Ir para conteúdo

Descomplicando o Vale do Pati - Com ou Sem Guia (fotos)


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Muito bacana seu post!

Estou indo pra Chapada Diamantina com meu noivo em março, e também não queremos gastar tanto dinheiro com guia, ja que a Chapada somente é uma parte da nossa trip (Rio de Janeiro + Iguaçu + Salvador) e vai nos custar ja bastante grana!!

Vamos ficar 4 dias 1/2 na Chapada Diamantina e teremos carro alugado, por isso pensei no seguinte roteiro:

1° dia - Chegada em Lençois, morro do Pai Inacio, gruta da Torrinha (pernoite em Vale do Capão)

2° ao 4° dia - trekking de 3 dias no Vale do Pati, até o Cachoierão (por cima) e volta para o Vale do Capão

5° dia - cachoeira da Fumaça e volta pra Salvador

Ainda não decidimos se faremos o trekking do vale do Pati com ou sem guia (ja fizemos bastante trilhas) mas tomaremos a decisão na hora de chegar no Vale do Capão (ficaremos a primeira noite em pousada lá).

Eu tenho algumas duvidas em quanto a trilha e gostaria muito de poder contar com seus bons conselhos :wink: :

- é possivel ir até o Cachoeirão e voltar pelo mesmo caminho, em 3 dias? Pelo que entendi o mais comum é ir até Andarai ou Guiné, mas ja que deixaremos o carro de aluguel no Capão, teremos que voltar para esse ponto. Então se for possivel, queriamos pegar caminhos de ida e volta distintos.

- se decidirmos ir sem guia, como podemos entrar em contato com as casas de nativos para saber se é possivel reservar uma cama? (não teremos barraca de dormir) ou chegamos sem avisar mesmo e pedimos na hora?

Muito obrigada pela ajuda!!!

Alê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Gente, estou indo em julho fazer o trekking com o meu pai de 57 anos e vamos chegar por Lençóis. A princípio, pensamos em fazer o passeio com a agência Terra Chapada, mas eles estão cobrando mais de R$2000 por pessoa e achamos que estamos comendo bronha por não procurarmos alternativas. Então eu queria saber se alguém aqui pode me passar contatos de guias que façam comida e que negociem com os nativos para ficarmos nas casas deles (meu pai não dá conta de dormir em barraca hehe).

Muito obrigada! : ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Parabéns pelo relato, muito bem detalhado. Eu já tive no Pati 6 vezes e não consigo parar de pensar em voltar, rsrrsrs. Todas as vezes fui sem guia também. Mas como você mesmo disse, só recomendo pra quem já tem uma certa experiência, o guia é essencial pra quem não conhece e quer ter um pouco mais de tranquilidade e conforto, mas cuidado com os guias, pesquise bem. Conheço alguns guias e realmente existem aqueles muito mal educados, enquanto outros são pessoas maravilhosas, a exemplo do Flor que o colega marcelo comentou.

 

Tenho dois relatos de trilhas no Pati e Capão, tem alguma informações que podem ser úteis pra quem vai conhecer esse paraíso. Segue:

 

travessia-andarai-lencois-pati-capao-em-dose-dupla-t117936.html

vale-do-pati-capao-debaixo-de-muitaaa-chuvaaaa-t127573.html

 

editando o facebook -- florisvaldo.bispodossantos

 

Olá galera,

Cheguei hoje de Lençóis. Fiz a travessia do Vale do Pati (Capão-->Andaraí).

Indico a quem possa interessar, o Guia Flor. Super animado, excelente cozinheiro. Estávamos em quatro pessoas e ele fez 200,00 (dia) incluso, alimentação, pernoite em casa de nativo, transfer até o início da trilha e o retorno pra Lençóis (cidade base). Se você for na Associação de Guias dos Visitantes eles cobrarão 250,00 (dia) e se for por agência aí só quem tiver muito $$$$$$$ . O Flor já fez parte da Associação, hoje ele é um guia independente. é nativo e bastante experiente. Vocês não vão se arrepender. Ele é gente boa. Diga que quem indicou foi o Marcelo que imitava a risada da angélica (enfermeira), acho que ele vai lembrar de mim.

O contato de Flor:

tel -- (75) 98235836

email -- flortrekking@hotmail.com

facebook -- lorisvaldo.bispodossantos

 

Fiquei em Lençóis e lá fiquei hospedado na casa de Radi, é uma senhora muito amável, simpática, uma mãe. Ela ama o que faz. Gosta de gente. A diária custa 25,00 sem café da manhã. Se quiser usar a cozinha fica 30,00 a diária. O legal é que vc não fica preso a horário, nas pousadas tem horário para o café da manhã e dependendo do passeio vc até pode perder o café se o passeio tiver que começar bem cedo. A diária da pousada estava 50,00.

Pretendo voltar futuramente para fazer outras trilhas e com certeza ficarei na casa dela. Digam que foi o Marcelo de Santos/SP quem indicou. Eu até fiquei sozinho na casa dela enquanto ela fazia uma viagem de passeio para Aracajú. Eu não fui para lá ficar em hotel ou pousada de nome, a maior parte do tempo você fica fora nos passeios, então a dica é gastar menos com pernoites e sobrar mais dinheiro para os passeios. Que fique bem claro que eu não recebo nada por indicar essas pessoas e sim porque eles realmente foram prestativos no que eu precisei.

Contato de Radi:

Endereço - Rua dos Patriotas, 53 (conhecia também por rua do papagaio)

tel -- (75) 33341625

email -- radymary@hotmail.com

Não deixem de conhecer a Chapada Diamantina

Boa viagem à todos.

O lugar é mágico.

Vou voltar com certeza.

Boa noite

marceloespanha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Muuuito bom o artigo meu brother. A hora do Pati vaai chegar.

 

Me mudo para a chapada no mes que vem, mais precisamente no Capão. Animo acompanhar todos vocês nessa peregrinaçao maravilhosa!

 

Olá Gabelli,

 

moro em Brasilia e quero ir para a chapada fazer a trilha capão - pati agora em agosto/2016.

A principio quero ir sem guia e chegar na chapada de ônibus. Você tem dicas para me passar de onde ficar e se é tranquilo fazer esta trilha sem guia?

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...