Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Frida,

Rural é um carro eu sei, transporta, mas informei o dado verdadeiro, não há Rural fazendo transporte por toda a Chapada, só há Rural fazendo o pequeno trecho de Palmeiras ao Vale do Capão, para ir a outros lugares, duvido muito encontrar Rural para rodar nestas estradas da Chapada, você encontre Toyota Bandeirantes e outros carros, Rural só de Palmeiras a Capão.

Se quiser ir a Torrinha, Pratinha e outros lugares, não tem Rural alguma que faça isto, muito menos por um esquema de transporte alternativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fernando, eu mesma já consegui fretar uma rural dessas para ir do capão ao início da trilha para o Morrão e Águas Claras. O motorista cobrou R$35,00 para nos levar até lá, dividimos por 5 pessoas e cada um pagou R$7,00. Combinamos um horário com ele para nos pergar na volta no mesmo lugar e as 17:30 lá estava ele já nos esperamos (mais R$7,00 pp). Em Lençóis há guias que têm carro. Para chegar ao Pai Inácio e fazer todos os passeios comuns desse roteiro o guia cobrou R$110,00 para dividirmos para 4 pessoas. Infelizmente não fizemos por causa da chuva forte que caiu. Isso foi ano passado. Agora tudo vai do que a pessoa quer: se estiver com mais dinheiro e não se importar em seguir um roteiro com horário demarcado e com mais do que 5 pessoas e estiver em busca de comodidade, então as agências são uma boa opção. Se a grana tiver curta e a pessoa quiser maior autonomia e companhia de um grupo menor, então a opção é essa: sair perguntando até encontrar. Quando eu fiz isso não tive muita dificuldade em achar não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lycia, até o inferno está cheio de boas intenções. A verdade é que esse site presta-se à troca de informações entre mochileiros que querem aproveitar ao máximo a viagem e, como de praxe, gastando o mínimo possível. Acho que todos entenderam perfeitamente o que a Frida quis dizer: simplesmente é possível, ao invés de contratar um pacote-padrão caro oferecido por agência de turismo, visitar determinadas atrações da Chapada mediante reunião de mochileiros e fretamento de um veículo; nada mais.

 

Estou indo pra Chapada agora no Carnaval e a pousada na qual estarei hospedado me enviou um email oferecendo um "pacote-padrão" de 3 dias de visitações, ou seja, 3 passeios de um dia, pelo montante de R$ 300 a R$ 400 por pessoa... Levando em conta que seremos 4 pessoas viajando junto (família), só com a agência seria preciso deixar a bagatela de aprox. R$ 1.600,00. É justamente para situacões dessa, Fernando, a Frida sugere uma "alternativa".

 

Aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Lycia, até o inferno está cheio de boas intenções. A verdade é que esse site presta-se à troca de informações entre mochileiros que querem aproveitar ao máximo a viagem e, como de praxe, gastando o mínimo possível. Acho que todos entenderam perfeitamente o que a Frida quis dizer: simplesmente é possível, ao invés de contratar um pacote-padrão caro oferecido por agência de turismo, visitar determinadas atrações da Chapada mediante reunião de mochileiros e fretamento de um veículo; nada mais.

 

Estou indo pra Chapada agora no Carnaval e a pousada na qual estarei hospedado me enviou um email oferecendo um "pacote-padrão" de 3 dias de visitações, ou seja, 3 passeios de um dia, pelo montante de R$ 300 a R$ 400 por pessoa... Levando em conta que seremos 4 pessoas viajando junto (família), só com a agência seria preciso deixar a bagatela de aprox. R$ 1.600,00. É justamente para situacões dessa, Fernando, a Frida sugere uma "alternativa".

 

Aquele abraço!

 

Pessoal,

 

Concordo plenamente com o que está sendo discutido. Não sou contra a contratação de agência e guias.

 

O que vi na Chapada em Janeiro foi um certo abuso nos preços, tanto na contratação de guias (que não cobravam menos de R$100,00 reais por dia, independente do número de pessoas) quanto nos preços dos pacotes de agências. Isso força muitas pessoas a seguir por conta própria, como eu fiz.

 

Como exemplo: eu e minha namorada, em 7 dias de trilha pelo Pati, teríamos gasto R$ 1.400,00 com o guia. Inviável.

 

Acho bacana o acompanhamento de um guia para pessoas que não se sentem segura em aventurar-se, e para evitar que as pessoas depredem o local. Mas é importante dizer que sim, existem alternativas, você pode contratar um transporte particular até algum local. Tanto carros como moto-taxi, basta conversar com o pessoal.

 

Abraço a todos.

