Ir para conteúdo

Guatemala - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Oi!!!

Entao eu estive no mexico e guatemala agora em Julho e vi varias pessoas cruzando a fronteira por Tapachula sem problemas...

Se ficar complicado demais pegar Chicken bus, rola de q q cidade pegar shuttle para san cristobal!

Eh bem tranquilo por la... nao vi problema nenhum, e tb nao encontrei ninguem q tivesse tido algum problema na Guatemala!

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 248
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Cruzei de Ticabus a fronteira de Tapachula indo ao DF (México), foi um pouco tenso. Talvez porque era fim do dia, a fronteira estava cheia e lenta, muitos cambistas toda hora em cima. Vimos uma cena triste, a chegada de um onibus lotado de jovens deportados, todos de cabeça baixa e tratados como delinquentes pelos oficiais de migração. Depois do registro de saída na Guatemala atravessa a ponte a pé e chega na migração no lado mexicano. Longas filas, e enquanto esperavamos nos avisam de que todas as bolsas/mochilas estavam no chão, no meio da rua (tinham sido largadas pelo pessoal do Ticabus para serem depois revistadas) e todos correram atrás da sua, foi locura :shock:

 

Enfim, quando me atenderam e viram o passaporte brasileiro, com visto ok, a atendente sorriu e brincou: "DO BRASIL!!!". Depois de duas horas na fronteira estavamos no México.

 

PS: cruzei via Tapachula na volta, depois de ter feito a viagem de avião do DF a Tapachula. Foi tranquilissimo, todo o tramite (dos dois lados) levou 15 minutos. É muito mais fácil sair, evidentemente. Ou seja, o México, assim como Guatemala, Honduras e El Salvador, estão fazendo uma "peneira" nos possíveis migrantes aos EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Gente

Eu tava com a mesma dúvida parece que de muita gente. Como afinal de contas faço para chegar do México até a Guatemala (ou vice-versa)? E parece que uma resposta direta não é tão fácil de encontrar. Vou repassar o que pude apurar até agora. Eu mesma queria sair de Playa del Carmen, e acho q muita gente quer sair de Cancún, ou da Península de Yucatán, região mais visitada do México.

- Tenho que contar: parece que não é possível ir direto de lá p/ a Guatemala. A idéia lógica seria seguir primeiro p/ Flores, q é mais perto da Riviera Maia, e depois ir descendo a Guatemala. Infelizmente não parecem existir ônibus que fazem o percurso direto (embora haja um da linea dorada – a empresa que faz percursos na guatemala - q te leva à Flores, depois de vc passar pela fronteira com Belize, plantar bananeira e dar 03 pulos para São longuinho) . Seria em torno de 16 h de viagem. Para tanto ver fórum do lonely planet: “direct bus run from flores to cancun - does it really exist?” http://www.lonelyplanet.com/thorntree/thread.jspa?threadID=1848706

- Tb não dá p/ ir de avião. A Taca tinha vôo direto de Cancún. Mas a Wikipedia informa que os mesmos estão suspensos desde 2010 (para tanto ver Mundo Maya airport).

- No meu caso, eu nem queria ir p/ Flores . Queria sair de Playa del Carmen dia 27 à noite ou 28 de manhã e dar um jeito de estar na quinta, dia 29, em Chichicastenango, porque é dia da famosa feira. Mas aqui temos más e boas notícias.

- A má é q nem sonhe em ônibus direto. Pelo menos, até agora, o único caminho que achei atravessa para a Guatemala a partir de San Cristóbal de Las Casas (para vários destinos à sua escolha: antigua, panajachel, e outros – incrível!).

- San Cristóbal não é perto da Riviera Maia, mas a boa notícia é que a região sul do México é bastante interessante, e inclusive é uma rota q muitas pessoas fazem, mesmo quem não está a caminho da Guatemala. A idéia seria pegar um ônibus de Playa del Carmen, por exemplo (dá p/ viajar à noite em ônibus estilo viação 1001, umas 12h de viagem ), parar em Palenque, onde tem aquelas ruínas na mata, e depois seguir para San Cristóbal propriamente dita (esta foi a cidade tomada pelo subcomandante Marcos na tentativa de insurgimento zapatista) Lá tb tem uma igrejinha amarela superfotogênica (só jogar no google que pululam fotos da tal igrejinha), além do Canón del Sumidoro, aldeias indígenas ao redor, etc. Para preços e horários de ônibus no méxico: http://www.ticketbus.com.mx

