Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Pessoal, depois de ler as 31 páginas deste tópico, tive uma idéia bastante ampla da Chapada Diamantina, porém preciso de suas preciosas dicas.Chegaremos, minha esposa e eu, em Salvador no dia 05/02 as 8:30 da manhã e alugaremos um carro para melhor deslocamento na Chapada, devido as distâncias entre as localidades.Voltarei no dia 14/02 às 19:55.Depois de muita pesquisa, decidimos que queremos ver/visitar: Fumacinha, Buracão, Fumaça por cima, Morro do Pai Inácio, Rampa do Caim, Torrinha, Poço Azul. Quais seriam as cidades ou vilas que devemos nos hospedar para visitarmos estas atrações? Neste período é fácil encontrar pousadas ou deve-se fazer reserva? E as estradas? Carro comum chega nestes locais(até o início das trilhas) ou somente 4x4?

Logisticamente não é interessante se basear em um único local fazendo bate-volta para todos estes lugares, seu consumo de combustível será alto, o aproveitamento do seu tempo não será eficiente e os valores de hospedagens nas cidades abaixo são equivalentes.

Portanto minhas sugestões:

 

Morro do Pai Inácio - Hospede-se em Lençóis.

 

Torrinha - Hospede-se em Lençóis.

 

Fumaça por cima - Hospede-se no Vale do Capão.

 

Rampa do Caim - Hospede-se em Andaraí ou Xique-Xique de Igatú. (eu prefiro Igatú).

 

Poço Azul - Hospede-se em Andaraí ou Xique-Xique de Igatú. (eu prefiro Igatú).

 

Fumacinha - Hospede-se em Mucugê ou Ibicoara (Mucugê possui melhores opções).

 

Buracão - Hospede-se em Mucugê ou Ibicoara (Mucugê possui melhores opções).

 

Em todos estes lugares um carro comum chega próximo ao início da trilha.

Acho desnecessário reservar hospedagem nesta época, existem muitas opções e negociando pessoalmente você consegue melhores preços.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lobogato, eu também estou montando meu roteiro, mas é para set/11. Dá para vc fazer a Torrinha e o Pai Inácio num dia e ficar em Lençóis(1). No outro dia, pode fazer a Fumaça por cima a partir do Capão e pernoitar lá (2). No dia seguinte, fazer Poço Azul e pernoitar em Igatu (3). Depois a Rampa do Caim e pernoitar Igatu (4). Fumacinha são dois dias (5 e 6). A cachoeira do Buracão no sétimo dia, com pernoite em Ibicoara ou Mucugê, se quiser já vir subindo em direção a Salvador. É uma sugestão.... A maior parte do seu roteiro é distante de Lençóis, não acho que compensa ficar hospedado todos os dias lá. Assim economiza combustível e tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, depois de ler as 31 páginas deste tópico, tive uma idéia bastante ampla da Chapada Diamantina, porém preciso de suas preciosas dicas.Chegaremos, minha esposa e eu, em Salvador no dia 05/02 as 8:30 da manhã e alugaremos um carro para melhor deslocamento na Chapada, devido as distâncias entre as localidades.Voltarei no dia 14/02 às 19:55.Depois de muita pesquisa, decidimos que queremos ver/visitar: Fumacinha, Buracão, Fumaça por cima, Morro do Pai Inácio, Rampa do Caim, Torrinha, Poço Azul. Quais seriam as cidades ou vilas que devemos nos hospedar para visitarmos estas atrações? Neste período é fácil encontrar pousadas ou deve-se fazer reserva? E as estradas? Carro comum chega nestes locais(até o início das trilhas) ou somente 4x4?

 

Aqui neste site tem um mapa legal para vc visualizar os roteiros, cidades etc: http://www.guiachapadadiamantina.com.br/mapa-do-parque/

Eu tenho um outro super completo, mas acho que para planejar este é mais limpo. Quando voltar por favor me passe o contato dos guias que contratar e os valores... Acho que vc vai ter dias sobrando, por que não vai conhecer o Mirante do Cachoeirão?

Abraço,

Humberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Humberto, eu sou péssima para saber quantos Km são de um lugar a outro, mas sei que não é tão longe que em duas horas não dê para chegar.

