Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Fala Augusto...

Eu conheço a trilha do Cubaio e tenho certeza que ela não é proibida... A região do Cubaio de acordo com o Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma zona de uso “primitivo”, ou seja não sinalizada e sem manutenção. (Isso é meio contraditório, já que até a trilha do Sino que é o “cartão postal” do parque está abandonada.)

A última vez que eu estive no Cubaio, foi no início de Novembro do ano passado, numa travessia em um dia. A trilha estava bem ruim no trecho que liga o dinossauro até o cume do Cubaio, que estava meio sem trilha por causa do incêndio que teve lá no início de 2005. Fora isso, a trilha estava bem marcada e aberta até o Véu da Noiva...

Pena que a temporada desse ano acabou...Já tem chovido bastante, mas mesmo assim pretendo tentar fazer o São Pedro e o Garrafão em Outubro...

Ano que vem pretendo tentar o “Caminho das Andorinhas”, que vem de Santo Aleixo até sair na trilha do Pico do Eco, seguindo para o Açu... A região da Pedra Mãe e Agulha Itacolomi em Magé... Verruga do Frade... Agulha das Duas Vertentes (as três vezes que marquei de ir lá esse ano choveu) e assim vai...

Abraços

Thiago

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi Hugo,

 

to c/ vontade msm d ir p/ a regiao d Petropolis.

 

eu tava vendo o site do Parque Nacional da Serra dos Orgaos. se eu for na sede do parque, da p/ fazer as trilhas + curtas, nao?

 

acho q travessia Petropolis-Teresopolis deve ser incrivel, mas deve ser indicada noutra epoca do ano, nao?

d qq forma, tenho q confessar q acho q nao aguento, nao tenho pique p/ fazer essa travessia.

 

ta mto quente, mas nas montanhas, nao ta um pouco melhor, menos quente?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nnaomi,

 

Na entrada do Parque por Petrópolis, voçe pode fazer a trilha até a Pedra do Açu, bate e volta, ou descansando com pernoite!

 

Da entrada de Teresópolis, tem diversas trilhas bem menores e vc pode fazer a Trilha da Pedra do Sino, o ponto alto da serra do Orgãos.

 

As duas trilhas são maravilhosas!

 

Rogério Félix

Link para o comentário
  • Colaboradores
Oi Hugo,

 

to c/ vontade msm d ir p/ a regiao d Petropolis.

 

eu tava vendo o site do Parque Nacional da Serra dos Orgaos. se eu for na sede do parque, da p/ fazer as trilhas + curtas, nao?

 

acho q travessia Petropolis-Teresopolis deve ser incrivel, mas deve ser indicada noutra epoca do ano, nao?

d qq forma, tenho q confessar q acho q nao aguento, nao tenho pique p/ fazer essa travessia.

 

ta mto quente, mas nas montanhas, nao ta um pouco melhor, menos quente?

 

Olá Nanci!!!

 

Dá sim para fazer as trilhas mais curtas, mas não acho legal não, pois não tem nenhum visual, em Petrópolis a trilha curta do Parque é a do Veú da Noiva e em Teresópolis vc pode ir até uma cachoeira também chamada de Véu da Noiva, mas ambas eu não acho legal. As trilhas mais longas do parque como o Rogério citou são bem mais maneira, mas não acho que vale dar um bate volta no mesmo dia, pois vc vai se cansar e não vai aproveitar nada, mas dá para fazer.

 

Se vc ficar em Teresópolis tem a opção de ir para o Parque Estadual dos Três Picos que fica em Friburgo, lá tem algumas trilhas com alguma sinalização e são excelentes, esse parque é o maior do estado, é um parque muito bonito. Se quiser ver algumas fotos e mais informações acesse a página: http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=content&task=section&id=5&Itemid=82

 

Se ficar em Petrópolis além do PNSO, vc tem também diversas trilhas na cidade, pois a cidade está encravada na serra no meio de um monte de montanhas, mas as trilhas da cidade não são sinalizadas, pois não ficam dentro de um parque, e algumas delas vc passa por comunidades carentes, não é nada demais, mas... A maioria só conhece em Petrópolis a trilha para o Açu e a do da Veú da Noiva que fica no PNSO, mas Petrópolis tem muita coisa para ver, mas é meio complicado para achar, eu até posso te dar algumas dicas de algumas trilhas, blz? Além da cidade em si ser ter mais atrativos que Teresópolis (mas pessoalmente eu ainda prefiro Teresópolis).

 

Realmente nesse período não é aconselhado a fazer a travessia, pois mesmo quando aqui em baixo está com sol, lá em cima sempre está coberto.

 

Aqui no Rio está muito quente e acho que na serra vai estar também, mas com certeza o calor é mais ameno.

 

Um grande abraço

 

Hugo

Link para o comentário
  • Membros de Honra
As trilhas mais longas do parque como o Rogério citou são bem mais maneira, mas não acho que vale dar um bate volta no mesmo dia, pois vc vai se cansar e não vai aproveitar nada, mas dá para fazer.

vi no site do IBAMA, as 2 trilhas parecem lindas! Vi q eles falam dum tal d Abrigo 4 na trilha da Pedra do Sino. O q eh isso? Desculpem-me, mas eh q eu nunca acampei, ainda nao tenho os equipos e nao sei se consigo fazer a trilha carregando mta coisa nas costas ...

