Ir para conteúdo

Florianópolis em 8 dias - Transporte Público


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal.

Bom, eu estava devendo um post aqui já faz algum tempo com a minha colaboração desde a minha última viagem, no qual eu espremi o site do mochileiros até a última gota ::bruuu:: . Foi aqui que consegui me organizar e atravessar a fronteira do Brasil pela primeira vez e sozinho.. valeu mochileiros!!! e claro eu precisava "pagar" de alguma forma. Demorei um pouco, mas antes tarde do que nunca, né? ::otemo::

 

Vamos a parte mais interessante, afinal , foi por isso que você acessou este tópico e deve estar louco para saber algo sobre o transporte em floripa.

 

Eu escolhi falar sobre este tema, primeiro como um dever de um futuro arquiteto preocupado com o bem estar das pessoas e a famosa mobilidade urbana tão falada hoje em dia, e segundo, porque vale a pena mesmo ajudar a difundir o transporte público de floripa (que é excelente) e preservar a cidade.

 

Pronto , juro que foi o último bla bla bla .... ::lol4::

 

Sendo direto e reto.... não vão para Floripa para usar CARROS..... isso mesmo... deixei esta bendita máquina do conforto e explorem Floripa de BUSAO.... você está indo para um paraíso e nada melhor que deixar um pouco de lado esta vida urbana e andar a pé (você vai me agradecer depois isso, vai ter guardado em suas lembraças muito mais coisa que se estiver andando de carro). Claro que não estou sendo louco de dizer isso se não tivesse testado e aprovado o transporte público.

 

Eu na minha cidade sou acostumado a andar para cima e para baixo de carro, a muito tempo que uso pouco o onibus, e digo, não vi diferença nenhuma em Floripa de ter trocado, o transporte de Floripa é eficaz ,organizado, limpo e sem lotação (estive agora na alta temporada).

 

Bom, o transporte público de Floripa parece à princípio complicado (na teoria) conforme são divulgado informações em sites específicos, mas na prática é bem simples.

 

Tu já deve ter ouvido falar dos terminais que existem ( os nomes confudem um pouco no início ::hãã2:: , mas tu acaba decorando depois ::mmm: ). Vou falar sobre eles e os principais locais que você pode ir através deles:

 

Primeiro: Sempre que você adquirir uma passagem (seja ela no terminal ou pegar o ônibus no meio do caminho) e precisar mudar de ônibus para ir para outro destino, se você fizer isso nos terminais você não precisará pagar por uma nova passagem. Você conseguirá viajar longas distâncias por apenas R$ 2,90 (tarifa neste momento).

 

Segundo : Você pode optar por pagar em dinheiro ou adquirir o cartão turista (no terminal central TICEN) ao custo de R$ 3,00 e quando necessário fazer recargas em qualquer terminal. A passagem passa de R$ 2,90 para R$ 2,70. Na realidade não vi benefício em relação a economia, apenas praticidade de não ter que ficar separando moedas e dinheiro toda hora. Acho que vale a pena. (obs. acabei não adquirindo o cartão, como estava com um amigo Chileno..rsrs, ele não vazia questão do cartão, daí fui na dele).

 

Terceiro: Baixe agora um aplicativo para o seu celular que, para mim, fez muita diferença ao utilizar o transporte público. Com ele você pode verificar os horário de partida de todas a linhas de ônibus de Floripa. Meu, funciona muito bem, com o tempo tu pega o tempo mais ou menos que cada ônibus leva para chegar até o ponto que você se encontra daí você consegue planejar o tempo que você quer ficar em cada local que está no momento e não perder tempo horas a fio no ponto de ônibus esperando o bendito vir. ( acho que isso é um dos motivos que muitos não utilizam transporte público).

Para baixar o programa, acesse o site www.mobfloripa.com.br/

 

Quarto : Gaste mais algum tempinho no seu planejamento pré-trip e, no mesmo site acima, pesquise por destino que pretende ir quais são as linhas de ônibus que levarão você até ele. Isso vai facilitar muito quando estiver em Floripa, para que você não fique perdidão qual ônibus deve pegar e ter que ficar toda hora perguntando para um ou outro, e às vezes sabe como é, nem todo mundo é guia turístico e acaba falando o que quer. :P

Esta pesquisa, também, facilitará na hora de você utilizar o aplicativo, pois você necessitará do código do onibus para pesquisa, ex.: 360 - Barra da Lagoa.

