Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Foi para o PNI no feriado da páscoa e achei interessante passar aqui para deixar algumas dicas e informar as condições da estrada. Desculpem se alguma informação estiver redundande :)

 

Para quem não sabe onde ficar, uma opção é a Pousada dos Lobos ou a Pousada dos Líros (nesta tem camping). Subindo a BR-485, a partir da Garganta do Registro, existem umas placas indicando a direção das pousadas. A partir deste ponto são aproximadamente 4,5 km até a Pousada dos Lírios que é a mais distante.

 

A Pousada Alsene está fechada. A opção mais bacana é agendar o uso do Abrigo Rebouças, que foi reformado recentemente e está em ótimas condições de uso.

 

Fui com guia, pois estou sem equipamentos de escalada, questionei ele e o mesmo informou que há um limite de 100 pessoas/dia para o Agulhas. Como era feriado cheguei cedo à portaria mas mesmo assim havia bastante gente. É bom chegar cedo.

 

A estrada até o Brejo da Lapa, onde estão as placas das pousadas está boa, mas a partir deste ponto existem trechos com muitas pedras altas e buracos. Havia um Gol na minha frente que passou, mas não pode ter dó do carro. A estrada que liga a portaria ao Abrigo Rebouças está pior ainda, não sei se carro comum passa, só vi pickup e jipe no Abrigo.

 

Para quem optar por ficar na Pousada dos Lobos ou Pousada dos Lírios, saiba que as condições da estrada chega a ser pior que o trecho entre o Brejo da Lapa e a portaria. Ví alguns carros como Peugeto 307, Celta e Gol, que são baixos e sinceramente não sei como fizeram para voltar pois é uma subida íngreme (em alguns pontos) com muito cascalho solto. Mas acho que nada que um pouco de cuidado e falta de dó não resolvam, rs.

 

Coloquei fotos e um relato no meu site: http://destinotrilha.blogspot.com :wink:

 

Abraço,

 

Yuri

Link para o comentário
  • Membros
Yuri

 

Belas fotos do PArque.

Legal como vc postou a trilha no seu site .Ta disponivel no Google EARTH?

 

 

ABÇ

 

Obrigado Nilton,

 

Era para aparecer no Google Earth adicionando a camada do Everytrail, mas acho que há algum problema de sincronização com o Google, pois nenhuma trilha que eu postei apareceu la ainda. Tentei pelo Wikiloc mas também não aparece.

 

Se quiser baixar o track, é possível através do Everytrail, no meu perfil, nos formatos KML ou GPX. Ou me passa o e-mail que eu mando.

 

Abraço

Link para o comentário
  • Colaboradores
Dá pena,quem conheceu , acampou ou se hospedou por lá apesar da infra e instalações não serem das melhores e preço não compativel , o Alsene faz parte da historia do Parque e das lembranças (boas ou ruins) de muitos montanhistas que amam e frequentam o PARNA Itatiaia.

Vejam o video abaixo:

 

 

 

Amigo, :shock:

 

só agora vi o seu video, muito legal ,

 

fiquei realmente muito triste , é de chorar mesmo..... não sabia que estava nesse estado

 

lembro daquele banheiro onde tomava banho meio gelado, meio quente, daqueles quadros e adesivos que ficava sempre olhando enquanto tomava umas vinte pingas c/ mel ou conhaque com pedaços de queijo,

 

era ruim , mas era nosso!...

 

percebo que vamos cada vez mais perdendo nosso espaço, acho que com isso eles só estimulam o camping ilegal,

 

abração, valeu pelo video, parabens

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Yuri

 

Belas fotos do PArque.

Legal como vc postou a trilha no seu site .Ta disponivel no Google EARTH?

 

 

ABÇ

 

Obrigado Nilton,

 

Era para aparecer no Google Earth adicionando a camada do Everytrail, mas acho que há algum problema de sincronização com o Google, pois nenhuma trilha que eu postei apareceu la ainda. Tentei pelo Wikiloc mas também não aparece.

 

Se quiser baixar o track, é possível através do Everytrail, no meu perfil, nos formatos KML ou GPX. Ou me passa o e-mail que eu mando.

 

Valeu Yuri,

 

Achei vc no Everytrail e to baixando

 

abç

 

Abraço

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Então galera:

 

Estive lá num fim de semana desses e constatei duas coisas muito importantes relativos a PARTE ALTA. Uma, dizendo respeito a ficar no parque, a outra, o acesso até o Rebouças

 

Durante a semana, havia ligado no parque, pra pedir pra ver se reservava o Rebouças ou o Camping e moça que me atendeu, falou que sem chance pro sabado e domingo que estavam por vir.

 

REBOUÇAS E CAMPING

 

Saí de sampa na madruga, convicto de que iria ficar no camping do lírios (que é muito bacana mesmo, COMIDA BOOOOOA!) chegamo cedão no Posto do Marcão (portaria da parte alta) pra já ir, indo pras Agulhas mesmo, aí o guarda parque perguntou se nós não queriamos ficar no rebouças ou no camping. Eu falei, que não tinha feito reserva e o gente boa, falou que haviam vagas tanto no abrigo, quanto pro camping. No fim, optei pelo camping

 

ACESSO

 

Na questão da estrada de terra (a BR 485) depois da garganta do registro, podemos classifica-la em 3 etapas. Os primeiros 10 km, estão muito bons mesmo, pra andar a 40, 60 km/h

 

Aí, vem os próximos 4, até a entrada do parque, onde você encontra, até pedaços de asfalto sobrando, um pontos chatos, mas qualquer carro chega, sem problema algum.

 

Enfim, o trecho entre a portaria e o rebouças, pouco mais de 2,5 km depois da entrada

 

Parei o carro na portaria e o guarda-parque me disse que meu corsa não chegaria por ser baixo e que eu deveria para-lo no estacionamento, 200 mts da portaria. Botei a cargueira na lomba e fui.

 

Na pernada, aproveitei pra observar a estrada e pensei "meu carro passa aqui rindo" e no estacionamento do rebouças, tinha um uno desses novos (que parece de plástico) e do Mile clássicão pé de boi e casca grossa! Deixei minhas coisas lá, busquei meu carro e vim.

 

Tem uns trechos ruins pra burro, de pedra, sem lama, não vai atolar, mas se não tomar cuidado, vai acabar pegando embaixo, pois rolam uns blocos grandes de rocha. Levei uns 10 minutos pra andar 2.5 km, não cheguei a descer do carro pra ver uma alternativa melhor de traçado, mas caso seja necessário, é melhor fazê-lo, que qualquer forma chega lá de buena

 

Os caras do parque vão desencoraja-lo a ir de carro, mas um dos funcionários me falou, que eles fazem isso, porque tem muito nó cego no volante, que vai meio na pressa, enrosca o carro numa pedra ou ravina e no fim das conta, quem tem que livras os caras, são os próprios funcionários.

 

E é isso!

 

Abs

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

QUANTO A INFRA DO CAMPING!

 

Super bacana!

 

Quando eu fui esse fim de semana, o banheiro e a arinha de cozinhar, estão show de bola. Super limpos completos e sem falta d'água. Inclusive não faltavam PHs nos dois banheiros.

 

Também tinha instalação elétrica por lá, mas a energia, não.

 

Resta saber se os caras do PNI vão mante-lo assim no período de junho-julho, que é quando a coisa bomba mesmo, mas por hora, estão de parabéns!

 

Abs

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...