Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola pessoal, depois de tanto pesquisar, principalmente aqui, fui conhecer a Chapada Diamantina, nessa semana irei fazer meu relato de viagem, mas diante mão, ja deixo algumas dicas de guia e pousada. Se ficar em Lençois, procurem a Pousada SOssego, da Ivana e Carlinhos, alem do filho mais velho deles, o Mikael, pai e filho sao excelentes guias, inclusive o Mikael fala ingles pra quem tiver amigo (a) estrangeiro. A Pousada fica so a 4 quadras do centro de Lençois, em 5 min de caminhada vc ta la, a POusada em si e muito limpa, bem estruturada, cafe da manha excelente e os donos fazem tudo pra ti deixar bem estruturado alem de dar boas dicas dos guias e roteiros. A diaria custa 35,00 reais. (75) 3334 - 1203 / (75) 9942 - 9285 / (75) 9966 - 1168. Ai esta o telefone de la. ALem disso, recomendo tambem o Samuca Correria (75) 9974-6759, guia experiente de Lençois e super responsavel. paciente, principalmente, e explica tudo do lugar. Pra aqueles que nao tem um condicionamento fisico bom pra fazer trilhas de mais de 3km, ele e o Mikael, sao a opçao correta, pois sao super atenciosos e pacientes pra esperar vc descansar. Bem, essa semana deixo meu relato aqui, coisa que tanto queria fazer aqui no Mochileiros.com, pois tirei praticamente tudo do meu primeiro mochilao, q dizer, semi-mochilao, daqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, gente! Sou nova por aqui também.

 

Vou para a Chapada com meu namorado em março, logo depois do Carnaval. Ficaremos seis dias inteiros lá, já tirando o deslocamento de ida e volta a Salvador. Já li o tópico todo e, primeiro, queria agradecer a todos pela ajuda. Mas ainda tenho umas dúvidas. Têm que saber que quero economizar o máximo possível, pois o orçamento é curto!

 

Pra aproveitar bem a viagem, já que é pouco tempo, pensei em ficar em Lençóis e Vale do Capão. De repente, três dias em cada. Pensei em ir primeiro pro Capão e, depois, para Lençóis. Aí vão as minhas dúvidas?

 

 

1 - É perigoso ir de Salvador para Lençóis à noite? Pensei em fazer o trajeto durante a noite pra economizar um dia de viagem.

 

2 - O que recomendam no vale do Capão??? O que dá pra fazer com guia. Dá pra ir do Capão para Lençóis? Em quato tempo? O que ver na trilha? Teremos dificuldades para fechar com o guia sendo apenas dois? A trilha passa pela Fumaça por cima? Recomendam guias?

 

3 - Em Lençóis, pensei em fazer o morro do Pai Inácio e Torrinha. Dá pra fazer sem guia? Dá pra fazer em um dia? O que mais recomendam por lá? Queria tentar ir ao Poço Azul ou Encantado. Acham difícil?

 

3 - O frio à noite lá nessa época é muito brabo??? Temos que levar saco de dormir pra frio ou cobertores para acampar nas trilhas?

 

4 - Preciso reservar pousada ou camping ou é tranquilo nessa época? Como pensei em fazer a trilha do Capão para Lençóis, acho melhor não reservar, não sei.

 

5 - Se tudo isso for possível, pensei em fazer um roteiro assim:

1º dia - Capão (livre ou trilha de bate e volta)

2º dia - Capão-Lençóis

3º dia - Capão - Lençóis

4º dia - Lençóis (Pai Inácio)

5º dia - Lençóis (Torrinha)

6º dia - Lençóis (alguma outra trilha bate e volta, ou algum poço)

 

Acham que seria melhor fazer o contrário, ficar um dia a mais no Capão?? Acham melhor outro roteiro totalmente diferente, outras cidades??

 

Obrigada a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 - É perigoso ir de Salvador para Lençóis à noite? Pensei em fazer o trajeto durante a noite pra economizar um dia de viagem.

 

Não. Pode ir de ônibus tranquila.

 

2 - O que recomendam no vale do Capão???

 

*Morrão e Águas Claras (dormir em Águas Claras e não subir o Morrão) ou subir o Morrão e cancelar Águas Claras (não recomendo fazer a subida com mochila, barraca etc.)

*Pizza da Pedra

*Conceição dos Gatos

*Rodas e Rio Preto

*Poço das Cobras

*Purificação

*Fumaça por cima

 

O que dá pra fazer com guia.