 

Vamos aos terminais e principais informações :

 

Terminal Central (TICEN) localizado no centro de Floripa = ônibus com acesso a todas as regiões de Floripa e outros terminais.

Terminal TISAN - localizado no norte da Ilha - Partem ônibus para Jurerê.

Terminal TICAN - também no norte da Ilha - Neste temos os ônibus que levarão para Canasvieriras, Ponta das Canas, Ingleses, Lagoinha, Brava. Para a Ponta das Canas, Lagoinha e Brava é o mesmo ônibus, já para a praia dos Ingleses é necessário pegar outro ônibus no terminal.

Terminal TILAG - localizado na parte leste - está na principal região da Ilha onde muitos preferem se hospedar que é a Lagoa da Conceição, e claro eu também optei por ficar por lá. - Deste terminal partem os ônibus para as praias Barra da Lagoa, Joaquina e Mole. Para a Barra da Lagoa e Mole você utilizará o mesmo ônibus já para a Joaquina é necessário pegar outro no Terminal . Deste terminal também, parte um ônibus para o Norte da ilha (Terminal TICAN) e para o Sul (Terminal TIRIO) digo que vale a pena utiliza-los, principalmente para o Sul, ele faz um caminho que é rápido e não pega transito. No terminal TILAG (lagoa) pegue o ônibus com destino ao Rio Tavares (ele faz final no terminal TIRIO).

Terminal TIRIO (Rio Tavares) - localizado no Sul da Ilha - Dele partem os ônibus para as praias Armação, Pantano do Sul, Naufragos. Para Naufragos o ônibus é outro já para Armação e Pantano é o mesmo.

 

HAAA quinta dica ::sos:: : Vá para o Sul e Norte durante a semana, você terá mais opções de ônibus para ida e volta. Mas se não puder, não entre em desespero, no final de semana funciona muito bem também, eu achava que seria um caos e desesperador ficar esperando ônibus no final de semana, o que não aconteceu, acabei indo para o Norte no fim de semana no último dia da minha trip e não foi traumático. Só a volta que nós não queríamos vir embora e acabamos ficando até a noite na praia Brava e na volta tivemos que esperar mais tempo no ponto de ônibus e fizemos outra rota indo para o terminal central para voltarmos para a lagoa.. mas também, era o último dia, e estávamos tão acostumados a utilizar tão bem o ônibus que esquecemos que era um domingo à noite. Fica a Dica!!! ::otemo::

 

Bom esta são as minhas dicas para você que pretende ir pra Floripa e não gastar dinheiro com aluguel de carro ou mesmo utilizar o próprio veículo. E volto a falar, vale a pena, se seguir as dicas que eu postei aqui. Vamos deixar um pouco de lado o conforto (que não vai notar muito a diferença como disse) e aproveitar mais os benefícios que a Ilha proporciona.

Floripa com certeza é um exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras em matéria de Transporte público.

 

Até a próxima trip!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estive em Floripa agora, na alta temporada, porém aluguei carro (4 pessoas). Acho que tudo depende do perfil dos viajantes, do que se pretende fazer na ilha e por aí vai...

Mas concordo com você quando diz que o transporte é sem lotação, quando que passava por algum ônibus não os via lotados. Mas também tive a impressão de que o intervalo é grande entre eles, pois ía do norte ao sul da ilha e vice-versa e nesse trajeto via poucos ônibus.

Pretendo voltar a Floripa e provavelmente nessa segunda ida usarei o transporte público, a sua dica do aplicativo é ótima! Na minha ida a Curitiba peguei o horário das linhas que ia utilizar e fez toda a diferença, se aproveita mais a viagem e evita resmungos e mal humor haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Estive em Floripa agora, na alta temporada, porém aluguei carro (4 pessoas). Acho que tudo depende do perfil dos viajantes, do que se pretende fazer na ilha e por aí vai...