 

Dia 19/09 - Dá para acrescentar o Ribeirão de cima. Do Ribeirão de Cima vc desce para o do Meio. Eu ainda não fui no de cima, mas minha amiga (inexperiente) disse que é bom estar com guia.

Dá para fazer o seguinte: sair cedo e ir aos ribeirões. Depois do almoço vc vai ao Salão de Areia (logo atrás do Serrano), não tem nada de muito interessante não mas como é pertinho... Ainda atrás do Serrano tem uma prainha muito legal para banho. Pegue o pôr-do-sol no Serrano, é lindo.

Dica do Serrano: não são todas as piscininhas que vc pode entrar.

 

Dia 20/09 - Mucugê - não conheço, não posso opinar.

Dia 21/09 - Por que vc não dorme em Mucugê mesmo ao invés de voltar para Lençóis? Se não me engano, a Cachoeira do Buracão fica mais próxima de Mucugê do que de Lençóis (veja no mapa). Depois de fazer o Buracão, ai sim vc volta à Lençóis.

Dia 22 e 23/09 - ainda não conheço, vc vai ter que pedir a outra pessoa para opinar :) . Para o Capão vc vai com o carro locado? Acho mais interessante para os passeios que vc quer fazer ir de ônibus direto da rodoviária de Lençóis para a rodoviária de Palmeiras. A locação, nesse caso, será um gasto desnecessário. Da rodoviária de Palmeiras vc pega uma rural sem stress.

Dia 24/09 - A trilha da Fumaça por cima vc chega andando mesmo, aliás, ela começa ná associação de guias. Caso vc esteja de carro dá para ir a um rio ali perto (não lembro o nome mas é só vc falar assim p o guia: qual é o rio que o pessoal vai quando volta da fumaça? Eles sabem).

Dia 25/09 - Mirante do Cachoeirão - não conheço mas já anotei a dica! :D

Dia 26/09 - Ainda dá p conhecer algo de Salvador.

 

Mais informações: http://viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas/roteiros-de-viagem/guia-brasil-2011/chapada-diamantina/

 

Oi Lycia, li seu relato de viagem, muito bom! Obrigado por compartilhar as informações. Fiquei com algumas dúvidas:

1-Quais os horário de ônibus de Lençóis para Palmeiras? É só os que vem de Salvador da Real Expresso? E das rurais de Palmeiras para Capão?

2-Eu tenho bota, mas minha noiva não...Vc acha que é necessário ela fazer as trilhas de bota? (relatos de várias pessoas com torsão)Se for preciso comprar logo para ela ir amaciando até setembro.

3-Vc sabe se a cachoeira da purificação pelo caminho tradicional é mais light? Vc recomenda este passeio como uma opção para quem se hospedar no Capão?

4-Vc comentou que a Fumaça não compensa na seca e em setembro é possível que esteja seco. O Poço do Gavião, Águas Claras e Morrão, Rodas e Rio Preto, Conceição dos Gatos e Poço das Cobras são perenes e eu poderia deixar como uma opção à Fumaça?

 

Sobre o mirante do cachoeirão, estou pesquisando se dá para fazer em um dia a partir de guiné. Peguei umas fotos na web é muito bonito!

 

IMG]http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110118194356.jpg[/img]

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada, Humberto.

Fiquei com algumas dúvidas:

1-Quais os horário de ônibus de Lençóis para Palmeiras? É só os que vem de Salvador da Real Expresso? E das rurais de Palmeiras para Capão?

 

Só uma informação extra: Acabei de ver no site da Real Expresso que o ônibus que sai de Salvador para Lençóis sai as 23:00 e não as 23:30 como estávamos pensando. Os ônibus são sim os que vÊm de Salvador e a única empresa é a Real Expresso.

As rurais de Palmeiras já sabem os horários que chegam os ônibus de Lençóis, ou seja, quando vc chegar já terão rurais te esperando. Elas enchem de gente e partem. Vc vai ver lá um monte de carro tipo gipe e tem uns paus de arara :lol: esperando.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110118225212.jpg 500 375 Legenda da Foto]pau de arara[/picturethis]

 

De Lençóis para Palmeiras:

 

TABELA DE HORÁRIOS DISPONÍVEIS

Serviço Horário de Saída

 

Livres Preço Empresa

1357 03:30 6,29 CONVENCIONAL

2305 04:00 6,29 CONVENCIONAL

1345 13:15 6,29 CONVENCIONAL

1660 22:30 6,29 CONVENCIONAL

 

Endereço da Real Expresso: http://www.realexpresso.com.br/

 

Ao chegar na rodoviária de Lençóis vc confirma esses preços e os horários.

