Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Linhas de Nazca

peru-arqueologico.gif.0cbeb863847513e312c4b639ae68f083.gif

Este tópico é dirigido àqueles que, aproveitando a passagem por Machu Picchu, darão uma "escapadinha" até as Linhas de Nazca e quem sabe Ica, aproveitando e enriquecendo ainda mais este incrível passeio.

Estendida por uma área de 500 km², do árido deserto do sul peruano, as Linhas de Nazca são tão imensas que só revelam seus desenhos ao serem observadas do alto. De perto é impossível distinguir as formas de trapézios, retângulos, ziguezagues, figuras de animais e plantas, construídas há mais de 2 mil anos pela antiga civilização de Nazca. O grande enigma gira em torno do que possa ter levado à criação dessa galeria de arte em pleno deserto - principalmente quando o homem nem sonhava em inventar o avião. Alguns estudos sugerem que as linhas formam um gigante mapa do sistema subterrâneo de água da região, outros que os desenhos formam um calendário astronômico.

beijaflor.jpg.cc224bcfd753b1c8d1bf57a5f11670b9.jpg

Construídas com uma linha ininterrupta, os desenhos de Nazca revelam, na verdade, a sabedoria e a habilidade da civilização de Nazca. Durante centenas de anos, eles removeram o leito mais escuro do Pampa, conhecido como verniz do deserto, revelendo abaixo um solo mais claro. Assim criaram as linhas e figuras. Os contornos foram realçados por pedras. Cordões e estacas serviram como compasso para elaborar as formas.

O tempo de viagem tanto de Cusco como de Arequipa é em torno de 10 horas, portanto, acho que compensa mais viajar a noite, dormir no busão..chegar cedo em Nasca..fazer o passeio...e voltar a noite..tem bus as 18:30 de Nasca para Cusco pela Expresso Molina e custa 50 soles

De Arequipa a Nasca pela Ormeño paguei 40 soles, saindo as 21:30 e chegando as 7 da manha.

Conheci o pessoal lá de uma agência e acertamos algo bem interessante pro pessoal, um descontinho camarada para o Sobrevôo sobre as Linhas de Nazca, com a empresa Aeroparacas.

Em Pisco também tem o passeio nas Islas Ballestras, o qual é muito interessante, reserva ecológica onde existem Spamres de lobos marinhos,pelicanos, etc.

Ainda em Nazca, é possivel fazer os passeios pelos cemitérios Nazca, e, pela cidade, assistir demonstrações da fabricação da cerâmica Nazca. Alguns pequenos pontos ainda demonstram, de maneira bem prática, a mineração do ouro.

A 30 km de Nazca fica o Cemitério de Chaullita, onde pode-se observar as tumbas, esqueletos e múmias do período 1000 a 1300aC.

A poucos anos atrás as múmias eram vistas na superfície, mas agora elas foram colocadas em 12 tumbas.

O cemitério foi descoberto pelos fazendeiros locais.

A total ausência de chuvas na região tem permitido a preservação destas múmias.

598d9e20d6841_cemitrio.jpg.6ab9e4c644ef4627a83ceffe62e86c0e.jpg

Pisco, a cidade mais próxima a entrada do Parque Nacional de Paracas, fica no ponto médio entre Lima e Nazca. O clima é de balneário, um lugar onde as pessoas passam férias e feriados. A marina local é cheia de lanchas e barcos, o que demonstra ser um destino para endinheirados. Nas praias próximas ao centro da cidade são movimentadas, repletas de guarda-sóis, pessoas se bronzeando, crianças brincando.

Pisco

A 237 km ao sul de Lima no Peru fica a cidade de Pisco com seus 90.000 habitantes. Os hotéis são confortáveis. Eu recomendo o Regency Plaza Hotel  que possui quartos bem limpos. Pode-se chegar a Pisco de ônibus a partir de Lima em uma viagem de 3 horas e preço de US$ 3,50/pessoal. A empresa Soyus tem bons ônibus.

Antes de 1925 o arqueologista peruano J.C. Tello descobriu o sítio de culturas Paracas, que existiram no período de 1300aC a 300dC. Estes povos são reconhecidos por terem produzidos os mais finos têxteis conhecidos no período pré-colombiano.

Pouco se sabe da cultura Paracas Antigo, exceto que foi influenciada pela cultura Chavin (que deu origem a todas culturas do Peru)

Islas Ballestas

Recomenda-se levar roupas (jaquetas) para o frio e se possível impermeável, pois o vento na lancha e os respingo do mar são inevitáveis. Pode-se ver:

pinguinos-humboldt.jpg.eb6ba672a85851d0a69a11569b7f77e9.jpg

O passeio para "Islas Ballestas" é feito de lancha, bem rápida por sinal, com umas 8 pessoas, o trecho costeiro entre a marina e as ilhas é vencido em aproximadamente 40 minutos

No trajeto, é possivel observar o candelabro, uma figura é grandiosa, talvez uns 20 metros de ponta a ponta. O mais interessante é que a mesma parece recém feita, em uma duna e que a qualquer momento pode soprar um vento mais forte e desfazê-la.

candelabro.jpg.017dd9dfdb7a2661dc17641acca93a13.jpg

----------------------------------------------------------------------------------------

Teorias sobre as linhas de Nazca

As Linhas de Nazca fazem parte do conjunto dos grandes mistérios da humanidade e foram descobertas após os anos de 1930 quando as pessoas começaram a viajar de avião sobre a área, despertando então o interesse de antropólogos que passaram a estudá-las.   