Mas concordo com você quando diz que o transporte é sem lotação, quando que passava por algum ônibus não os via lotados. Mas também tive a impressão de que o intervalo é grande entre eles, pois ía do norte ao sul da ilha e vice-versa e nesse trajeto via poucos ônibus.

Pretendo voltar a Floripa e provavelmente nessa segunda ida usarei o transporte público, a sua dica do aplicativo é ótima! Na minha ida a Curitiba peguei o horário das linhas que ia utilizar e fez toda a diferença, se aproveita mais a viagem e evita resmungos e mal humor haha.

Estive em Floripa agora, na alta temporada, porém aluguei carro (4 pessoas). Acho que tudo depende do perfil dos viajantes, do que se pretende fazer na ilha e por aí vai...

Mas concordo com você quando diz que o transporte é sem lotação, quando que passava por algum ônibus não os via lotados. Mas também tive a impressão de que o intervalo é grande entre eles, pois ía do norte ao sul da ilha e vice-versa e nesse trajeto via poucos ônibus.

Pretendo voltar a Floripa e provavelmente nessa segunda ida usarei o transporte público, a sua dica do aplicativo é ótima! Na minha ida a Curitiba peguei o horário das linhas que ia utilizar e fez toda a diferença, se aproveita mais a viagem e evita resmungos e mal humor haha.

 

Patybds, então foi impressão mesmo que você teve em relação a ter poucos ônibus. há bastante e com muita frequência de horários e pontuais. É normal a gente não prestar muita a atenção em algo que a gente não precisa no momento, digo isso por experiência própria.. trabalhei em uma empresa de alimentos que nunca tinha ouvido falar antes, depois de fazer parte dela, vi o quanto ela era grande e conhecida.. normal.. rsrs

 

Quanto ao perfil , não sei acho que carro não é questão de perfil é mais uma questão de hábito que o brasileiro acabou criando por uma certa comodidade, conforto e pela falta de infraestrutura de muitas cidades do país. Mas reforço vale a pena sim utilizar o transporte de Floripa para se fazer tudo que quizer. eu consegui conhecer Floripa de Norte a Sul, fazer a famosa trilha da lagoinha do leste e ainda sobrou dia para repetir algum passeio que curtimos mais.. tudo isso de ônibus.

Isso aí quando for experimente por uma vez, tenho certeza que não vai se arrepender e o aplicativo realmente faz diferença!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Confesso que é a primeira vez que vejo alguém elogiando o sistema de transporte público da nossa cidade, pq quem mora aqui sofre com eles ::essa::

 

Por exemplo, eu moro na Lagoa da Conceição, e se preciso pegar ônibus para o centro ou para voltar para casa, posso ter que esperar até 40 minutos em um dia de semana! Isso mesmo, vc chega no ponto e vê seu ônibus indo embora, a única coisa que vem à cabeça é "agora f***". Mas para turista, que está mais despreocupado, pode ser que seja razoável mesmo. Ainda assim, a passagem é cara e o serviço beeeeem mais ou menos. Quando chega final de semana os ônibus simplesmente somem, passam de hora em hora.

 

Mas que bom que vc curtiu. Uma dica para quem vem pra cá no verão (tá MUITO quente, 34 graus todo dia) e tem que fazer longas viagens de ônibus (por exemplo, do centro para a Lagoa da Conceição pode levar até 45 minutos, e para bairros isolados até 1:15h) é usar o ônibus executivo, popularmente chamado de "amarelinho" devido à sua cor, que custa o dobro e tem ar-condicionado, poltrona reclinável e é totalmente confortável. Tem bem menos opção, mas se programando e vendo os horários fica tranquilo.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Eu gostei do transporte público de Floripa. Acho que o cartão turista é vantagem pra quem vai usar onibus mais q 10 vezes, pois acaba economizando. eu comprei um e trouxe de lembrança. Realmente, não tem uma fartura de onibus, principalmente nos domingos que tem bem pouco, mas eles sao pontuais, na hora que estao programados pra sair dos terminais eles saem. Dá pra fazer um roteiro olhando os horarios no site da prefeitura e confiar neles. Bem, comigo deu certo :) Detalhe: fui em abril, tava tranquilo, mas alta temporada deve ser o caos mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
legal as dicas cara! ta anotado!!! pretendo ir agora em Abril pra la... então ja estou seguindo sua quinta dica haha :)

