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Galápagos + Equador
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Por Marcos A
Ah Galápagos! Famosa pela teoria da evolução de Charles Darwin, hoje é muito mais do que isso. Nos últimos anos, as ilhas vêm recebendo cada vez mais turistas de todo o mundo, em busca das mais variadas atrações que as ilhas oferecem: cruzeiros luxuosos, mergulhos, observação dos animais e plantas, trilhas por vulcões ativos e descanso em praias paradisíacas. Difícil de acreditar que um lugar como esse existe. Gostou do aperitivo? Então dá uma olhada no que fizemos por lá durante a nossa visita.
Ilha de Santa Cruz
Ficamos 3 dias em Santa Cruz e achamos o suficiente para conhecer por completo as principais atrações da ilha. Conhecemos as principais praias, demos um rolê em Puerto Ayora e conhecemos a famosa Estação Científica Charles Darwin. Planejamos também visitar um das fazendas para observar as tartarugas gigantes, mais o passeio melou aos 45 minutos do segundo tempo.
Como chegamos
Voo de Quito (com escala em Guayaquil) à Baltra, uma pequena ilha ao norte de Santa Cruz. Todo o trajeto foi feito com a companhia Tame. Já adianto que o preço da passagem vai te desanimar um pouco. Fizemos a estratégia de chegar por Santa Cruz (Baltra) e ir embora de Galápagos por San Cristóbal. Assim, ganhamos tempo e deu pra aproveitar mais cada ilha.
Onde nos hospedamos
Em Santa Cruz, nos hospedamos no Galápagos Best Hostel. O local é bem simples e bem afastado do centro de Puerto Ayora (uns 20 minutos de caminhada). Entretanto, gostamos bastante do hostel. Era limpo, água quente e os quartos privados tinham uma mini cozinha. Fizemos o café da manhã todos os dias que ficamos em Santa Cruz. Valeu a pena!
O que fizemos
Santa Cruz foi de longe a ilha com a melhores praias. Além disso, é a ilha mais desenvolvida do arquipélago, então, você vai encontrar mais opções de restaurantes, comercio, agências, etc.
PUERTO AYORA
A maior cidade de Galápagos, também a mais desenvolvida. Puerto Ayora é o ponto de partida para quem quer conhecer tudo em Galápagos. Agências de viagens estão espalhadas por várias ruas. Em uma das ruas principais, a Av. Charles Darwin, você vai encontrar inúmeras opções de restaurantes, dos mais ocidentais (hambúrguer, pizza, batata frita, etc.) até os mais tradicionais de comida local. Nós, por outro lado, amamos a Av Binford. A rua concentra vários restaurantes de comida realmente local. De noite fica super movimentada. Se você quer um almoço com um precinho mais amigo ( por volta de USD 5.00), é lá que você vai encontrar.
Outro destaque é o Mercado de Peixes de Puerto Ayora. É lá que os barcos carregados de pescado chegam para serem pesados, lavados e vendidos. Mas a clientela não é só de pessoas. Toda a fauna de Galápagos se reúne por lá: leões marinhos, pelicanos, pássaros, iguanas, etc. Todo mundo esperando a oportunidade perfeita para roubar um pedaço de peixe. Vale a visita.
TORTUGA BAY E PLAYA MANSA
Tortuga Bay. As ondas eram mais intensas. Vimos vários surfistas por lá.
Pegando uma trilha de 2 km por dentro da vegetação típica de Galápagos, você vai acessar primeiramente Tortuga Bay, uma praia onde o banho não é recomendado, mas que é linda mesmo assim. O acesso a praia é gratuito. A areia é branquinha e o mar azul claro. Várias iguanas passam constantemente por você e em algumas pedras, você vai poder ver os famosos caranguejos vermelhos de Galápagos.
Playa Mansa. Dá pra entender o nome, não dá?
Andando mais um bocadinho, você vai chegar no ponto alto de Puerto Ayora, a Playa Mansa. Tire pelo menos metade de um dia para relaxar nessa praia. A água é bem calma e você pode ficar um tempinho na areia, perto das árvores, só relaxando. O único problema é que a praia pode ficar muito cheia a partir do final da manhã.