As linhas são desenhos rasos feitos no chão e quase imperceptíveis em solo. Centenas delas são simples linhas ou formas geométricas e há também mais de 70 desenhos de animais, aves, peixes e figuras humanas. As maiores têm mais de 200 metros de diâmetro.

Os estudiosos divergem na interpretação, mas geralmente atribuem-lhe significado religioso, mas obviamente elas se tornaram um prato cheio para todos os tipos de especulação e estão quase que diariamente populando a imaginação dos telespectadores do History Channel: “Aliens!” 😀

Aliens

Em 1985, o arqueólogo Johan Reinhard publicou dados arqueológicos, etnográficos e históricos que demonstram que o culto às montanhas e outras fontes de água predominaram na religião e na economia da Civilização de Nazca. Ele teorizou que as linhas e as figuras eram parte das práticas religiosas que envolvem o culto a divindades associadas com a disponibilidade de água: “E aí galera do céu, olha que desenho maneiro nós fizemos pra vocês! Mandem chuva por favor!”

A base para visitação é a cidade de Nazca, onde é possível contratar um sobrevoo ou passeio guiado pelo deserto. A cidade não possui muitos atrativos além de pequenos museus. Um sobrevoo que geralmente dura 30 minutos, custa entre US$ 50 e US$ 110 (isso vai depender do seu poder de barganha). Você pode também fazer uma caminhada guiada pelo Deserto de Nazca até um dos mirantes de onde é possível ver parcialmente alguns dos desenhos. Se for sobrevoar a região, o melhor horário para o passeio é pela manhã.  Mais informações sobre as Linhas de Nazca você encontra aqui.

Um voo de drone sobre as linhas de Nazca

• Respostas 542
  • Visualizações 150.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Comentários em outros tópicos dizem que a empresa Oltursa é muito melhor que a Cruz del Sur.    

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Cassizanon, continue pesquisando.

Pegue um mapa e em primeiro lugar veja as cidades onde estão. Depois pesquise aqui no fórum o que tem nessas cidades.

Depois você procura também aqui no fórum como ir de uma cidade para outra.

O que você precisa é saber onde vai, depois o resto a gente te dá um help.

Intééé

Postado
  • Membros

Ok... eu sei quais sao as cidades... tipo, lima, cuzco, machu picchu, e mais algumas.... mas eu preciso de um roteiro, de alguem que ja foi, pra eu ter uma base... pra saber qnto tempo ficar... tipo, eu tenho 17 dias... entao tenho bastante tempo pra conhecer varios lugares (????), tipo, lugares exoticos, com neve, ja q vai ser inverno...

obrigado

Postado
  • Membros

Cassizanon

Se você já sabe quais são as cidades, procure informações sobre elas aqui: peru-f114.html

Se você quer ler o relato das pessoas que já foi, procure por eles aqui: america-do-sul-relatos-de-viagem-f390.html

E se você quer ver o roteiro dos outros usuários, ou pedir ajuda no seu roteiro, poste aqui: america-do-sul-roteiros-de-viagem-f419.html

Pelas suas perguntas dá para saber que você ainda não tem informações necessárias para montar um roteiro. O Peru é muito mais do que "Lima, Cusco, Machu Picchu e mais algumas".

Dá uma olhada no guia da Costa Peruana: costa-peruana-guia-de-informacoes-t36173.html

Informações gerais do Peru: peru-informacoes-gerais-t16426.html

Informações sobre os Andes: andes-peruanos-guia-de-informacoes-t37045.html

Dei uma olhada em suas mensagens e vi que está planejando uma viagem à Itália da mesma maneira que está fazendo aqui. Perguntando "o que eu devo fazer? onde eu devo ir? onde eu devo ficar? quanto tempo eu devo ficar?"

Gostaria de dizer que o mochileiros não é uma agência de viagem. Aqui nós disponibilizamos uma base de dados com experiências e dicas de outros usuários para VOCÊ PESQUISAR, VOCÊ DECIDIR.

Se eu for te passar o roteiro pronto, com todas as informações que você quer, ela passa a ser a MINHA viagem, e não a SUA. E é justamente isso que nós não queremos fazer. Aqui você vai aprender a pescar em vez de ganhar o peixe de graça. Espero que entenda, pois é para isso que serve este fórum.

