Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado

O estado de Minas Gerais é uma das 27 unidades da República Federativa do Brasil, com uma população estimada 17.9 milhões de habitantes.

Está localizado na região Sudeste do Brasil, junto com São Paulo, Rio de Janeiro, e Espírito Santo.

Tem como estados limítrofes: Bahia (norte e nordeste), Espírito Santo (leste), Rio de Janeiro (sudeste), São Paulo (sul e sudeste), Mato Grosso do Sul (oeste) e Goiás e Distrito Federal (noroeste). A linha divisória soma 4.727 km.

Com acesso ao oceano Atlântico através dos vizinhos Espírito Santo e Rio Janeiro, o território de Minas Gerais fica entre os paralelos de 14º13'58" de latitude norte e 22º54'00" de latitude sul e os meridianos de 39º51'32" e 51º02'35" a oeste de Greenwich. A maior distância linear entre os pontos extremos é de 986 km, no sentido norte-sul, e de 1.248 km, no leste-oeste.

A área territorial é de 588,4 mil quilômetros quadrados. Isso representa 6,9% da área territorial brasileira (8,5 milhões de quilômetros quadrados).

A capital é Belo Horizonte, concebida e planejada para substituir a colonial Ouro Preto ao final do século 19, então saturada e esgotada em sua capacidade de infra-estrutura para sediar o governo. Teve sua construção marcada pela formulação de planejamento urbano específico, espelhado no exemplo de Boston (EUA). Foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897.

Belo Horizonte, cidade centenária e a primeira capital projetada do país, possui atualmente mais de 2,1 milhões de habitantes. Recentemente foi considerada a metrópole com melhor qualidade de vida da América Latina pelo Population Crisis Commitee da ONU e a 45ª entre as cem melhores do mundo. Do alto da Serra do Curral, que cerca parte da cidade, é possível deslumbrar algumas das belezas naturais, simbolizadas por extensas áreas arborizadas e pelos arranha-céus. Neste aspecto Belo Horizonte é considerada cidade modelo. O clima ameno e agradável permite uma temperatura média anual de 21º C. A cidade conta ainda com o rico conjunto arquitetônico da Pampulha, composto por museus e obras de Oscar Niemeyer.

• Respostas 388
  • Visualizações 134.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• James D. por aí
    James D. por aí

Boa tarde... Acho que você tá muito mal informado...  o Carnaval de BH a mais ou menos 5 anos vem se tornando destaque na região sudeste e já se tornou uma paixão e patrimônio da cidade. Escolas de

• Vc está bem desatualizado mesmo. O carnaval de BH já se consolidou e só cresce a cada ano, são mais de 500 blocos de rua, para todos os gostos. Esse ano são esperadas quase 5 milhões de pessoas.

• Realmente o carnaval de BH cresceu bastante. Há alguns anos quando se falava em carnaval em Minas logo se pensava em Ouro Preto. Atualmente BH já desponta como o carnaval mais comentado do estado

Featured Replies

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Bom dia pessoal,

Pretendo conhecer BH, saindo de Vitória no dia 25/12 e chegando lá pela manhã no dia 26/12.

Gostaria de saber se alguém conhece esse albergue: Chalé Mineiro http://www.chalemineirohostel.com.br/ e se podem me indicar algum bom em BH.

Grato.

Abraços,

Junior

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Galera, qual a real das chuvas que estão caindo por aí? Pensei em dar uma chegada aí em BH no carnaval e curtir os arredores (arte, botecagem e natureza, sem folia). Dá pra fazer ou por conta dos estragos é melhor esperar?

Postado
  • Membros
Galera, qual a real das chuvas que estão caindo por aí? Pensei em dar uma chegada aí em BH no carnaval e curtir os arredores (arte, botecagem e natureza, sem folia). Dá pra fazer ou por conta dos estragos é melhor esperar?

Cara, BH vira uma cidade fantasma no Carnaval, não vale a penia vir para cá nesta época. Já nas cidades do interior de Minas o bicho pega!

Considero Ouro Preto e Diamantina as melhores para se passar o Carnaval. Porém, recomendo somente para quem está a fim de curtir folia e no máximo cachoeira, porque não dá para visitar igrejas e museus nesses dias. E se a idéia for ir para elas, reserve sua hospedagem o mais rápido possível: você já está atrasado.

Abraços,

Vítor

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Cara, BH vira uma cidade fantasma no Carnaval, não vale a penia vir para cá nesta época. Já nas cidades do interior de Minas o bicho pega!

