Ir para conteúdo

Chapada Diamantina - Diário de viagem


Posts Recomendados

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

...

-Sandro, que relato! Certamente o mais completo que já li. Passarei 20 dias na C.Diamantina, aproximadamente, em período semelhante ao teu . (20/12 a 10 ou 14/01). Pelo que vi, choveu um pouco, e as cachoeiras estavam com muita água. O que quero saber mesmo, é se tem risco nesta época de pegar tudo seco, pois já me falaram que nesta época pode não chover...

 

Enfim, choveu muito estes período que foste, ou apenas esporadicamente? ( também não quero pegar muitas chuvas, pois pretendo fazer fumacinha, buracão e Fumaça por baixo, ou seja risco de tromba d'água)

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
...

-Sandro, que relato! Certamente o mais completo que já li. Passarei 20 dias na C.Diamantina, aproximadamente, em período semelhante ao teu . (20/12 a 10 ou 14/01). Pelo que vi, choveu um pouco, e as cachoeiras estavam com muita água. O que quero saber mesmo, é se tem risco nesta época de pegar tudo seco, pois já me falaram que nesta época pode não chover...

Enfim, choveu muito estes período que foste, ou apenas esporadicamente? ( também não quero pegar muitas chuvas, pois pretendo fazer fumacinha, buracão e Fumaça por baixo, ou seja risco de tromba d'água)

::cool:::'>

Ram_Alen;

O ciclo de chuvas começa em novembro e se estende até fevereiro, diminuindo em intensidade até junho ou julho. São normalmente chuvas fortes de verão que não chegam a atrapalhar os passeios, pois elas são passageiras, se deslocando geralmente de Sul para Norte ou Sudoeste para Nordeste e não ocorrem por dias seguidos.

Nesta época os rios e cachoeiras estão com bastante água para tomar banhos inesquecíveis e tirar as melhores fotografias. Agosto marca o início de uma pequena seca que se estende normalmente até novembro, período no qual ocorrem os focos de incêndios que devastam grandes áreas todos os anos.

Uma dica de navegação e segurança que eu dou às pessoas que vão fazer longas trilhas é que procurem sempre estar com cartas topográficas ou mapas que tenham os cursos d’água. Isto é para quando estiverem na trilha e num ponto adiante tiverem um rio para ultrapassarem poderem se atentar previamente o sentido que este rio corre e observarem se no sentido da cabeceira deste rio o céu não indica sinais de chuva.

 

Abraço e boas trilhas. 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Alguns equipamentos utilizados nessa viagem

 

[col]20100112202057.jpg|Mochila cargueira Curtlo Mountaineer 60 + 15 litros.

- Uma ótima mochila que me acompanha a 6 anos, confortável, resistente e de fácil ajuste ao corpo. Exceto por alguns arranhões nas fivelas e pequenos riscos no tecido sua estrutura se mantém em perfeitas condições.[/col]

[col]20100112202818.JPG|Pochete Kailash WT6 - 6 litros.

- Boa pochete, uso a 3 anos para caminhadas de 1 dia, comporta tranquilamente documentos, máquina fotográfica, capa de chuva, agasalho, lanche, garrafa d’água, bloco de anotações...

Muito resistente, ainda não apresenta sinais de desgaste.[/col]

[col]otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_4625_Camping_Tio_Gato_em_Itamambuca_1239898518_150119.jpg|Barraca Super Esquilo 2 - Trilhas & Rumos.

Capacidade: 2 Pessoas.

Comprimento: 2,05 m; largura: 1,50 m; altura: 1,20 m.

Peso: 3,8

- Uma ótima barraca, estou usando a 6 anos e só tenho elogios a fazer. O que mais gosto nela é a facilidade de se montar tornando isso rápido, por ela ser auto-portante me permite movê-la montada para outro local e por ser bastante resistente a chuva.[/col]

[col]20100112204022.jpg|Saco de Dormir Micron X - Lite - Nautika.

- Uso a 2 anos, gosto muito, garante um sono tranquilo em temperaturas entre 5 e 15 graus positivos. Extremamente leve (600 gramas) e fica muito compacto.

Acho que saco de dormir é o único equipamento decente para acampamento que a Nautika fabrica, tanto que tenho um Antartik a sete anos para temperaturas negativas.[/col]

[col][picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100112204300.jpg 400 320 ]|Isolante Térmico Inflável Wrap - Azteq.

