Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Como são as trilhas do vale do paty? Bem demarcadas? ou teriam muitas bifurcações?

 

Qual a possilidade de fazer elas sem guias? A questão não é tanto se perder, mas correr o risco de passar direto dos pontos.

 

Tenho GPS e se eu pegar a trilhas mais os wayspoints, sabem me dizer se funciona? Porque por Exemplo quando fui na fumacinha os canions bloquearam o sinal.

 

Fala dasquebradas,

 

Acho que isso depende da sua experiência em trilhas, porque o GPS pode falhar. Aconteceu comigo na volta do Pati, quando terminei a trilha durante a noite e tive que trocar a pilha do GPS, o track log sumiu da tela.

 

A trilha do Pati é bem demarcada, ainda mais essa época do ano que tem muita gente passando por lá. Bifurcações existem, muitas delas acabam no mesmo lugar. A dica é você dar uma estudada em alguns mapas antes para quando você tiver na trilha saber a direção que tem que seguir. Em Lençóis e no Vale do Capão vende um mapa bacana. Ele não é tão preciso mas ja da pra ter uma boa ideia de localização porque tem as curvas de níveis.

 

Eu tenho um arquivo de GPS com todos os tracks da Chapada, se precisar eu te passo. Tenho o mapa topográfico da região também e no meu blog tem os relatos e tracks de GPS (estou finalizando o post do Pati) http://destinotrilha.blogspot.com

 

E pessoal, como o Fernando Guia Ladeia falou, devemos cuidar deste local como cuidamos de nossas casas. Somos os responsáveis por preservar este lugar, mantendo ele evitamos o fechamento do parque ou degradação do lugar.

 

Quando se faz trilha com guias eles acabam de tornando responsáveis por conscientizar as pessoas e não deixar lixo para trás, portanto se a opção é fazer sem guia a postura pessoal deve ser a mesma e as orientações são aquelas básicas:

 

- Traga TODO o seu lixo de volta

- Não retire nada da natureza

- Não faça fogo

- Não "vá ao banheiro" próximo a rios ou na trilha

- Não use sabão nos rios

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pelas dicas Yuri! Já conheço bem a chapada, já fiquei 20 dias e conheci grande parte. Ficou faltando fazer o Paty. e como vou ao Jalapão fica no meio do caminho.

 

Seu blog esta muito bom...

 

 

Como são as trilhas do vale do paty? Bem demarcadas? ou teriam muitas bifurcações?

 

Qual a possilidade de fazer elas sem guias? A questão não é tanto se perder, mas correr o risco de passar direto dos pontos.

 

Tenho GPS e se eu pegar a trilhas mais os wayspoints, sabem me dizer se funciona? Porque por Exemplo quando fui na fumacinha os canions bloquearam o sinal.

 

Fala dasquebradas,

 

Acho que isso depende da sua experiência em trilhas, porque o GPS pode falhar. Aconteceu comigo na volta do Pati, quando terminei a trilha durante a noite e tive que trocar a pilha do GPS, o track log sumiu da tela.

 

A trilha do Pati é bem demarcada, ainda mais essa época do ano que tem muita gente passando por lá. Bifurcações existem, muitas delas acabam no mesmo lugar. A dica é você dar uma estudada em alguns mapas antes para quando você tiver na trilha saber a direção que tem que seguir. Em Lençóis e no Vale do Capão vende um mapa bacana. Ele não é tão preciso mas ja da pra ter uma boa ideia de localização porque tem as curvas de níveis.

 

Eu tenho um arquivo de GPS com todos os tracks da Chapada, se precisar eu te passo. Tenho o mapa topográfico da região também e no meu blog tem os relatos e tracks de GPS (estou finalizando o post do Pati) http://destinotrilha.blogspot.com

 

E pessoal, como o Fernando Guia Ladeia falou, devemos cuidar deste local como cuidamos de nossas casas. Somos os responsáveis por preservar este lugar, mantendo ele evitamos o fechamento do parque ou degradação do lugar.

