agora no inverno e fazer os camufladinho passar um perrengue do bom, podia ::quilpish:: pois de certa forma, eles estariam treinando em condições adversas e hostis. De qualquer forma, eu sei que a coisa não é tão simples assim...

 

Falow

Link para o comentário
  • Membros de Honra
E Sandrão, o pobRema é que, nesse caso, a estrada não é responsa do do ICM. Por ser uma "BR", ela é responsabilidade do DNIT, que é um ooooutro órgão de ooooutro ministério. Aí vc tá ligado né maluco? Com a burocracia que temos por aqui, não acho bom ter-mos muita esperança com relação a melhorias no trecho...

 

Abs

Olá Albertinho. ::otemo::

Não fui bem claro nas minhas colocações.

Sei que as melhorias efetivas na BR não são de competência legal e direta do Parque, mas eles podem sim fazer manutenção, como é feito no trecho da parte baixa entre a Piscina da Maromba até a portaria (um trecho de 8 km) e não importa se é com a ajuda da AMAN ou com o apoio da prefeitura, tudo é uma questão de ajustamento de acordo com o DNIT e querer fazer.

Acho que o trecho mineiro que vai da Garganta do Registro até o Abrigo Rebouças deva ser restaurado como já foi até a saída para Fragária, mas que os veículos de visitantes fiquem estacionados na Portaria Agulhas Negras (Posto Marcão). Nenhuma pessoa jovem e saudável vai morrer por caminhar 3 km até o Abrigo Rebouças, a fauna e a flora, nos agradeceriam e o silêncio para nossos ouvidos e a beleza cênica do local seriam nossa recompensa.

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal!!!! sou total sem experiencia em Itatiaia! e queria ir no feriado agora de junho! preciso de dicas!

 

- fica muito lotado?

- a pousada dos lobos é bacana?

- temos um fox, chega? como funciona?

- vamos ate a pousada dos lobos de carro e como fazemos para iniciar a subida pela manhã?

- como chegamos até a portaria? de carro tmb? e de lá pé na estrada?

- quanto tempo da dutra até a pousada? saimos de são paulo , capital?

- e da pousada para iniciar a trilha como é?

- dica de algum guia? com e-mail?

- alguém vai pra lá agora no feriado?

 

beijos e abraços

 

 

 

 

abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

fica muito lotado?feriados tem bastante gente por lá , na verdade todo lugar vai estar cheio

- a pousada dos lobos é bacana? sim bem bacana

- temos um fox, chega? como funciona? chega sem problemas

- vamos ate a pousada dos lobos de carro e como fazemos para iniciar a subida pela manhã? pego o carro e vai ate a portaria do marcão onde o carro ficara estacionado

- como chegamos até a portaria? de carro tmb? e de lá pé na estrada?exatamente , para o carro e sai nas canelas

- quanto tempo da dutra até a pousada? saimos de são paulo , capital?

- e da pousada para iniciar a trilha como é?para o carro na portaria e compra os ingressos para o parque

- dica de algum guia? com e-mail?

- alguém vai pra lá agora no feriado?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fala Albertinho, blz?

 

Acho que vc não entendeu o que eu escrevi.

O que eu disse é que de acordo com a lei nem se pode fazer melhorias em estradas dentro de UCs. E se fizerem, só depois de vários anos de discussões e autorizações.

Eu não disse que não podem existir estradas que cruzem UCs.

Existem inumeros exemplos: essa do PN da Bocaina que eu citei é porque eu fui lá e vi como é a estrada e a muitos anos se fala em melhorias nesse trecho de 10 Km, mas nunca fazem. Fazem sim, qdo cai alguma barreira no meio da estrada.

Outro exemplo aqui no estado de SP é o PE do Morro do Diabo (no extremo oeste do estado), onde uma Rodovia passa no meio do Parque.

Inumeras rodovias e estradas cortam UCs pelo Brasil afora, mas melhorias qdo é p/ serem feitas, só sai a conta gotas. Essas melhorias qdo saem demoram porque existe uma burocracia maior ainda, por serem locais protegidas.

 

Até acho que essas melhorias na subida pela estrada do PNI foram feitas por pressão da prefeitura de Itamonte, que por sinal foi pressionado pelo pessoal das pousadas e de quem mora naquela região, porque não existe explicação lógica p/ só arrumarem até ali e não concluirem até o Posto Marcão.

E como os caras não têm dinheiro, quem fez foram os milicos.

 

E até sou a favor de nem existir asfalto dali p/ frente. Só tapem aqueles buracos e coloquem brita em alguns certos pontos e não é um gasto tão grande e dá p/ fazer, mas até acho que a Admnistração do PNI é contra isso, porque o que eles menos querem é aumentar a quantidade de novos visitantes p/ não terem preocupações.

 

 

 

Abcs

 

 

 

Salve Augustão!

 

Na verdade estradas podem cruzar UCs sim, vide a SP 139, que cruza o Parque Estadual Carlos botelho, ajudando na ligação entre São Miguel Arcanjo e o Vale do Ribeira e além de tudo, ela deve entrar perfeitamente descrita no parto, digo, plano diretor

 

A BR 485, tá isso mesmo que você falou; muito boa até a estradinha que sai dela e vai pras Pousadas dos Lobos, e dos Lirios no bairro da Vargem Grande. A partir daí fica, digamos, "complexa", mas perfeitamente transponivel até a entrada do parque.

 

Não sei dizer se quem arrumou esse trecho, foram os milicos, ou o DNIT de minas (afinal até ali é Minas), mas que o governo podia colocar essas divisões de engenharia do exército, pra trabalhar lá na parte alta, agora no inverno e fazer os camufladinho passar um perrengue do bom, podia ::quilpish:: pois de certa forma, eles estariam treinando em condições adversas e hostis. De qualquer forma, eu sei que a coisa não é tão simples assim...

 

Falow

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...