- Comprei para usá-lo nessa viagem como colchonete. Uma porcaria, deformou na primeira noite, concentrando ar em pontos isolados formando enormes bolhas.

Troquei por outro de mesmo modelo que apresentou o mesmo problema - o fabricante alegou defeito em um lote de fabricação – acabei trocando por um Isolite, mais pesado e menos prático de encher.[/col][/picturethis]

[col]20100112204944.jpg|Tênis Converse All Star – clássico de cano baixo preto.

- Gosto por ser muito flexível, o solado de borracha macia tem uma ótima aderência, é fácil de limpar e rápido de secar. Este par estava novo e pra mim dura em média dois anos.[/col]

[col]20100112205212.jpg|Papete Timberland River Dog I.

- Ótima aderência em qualquer tipo de terreno incluindo superfícies molhadas, estou usando a 2 anos e parece nova, bastante macia, permitindo todos os movimento das articulações dos pés.

Adoro usar papetes em climas quentes por manter meus pés sempre confortáveis e secos, após travessias de cursos d’água ela seca rápido e não atrapalha nadar.[/col]

[col]20100112205457.jpg|Faca de Sobrevivência Commander II Tramontina.

Comprimento da lâmina: 18,5 cm.

Comprimento total: 32 cm.

Peso: 770 gramas.

- Corta, serra, rasga e ainda passa margarina no pão. Uma ótima faca que me acompanha 7 anos, pouco desgaste da lâmina e mantém o corte por muito tempo. Nunca utilizei as traquitanas que a acompanham: Bússola, ganchos, anzóis, chumbadas, fio de aço, fio de nylon, cordelete de nylon... Mas como diz o ditado: É melhor ter e não precisar, que precisar e não ter.[/col]

[col]20100112210302.jpg|Máquina fotográfica Canon Powershot A530.

Resolução de 5 megapixels; Zoom óptico de 4x; Tela LCD de 1,8 polegada.

- É uma câmera muito boa, de ótima qualidade e desempenho. Traz diversos recursos de câmeras mais caras e sofisticadas, que vão muito além dos 5 MP de seu sensor, resolução ligeiramente acima da média nesta categoria de máquinas.

Outra vantagem: ela permite controle total da exposição, o que a torna adequada não apenas para usuários que desejam apenas apontar e disparar no modo automático, mas também aos que preferem utilizá-la com ajustes manuais.

Leve e compacta me permite manuseá-la completamente apenas com uma mão.[/col]

[col]20100115170626.jpg|10 metros de Corda Estática 8,0 mm - K2.

Composição - 60% em Poliester e 40 % em Poliamida.

Aproximadamente 800 gramas.

Caracteristicas Principais - Grande resistência a abrasão e tração, excelente maleabilidade, baixo alongamento e baixo peso.

- Corda para pequenos resgastes, auxílio na travessia de rios e desníveis acentuados.[/col]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Olá Sandro, pretendo ir para a Chapada Diamantina no início de fevereiro. Pesquisei pelos preços de reservas neste Hostel.

http://www.hostelchapada.com.br/index2.html

 

E mandei um email para eles perguntando sobre os preços das trilhas que estão listadas no mesmo site. Fiquei assustado com os preços, pode me confirmar se é isto mesmo? Consigo valores menores?

 

Abaixo segue o email que recebi:

 

DESCRIÇÃO de VALORES das TRILHAS e PASSEIOS.

 

 

Trilha 01 - Caminhada de 5 horas ( 3 km i-v ), com saída de Lençóis.

 

Rio Serranos, Salão de Areias, Poço Halley, Cachoeirinha, Primavera e Mirante da cidade de Lençóis.

R$ 30,00 P/ PESSOA

Trilha 02 - Caminhada de 7 horas ( 14 km i-v ), com saída de Lençóis.

 

Ribeirão do Meio e Cachoeira do Sossêgo.

R$ 45,00 P/ PESSOA

 

Trilha 03 - Caminhada de 3 dias ( 36 km i-v ) com saída de Lençóis.

 

Cachoeira da Fumaça em 3 dias ( Grupo mini. 3 pessoas ).

R$ 380,00 P/ PESSOA ( Inclui: Guia, Alimentação, equipamento de Camping e transporte ).

 

Trilha 04 - Caminhada de 5 dias ( 75 km ) com saída de Lençóis.