 

Quando se faz trilha com guias eles acabam de tornando responsáveis por conscientizar as pessoas e não deixar lixo para trás, portanto se a opção é fazer sem guia a postura pessoal deve ser a mesma e as orientações são aquelas básicas:

 

- Traga TODO o seu lixo de volta

- Não retire nada da natureza

- Não faça fogo

- Não "vá ao banheiro" próximo a rios ou na trilha

- Não use sabão nos rios

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, gente! Apareci de novo, porque, depois das dicas (obrigada Lycia e todos os outros), repensei o roteiro e surgiram mais dúvidas. Agora, vou fazer assim:

 

1º dia - Lençóis (Pai Inácio)

2º dia - Lençóis (Pratinha)

3º dia - Lençóis (Torrinha)

4º dia - Capão - Fumaça por cima

5º dia - Capão - Mixilla

6º dia Capão - Morrão e Águas Claras

 

Minhas dúvidas são:

 

1 - Dá pra fazer Mixilla em um dia??? A trilha é muito difícil? Pra essa trilha, quanto estão cobrando por dia, por pessoa?

 

2 - Já vi que dá pra fazer Pai Inácio, Torrinha e Pratinha sem guia. Vou estar sem carro também. Me disseram que dá pra combinar com as rurais de te levarem no início da trilha e voltarem pra te pegar mais tarde. É verdade??? É que vou meio com o orçamento justo e não tenho como alugar carro nem nada.

 

3 - Quanto se gasta mesmo pra ir à Pratinha?? Vi que cobram várias taxas. Tbm vi que é farofada, mas, pelas fotos, vale a pena. O que acham?

 

4 - Da programação no Capão (Fumaça por cima, Morrão e Águas Claras, e Mixilla), qual a trilha mais fácil? Dá pra fazer Morrão e Águas Claras sem guia?

 

5 - Em vez de fazer esse roteiro, poderia fazer a trilha de três dias de Lençóis a Capão, passando pela Fumaça por baixo, mas conheceria menos coisas, não? O que vale mais a pena, o roteiro que fiz acima ou abrir mão de algumas coisas pra fazer essa trilha de três dias? Essa é a grande dúvida da viagem.

 

6 - Como vou por Salvador, queria saber como vamos do aeroporto para a rodoviária, para pegar o ônibus pra Lencóis?? Tem ônibus direto? Prefiro economizar com o táxi, já que chegarei de dia, à tarde. Mas, de todos os modos, quanto sairia um táxi, mais ou menos?

 

7 - Terei que passar uma noite e um dia em Salvador, alguém recomendaria um albergue ou pousada barata e central, de onde dê pra conhecer algumas das principais atrações?

 

Acho que, depois dessas perguntas, vou parar de aparecer aqui pra perturbar vocês! hehe

 

Bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi, gente! Apareci de novo, porque, depois das dicas (obrigada Lycia e todos os outros), repensei o roteiro e surgiram mais dúvidas. Agora, vou fazer assim:

 

1º dia - Lençóis (Pai Inácio)

2º dia - Lençóis (Pratinha)

3º dia - Lençóis (Torrinha)

4º dia - Capão - Fumaça por cima

5º dia - Capão - Mixilla

6º dia Capão - Morrão e Águas Claras

 

Minhas dúvidas são:

 

1 - Dá pra fazer Mixilla em um dia??? A trilha é muito difícil? Pra essa trilha, quanto estão cobrando por dia, por pessoa?

 

2 - Já vi que dá pra fazer Pai Inácio, Torrinha e Pratinha sem guia. Vou estar sem carro também. Me disseram que dá pra combinar com as rurais de te levarem no início da trilha e voltarem pra te pegar mais tarde. É verdade??? É que vou meio com o orçamento justo e não tenho como alugar carro nem nada.

 

3 - Quanto se gasta mesmo pra ir à Pratinha?? Vi que cobram várias taxas. Tbm vi que é farofada, mas, pelas fotos, vale a pena. O que acham?

 

4 - Da programação no Capão (Fumaça por cima, Morrão e Águas Claras, e Mixilla), qual a trilha mais fácil? Dá pra fazer Morrão e Águas Claras sem guia?

 

5 - Em vez de fazer esse roteiro, poderia fazer a trilha de três dias de Lençóis a Capão, passando pela Fumaça por baixo, mas conheceria menos coisas, não? O que vale mais a pena, o roteiro que fiz acima ou abrir mão de algumas coisas pra fazer essa trilha de três dias? Essa é a grande dúvida da viagem.

 

6 - Como vou por Salvador, queria saber como vamos do aeroporto para a rodoviária, para pegar o ônibus pra Lencóis?? Tem ônibus direto? Prefiro economizar com o táxi, já que chegarei de dia, à tarde. Mas, de todos os modos, quanto sairia um táxi, mais ou menos?

 

7 - Terei que passar uma noite e um dia em Salvador, alguém recomendaria um albergue ou pousada barata e central, de onde dê pra conhecer algumas das principais atrações?