 

Se vc ficar em Teresópolis tem a opção de ir para o Parque Estadual dos Três Picos que fica em Friburgo

pretendo sim, passar uns dias em outro lugar alem d Petropolis.

 

Se ficar em Petrópolis além do PNSO, vc tem também diversas trilhas na cidade, ... , mas Petrópolis tem muita coisa para ver, mas é meio complicado para achar, eu até posso te dar algumas dicas de algumas trilhas, blz?

agradeco pelas dicas, mas acho q nao vai dar tempo d fazer outras trilhas, entao acho q vou optar por aquelas d mais facil acesso. quem sabe p/ uma outra vez ...

 

Realmente nesse período não é aconselhado a fazer a travessia, pois mesmo quando aqui em baixo está com sol, lá em cima sempre está coberto.

hummm, nessa epoca do ano, se eu fizer a trilha da Pedra do Sino nao vou conseguir ver a Baía de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro, como diz o site do IBAMA?

 

sorry por todas as perguntas, mas eh qdo eu to planejando uma viagem p/ um lugar q eu nao conheco, eu sou mto chata mesmo :oops: quero saber todos os detalhes...

Link para o comentário
  • Colaboradores

O Abrigo 4 é uma casa feita de madeira que serve de abrigo de montanha, e lá vc pode ficar em uma das camas, alugar um saco de dormir e até tomar um banho quente, além de usar a cozinha só assim vc pode fazer a trilha mais leve. Dá uma olhada nesse site que tem muita informação sobre a Pedra do Sino e dá uma olhadinha nas Fotos: http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=content&task=view&id=87&Itemid=82

 

Já nos Castelos do Açú não existe um abrigo, ou vc bivaca ou então vai precisar levar todo material de Camping, mas infos e fotos acesse o site: http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=content&task=view&id=50&Itemid=82

 

Se vc fizer a trilha da Pedra do Sino existe sim uma possibilidade de aqui em baixo está o maior sol e somente lá em cima tem uma nuvem que não vai embora, mas vc pode arriscar, quem sabe vc consegue. No dia que for vc me manda um email que daqui do meu trabalho eu tenho uma boa visão da Pedra do Sino, tem como ver se está com nuvem ou não.

 

Se vc quiser ver fotos e infos do Parque Estadual do Três Picos na região serrana acesse o site: http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=content&task=category&sectionid=5&id=35&Itemid=82

 

Espero ter ajudado

 

Hugo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Hugo, valeu pelas dicas! o site eh mto cool!

(vi as fotos do Itaimbezinho e Fortaleza. eu estive la em set/2005, tenho mtas fotos parecidas c/ as suas)

legal, vc deve ter um belo visu da janela do teu trabalho :)

 

acho q vou conhecer a regiao, dar uma geral e fazer as trilhas mais curtas msm. pretendo voltar num feriado prolongado, mais na epoca d seca p/ fazer a travessia, entao todas as dicas estao anotadas!

 

se eu entendi direito a travessia comeca c/ a trilha do Açu e termina c/ a trilha da Pedra do Sino, certo? quer dizer a travessia "engloba" essas 2 trilhas, isso?

 

vc sabe se a pousada Cabanas Açu eh legal?

no site www.cabanasacu.com.br nao tem nenhuma foto, nem informacao...

 

vc conhece o APA Guapimirim? eu vi num site q tem um passeio d barco pelo "pantanal fluminense".

Link para o comentário
  • Colaboradores

A travessia é subdividida em 3 partes, a primeira é a subida até os Castelos do Açu que normalmente é feito em um dia, o segundo dia, você vai do Açú até o Sino pelo alto da Serra e no ultimo dia vc desce do Sino para Teresópolis. A maioria faz essa travessia em 3 dias, mas dá para fazer em 2 dias, tem alguns que fazem até em 1 mas é muito mais um treinamento físico para algo que um passeio em uma trilha.

 

A pousada "Cabanas do Açu" fica na entrada do Parque em Petrópolis, eu pessoalmente não ficaria nela, pois fica um pouco distante do resta da cidade, mas é um local muito bonito, mas não tem nenhum comercio em volta (nada mesmo) somente o parque. Acho legal vc ficar lá em baixo na cidade que tem muita coisa para ver e subir somente quando for para o parque.

 

Conheço sim a APA de Guapimirim, mas não acho q seria legal um passeio lá, ele fica em Magé e em Guapimirim (ambos são cidades) e está localizada no fundo da Baia da Guanabara, se vc for de Niterói para Teresópolis passando por Magé vc margeia toda a APA, mas acho q não vale um passeio lá.

 

abraços

 

Hugo

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ah cara, ia esquecendo: tá sabendo que o PARNASO quer fazer uma ampliação de área, e uma das partes dessa expansão fica pertinho de sua casa? Pelo mapa que vi, a área vai até as proximidades de Inhomirim e Fragoso, e provavelmente vai pegar aqueles morros todos que ficam no "quintal" do Dinho. Aí, quem sabe podemos juntar uma galera (com Jamil e os "desbravadores" incluídos), pegar um mapa topográfico e "inventarmos" um novo caminho alternativo até a Serra dos Órgãos? Liga não, quando estou com insônia fico meio alucinado e surgem idéias como essa, hehehe.

Abração!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...