Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

- acesso ao PNI, parte alta não é muito fácil. Disseram que é mais fácil por Itamonte do que por Itatiaia, para quem vai de ônibus. O centro de Itatiaia fica mais longe. Pelas minhas contas, são cerca de 22Km de Itamonte até a Garganta do Registro. Esse trecho pode ser percorrido de ônibus, no entanto, há cerca de 17Km da Garganta do Registro até a portaria do parque (talvez um pouco menos, pois acho que essa contagem vai até o Abrigo Rebouças). Parece que há táxis e kombis que levam de Itamonte até o PNI, mas não sai barato.

 

- Para quem vai de carro, a situação não é muito melhor, pois a estrada é muito pedregosa. Só vá de carro, se ele for alto e se não tiver dó, pois algumas (ou várias) raspadas serão inevitáveis. Na verdade, se não tiver um jipe, aconselharia a deixar o carro na pousada e arrumar transporte ao PNI, mas é possível ir de carro, vi alguns lá no parque. Fui em maio/2010.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

- todas as informações sobre hospedagem foram retiradas dos respectivos sites e/ou fóruns de viagens. Não me hospedei em nenhum deles, então não posso confirmar as informações.

 

- hospedagem mais perto do parque é o Alsene, mas parece que, no momento, encontra-se fechado por alguns problemas legais com o PNI. Ele fica um pouco antes da portaria, passei em frente, mas não olhei direito, então não sei dizer como é o local. Oferecia camping e parece que alguns quartos também. Era considerado o melhor local para pernoite, devido a proximidade e facilidade de acesso ao parque, mas também era muito criticado, nos fóruns em geral, devido à qualidade oferecida.

 

- hospedagem relativamente perto do parque é a Pousada dos Lobos, mas parece que também foi fechada por alguns problemas legais com o PNI. No entanto, parece que foi reaberta através de algum recurso, mas não sei se opera no momento. Fica mais longe, a cerca de 10Km da portaria, no entanto era citada como um bom local para pernoite, com mais conforto, estrutura.

 

- Pousada dos Lírios fica um pouco acima da Pousada dos Lobos, em Vargem Grande, segundo informações do site.

 

- há varias hospedagens próximas a Garganta do Registro e ao longo da BR-354, mas todas requerem um meio de transporte ate o parque, pois são, no mínimo, 17Km ate lá. Mesmo as mais próximas, com exceção do Alsene, são boas para quem tem como ir até o parque.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

- a parte baixa do parque tem estrutura melhor. Na parte alta, na portaria, tinha apenas um banheiro e só. Como estava com guia, não pedi informações aos funcionários, apenas pedi um mapa ou folheto informativo, mas não havia nenhum. Há o Abrigo Rebouças, que é usado por pesquisadores e funcionários, mas segundo informações, pode ser usados por visitantes, desde que agendado com antecedência. Passei por lá, mas apenas usei o banheiro, então não conferi a estrutura do lugar. Entretanto, retirando o abrigo, não há nenhum centro de visitantes ou outra facilidade ao visitante. Não há comércio nas proximidades, creio que o bar/lanchonete mais próximo seja na Garganta do Registro, por isso planeje com antecedência e leve todos os itens que precisar

 

- foi reportado que há material obrigatório para ascensão técnica a ser levado pelo guia ou responsável do grupo, mas não reparei se o material foi conferido na portaria. Porém estava com guia, não sei se entrando sozinho e/ou sem guia, o funcionário da portaria iria requerer e conferir o material item a item. Se não me engano isso é obrigatório apenas para quem vai para o topo das Agulhas Negras (AN) ou Prateleiras (Pr).

 

- parece que é necessário declarar, na portaria, qual o destino e recebe-se uma braçadeira de determinada cor conforme o destino, topo das AN ou Pr. Parece também que não é possível receber autorização para alcançar ambos os topos no mesmo dia, mas pode-se conjugar um dos topos com outro passeio lá dentro, tipo uma cachoeira. Estava com guia, então fiquei meio “alienada”, não prestei atenção a esses detalhes práticos.