Portanto, mãos à obra para pesquisar! PESQUISE MUITO! Essa é a etapa principal na viagem de qualquer mochileiro que se preze. Agora, se quiser tudo mastigadinho, sugiro você ir de CVC, não precisa nem perder tempo PLANEJANDO!

Intééé

Postado
  • Membros

Gostaria de dizer que o mochileiros não é uma agência de viagem. Aqui nós disponibilizamos uma base de dados com experiências e dicas de outros usuários para VOCÊ PESQUISAR, VOCÊ DECIDIR.

Se eu for te passar o roteiro pronto, com todas as informações que você quer, ela passa a ser a MINHA viagem, e não a SUA. E é justamente isso que nós não queremos fazer. Aqui você vai aprender a pescar em vez de ganhar o peixe de graça. Espero que entenda, pois é para isso que serve este fórum.

[t1]Faço dessas, as minhas palavras! [/t1]

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Salve gurizada!

depois de alguns dias, lendo e relendo informações por aqui, decidi colocar Nazca, Ica e Pisco na rota. Vi que tem muita coisa interessante e bonita para se ver nessas cidades, sem falar que tem o Pacifico...

a seguinte duvida é sobre como conhecer essas cidades. Chego de Cusco em Nazca, provavelmente de manhã ou madrugada (pelo que eu li), e não sei se (1) vejo as linhas de nazca nesse mesmo dia e depois vou direto pra Ica-Pisco conhecer os atrativos de lá ouuuu chegando em (2) Nazca vou direto pra Ica-Pisco e depois retornando à Nazca vejo as linhas. Depois desse percurso eu irei a Arequipa.

A quantidade de tempo nesse trecho (Nazca-Ica-Pisco) é de um dia e meio, onde tirarei um dia em Ica-Pisco e o restante do outro meio dia em Nazca.

Independente de qual dos dois irei realizar, tenho q pegar um bus pra Arequipa. Mas pego de Nazca ou Ica?

abraços gurizada!

Postado
  • Membros
Salve gurizada!

depois de alguns dias, lendo e relendo informações por aqui, decidi colocar Nazca, Ica e Pisco na rota. Vi que tem muita coisa interessante e bonita para se ver nessas cidades, sem falar que tem o Pacifico...

a seguinte duvida é sobre como conhecer essas cidades. Chego de Cusco em Nazca, provavelmente de manhã ou madrugada (pelo que eu li), e não sei se (1) vejo as linhas de nazca nesse mesmo dia e depois vou direto pra Ica-Pisco conhecer os atrativos de lá ouuuu chegando em (2) Nazca vou direto pra Ica-Pisco e depois retornando à Nazca vejo as linhas. Depois desse percurso eu irei a Arequipa.

A quantidade de tempo nesse trecho (Nazca-Ica-Pisco) é de um dia e meio, onde tirarei um dia em Ica-Pisco e o restante do outro meio dia em Nazca.

Independente de qual dos dois irei realizar, tenho q pegar um bus pra Arequipa. Mas pego de Nazca ou Ica?

abraços gurizada!

Niltto

Como seu destino final é Arequipa eu acho mais fácil começar por Ica, assim você vai descendo: Ica - Nazca - Arequipa. Mas sinceramente não faz muita diferença, porque Ica e Nazca são bem próximas, cerca de 2 horas de distância.

Saindo de Cusco você encontra ônibus direto para Ica, não precisa ficar em Nazca. Na verdade é o mesmo ônibus, que faz o trajeto Cusco - Lima, e você desce no caminho ou em Nazca ou em Ica.

Postado
  • Membros

Renato

Uma pena isso ter acontecido!!!

Lembro que quando voei pelas linhas (mesma empresa) o avião parecia mais um fusca com asas, balançava muito, o piloto parecia não ter muita experiência, o que me fez sentir muito medo (mesmo sendo piloto privado há 8 anos)...

Abraço

Edy

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Moçada

genial, acabei de descobrir onde vou ficar em ica... nao vi nenhuma sugestao alem da La Casa de Arena

mas... alguem lembra quanto custou a diaria? no livro do zizo nao tem e nao achei na net mta coisa...

algo em torno de S 40,00/dia

[]´s

bruno, creio q vc já tenha ido, então essa minha resposta já não vai mais servir pra vc... :roll:

no entanto, pode servir pra outras pessoas!

eu fiquei no casa de arena 2 (que é tipo uma filial do casa de arena) em agosto/09 e paguei 30S por um quarto com banheiro privativo (ainda tive 5S de desconto na diária depois de reservar o sandboarding com eles).

o site é: http://www.casa-de-arena.com

de lá já combinei os passeios pras ilhas balletas e nazca.

valeu! ::otemo::

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Senhores,

Descendo em Ica, dá pra ir a pé até Laguna de Huacachina?

Ou é longe o suficiente pra não valer a pena?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.