 

No meu blog ja tem as informações completas de várias trilhas na Chapada. Em breve postarei sobre a Cachoeira do Rio Preto, Rodas e Cachoeira da Primavera.

http://destinotrilha.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é, só quis reforçar o que a Fridda já havia dito mostrando que é possível sim alugar um carro ou um guia motorizado por um preço muito menor que os oferecidos pelas agências. Acho válido a contratação de guia tanto para ajudar na economia local - já que esse pessoal vive basicamente do turismo - quanto para a preservação do meio ambiente. Já vi cenas deploráveis na Chapada como, por exemplo, um grupo de mais de 10 pessoas juntas andando pelas trilhas gritando, bebendo (já vi gente bêbada em trilhas), ultrapassando locais sinalizados como área de recuperação de desmatamento e por aí vai. Nesse sentido, mais do que tudo, é necessário o controle de um guia (já que nem todo mundo tem consciência ambientel). Agora, temos que escolher o guia, tem uns que querem explorar a pessoa.

Sobre as agências, acho válido o trabalho delas sim, pois, nem todo mundo gosta de viajar do mesmo jeito, há pessoas que preferem outros modos de proveitar o local e que estão dispostas a pagar pelo preço. Eu apoio a diversidade. O que eu acho um tanto abusivo é o preço que elas cobram. Sei que é uma empresa e como tal tem custos e tem que se manter nas épocas de baixa estação. Enfim, é complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

"Se quiser ir a Torrinha, Pratinha e outros lugares, não tem Rural alguma que faça isto, muito menos por um esquema de transporte alternativo."

 

Isso não é verdade!!! Todos os passeios da Chapada Diamantina são possíveis de maneira independente e alternativa!! Isso é fato!

 

O trabalho do Guia é extremamente necessário, inclusive para os trekkers experientes, o Guia tem informações valiosas e conhecimento sobre a cultura e geografia local, trechos perigosos, trechos mais fáceis, atalhos, sobre primeiros socorros, salvamento, travessia de rios, procedimento de urgência em relação a tromba dágua etc. etc. etc. Eu não abro mão do Guia!!! E no caso específico da Chapada Diamantina, o "Parque Nacional" não tem qualquer infraestrutura, placas, estacionamento, refúgios, acampamentos, portaria...nada! O Guia então acumula mais esta função, é o Guardião do Parque, pessoa qualificada pra orientar o visitante sobre a preservação do local, práticas e atitudes pra não destruir o ecossistema etc. etc. etc.

 

Ocorre que existe um cartel de guias e de agências na Chapada Diamantina, que "engessa" os roteiros e o preço é combinado, quem cobrar menos é oprimido e desprestigiado. Conheço vários guias que cobram menos e pedem "pelo amor de tudo que é mais sagrado" que não comente, pois serão boicotados pelas agências (se cobrar menos vou demitir sua esposa que é cozinheira...) e assim não poderão sustentar suas famílias. Quem frequenta a Chapada Diamantina sabe disso. Esse assunto já foi bastante debatido a partir da da página 13 deste fórum, opiniões e argumantos muito pertinentes (ou não) rsrsr.

 

Exemplo: Tem gente que paga R$ 1.300,00 pra fazer o trekking do Vale do Pati, com agências ou ainda, pagam R$ 750,00 (R$ 150,00 por dia) com guias, pois eu digo que é possível fazer o trekking do Vale do Pati, por muito menos de maneira independente e alternativa, sem roteiro engessado, ser livre!! dono do seu próprio destino!!!. Sugiro aos visitantes da Chapada Diamantina que pare um pouco, negocie, converse, basta dar uma volta e logo apareçe um guia credenciado e preparado que faz por menos, ele é nativo da chapada, pai de família e precisa comprar o pão de cada dia de seus filhos.... mas olha, psiu!!! hey!!! vamos combinar uma coisa??? não conta pra ninguém tá?? rsrsrsrsrs

 

"Backpacker" é a denominação mais utilizada mundialmente para descrever os turistas que viajam de forma independente e econômica. Numa tradução literal, esta palavra da língua inglesa significa: aquele que carrega uma mala nas costas, ou mochileiro. (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mochileiro). Dessa forma, sugiro aos mochileiros que sua busca por um Guia ou agência com valores mais baixos seja mais criteriosa e ampla, sugiro ainda, que a negociação seja feita in loco .

 

Abraços !!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Edimar,

 

vc mandou bem, de tempos em tempos esta polêmica sempre surgirá. Diz o ditado que para bom entendedor meia palavra basta, e vc entendeu direitinho. Um grande mediador!!! ponto positivo para vc!!! abraços !!!!

 

Fernanda (frida_ssa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...