Vale do Paty em 5 dias ( grupo min 3 pessoas ).

R$ 750,00 P/ PESSOA ( Inclui: Guia, Alimentação, Hospedagem e Transporte ).

 

Trilha 05 - Caminhada de 2 dias ( 35 km ) com saída de Lençóis

Cachoeira do Mixila, Capivara, Capivari e Palmital ( Grupo min 2 pessoas ).

R$ 300,00 P/ PESSOA ( Inclui: Guia, Alimentação, Equipamento de Camping e Transporte ).

 

Trilha 06 - Caminhada de 1 dia com saída no Morro do Pai Inácio.

Pai Inácio, Aguas Claras, Lencóis.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Trilha 07 - Caminhada de 1 dia com saída de Lençóis

Lençóis - Vale do Capão

XXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Roteiro 01 - Passeio de 01 dia ( Grupo mini. 3 pessoas )- Saída: 8.30h - Retorno: 18h.

 

Rio Mucugezinho,Poço do Diabo, Lapa Doce, Pratinha e Gruta Azul e Pai Inácio.

R$ 90,00 c/ txs incluida

 

Roteiro 02 - Passeio de 01 dia ( Grupo mini. 3 pessoas )- Saída: 8.30h - Retorno: 18h

 

Cachoeira da Fumaça ("por cima") e Cascata do Riachinho.

R$ 90,00 c/ lanche, as taxas são voluntarias.

 

Roteiro 03 - Passeio de 01 dia - Saída: 8.30h - Retorno: 18h

Poço Encantado e Poço Azul.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Roteiro 04 - Passeio de 01 dia ( Grupo mini. 3 pessoas )- Saída: 8.30h - Retorno: 18h

Poço Azul, Xique-Xique do Igatú, Rio Cumbuca e Cachoeira dona Donina.

R$ 100,00 c/ taxas.

 

Roteiro 05 - Passeio de 01 dia ( Grupo mini. 3 pessoas )- Saída: 8.30h - Retorno: 18h

Poço Azul, Mucugê (Cemitério estilo Bizantino), Projeto Sempre Viva e Cachoeira do Tiburtino.

R$ 100,00 c/ taxas.

 

Roteiro 06 - Passeio de 01 dia ( Grupo min. 3 pessoas )- Saída: 8.30h - Retorno: 18h

 

Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e caverna da Torrinha.

R$ 90,00 c/ taxas.

 

Roteiro 07 - Passeio de 02 dia ( Grupo min 3 pessoas ) - Saída: 6.30h - Retorno: 20hs

Cachoeira do Buracão e Mucugê em dois dias.

R$ 400,00 Inclui taxas, guia, alimentação, hospedagem.

 

Roteiro 08 - Passeio de 01 dia ( Grupo mini. 3 pessoas )- Saída: 8.30h - Retorno: 18h

 

Pinturas Rupestres das Serras Paridas e Cachoeira do Mosquito.

R$ 140,00 c/ taxas e alimentação.

 

Roteiro 09 - Passeio de 01 dia ( Grupo min 3 pessoas ) - Saída: 6.30h - Retorno: 20hs

Cachoeira do Buracão e Mucugê em um dias.

R$ 250,00 Inclui taxas, guia, alimentação, hospedagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Basta pesquisar um pouco aqui no fórum que você encontra outras ótimas indicações de hospedagens Marcelo.

Fechar passeio antecipadamente sem conhecer o guia ou sem indicação só se o valor for muito, muito bom.

Chegando lá procure a associação de guias para negociar diretamente com eles e consulte outras agências pessoalmente para decidir qual é mais vantajoso.

::cool:::'>

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom o seu relato Sandro.

Marcelo, os preços estão abusivos. A associação de guias é muito mais barata. Geralmente cobra entre R$ 60,00 e 80,00 e vc ainda pode dividir com mais 5 pessoas. O primeiro passeio que vc postou eu fiz com um menino de 8 anos, morador local e ele nos levou por R$10,00 por pessoa! O paty e a fumaça custam realmente mais caro, mas os guias cobram o valor que já coloquei acima por pessoa. Acho que essas agências só valem se vc não tiver o material de camping. Mesmo em lugares que necessitam de carro vc consegue guia que possua veículo (isso aumenta o preço, claro). Este preço está na média dos preços de agências mesmo, a variação é pouca.

Se dá p vc ir sozinho depende da sua experiência em trilhas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...