 

Acho que, depois dessas perguntas, vou parar de aparecer aqui pra perturbar vocês! hehe

 

Bjos

 

Vou responder a 1º

Quanto ao Michila você vai precisar dois dias! Ela tem muito sobe desce nas pedras, tem que atravessar nadando algumas partes, mas vai depender do seu preparo fisico, eu achei tranquila. porque são dois dias andando. É a agua mais fria da chapada...Porem uma das trilhas mais bonitas que eu fiz.

 

olha as fotos para você ter ideia do caminho:

 

No inicio sobe um ladeirão...

20110218144124.JPG

 

20110218144256.JPG

 

20110218144419.JPG

 

20110218144503.JPG

 

20110218144651.JPG

 

20110218144752.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá dasborges,

 

Resposta 2 - Sempre tem passeios saindo de lençóis pra Pratinha, Torrinha e Pai Inácio, junte-se com um grupo pra economizar na grana.

 

Resposta 3- A taxa da Pratinha é de R4 10,00, e mais R$ 15,00 pra nadar dentro da Gruta, acompanhado por um guia, o que é obrigatório, a tirolesa é R$ 5,00. No mais é farofada mesmo mas vale a pena pelo visual!!

 

resposta 4- As trilhas do Vale do Capão são bem fáceis, dependendo do preparo psicológico e físico da pessoa, é claro. Morrão e Águas Claras quase não tem subidas mas a caminhada é longa. Fumaça por cima é bem fácil, são 2km só de subida e 4km trilha batida.

 

Opinião 5 – Vou deixar minha opinião, mas só vc pode saber o que te faz mais feliz numa viagem, por exemplo, eu deixei de ir á Porto de Galinhas pra ir no Instituto Ricardo Brennand, fiquei mais feliz com as artes do que com praias... Então na minha Opinião FUMAÇA POR BAIXO é bem melhor do que esses 3 dias q vc separou pra Pratinha, Torrinha e Pai Inácio. Pq?? pelo visual e pela diversificação de paisagens: serra, cannyons, poço, rio, cachoeiras, cascatas etc. Enfim... minha opinião bem pessoal.

 

Resposta 6 – o táxi é uma facada!!! cerca de R$ 70,00, tem ônibus no aeroporto. Chegando no Aeroporto, Vc atravessa todo o estacionamento e sai num terminal de ônibus, lá vc pega a linha Aeroporto X São Joaquim, ele passa na Rodoviária, tenha paciência pq demora.

 

Resposta 7 – Eu sugiro que vc fique na Barra, o bairro tem melhor infraestrutura e fica bem perto dos pontos turísticos, lá tem vários Hostel's, inclusive da rede Hi Hostel, R4 36,00 a diária em quarto coletivo com ar condicionado, dá uma lida no fórum de “Salvador – Hospedagem” e pega os contatos lá!

 

espero ter ajudado! abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, também estou indo para a minha primeira caminhada na Chapada. Na verdade, eu e minha namorada. Estamos indo pra ficar uns 5 dias e queremos fazer o Vale do Pati e ficar 1 dia pra conhecer o Pai Inácio e as grutas lá perto.

 

Achei uma agencia que faz isso tudo em 6 dias por cerca de 1100 reais para cada pessoa, contando que 4 pessoas vão. Como não vi o pessoal colocando preço de passeio aqui, alguém pode me dizer se isso está caro?

Chegando em Lençõis, é tranquilo arrumar guia para fazer esse trajeto? Meu medo é chegar lá e as coisas serem ainda mais caras, já que vamos no meio de julho.

 

Vou continuar nas leituras aqui e obrigado pela ajuda.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gustavo, eu acho caro, mesmo para agencia de turismo. Não estou com os e-mails que troquei com várias agências de Lençóis e região para te passar os preços certos. Mas julho é época de seca e acho que a Chapada não vai estar tão cheia. Negociando na hora normalmente fica mais em conta. Mas se quiser acertar antes, liga na Associação de Condutores (ACVL) de Lençóis (75 3334-1425) e acerta direto com o guia, que vai ficar mais barato que através de agência. Considere onde vai ser o pernoite (barraca ou casa de nativos) e as refeições na comparação de preços. O pessoal pode te indicar um bom guia. Eu estou com a minha mochilada agendada para setembro para a Chapada. Abraço, Humberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi, gente! Apareci de novo, porque, depois das dicas (obrigada Lycia e todos os outros), repensei o roteiro e surgiram mais dúvidas. Agora, vou fazer assim:

