Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional do Itatiaia

Featured Replies

Postado
  • Membros

PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA - RJ

mempop.jpg

Mapa do Parque

Fonte: www.libreria.com.br

Galera,

Estou pra ir voltar para Itatiaia provavelmente em Maio, e dessa vez quero conhecer a parte alta do Parque, principalemente as Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras.

Já peguei diversos croquis, cartas topográficas e até waypoints pro local, porém uma coisa me deixa receoso: a tal estória da corda pro Pico verdadeiro. Em muitos relatos que li por ai o pessoal leva o seu próprio bouldrier e eventualmente uma corda pra cruzar este trecho e assinar o livro de cume.

Até que ponto isso é realmente necessário? Se alguém já fez esse cume e puder dar dicas eu agradeço!

Ps.: Outras dicas a respeito do local são sempre bem vindas.

Abraços,

Stink

"Success is not the

result of spontaneous combustion; you must set yourself on fire." - N.P.

http://c.matarazzo.sites.uol.com.br

• Respostas 247
  • Visualizações 104.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Fui agora em maio de 2016 e achei muito legal. Mas, atenção!, privilegie a parte alta do parque, próxima a Itamonte-MG. A área perto de Itatiaia-RJ, ainda que muito boa, não chega nem perto da parte a

• tiagokxuera
    tiagokxuera

Pessoal, nessa época, o parque esta lotaaado. E a portaria é uma bagunça. Ninguém entende nada do que esta acontecendo, sério. Não imaginava tamanha desordem... ãã2::'> É bom arrumar um guia que

Posted Images

Postado
  • Autor
  • Membros

pni2.jpg

Garganta do Registro

Fonte: Augusto

"Já peguei diversos croquis, cartas topográficas e até waypoints pro local, porém uma coisa me deixa receoso: a tal estória da corda pro Pico verdadeiro. Em muitos relatos que li por ai o pessoal leva o seu próprio bouldrier e eventualmente uma corda pra cruzar este trecho e assinar o livro de cume."

cara você sabe aonde eu arranjo essas coisas? eu também estou para ir e estou louco por umas coisas assim. se puder me dizer onde arranjou fico muito grato =D

Postado
  • Membros

pni3.jpg

Pico da Agulhas Negras

Olha em dois sites eu encontrei coisas legais a respeito de lá (a maior parte descriçòes e alguns arquivos, jpg,gtm,gtz...etc):

www.trilhaecia.com.br

www.eportateis.com.br/tacio (dá uma olhada na parte de viagens realizadas...acho que em 2002).

Falow,

Stink

Ps.: Achei que o PN de Itatiaia fosse mais "chegado" da galera pelo jeito pouca gente se aventurou até o cume das Agulhas, já que o tópico tá vaziuzinho, vaziuzinho....

"Success is not the

Postado
  • Membros

pni5.jpg

Subida do Agulhas Negras

Já fui 4 vezes para a parte alta do parque mas em apenas uma oportunidade "pulei" pro Itaiaia-açu (Pico das Agulhas Negras), local onde vc escutou ou leu que deve ser utilizado a corda e a "cadeirinha".

Eu disse que "pulei pro itaiaia-açu" mas na verdade a gente chega até um platô ao lado do Itatiaia-Açu. Desse platô vc observa o Itaiaia-açu bem ali, a uns 5 metros mas com a "fenda" separando os 2 lados, que é necessario atravessar usando a corda.

Numa primeira subida eu não recomendo ir ser um guia. Vc pode até tentar e quem sabe, vai na goma de alguma turma mas há varios caminhos até o pico, inclusive caminhos seguindos pros outros 3 picos.

Se quiser, entra em contato comigo via mail (mariokn@uol.com.br) que tenho fotos lá do pico e ilustra bem esse lance onde é preciso da corda.

Boa aventura...

Em maio estarei de férias e se quiser, podemos combinar e ir juntos.