 

2-Eu tenho bota, mas minha noiva não...Vc acha que é necessário ela fazer as trilhas de bota? (relatos de várias pessoas com torsão)Se for preciso comprar logo para ela ir amaciando até setembro.

 

Essencial ela está de bota. Se vc tiver dúvida sobre que bota comprar vá até o tópico equipamentos de camping e aventuras, tem informações preciosas. A bota protege de torções (muito frequente por lá), mordida de animais, topadas (tb comuns) entre outros. É sempre bom amaciar sim. Eu já fiz a loucura de usar uma bota pela primeira vez numa trilha puxada por sinal, e não tive problemas pq, por incrível que pareça a bota se ajustou superbem ao meu pé e era bastante macia, mas se vc pode amaciá-la, então faça.

 

3-Vc sabe se a cachoeira da purificação pelo caminho tradicional é mais light? Vc recomenda este passeio como uma opção para quem se hospedar no Capão?

 

Pelo caminho tradicional ela é bem tranquila, recomendo sim, mas a água é gelaaaada. Mas vale sim. Um aviso: vcs vão pegar a época de frio lá, levem casaco, de madrugada esfria mesmo. Ah, os rios tb estarão mais frios. Tem fotos da purificação no meu relato. Para chegar lá vcs vão ter que ir até a Vila do Bomba, quando eu fui lá, fui andando mesmo, mas é uma andada desnecessária. Pergunte a um dos motoristas de alguma rural por quanto eles fazem para levar vcs até lá e depois buscar. Ou então faça melhor, aproveite os almoços coletivos ou pare as pessoas pela rua mesmo e pergunte se alguém irá para lá, se alguém for e tiver carona ou quiser rachar com vcs a rural será melhor. É muito normal isso por lá, eu faço toda vez :)

 

4-Vc comentou que a Fumaça não compensa na seca e em setembro é possível que esteja seco. O Poço do Gavião, Águas Claras e Morrão, Rodas e Rio Preto, Conceição dos Gatos e Poço das Cobras são perenes e eu poderia deixar como uma opção à Fumaça?

 

Sim, são boas opções, mas vamos por partes:

Poço do gavião: trilha de 2 dias.

Águas Claras e Morrão: É interessante dormir em águas claras, apesar de poder ser feita em apenas um dia. Águas Claras e Morrão pode ser feita apenas passando pelo Morrão ou com subida ao topo do Morrão. Eu já fiz essa subida. Não chega a ser tecnicamente uma escalada, mas para mim que só escalava porta quando pequena foi uma escalada. Ia até fazer um relato aqui dessa viagem mas a preguiça foi maior. :)

A subida ao Morrão torna-se perigosa porque é cheio de pedras grandes e soltas, ou seja, uma pegada errada vc pode se acidentar ou acidentar quem está embaixo. É uma escalada com puoco espaço entre o lugar de pisar e um precipício que no topo chega a 400m e a subida é feita sem equipamento. Já ouvi gente falando que é tranquila, mas eu achei perigosa (leve em consideração que eu sou um tanto medrosa e catastrófica tb). Ah e quando eu fiz pegamos uma tempestade, as pedras estavam escorregadias e o lugar com uma neblina que deixava pouca visão.

Rodas e Rio Preto: siga a dica de Fridda, eu segui e foi legal. Não precisa de guia.

Conceição dos Gatos e Poço das Cobras: precisa de carro para chegar.

 

Sobre o mirante do cachoeirão, estou pesquisando se dá para fazer em um dia a partir de guiné. Peguei umas fotos na web é muito bonito!