Considero Ouro Preto e Diamantina as melhores para se passar o Carnaval. Porém, recomendo somente para quem está a fim de curtir folia e no máximo cachoeira, porque não dá para visitar igrejas e museus nesses dias. E se a idéia for ir para elas, reserve sua hospedagem o mais rápido possível: você já está atrasado.

Abraços,

Vítor

Raulzito ,

se a sua intenção for a que vc falou venha para BH mesmo! A chuvas já passaram agora o tempo está bom. Sobre o carnaval , realmente BH ficava um deserto mas a 1 2 anos atrás estão começando a levantar o carnaval de BH com vários blocos espalhados pela cidade ( lógico que não do tamnho do RJ ) , vários amigos ficaram aqui em BH ano passado e curtiram e esse ano terá gente que ficará tb . Um esquema mais tranquilo mas memso assim com alguma " folia" . Sem contar as boates que fazem seu carnaval : Tem o carnaval eletrõnica no deputa madre e carnaval do rock na Obra! Se vc animar vc pode ir no esquema bate e volta par ouro preto se sentir falta da quebradeira generalizada! kkkk

abs

Postado
  • Membros
Bom dia pessoal,

Pretendo conhecer BH, saindo de Vitória no dia 25/12 e chegando lá pela manhã no dia 26/12.

Gostaria de saber se alguém conhece esse albergue: Chalé Mineiro http://www.chalemineirohostel.com.br/ e se podem me indicar algum bom em BH.

Grato.

Abraços,

Junior

Já fiquei nesse hostel, bem organizado, limpo e principalmente: bem localizado!

Tem mercado e padaria por perto, muitos ônibus passam por lá. Sem problema algum para se locomover!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Estarei em BH de 11 a 20 de abril e quero fazer uma baita de programação! O que vcs sugerem? Fazer a viagem de trem BH - Vitoria - BH, que requer acho 3 dias; Inhotim; regiao de Oureo Preto com Triradentes, Congonhas, etc; Me ajudem!!! (Estou apenas a lazer!!)

Postado
  • Membros
Estarei em BH de 11 a 20 de abril e quero fazer uma baita de programação! O que vcs sugerem? Fazer a viagem de trem BH - Vitoria - BH, que requer acho 3 dias; Inhotim; regiao de Oureo Preto com Triradentes, Congonhas, etc; Me ajudem!!! (Estou apenas a lazer!!)

Marcos,

Sou de BH, preciando de ajuda e só entrar em contato.

Para fazer o trajeto BH-Vitoria (EFVM) de Trem demora o dia toda, mas confesos que vale a pena... Nesta epoca do ano, sem datas comemorativas, o trem saí 7hs de BH e chegas as vezes antes das 7hs em Vitoria... Em epocas de tumulto essa viagem demora mais um pouco... ja fiz o trajeto em 20 horas...

Conheço bem, pois meu pai é aposentado da CVRD e não pagamos pelas passagens, algo em torno de R$10,00 se preferir executivo... nas outras classes são 0800 mesmo...

Tire um dia para Ouro Preto e Mariana... Outro dia para Tiradentes e Congonhas... são cidades que merecem o dia todo de explração... Fazer esse tour em um dia só, será perda de tempo... Isso vale para o Inhotim também... fique por lá o dia todo... Tem a minha terra natal também, fazer um mercham, Itabira, terra do poeta Carlos Drumond de Andrade... e onde naceu a CVRD... Muita coisa legal por lá...

Se estiver com tempo, conheça a Fazenda Vale Verde, aproveite para comprar uma bela cachaça mineira e conheçer a fabricação da mesma... Tem també, geleia e outras guloseimas, tudo feito de cachaça...

Se tiver afim de cachoeira, procure a serra do cipo... Lindas demais...

Um abraço, precisando de ajuda, conte comigo.

Postado
  • Membros

Pessoal,

Irei a BH em abril e estou em dúvida qto a hospedagem... estava pensando na região central (rua dos guaranis ou av. augusto de lima ou av. bias fortes) e gostaria de saber como é a região central de BH... sou de SP e por aqui os hoteis da região central não são bons e a vizinhança é péssima.

Se for muito ruim, gostaria de sugestões de onde ficar hospedada com diárias de no máximo R$160. O propósito mesmo é dormir, já que iremos passear nas cidades vizinhas, mas quero muito conhecer a feira da Afonso Pena. Estaremos com um carro alugado.

Obrigada!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.