 

- guia não é obrigatório, mas é bom, principalmente para quem vai pela primeira vez e não tem experiência com esse tipo de trilha. Fui para as Pr e caminho é relativamente fácil, uma vez que o conjunto não é muito grande e o topo esta bem definido, basta olhar para cima e ir subindo, MAS às vezes vários caminhos podem conduzir a um lugar, alguns mais difíceis, outros mais fáceis, talvez algum sem saída viável. Com guia não se perde tempo e se ganha mais segurança, principalmente para quem tem o objetivo de assinar o livro. Não conheço as AN, só vi de longe, da estrada, mas parece bem mais complicado, pois o conjunto é bem maior e, pelo menos de longe, fica difícil definir qual é o topo, ou seja, onde esta o livro no meio de todas aquelas “pontas”? Para quem não tem as manhas, um guia parece ser um bom investimento, ainda mais que o parque não fornece mapas e/ou qualquer folheto informativo e os funcionários não parecem muito preparados para orientar sobre as trilhas. Na minha opinião de leiga, diria para ir pela primeira vez com guia para as AN, que parece ser mais complicado, para valer o investimento. Aproveite para conhecer o parque, aprender as direções básicas, ganhar experiência, sentir o clima do lugar e verificar se seria possível se virar sozinho numa próxima vez.

 

- conforme aconselhado anteriormente por algum colega sábio e experiente, vá em grupo pequeno, principalmente para quem quer assinar o livro, para atravessar com calma e segurança o trecho final que conduz ao livro. Se houverem muitas pessoas, pode não haver tempo hábil para conduzir todas, lembrando que outro tanto de tempo será consumido na volta. Vá bem cedo, pois quanto mais tempo tiver, melhor. Combine previamente com o guia horários e logística, para não ser surpreendido com uma recusa do guia em levar todos ao topo e/ou livro, pois este pode decidir, pela segurança do grupo, que não há tempo suficiente.

 

- importante: no dia em que fui o céu estava completamente limpo, sem nuvens e neblina, 100% de visão para todos os lados, por isso foi fácil seguir a trilha para o topo, não tinha como se perder, bastava mirar o destino e ir em frente, MAS com neblina a situação deve ser muito diferente.

 

- quem tem medo de altura, seria melhor permanecer na base. Não é nada radical ou perigoso, mas um descuido pode resultar em acidente feio. Conheça seus limites, sentir vertigem e/ou ficar com pernas bambas e/ou travar de pânico no meio da trilha pode comprometer sua segurança e dos outros que estão juntos.

 

- li comentários sobre a necessidade de se respeitar o horário de saída do parque e, caso houvesse atraso, haveria multa alem de uma bronca dos funcionários da portaria. Não averiguei a informação, mas em todo caso, é melhor respeitar essa norma, por causa da segurança; não parece agradável ficar perdido por lá no escuro e no frio, pois a temperatura começa a cair depressa depois do pôr-do-sol.

 

- disseram que o visual do topo das Pr é mais bonito do que das AN, mas não posso confirmar pois ainda não subi as AN. Também li comentários que o Morro do Couto oferece um visual muito legal do parque, abrangendo as AN e as Pr.

 

- um fato positivo: praticamente não vi lixo nas trilhas, aparentemente os visitantes são bem conscientes.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

- Dei um vacilo, nessa trilha. Passei mal, provavelmente foi pressão baixa, causada por ficar sem me alimentar por muitas horas, entretida que estava com a paisagem. Foi muita bobeira da minha parte, mas valeu a lição, agora vou monitorar o tempo e me alimentar no meio da trilha. Nada de fazer um banquete, mas comer uma bolacha salgada, uns amendoins/castanhas torradas, uma fruta.

 

- levar manteiga de cacau ou um batom com hidratante, pois a mistura de frio, vento e tempo seco resseca os lábios

 

- vale levar uma luva, daquelas que tem “pontos” de borracha na palma, é útil na “escalaminhada” para não ralar as mãos. As pedras não são lisas e pode dar uma esfolada. Algumas pessoas do meu grupo disseram que é bom, pois agarra nas pedras, outros disseram que não gostam, pois escorrega. Não sei, pois não experimentei essa luva, mas também não ralei as mãos.

 

- as pedras são bem ásperas, portanto não escorrega, mas o tempo estava bem seco. Não sei dizer como fica a situação quando elas estão molhadas. Em todo o caso vale ir com um tênis/bota com solado antiderrapante. Fui com tênis, mas é aconselhável ir com bota, pois protege, um pouco, de torcer o pé, naquele chão irregular de pedras

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Estive la esse fim de semana,a estrada até lá em cima esta sendo arrumada e da para ir tranquilo de carro comum, além do 4x4 , no nosso grupo havia um Peugeot 206 e um Prisma,foram sem problemas.

Se chegar lá pelas 8:30 na cancela do parque vc pode contratar um dos guias que ficam lá a disposição.Nesse sabado dia 9 havia uns 4 deles esperando pelos clientes.Agulhas estava praticamente vazio ( no topo ) nesse dia .