 

Tudo. O uso de guia depende da sua experiência nesse tipo de atividade, caso não tenha nenhuma ou pouca, tente dividir a diária do guia com outras pessoas lá mesmo ou se junte a um grupo já formado.

 

Dá pra ir do Capão para Lençóis? Em quato tempo? O que ver na trilha? Teremos dificuldades para fechar com o guia sendo apenas dois? A trilha passa pela Fumaça por cima? Recomendam guias?

 

Dá sim. Vc ai vai fazer a travessia Lençóis/Capão, é um bom jeito de ir para o capão saindo de Lençóis. A travessia leva 8 horas se vc tiver um bom ritmo. Essa foi a primeira trilha que eu fiz na minha vida. Na época eu era sedentária, fumante e sem nenhuma experiência, com a união dessas três coisas eu levei 12h para fazer a travessia.

Vc vai passar pelo Morrão e pelos Três Irmãos o fim da trilha é a Vila do Bomba lá vcs vão ter que arrumar alguém para levá-los de carro até o Capão (8km), quando eu fui conseguimos uma carona lá. Não passa pela fumaça e precisa sim de guia, inclusive tem uma parte que dá para se perder legal, tanto por causa de uma bifurcação que vai para a cachoeira dos cristais quanto por outros caminhos.

 

 

3 - O frio à noite lá nessa época é muito brabo??? Temos que levar saco de dormir pra frio ou cobertores para acampar nas trilhas?

 

Ainda não está na pior época mas faz frio sim. Leve ou cobertor ou saco de dormir e casaco. De dia é quente.

 

4 - Preciso reservar pousada ou camping ou é tranquilo nessa época? Como pensei em fazer a trilha do Capão para Lençóis, acho melhor não reservar, não sei.

 

Não precisa reservar

 

Dê uma fuçada aqui no site q vc encontra todas as respostas p essas perguntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3 - O frio à noite lá nessa época é muito brabo??? Temos que levar saco de dormir pra frio ou cobertores para acampar nas trilhas?

 

Hehehehe...

 

Isso depende de que parte do Brasil você é. Li aqui nos Mochileiros os relatos dos nossos amigos baianos, acostumados com o calorzão dessa Bahia abençoada por Deus, que fazia frio e levei até uma fleece. Enquanto estive na Chapada não consegui vestir nem calça comprida, de tão quente que estava. E olha que sou de BH, uma cidade de clima ameno, mas longe de ser frio.

 

O engraçado é que numa dessas noites quentes encontrei uma baiana na rua usando blusa comprida de lã.

 

:D

 

Talvez eu não tenha ido na época realmente fria, ou talvez o clima estivesse atípico quando fui lá. Mas de qualquer modo, vá tranquila, leve uma ou outra peça de inverno por precaução, mas não precisa exagerar nas roupas de frio para não pesar a mochila à toa.

 

Abraços,

 

 

Vítor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dá sim, mas de qualquer forma não passa pela fumaça. Nesse caso vc vai contratar um guia (tem uma associação de guias do capão) e conversar com os motoristas das rurais (já expliquei o q são as ruais em tópicos acima) para negociar o preço para levar vcs até a vila do Bomba (8km do Capão). De lá vcs vão pegar a mesma trilha que vai p o Morrão e depois seguir a trilha própria de Lençóis. Do Capão p Lençóis é mais tranquilo pq vcs vão pegar mais descidas do q subidas.

A fumaça tanto por cima quanto por baixo é um caminho diferente. Se vc for fazer a fumaça por baixo (trilha q exige um bom preparo físico) aí sim vc irá do Capão p Lençóis passando tanto pela fumaça por cima quanto vendo ela por baixo.

Um conselho: se vc quer ver a fumaça mas não tem o preparo suficiente para fazê-la por baixo, quando chegar ao Capão vc faz por cima e quando for sair de lá em direção a Lençóis faz a trilha Capão/Lençóis passando pelo Morrão.

Resumindo: há dois jeitos de chegar a Lençóis saindo do Capão: um é através da trilha da fumaça por baixo e o outro é através da trilha Lençóis/Capão, essas duas trilhas não se cruzam, são opostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa, Lycia, muito obrigada pela resposta. Muito esclarecedora mesmo. Só tenho mais uma perguntinha, pois já li esse fórum todo e encontrei respostas diferentes. A trilha do Capão para Lençóis, passando pelo Morrão, pode ser feita em quanto tempo. Já li que dá pra fazer em um dia.

 

Obrigada.

Bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...