Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros

Fui agora em maio de 2016 e achei muito legal. Mas, atenção!, privilegie a parte alta do parque, próxima a Itamonte-MG. A área perto de Itatiaia-RJ, ainda que muito boa, não chega nem perto da parte alta em termos de paisagens. Enquanto na parte alta há campos de altitude, mirante deslumbrantes, trilhas ótimas e algumas das maiores montanhas do país, na parte baixa o parque é muito mais convencional, com cachoeiras e mata atlântica, similares às que podem ser vistas facilmente em outros locais da Serra do Mar paulista ou fluminense, por exemplo.

 

Para a parte alta, as minhas dicas são as seguintes:

 

=> Fique em Itamonte-MG (a cerca de 15 km da Garganta do Registro) e reserve pelo menos dois dias inteiros para a parte alta.

 

=> Vá de carro. Se não tiver carro, alugue um. Contratar uma agência de turismo para levá-lo lá pode sair mais caro do que alugar um carro em SP ou RJ e ir dirigindo. O trecho de 14 km de estrada de terra até o posto do Marcão está em condições razoáveis. Não há muitos abismos e a subida é bastante gradual, sem muitas ladeiras. Se não tiver chovido muito antes, qualquer 1.0 sobe fácil.

 

=> Se não tiver 4 x 4 e possuir um mínimo de consideração pelo seu carro, não tente fazer motorizado os últimos 3 km entre o Marcão e o abrigo Rebouças. A "estrada" é o pior pedregal que já vi e as chances de danos ao automóvel são enormes. Deixe o carro no estacionamento.

 

=> Se tiver apenas um dia para ir ao parque, aconselho que não vá ao abrigo Rebouças nem mesmo a pé: procure orientações para fazer a trilha do morro do Couto, direto do posto Marcão. Um bom trecho do caminho é feito em uma estradinha que leva até a antena de Furnas, que qualquer pessoa com mobilidade consegue andar. Nessa estradinha, se o dia estiver aberto, já é possível curtir a sensacional vista das montanhas encobertas por nuvens e, quem sabe, de parte do vale do Paraíba.

 

=> Quanto a contratar guias, eu, que não sou alpinista, não estava disposto a ir até o topo das trilhas e, para facilitar, resolvi ir sem guia ao morro do Couto e Prateleiras. Com responsabilidade e um mínimo de orientações, é possível fazer quase todo o caminho sem guia, com mais privacidade e sem pagar a fortuna que eles cobram. Mas fique atento: o clima pode mudar muito rápido e pegar repentinamente chuva ou neblina pesada deve ser de lascar para amadores.

 

=> Por fim, cuidado na estrada. Mesmo com tempo firme, é muito possível que você pegue ao menos um trecho de neblina espessa. O negócio é trafegar com extrema cautela, a no máximo 30 km/h.

 

Espero que mais pessoas descubram a parte alta de Itatiaia, é excelente. Muitos desinformados devem cruzar oceanos para fazer passeios piores em outros países. Só precisa ter um pouco mais de infraestrutura por lá!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros de Honra
Fui agora em maio de 2016 e achei muito legal. Mas, atenção!, privilegie a parte alta do parque, próxima a Itamonte-MG. A área perto de Itatiaia-RJ, ainda que muito boa, não chega nem perto da parte alta em termos de paisagens. Enquanto na parte alta há campos de altitude, mirante deslumbrantes, trilhas ótimas e algumas das maiores montanhas do país, na parte baixa o parque é muito mais convencional, com cachoeiras e mata atlântica, similares às que podem ser vistas facilmente em outros locais da Serra do Mar paulista ou fluminense, por exemplo.

...

Espero que mais pessoas descubram a parte alta de Itatiaia, é excelente. Muitos desinformados devem cruzar oceanos para fazer passeios piores em outros países. Só precisa ter um pouco mais de infraestrutura por lá!

 

felipe,

 

ótimo!

acho q vc resumiu bem a situaçao. concordo contigo!

eu moro perto do parque e vamos d carro, no esquema bate e volta, entao nao temos esses problemas com transporte.

 

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Alguém disposto a dividir guia para o Agulhas Negras no dia 30/07 (sábado)?

Boa noite Nathan,

Conheço um guia la que cobra por pessoa, não sei se ele vai ao agulhas nessa data, mas ele pode te indicar alguém caso não. O nome dele é Carlos Moura e a empresa dele se chama Mantiex... é só jogar no face um desses dois nomes la no face que vc encontra ele.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, nessa época, o parque esta lotaaado. E a portaria é uma bagunça. Ninguém entende nada do que esta acontecendo, sério. Não imaginava tamanha desordem... ::dãã2::ãã2::'>

É bom arrumar um guia que desenrole a documentação rapidamente, pois pode por o passeio a perder.

Fizemos a subida ao Agulhas com o Leonardo do Montanhas do Itatiaia, www.montanhasdoitatiaia.com.br (R$90,00/cabeça). Foi muito legal. Quem for subir o Agulhas, se prepare. É punk! kkkkk

 

Abrass,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Acabou que a temporada de montanha esse ano passou voando, pelo menos consegui fazer a petro-tere. Estou pensando em arriscar o Agulhas Negras em 01/10, alguém já fez próximo a esta data? Sabe me dizer se o risco de chuvas/tempo ruim é muito grande? Não queria esperar até maio do ano que vem pra começar a planejar novamente, mas também não quero perder viagem.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...