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

Dá pena,quem conheceu , acampou ou se hospedou por lá apesar da infra e instalações não serem das melhores e preço não compativel , o Alsene faz parte da historia do Parque e das lembranças (boas ou ruins) de muitos montanhistas que amam e frequentam o PARNA Itatiaia.

Vejam o video abaixo:

 

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Eduardo, vou colocar a resposta aqui, pois pode ser útil p/ outra pessoa também.

 

eu fui com um guia da minha cidade, mas fui de grupo, então a gente levou o guia, fomos de van.

Entao acho q nao seria interessante p/ vc. Parece q tem guias q ficam lá no parque, esperando o pessoal chegar. No site do parque tem guias indicados. Ver http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia/index.php?id_menu=125&cor='>http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia/index.php?id_menu=125&cor=

 

desses guias eu conheci pessoal/te o Levy. Parece ser gente boa, digo parece, pois conheci ele no parque, mas eu estava c/ o guia do nosso grupo, então nao fiz passeio guiado pelo Levy.

 

se tiver alguma dúvida entre em contato com o pessoal do parque.

tem informações no site http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia/

 

se quiser perguntar + alguma coisa, pode postar aqui ou me mandar MP q eu respondo, se estiver ao meu alcance. Não tenho o contato do guia, mas se quiser posso entrar em contato com a pessoa q organizou o passeio e pegar telefone do guia.

 

Enviado em: 27 Mar 2011 16:21

De: eduardo_cruz86

Para: nnaomi

Olá, vi em uma mensagem sua que vc foi com um guia para a região de Agulhas Negras. Você possui contato com esse guia? Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Eduardo,

 

O site do Parna é bom, tem muitas informações, mas algumas ficam meio “escondidas”, não é muito fácil de achar.

 

Tem várias opções de passeio no parque. Qual vc pretende fazer? Vc pode falar com o guia e ele te recomenda algum roteiro.

 

Alguns roteiros:

Prateleiras,

Agulhas Negras,

Morro do Couto

Vale do Aiuruoca

 

Eu conheço apenas as Prateleiras. Vc pode ir até a base, é tranqüilo, a vista é bonita. Ou vc pode subir até o topo ou quase topo, eu parei por aqui. Ou vc pode ir até o livro de assinaturas, mas eu não fui até lá, por falta de tempo, nem tentei, então nem sei se iria “amarelar”. Cada fase tem um grau de dificuldade maior. Não é escalada, mas o pessoal chama de “escalaminhada”, em alguns trechos a corda ajuda e/ou oferece mais segurança. Não é difícil, mas não é bom p/ quem tem medo d altura. Eu tenho 1,74m, mas não tenho impulso, então precisei de uma ajuda em uns 2 trechos qdo não consegui dar conta d subir. Até onde fui a corda nao foi necessaria.

 

Não conheço as Agulhas Negras, mas parece que é o mesmo esquema, vc pode ir até a base ou até o topo ou até o livro.

 

Morro do Couto, o pessoal fala q é mais tranqüilo, parece q é só caminhada.

 

O Vale do Aiuruoca, parece que é uma caminhada mais longa, mas não sei o grau d dificuldade. Conheço um pessoal q ia fazer esse roteiro, mas eles chegaram tarde ao parque e o guia trocou pelo morro do Couto, q era mais curto.

 

Enviado em: 27 Mar 2011 22:48

por eduardo_cruz86

Muito obrigado, não tinha visto esta lista de guias no site do parque. A escalada ao topo do pico é tranquila? Porque vou com algumas moças que estão um pouco assustadas com a idéia de escalar, rsrs. Abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O PAsseio ao Pico do Couto é super tranquilo , cerca de 1:30 até o topo parando no mirante que fica 15 min do começo da trilha,mas não vã sozinho ,da para se perder.

Outros passeios além dos citados acima:Ovos da Galinha (*proximo a Cachoeira do Aiuruoca), Altar - trilha facil,Asa de Hermes(dificuldade média - precisa de guia),Pedra Furada - passeio facilimo com ótimo visual a trilha começa proximo ao Alsene e fica antes da cancela do parque, Pedra Assentada é quase a mesma trilha das Prateleiras e aproveite e passe pela Tartaruga e Maçã (tambem passeio facilimo e ótimo visual).

Tem muita gente que sobe Agulhas mas vacila em Prateleiras.

Mais uma coisa , não é muito bom usar luvas para subir nas pedras ,dependendo da situação voce sente aquele desconforto ou inseguraça quando a luva escorrega ou fica meio folgada na sua mão .

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...