- O tempo de San Cristóbal para Antigua e Panajachel são respectivamente 11h e 9 h.Para ver os horários dos ônibus e tempo de percurso, saindo de San Cristóbal, e dentro da própria Guatemala, dêem uma olhada no site da adrenalina tours, em shuttle. Achei melhor que o próprio site da tal linea dorada. http://adrenalinatours.com/shuttles/#1

- De avião. Como fazendo tudo isso nunca iria chegar a tempo de comprar uns regalos na feira de Chichicastenango, procurei vôos via Cancún, e de várias outras cidades na península de Yucatán - para cidade da Guatemala. Num tem jeito: todos sobem para fazer escala na cidade do México. Daí que os vôos mais comuns chegam a durar 12h e custar uns R$700. Mas achei vôo com 6h de duração (mesmo com escala – o que achei razoável), mas ao custo de uns R$ 550,00, o q me fez desanimar.

- Tb dei uma pesquisada nas possibilidades de transporte entre o lago atitlán, onde queria passar o ano novo, e semuc champey. No tal do site do adrenalina tours, que pus aí, diz q são 10/2 de viagem (de panajachel para coban), o que tb me desanimou um pouco.

- acabei desistindo, porque senão seria muita correria sair de Playa depois do natal, fazer todo o percurso até san Cristóbal, fazer feira, passar o ano nuevo no Lago Atitlán , encarar 11 até semuc champey e depois mais 6h até Guatemala para pegar um võo de volta p/ o México. Parece realmente q num dá p/ querer ir p/ lá com pressa, porque o que deve sobrar em autenticidade falta infra - bom, talvez por isso mesmo.

- Mas fica mais uma dica: se eu voltasse para o México DF, dia 04 ou 05 de Janeiro, tinha vôo da interjet, empresa mexicana, por R$ 250,00. Todas as informações acima não foram testadas, a não ser por uma casal de amigos em lua-de-mel que efetivamente fez o percurso playa-palenque-san cristóbal –guatemala, e pode afirmar q deu tudo certo!

- não pesquisei via Chetumal, porque não tenho visto para Belize e não pretendia tirá-lo...já não me bastou ter q morrer numa baba quando fui p/ China e ter q encarar toda a burocracia p/ tirar o visto americano (aproveitei logo para tirar já que ia p/ o México, e desde 2010 eles aceitam o visto americano), agora só me faltava essa...Belize exigir visto!. Mas parece q também é uma opção.

Espero ter ajudado

lele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá, pessoal.

 

Por favor, vou fazer um mochilão em julho e queria saber qual o melhor trajeto para sair de Belize e chegar a Tikal, na Guatemala.

Alguém saberia dizer de qual cidade seria melhor sair de Belize para chegar a essa cidade na Guatemala, quanto tempo de viagem e preço médio da da passagem?

 

Agradeceria.

 

Abraços.

 

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Lucas, estive num mochilao agora em janeiro por toda america central, nao visitei belize, entao nao sei como eh direto pra guatemala, mas pelo q ouvi do pessoal que estava fazendo esse roteiro, é um trajeto complicadissimo em que se gasta MUITO! prepare tempo e dinheiro. Lembro me bem de um italiano reclamando, e depois de uma israelense, ambos reclamaram muito de suas entradas e saidas de Belize, falaram que se pudessem voltariam no tempo e cruzariam a fronteira por La messila, fronteira com o mexico, dando a volta. Recomendo a voce visitar San cristobal de las casas, no mexico, e de la pegar onibus direto pra tikal, há varias opcoes economicas em agencias de viagem. qqeh coisa, soh falar ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ola pessoal

Irei sabasdo pro panama e ficarei 27 dias na america central

A guatemala será meu destino final, então tenho mais tempo para organizar este pais.(mas confesso ser o destino mais esperado)

Pensei em ir a capital, antigua, ao lago e a flores/tikal.

 

quem ja foi la qts dias acha ser necessario em kd um desses lugares

pensei

cid guatemala 2 dias

antigua 2 dias

lago(1 dia é suficiente tipo só um passeio/)

flores 2 dias

e ai pessoal o q acham?

aguardo

att

mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá amigos pé na estrada.

Estou organizando um roteiro de viagem pelo Mexico e Guatemala, a grande duvida (e já pesquisei bastante) é: existe algum onibus que vá de Chetumal até a Guatemala sem passar por Belize?

Tenho que evitar passar por Belize pois vou chegar em Chetumal na Sexta a noite, então não terei tempo de tirar o visto no consulado de Belize.

Qualquer ajuda será muito bem vinda. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...