Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Olá,

 

Vou estar na Chapada de 1 a 5 de março. Quero fazer a Fumaça por Baixo e uma agencia me ofereceu de 3 a 5/03 com mais uma pessoa, por 450,00. Achei caro, mas preferi vir aqui perguntar se é provável eu conseguir fazer a mesma trilha nesse período por um valor melhor.

 

Valeu!!!

 

Bom dia!!! bem vinda ao mochileiros.com!!!

 

Sim, é possível fazer esta trilha bem mais barato do que com agências, vc contrata um guia através da associação de condutores do Vale do Capão, a diária fica entre R$ 80,00 e R$ 100,00.

 

Em Lençóis vc deve procurar por guias que cobram este valor, evite aqueles guias que ficam assediando as pessoas, oferecendo seus serviços na rodoviária, converse com o pessoal das pousadas e campings e se junto a um grupo, pesquise, negocie... com uma boa conversa dá pra obter bons descontos e este valor cair mais ainda.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá,

 

Vou estar na Chapada de 1 a 5 de março. Quero fazer a Fumaça por Baixo e uma agencia me ofereceu de 3 a 5/03 com mais uma pessoa, por 450,00. Achei caro, mas preferi vir aqui perguntar se é provável eu conseguir fazer a mesma trilha nesse período por um valor melhor.

 

Valeu!!!

 

Olá Joyce,

 

Uma alternativa que você pode tentar é conhecer outras pessoas que vão fazer a trilha sem guia. Como o início de ano tem muita gente que faz a trilha, ela fica bem demarcada e fácil de seguir, basta apenas ter uma mapa bacana (que vende na Chapada e chama Trilhas e Caminhos), mas sempre vá com mais pessoas.

 

Em Janeiro estive lá e conheci algumas pessoas que estavam procurando compania para fazer a trilha sem guia, isso não vai ser problema.

 

Caso você prefira ir com guia, o pessoal de pousadas e campings sempre tem um para indicar. Como a frida_ssa comentou. Uma dica é conversar bem com o guia antes de contratar porque vi várias situações onde os guias ficavam apressandao as pessoas e isso é muito ruim porque você não consegue curtir o lugar.

 

Abraço,

 

Yuri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salve pessoal!

 

Estou indo à Chapada pra um rápido pessoal, pois consegui uns dias de folga durante o carnaval. Queria umas informações do pessoal, pois é minha primeira passagem pela Chapada.

 

1. O banho está permitido no Poço Azul (Igatu)? É que li tanta coisa e, salvo engano, passei o olho numa informação de que o banho ali havia sido proibido. Sei que no Poço Encantado, ao lado dele, não se pode banhar. Vou ficar em Lençóis, vou de carro (Hilux 4x4), por isso estou alterando o trajeto para passar por essa região na ida e conhecer os dois Poços antes mesmo de chegar a Lençóis.

 

2. Dá pra fazer Torrinha, Pratinha, a Gruta Azul e o Morro do Pai Inácio num dia só? Estou levando meu pai de 65 anos, por isso, pergunto: se eu sair após o café da manhã de Lençóis, daria pra fazer tudo isso num dia com calma? Há algum local indicado pra almoçar por ali?

 

3. No dia seguinte pretendo fazer a Cachoeira da Fumaça por cima, mas aí acho que vou deixar meu pai na cidade, pois são 4h de caminhada. Não sei o nível de dificuldade da trilha.

 

4. Tenho ainda mais um dia inteiro livre, ainda não decidi o que fazer. Estou pesquisando, lendo bastante, enfim, nessa filosofia 'mochileiros.com', pois é muita coisa disponível. Afora trekking de longa duração, o que vocês considerariam imperdível?

 

Aquele abraço.

Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

emargotto,

 

Seguem as respostas.

 

1 - Não sei dizer, ouvi a respeito mas não lembro qual dos poços está com esta proibição.

 

2 - Existem roteiros de agências de turismo que incluem Pratinha, Gruta Azul e Pai Inácio em um único dia, normalmente a saída é às 10h e o retorno às 18h, como você vai de carro acho possível sim adicionar a Torrinha no roteiro, mas fica um pouco corrido.

 

3 - A trilha da Fumaça por cima tem uma subida de 1,5 km com um desnível de 350 metros, é um pouco puxada mas depois é tudo plano. Da pra dizer que é de leve a moderada. No meu blog tem o post sobre esta trilha com as fotos e o track do GPS (onde da para ver a altimetria): http://destinotrilha.blogspot.com

 

4 - As trilhas de um dia que eu conheço e posso indicar são:

 

- Rio das Rodas e Cachoeira do Rio Preto (Vale do Capão) - Essa trilha é leve e fácil de ser feita sem guia

 

- Serrano, Cachoeirinha, Cachoeira Primavera e Poço (não sei o nome, mas fica logo acima da Cachoeira da Primavera) (Lençois) - Em Lençóis você vai sofrer o assédio de muitos guias oferecendo seu serviço para guiar por essa trilha, não achei necessário ja que ela é bem fácil e movimentada. O preço cobrado fica em torno de R$30,00

 

- Morrão e Águas Claras (Vale do Capão) - Caminhada um pouco mais longa, mas é a que eu acho que vale mais a pena. É possível de ser feita sem guia, o segredo é manter o Morrão sempre a sua esquerda e nas duas primeiras bifurcações, ainda na estrada de terra, seguir a direita

 

- Poço Angélica e Cachoeira da Purificação (Vale do Capão) - Para falar a verdade eu não conheço mas sei que pode ser feita em um dia e o lugar é bacana.

 

Essa semana devo postar a trilha do Morrão e Águas Claras, ainda preciso arrumar o track log e as fotos, mas aviso assim que postar.

 

Abraço,

 

Yuri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como são as trilhas do vale do paty? Bem demarcadas? ou teriam muitas bifurcações?

 

Qual a possilidade de fazer elas sem guias? A questão não é tanto se perder, mas correr o risco de passar direto dos pontos.

 

Tenho GPS e se eu pegar a trilhas mais os wayspoints, sabem me dizer se funciona? Porque por Exemplo quando fui na fumacinha os canions bloquearam o sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Só pra registrar pro pessoal, pois ficou uma dúvida no meu último post e depois de pesquisar obtive uma informação precisa. O local interditado pelo IBAMA é o poço encantado, pois construíram uma escada de cimento para acesso, em desconformidade com a legislação ambiental. Perto dele, porém, o lindo poço azul, onde o mergulho é permitido, está com visitação mantida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...