 

Thiago, Legal que curtiu as dicas... desculpe só ter respondido agora, estava um tempo afastado na internet pela correria da faculdade. Espero que tenha ido e dado tudo certo.. comente aí sua experiência e ponto de vista sobre o transporte, será muito útil , também.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Confesso que é a primeira vez que vejo alguém elogiando o sistema de transporte público da nossa cidade, pq quem mora aqui sofre com eles ::essa::

 

Por exemplo, eu moro na Lagoa da Conceição, e se preciso pegar ônibus para o centro ou para voltar para casa, posso ter que esperar até 40 minutos em um dia de semana! Isso mesmo, vc chega no ponto e vê seu ônibus indo embora, a única coisa que vem à cabeça é "agora f***". Mas para turista, que está mais despreocupado, pode ser que seja razoável mesmo. Ainda assim, a passagem é cara e o serviço beeeeem mais ou menos. Quando chega final de semana os ônibus simplesmente somem, passam de hora em hora.

 

Mas que bom que vc curtiu. Uma dica para quem vem pra cá no verão (tá MUITO quente, 34 graus todo dia) e tem que fazer longas viagens de ônibus (por exemplo, do centro para a Lagoa da Conceição pode levar até 45 minutos, e para bairros isolados até 1:15h) é usar o ônibus executivo, popularmente chamado de "amarelinho" devido à sua cor, que custa o dobro e tem ar-condicionado, poltrona reclinável e é totalmente confortável. Tem bem menos opção, mas se programando e vendo os horários fica tranquilo.

 

Abraços!

 

João, valeu por dar sua opnião local.. concordo plenamente, que para quem vive no dia a dia, deve encontrar dificuldades em utilizar o transporte público, ma pode ter certeza, que o de Florianópolis é um dos melhores do país, então da pra se ter noção como deve ser em outras regiões né?! ::ahhhh::::mmm::D . Bom para uma trip, que foi o meu foco aqui, para colaborar com a questão do trânsito que fica caótico na cidade de vocês, estimulando os turistas a usarem o transporte público que é de qualidade, a princípio da certo.. eu gostaria de estar voltando em breve e testarei mais uma vez a ideia e

poderei dizer se realmente é válido as dicas que postei aqui... mas isso aí acho que temos que exigir sempre do poder público mais qualidade nos transportes, principalmente para quem depende deles.

abraços,

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu gostei do transporte público de Floripa. Acho que o cartão turista é vantagem pra quem vai usar onibus mais q 10 vezes, pois acaba economizando. eu comprei um e trouxe de lembrança. Realmente, não tem uma fartura de onibus, principalmente nos domingos que tem bem pouco, mas eles sao pontuais, na hora que estao programados pra sair dos terminais eles saem. Dá pra fazer um roteiro olhando os horarios no site da prefeitura e confiar neles. Bem, comigo deu certo :) Detalhe: fui em abril, tava tranquilo, mas alta temporada deve ser o caos mesmo!!

 

Isso aí Rezzende! funciona sim... se fizer um bom planejamento, roteiro, você usa os ônibus numa boa, até no fim de semana. Verdade, acho que o cartão turista facilita, principalmente pra quem não anda com dinheiro no bolso, que é o meu caso ou que não curte ficar carregando moedas.. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sempre vou a Floripa no verão

Uso o transporte público. O único problema na verdade e o trânsito. Você pode ficar preso em um engarrafamento pr muito tempo. Muito tempo mesmo. Principalmente se vc ficar hospedado no pantano do sul , Armação. O percurso centro /rio Tavares / pântano regularmente ficava torno de 1 hora

Parado. Não estou exagerando. Ou seja ir a Florianópolis e ficar hospedado no sul , só se VC quiser ficar circulando apenas pelas praias do sul. Caso contrario vai passar muito tempo dentro de ônibus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...