Ir para conteúdo

Monumento Natural El Morado - Cajon del Maipo (Chile)


Posts Recomendados

  • Membros

Um dos meus interesses quando decidi ir a Santiago era conhecer Cajon del Maipo e fazer a trilha do Monumento Natural El Morado.

 

Cheguei em Santiago no sábado, dia 06/10/2012, e o meu plano era ir em Baños Morales, local onde fica Parque do Monumento Natural El Morado, no domingo, 07/10, pois só havia transporte coletivo pra lá nos fins de semana. Ao tentar reservar um lugar no ônibus, fui informado que o parque estava fechado devido a garoa. Como a previsão era de neve para as estações de ski, deixei para ir ao Valle Nevado no domingo e arrumar uma forma de ir a Cajon del Maipo durante a semana.

 

No dia 09/10/2012, acordei por volta das 5h20 da manhã, e saí do hostel em que eu estava hospedado decido a conhecer Cajon del Maipo. Tinha conseguido algumas informações no dia anterior de como chegar a San Jose de Maipo e decidi ir mesmo sabendo que não havia transporte coletivo a Baños Morales. Peguei o metrô na estação Bellas Artes, fiz baldeação na estação Vicente Valdés e de lá fui direto a Puente Alto, já fora do municípo de Santiago.

 

Em Puente Alto tomei o café da manhã em uma padaria e logo me dirigi ao ponto de ônibus que passava o Metrobus 72, da Tur Maipo, com destino a Cajon del Maipo. Não demorou muito e embarquei no micro-ônibus que tocava música popular chilena e tinha uma quase totalidade de passageiro de origem humilde.

 

Sem ter muitas informações, desci na Plaza de Armas de San Jose Maipo. Após dar um breve passeio e tirar algumas fotos consegui a informação com uma lojista que era possível chegar a Baños Morales de carona a partir de San Gabriel, uns 10 Km mais a frente. Como fui informado que San Gabriel era uma localidade mais bonita, resolvi então pegar o micro-ônibus também da Tur Maipo para lá, mas sem ter certeza se tentaria ou não chegar em Baños Morales. Queria pelo menos conhecer um lugar diferente.

 

Após cerca de uns 20 minutos de ônibus, cheguei a San Gabriel. Passei pelo pequeno povoado, tirei fotos e, após com conversa com um policial, decidi tentar carona a Baños Morales.

 

Em frente ao Posto Policial de San Gabriel, postei-me na expectativa de conseguir uma carona. Após algumas recusas, parou um caminhão no qual o motorista disse que chegaria próximo a Baños Morales. Fiquei muito contente, a carona estava garantida!

 

Através de uma estrada de terra, em um vale com altas montanhas nevadas, segui então de carona, apreciando as belas paisagens. Fui deixado a 2 Km de Baños Morales, onde tive que completar o restante do caminho a pé.

 

Sozinho, então, cheguei a Baños Morales após ter percorrido os 2 Km da estrada rodeada por belas montanhas, e onde se avistava ao fundo o Vulcão San José, este em Baños Colinas.

 

Em Banõs Morales, dirigi-me a entrada do Parque do Monumento Natural El Morado, paguei a entrada de 2.000 Pesos Chileno (cerca de U$ 4,00) e recebi a permissão para fazer a trilha até a Laguna Morales, onde teria que percorrer cerca de 14 Km no percurso total de ida e volta.

 

A trilha, que iniciei por volta das 13h30, foi fácil de fazer, mas a sensação de caminhar sozinho por aquele vale andino de belas montanhas foi incrível. Ainda tive tempo de descansar e apreciar as belas paisagens.

 

Na volta consegui carona com uns operários até El Volcan, 11 Km de distância, onde peguei o MB 72 da Tur Maipo de volta a Santiago.

 

20121203134356.JPG

 

20121203134437.JPG

 

20121203134504.JPG

 

20121203134537.JPG

 

20121203134600.JPG

 

20121203134629.JPG

 

20121203134654.JPG

 

20121203190959.JPG

 

20121203134713.JPG

 

20121203134810.JPG

 

20121203134848.JPG

 

20121203134919.JPG

 

20121203134938.JPG

 

20121203134954.JPG

 

20121203135013.JPG

 

20121203135032.JPG

 

20121203135049.JPG

 

20121203135116.JPG

 

20121203135131.JPG

 

20121203135147.JPG

 

20121203135222.JPG

 

20121203135158.JPG

 

20121203135209.JPG

 

20121203135246.JPG

 

20121203135307.JPG

 

20121203135325.JPG

 

20121203135315.JPG

 

20121203135342.JPG

 

20121203135400.JPG

 

20121203135425.JPG

 

20121203135435.JPG

 

20121203135452.JPG

 

20121203191051.JPG

 

--------------------------

 

Com um bom atraso, estou adicionando um vídeo com alguns trechos da estrada para Baños Morales e também do Monumento Natural El Morado. A qualidade não é muito boa, mas dá pra ter uma noção de como é o caminho:

 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ótimo relato Bill-abc! Obrigado por compartilhar essas informações de um lugar ainda pouco explorado!

 

Estou indo para o Chile em janeiro e já reservei um dia da minha passagem por Santiago para ir a Cajón del Maipo. Contudo, acho que tive mais sorte na questão transporte, já que a partir de janeiro haverá transporte diário da Tur Maipo até Baño Morales, então vou conseguir fugir da emoção da carona, hehehe.