 

1º dia - Lençóis (Pai Inácio)

2º dia - Lençóis (Pratinha)

3º dia - Lençóis (Torrinha)

 

Ola, vou responder essa de cima, esses roteiros de cima vc pode fazer tudo em um so dia, mas precisa ir carro, nao sei se to totalmente certo, mas se quer realmente ir na pratinha, melhor ir por uma agencia, pois vc vai conhecer o rio mucugezinho, poço do diabo, gruta azul e pratinha, gruta lapa doce e Morro Pai Inacio pagando apenas R$ 80,00 ou R$ 90,00, fora as taxas de R$ 10,00 q se paga na Praitinha e mais R$ 10,00 na Gruta Lapa Doce. Caso queira fazer a flutuaçao na gruta azul, vc paga R$ 20,00, e digo, so vale a pena ir pra pratinha se for fazer a flutuaçao, minha opiniao. Segue meu relto de viagem, tem muita coisa pra vc ler pra tirar suas duvidas

chapada-diamantina-lencois-bahia-brasil-janeiro-de-2011-t52274.html

 

4º dia - Capão - Fumaça por cima

5º dia - Capão - Mixilla

6º dia Capão - Morrão e Águas Claras

 

Minhas dúvidas são:

 

1 - Dá pra fazer Mixilla em um dia??? A trilha é muito difícil? Pra essa trilha, quanto estão cobrando por dia, por pessoa?

O MIXILA SE FAZ NO MINIMO EM 2 DIAS, NAO FIZ ESSA TRLHA, MAS DIZEM Q E MEIO PESADA.

 

2 - Já vi que dá pra fazer Pai Inácio, Torrinha e Pratinha sem guia. Vou estar sem carro também. Me disseram que dá pra combinar com as rurais de te levarem no início da trilha e voltarem pra te pegar mais tarde. É verdade??? É que vou meio com o orçamento justo e não tenho como alugar carro nem nada.

 

3 - Quanto se gasta mesmo pra ir à Pratinha?? Vi que cobram várias taxas. Tbm vi que é farofada, mas, pelas fotos, vale a pena. O que acham?

 

4 - Da programação no Capão (Fumaça por cima, Morrão e Águas Claras, e Mixilla), qual a trilha mais fácil? Dá pra fazer Morrão e Águas Claras sem guia?

 

5 - Em vez de fazer esse roteiro, poderia fazer a trilha de três dias de Lençóis a Capão, passando pela Fumaça por baixo, mas conheceria menos coisas, não? O que vale mais a pena, o roteiro que fiz acima ou abrir mão de algumas coisas pra fazer essa trilha de três dias? Essa é a grande dúvida da viagem.

ACHO Q SERIA MELHOR ABRIR MAO DA PRATINHA, E BONITO LA, MAS FAROFADA DEMAIS E SO PRESTA SE FIZER FLUTUAÇAO NA GRUTA AZUL.

 

6 - Como vou por Salvador, queria saber como vamos do aeroporto para a rodoviária, para pegar o ônibus pra Lencóis?? Tem ônibus direto? Prefiro economizar com o táxi, já que chegarei de dia, à tarde. Mas, de todos os modos, quanto sairia um táxi, mais ou menos?

DA RODOVIARIA PRO AEROPORTO, EU CONSEGUI PAGAR R$ 40,00. DIVIDIDO PRA 2. ONIBUS DIRETO NAO TEM, FALARAM Q TINHA UM ONIBUS Q PAGA MAIS CARO UM POUCO Q IA DIRETO, MAS NAO EXISTE MAIS ESSA LINHA. TEM Q SER BUSAO MESMO COLETIVO E LOTADO. EU PREFERI NAO ECONOMIZAR E PAGUEI OTAXI, MELHOR PERDER R$ 40,00 DO Q PERDER UMA MAQUINA DIGITAL OU OUTRA COISA DE VALOR GRANDE.

 

7 - Terei que passar uma noite e um dia em Salvador, alguém recomendaria um albergue ou pousada barata e central, de onde dê pra conhecer algumas das principais atrações?

 

Acho que, depois dessas perguntas, vou parar de aparecer aqui pra perturbar vocês! hehe

 

Bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, pretendo ir agora no carnaval p a Chapada e estou em dúvida entre fazer a Fumaça por baixo ou Mixila (não tenho tempo p fazer as duas), qual das duas trilhas é a mais bonita (tipo c mais plantas exóticas, maior biodiversidade, mais diferenças geográficas etc).

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...