Linda as fotos. Eu já vi a segunda imagem, acho q é da trilha do paty, confirme essa informação. Pode ser q esse mirante fique nessa trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Lobogato,

Essas atrações ficam e/ou pertencerm a cidades distintas, a cidade ideal pra vc se hospedar seria LENÇÓIS que tem melhor infraestrutura turística. A partir de Lençóis dá pra visitar todas essas atrações. Eu recomendo ficar pelo menos uns 2 dias no VALE DO CAPÃO quando for pra Cachoeira da Fumaça.

 

Com relação ao carro, vc deve ficar atento às possíveis chuvas mas se não chover dá pra ir tranquilo, dá pra chegar nas entradas das trilhas.

 

É sempre melhor garantir a reserva da hospedagem, esta época é grande a procura.

 

A Cachoeira da Fumacinha, que fica em Ibicoara-BA, faço uma uma ressalva: a trilha é difícil, é preciso se preparar fisicamente, pra se embrenhar na mata, atravessar rios, caminhar e pular nas pedras do leito do rio etc. caminhada pesada de 4 horas (ida) +/- 4 horas (volta). É um lugar lindo!!!

 

abraços, espero ter ajudado!

 

Frida,

 

Eu pretendo me hospedar nas localidades mais próximas das atrações. VALE DO CAPÃO, ficarei sim, pelo menos dois dias para curtir o local. Pelos relatos que li, principalmente vindos de você, a vila parece ser apaixonante! Quanto a Cachoeira da Fumacinha, acho que vou me esforçar para conhece-la.Dá pra fazer em um dia ou tem que pernoitar na trilha?

 

Agradeço suas informações.

 

Abraços,

 

Luiz Angelo[linkbox][/linkbox]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Logisticamente não é interessante se basear em um único local fazendo bate-volta para todos estes lugares, seu consumo de combustível será alto, o aproveitamento do seu tempo não será eficiente e os valores de hospedagens nas cidades abaixo são equivalentes.

Portanto minhas sugestões:

 

Morro do Pai Inácio - Hospede-se em Lençóis.

 

Torrinha - Hospede-se em Lençóis.

 

Fumaça por cima - Hospede-se no Vale do Capão.

 

Rampa do Caim - Hospede-se em Andaraí ou Xique-Xique de Igatú. (eu prefiro Igatú).

 

Poço Azul - Hospede-se em Andaraí ou Xique-Xique de Igatú. (eu prefiro Igatú).

 

Fumacinha - Hospede-se em Mucugê ou Ibicoara (Mucugê possui melhores opções).

 

Buracão - Hospede-se em Mucugê ou Ibicoara (Mucugê possui melhores opções).

 

Em todos estes lugares um carro comum chega próximo ao início da trilha.

Acho desnecessário reservar hospedagem nesta época, existem muitas opções e negociando pessoalmente você consegue melhores preços.

 

Abraço.

 

 

Sandro,

 

É exatamente isto que eu queria. Com este roteiro irei aproveitar melhor a logística de minha viagem e se der tempo, visitarei outras atrações, mesmo porque este meu roteiro não é fechado. Posso acrescentar outros lugares ou até mesmo retirar algum.

 

Muito obrigado pelas dicas.

 

Abraços,

 

Luiz Ângelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Lobogato,

A trilha da Cachoeira da Fumacinha dá pra fazer "bate e volta", fica bem puxado mas dá pra fazer sim! Porém, o bom mesmo é pernoitar, vc vai ver um céu tão lindo... e na volta vai curtinho as outras cachoeiras menos famosas pelo caminho, a trilha em si é um espetáculo a parte! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Sandro,

 

É exatamente isto que eu queria. Com este roteiro irei aproveitar melhor a logística de minha viagem e se der tempo, visitarei outras atrações, mesmo porque este meu roteiro não é fechado. Posso acrescentar outros lugares ou até mesmo retirar algum.

 

Muito obrigado pelas dicas.

 

Abraços,

 

Luiz Ângelo

Seu roteiro está adequado, vejo um lastro de tempo de 1 dia, o que está ideal para cobrir os imprevistos que advêm de uma mochilada com tantos deslocamentos com veículo e caminhadas longas. Afinal quem viaja com roteiro todo fechado é turista de pacote por agência.

Um mochileiro que se preze também se dá a oportunidade do acaso, para conhecer coisas novas e inusitadas, para isto é necessário tempo livre dentro de um roteiro pré-concebido.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...