 

No mais, queria ver contigo o seguinte:

 

- Tu fez a trilha inteira sozinho? Quanto tempo demorou? Achou muito difícil chegar no monumento El Morado? É bem sinalizada a trilha para chegar em El Morado?

- Tu falou de uma autorização para fazer a trilha. Como isso funciona exatamente?

- Em Baños Morales há algum lugar pra comer, ou é mais recomendável levar alguma coisa de Santiago mesmo?

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ótimo relato Bill-abc! Obrigado por compartilhar essas informações de um lugar ainda pouco explorado!

 

Estou indo para o Chile em janeiro e já reservei um dia da minha passagem por Santiago para ir a Cajón del Maipo. Contudo, acho que tive mais sorte na questão transporte, já que a partir de janeiro haverá transporte diário da Tur Maipo até Baño Morales, então vou conseguir fugir da emoção da carona, hehehe.

 

No mais, queria ver contigo o seguinte:

 

- Tu fez a trilha inteira sozinho? Quanto tempo demorou? Achou muito difícil chegar no monumento El Morado? É bem sinalizada a trilha para chegar em El Morado?

- Tu falou de uma autorização para fazer a trilha. Como isso funciona exatamente?

- Em Baños Morales há algum lugar pra comer, ou é mais recomendável levar alguma coisa de Santiago mesmo?

 

Abs!

 

Vamos lá:

 

Fiz a trilha inteira, sozinho. Não havia uma outra pessoa sequer fazendo a trilha naquele momento. Para quem está acostumado a fazer trilhas, ela é fácil, não há como se perder ou não chegar. É sinalizada e bem demarcada. Não tenho o hábito de cronometrar trilhas, portanto não dá para ter uma precisão, mas os 7 km do percurso de ida deve ter levado 1h e pouco. A volta eu demorei mais, pois curti mais o ambiente. Na época as montanhas ao redor estavam cobertas de neve e a paisagem era muito bonita. Valeu apreciar melhor o local.

 

Na entrada do parque você paga a entrada que é a autorização. Pouco antes de eu chegar no Chile, eles estavam dando permissão para fazer a trilha somente até "Aguas Panimavidas", cerca de 8 km (ida e volta), depois passaram a permití-la até a Laguna Morales, 14 Km ida e volta, e, com certeza, aproximando do verão, agora se pode fazer a totalidade da trilha que é de 18 km, ida e volta. Acredito que por haver mais gelo na geleira, eles não permitem a chegada na base dela nos meses mais frio. Deve ser somente uma precaução. Eu tive a permissão até a Laguna Morales, a 2 km do final que é próximo da base do "Glaciar San Francisco". Mas não há há qualquer documento escrito dizendo que você tem a permissão para fazer a trilha até tal ponto e ninguém vigiando ela. É somente uma questão de palavra.

 

Em Baños Morales há lugar para comer e que vende água mineral, mas como não tinha certeza de que encontraria isso lá, eu trouxe comigo na mochila.

 

 

 

Como alternativa a "Tur Maipo", há também a "Turismontaña" que vai a Baños Morales. Ambos saem da estação de metrô "Bella Vista de la Florida" (não confunda com o bairro Bella Vista). Quem preferir empresa de turismo, o "Jorge Excursiones" faz alguns passeios a Cajon del Maipo, incluindo o Monumento Natural El Morado, em algumas datas específicas. Segue os links:

 

http://www.turmaipo.cl/

https://www.facebook.com/turismontana

http://www.jorgeexcursiones.cl/

 

 

 

 

Um outro detalhe é que se não houver transporte coletivo no dia para Baños Morales, o ideal é já ir direto a San Gabriel, ou até mesmo a El Volcan (há poucos ônibus para lá). Como não tinha a informação sobre a possibilidade de pegar carona nesses lugares, acabei descendo em San José de Maipo.

 

 

 

 

 

Abraços e boa viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros

Pessoal, estou com dificuldades de montar um roteiro a Cajon del Maipo!

 

Gostaria de visitar Embalse el Yeso, trekking ao Monumento Natural El Morado e Baños Morales e Baños Colinas, tudo isso no menor tempo possivel (em 1 dia??) em novembro!

Tentei contato com o Jorge Excursiones como indicaram aqui mas nao recebi nenhuma resposta e o site nao tem e-mail, apenas aquele formulario de inscrição! =(

Por enquanto a ideia é alugar um carro, mas ainda nao sei se essa epoca que vamos vale a pena fazer os tres pontos.

 

Agradeço a ajuda pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Acho que o Jorge Excursiones não faz esse todo esse trajeto em um mesmo dia e de ônibus também fica muito complicado rodar tudo isto em um único dia. Acho que a única forma de conhecer estes lugares da forma que deseja é alugando um carro, mas de qualquer forma será tudo muito corrido, não acho que vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Ótimo relato Bill

 

Será que da para fazer a caminhada em El Morado e ir ver o Embalse y Elso no mesmo dia?

Estarei indo em Julho, li aqui que se tiver muita neve não é possivel adentrar no El morado. É verdade isso?

 

Rodrigo, desculpe a demora, estive fora por uns tempos.

 

No mesmo dia, acho que somente se for de carro e chegar bem cedo em um dois dois lugares. Em um só período você faz a Trilha do El Morado sem problemas. Não fui em Embalse el Yeso, mas acredito que nem ônibus pra lá há. Só de carro.

Se nevar ou chover forte, a trilha do El Morado não abre realmente. É bom ligar antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...