Ir para conteúdo

Trekking no PN Los Glaciares - El Chaltén


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Peter,

 

A temporada de montanha é de 1ª de maio até julho/agosto, onde se vê mais a galera que está ali pelo esporte mesmo.

A temporada dos farofa são nas férias de final de ano, dezembro/janeiro. Mas ai existe a "vantagem" da epoca das chuvas, que afugenta a maioria das pessoas... e isso tem um porque.

 

Quando fui em Agosto/2008, o que eu vi de "tenis de molinha" não explicação... aquilo parecia um shopping. Galera perdida no Caratuva perguntando onde ficava o PP... etc... etc... etc... Nessa horas eu sei porque o pessoal mais radical fica bravo com as sinalizações nas trilhas.

 

 

Voltando ao tópico... :lol:

 

Não é "tão" caro quanto imaginava. Mas e os equipos? Para essa trip você precisou de algo "especial" para a região ou apenas anoraks, gorro, etc?

A bota, por exemplo, tem que ser para neve ou uma Snake / Nomade dão conta do recado?

 

 

Valeu!

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Peter acabei de ler o relato, reforçando o que disse antes, está mto bom a riqueza de detalhes, os fatos engraçados e suas observações são otimas.

 

Parabéns!!! :mrgreen:

 

Danilo respondendo sua pergunta eu vou fazer o trekking só, sou meio inexperiente e não sou montanhista (embora gostaria haha) se tiver interesse entre no topico que esta no meu rodapé para não fugirmos do otimo relato do peter.

 

Para essa região como chalten é o equipo basico, anorak, fleece, undearwear, meias proprias (liner de coolmax e meias de trekking), bota impermeavel (eu uso uma snake mesmo), etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aí Danilo:

 

É como Marcos falou: no verão botas de trekking normal se vc ficar só nos vales ou fazer algumas subidas que não tem neve (laguna Los Tres, Cerro Electrico). Se subir num cume com neve, a depender do qual, é melhor ter uma mais apropriada, que permita fixar crampons, etc... mas aí tamos falando de algo mais técnico. Se for numa época que já tenha neve na trilha melhor também algo mais protegido. Mas repare que a depender da nevasca a trilha some e aí é bom ter uma experiência anterior na trilha e em winter camping.

 

Independente de ser verão deve levar um bom anorak impermeável e casacos para frio. De dia faz 24°C mas de noite chega perto de zero (6-8°C). Se entrar uma frente fria acho que bate fácil no negativo. Um corta vento leve sempre é bom ter à mão. Pode ser contraditório mas o protetor solar é fundamental. Parece que o sol lá queima mais... Eu uso boné tipo legionário. O seu chapéu australiano é uma boa mas prenda firme para o vento não levar. Para o frio é bom um gorro de fleece.

 

Eu levei (exagero para o tempo bom que peguei, mas foi sorte!):

 

Impermeável/respirável da Ansilta.

Agasalho Polartec Powerstrecht

Agasalho Polartec "pêlo de cachorro" (esqueci o nome técnico do tecido) da Ansilta.

Calça impermeável da Solo.

3 pares de meia.

2 camisas sintéticas de manga comprida.

3 cuecas.

1 calça e 1 camisa cumprida underwear (para dormir a noite).

1 calça comprida de Supplex

1 bermuda.

Luvas Polartec.

Gorro.

Balaclava Thermopro (levinha, mas faz uma diferença no frio!).

 

Pessoalmente acho uma boa configuração para o verão na Patagônia.

 

Quanto ao custo, lá tem camping livre. Assim vc economiza 40 pesos por noite e pode comprar coisas no mercado ao invés de ir para um restaurante. No total gasto por mim tem umas comprinhas que fiz lá, dispensáveis.

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Marcos:

 

Usei uma Cybershot da Sony com 7,1 megapixels, que comprei em 2005, em Foz. Hoje tem coisa bem melhor, mais leve, e de 10 ou + megapixels.

 

Como vê não é nada profissional. Não tenho coragem de levar uma máquina profissional ou semi para um trekking. Pelo peso e pelo risco. Acho que só amante de fotografia e profissionais levam.

 

Estas compactas dão bem conta do recado. O ideal é ter filtros porque a neve e o céu do lugar dão muita luminosidade. E um tripé pequeno. Tb é melhor tirar fotos no começo e no final do dia porque a luz é melhor.

 

Esqueci de uma pergunta sua! O basco no Poincenot chamava-se Gorka. Não mencionou Asier. Moreno, altura média, 25 anos, barba por fazer.

 

Quanto ao TdP c0ntinue pesquisando. Março tem menos gente mas o risco de uma nevada é maior. No campamento do Lago Pehoé cuidado com os ventos. Muita gente perdeu barraca lá. São coisas pescadas do meu planejamento, para um dia fazer o circuitão!

 

Abs. Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mto legal Peter!! As cbershot são boa pois usam lentes carlzeiss, na minha viagem usei uma parecida com a sua de 7,2 mp. Agora comprei um SLR (Canon rebel xs) que vou levá-la para torres, sou totalmente leigo na fotografia, mas pretendedo levar um tripézinho e filtros, gostaria de comprar mais lentes, mas ou pago a viagem ou as lentes :mrgreen:

 

é acho que não era o mesmo basco!

 

Estou fechando as passagens para o chile essa semana, escolhi março por ser mais tranquilo mesmo e casou com minhas férias, qto aos ventos estou indo preparado, adquiri um manaslu discovery mountain, que acredito aguentar bem! Como vou ter bastante tempo vou poder esperar os melhores climas para fazer a caminhada, não me preocupando muito com chuva ou neve. Estou pensando em esticar pucon e atacama também nessa viagem! Estudar os roteiros é muito bom, mas cansa..r.s

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Beleza! Já tá indo bem equipado com a Manaslu montain. Depois passe suas impressões sobre a barraca em TdP. Pratique um pouco o armar e desarmar da barraca. Se vc tiver de fazê-lo com muito vento e chuva vai ser muito útil esta prática.

 

Câmara boa! Compra um saquinho estanque ou impermeável só pra ela. A bichinha merece e vai agradecer.

 

Quantos dias vc vai ter para Torres?

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pode deixar peter farei um relato depois, dizendo entre outras coisas como se comportou a barraca!!! Até apra retribuir a ajuda de todos aqui!!

 

Pretendo "treinar" a montagem, assim que recebe-la vou para o Pico paraná e se der tempo ao Petar para um teste de campo.

 

Ja estou providenciando o estanque para a cam, um equipamento desses merece mais cuidados que eu ahha

 

Vou ter ao todo 23 dias no chile, vou gastar os 3 primeiros dias em Santiago para comprar uns equipamentos e logo em seguida quero rumar logo à TDP, para fazer o circuito sem pressa, conhecendo tudo com calma e com o q sobrar conhecer outros locais, acredito que me sobrará de 8 a 10 dias para conhecer outras cidades. Dependendo de como estiver meu espirito de aventura depois do circuito penso até em voltar para el chaltén, ainda mais depois de ler seu relato, porém como já conheci a cidade talvez fique para um proxima oportunidade, embora tenha prometido voltar ao vilarejo em breve!!

 

Abraços

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...