Postado
  • Membros

Seguinte cara,

pertenço ao GMAN, um grupo de montanhismo que fica em Resende-RJ, e no mês passado nós fizemos uma atividade de escalada lá na parte alta do Parque do Iatiaia. Qto a tal estória da corda pro pico verdadeiro, a corda e o boudrier são necessários para se fazer um rapel para a base do pico verdadeiro e mais 4 costuras para escalar com segurança um trecho de 8 a 10m deste.

tem algumas imagens desta atividade disponíveis em guilherme-df.fotopages.com

qualquer coisa tamos aí!

Guilherme

Vida: quem faz são os outros, nós fazemos aventura

Postado
  • Membros

Fala Mário,

Desculpa pela resposta tardia. Ando visitando pouco o site, o tempo na "senzala" tá sempre em falta (leiê-leiê...)...

Pode mandar as tuas fotos do Itatiaia-açu pro meu e-mail: matarazzo@ig.com.br .Ficarei bastante agradecido.

Quanto a visitar o Itatiaia em Maio. Podemos agendar sim. Só tenho os finais de semana livres (quando muito), mas dependendo da data dá pra sair tranquilo daqui de Sampa numa sexta à tarde... vou te contatar por e-mail.

Guilherme,

Não consegui visualizar a tua página, o link tá correto?

Quanto as especificações da escalada ao cume, foi isso mesmo que eu ouvi: uma descida de rapel até a base, e uma enfiada de uns 10m até o cume.

Há também quem diga que há a possibilidade de armar uma mini-tiroleza, mas eu desconheço o local.

Abraços a todos,

Stink

"Success is not the

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

gente, precisa de alguma autorização especial pra acampar e visitar o parque ou é só ir chegando?

Postado
  • Membros

Olá

Pra entrar no parque só tem que passar pela portaria e dar os nomes e pegar um cracha de identificação e pagar a taxa (acho que R$4,00), diz a lenda que existe um número limitado para a entrada de pessoas no parque nunca vi ng barrado. Chegar de preferência antes das 11:00 do contrário pode não dar tempo de ir as agulhas, se passar da 17:00, os guardas vão atrás e multam (na prática eles só vão atrás apos as 18:30) não se pode acampar dentro de toda a área do parque isso inclui o caminho desde de a rodovia ( a multa é pesada), todo esse controle não existia antes da brilhante ideia do 2 manes que se perderam botarem fogo para serem encontrados.

inté

Ricardo

Postado
  • Membros

No momento que vc paga a entrada, o guarda questiona seu destino, se for para Prateleiras não há problemas mas se for para Agulhas Negras, não deixam vc ir depois das 9:00h.

É a mesma coisa para a quantidade de pessoas. Para Prateleiras não há limite mas para Agulhas Negras há um limite porém nunca vi alcançar esse número....também eu nunca fui lá em feriados.

Recentemente fui para a parte alta do parque e vi pessoas acampando antes de chegar à portaria, próximo a um riacho que a gente cruza a caminho do parque.

Não sabia dessa proibição imposta após aquele incendio mas acho que a fiscalização não é suficiente para cuidar disso. Esse é um problema que muitas áreas consideredas parques nacionais e estaduais estão enfrentando.

Talvez isso seja tema para outro tópico.

Até mais.

Mario

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Subi o Agulhas (pela 2ª vez) no fim do mês passado, tem umas fotos no meu fotoblog (o link está abaixo, na assinatura).

É MUITO recomendável ir com alguem que já conheça bem o lugar, seja ele um guia ou um companheiro de viagem, até pq na Portaria do Parque alguem precisa assinar pelo grupo. Ir sozinho eu acho que é roubada, tem muito lugar que é mais "complicado" de passar e uma mãozinha amiga é sempre bem vinda. A entrada é R$ 3,00.

Mesmo que saia cedo, não deixe de levar lanterna, um anorak e um bom agasalho. Se ocorrer algum imprevisto vc não passa tanto perrengue - nós quase nos enrolamos, atrasamos a descida por causa de um outro grupo que estava à nossa frente e demorou em passar um trecho, acabamos chegando nos carros às 19:00hs, e não é lá muito facil andar pela trilha de retorno à noite.

[]´s e boas roubadas!!! :-)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.