LAS GRIETAS E PLAYA LOS ALEMANES
Normalmente você vai fazer Las Grietas e Playa los Alemanes em uma só tacada. Pra chegar lá, você vai ter que pegar um barco no porto de Puerto Ayora por USD 0.5 que vai te levar até um hotel/restaurante. Descendo, é só seguir a plaquinha que indica "Las Grietas" que não tem erro. Depois de percorrer uma trilha bem curta, você vai chegar em Las Grietas. Um pedaço de mar localizado entre dois rochedos enormes, ideal pra se refrescar rodeado de peixes.
Já a Playa los Alemanes é bem pequenininha, mas muito linda. Ficamos sentados alguns minutos olhando a paisagem e pudemos ver, sem entrar na água, vários peixes e duas arraias que passavam tranquilamente entre os banhistas.
PLAYA EL GARRAPATERO
Essa praia fica mais afastada de Puerto Ayora. Pra chegar lá, tivemos que pegar um táxi que nos custou, ida e volta, por volta de 30 dólares. A praia é maravilhosa. O taxista te deixa em um estacionamento (combine o horário da volta) e você tem que andar por uns 15 minutos antes de chegar na praia propriamente dita.
Playa El Garrapatero.
O lugar é um paraíso. Quando fomos, vimos alguns leões marinhos (um inclusive dormia a menos de 2 metros das nossas mochilas), pelicanos, iguanas e uma garça cinza linda. Além disso, se você quiser, você pode alugar caiaques que ficam disponíveis na entrada da praia. Não chegamos a perguntar os preços, mas fica a dica.
ESTAÇÃO CIENTÍFICA CHARLES DARWIN
Fica pertinho de Puerto Ayora e dá pra ir andando mesmo. Lá funciona um centro de pesquisa e recuperação animal. O centro é aberto ao público e a entrada é gratuita. Dentre as principais atrações, você vai poder visitar um pequeno museu da biodiversidade das ilhas de Galápagos; vai poder ver o George, a tartaruga mais famosa de Galápagos que morreu em 2012 (ele foi empalhado e se encontra em uma câmara resfriada para sua preservação); e vai poder ver inúmeras tartarugas gigantes e iguanas que estão sob cuidado do centro. Vale muito a pena a visita.
Ilha San Cristobal
Foram somente dois dias em São Cristóbal, mas muito intensos. Aqui, a principal atração foi os leões marinhos. Estavam por todos os lados, em todas as praias que visitávamos.
Como Chegamos
Chegamos de barco, vindos de Puerto Ayora. Compramos os tickets em uma agência de viagens qualquer perto do porto. Sim, você pode comprar o ticket entre as ilhas em qualquer agência. Eles contactam as empresas que fazem os percursos e tudo funciona direitinho. Só não deixe pra última hora, porque a procura é grande e são poucos barcos por dia. Pagamos USD 30 por pessoa para a viagem de barco entre Santa Cruz e San Cristóbal.
A viagem demora cerca de 2 horas e meia e é um pouco desconfortável. A lancha é bem pequena (devem caber umas 20 pessoas no máximo) e não há espaço para acomodar os braços. Além disso, dependendo da condição do mar, a viagem pode ser um pouco enjoativa. Tivemos sorte que o mar estava calmo no dia que fomos.
Onde nos hospedamos
Em San Cristóbal nos hospedamos no Guesthouse Hostal Cattleya. Sabe aquelas pousadas do Brasil, onde os próprios donos tocam o lugar e conseguem fazer você se sentir em casa? Ficamos em um quarto triplo (reservamos em cima da hora...) bem simples, mas arrumadinho e limpo. O café da manhã estava incluso e era preparado pelo donos (pão comprado no dia, frutas, iogurte, e um cafezinho bem preparado). No momento da reserva, a dona entrou em contato comigo para pedir mais informações da nossa chegada. Quando chegamos em Puerto Baquerizo Moreno, o marido dela já estava nos esperando e enquanto nos acompanhava a caminho do hotel ele nos deu várias dicas. Recomendadíssimo!
O que fizemos
Basicamente praias e contato com a natureza! Tínhamos somente 2 dias para aproveitar a ilha então resolvemos gastar todo o tempo na praia, curtindo o tempo que faltava antes de voltar pra casa.
PUERTO BAQUERIZO MORENO
Pôr do sol em Puerto Baquerizo Moreno. Não preciso acrescentar nada...
Capital de Galápagos e ponto de partida para todas as praias da redondeza. Diferente de Puerto Ayora, as praias aqui estava um pouco mais perto do centro. Fomos andando para todas elas sem nenhum problema. Aproveite o final da tarde para ver os leões marinhos que se encontram aos montes e para comer em um dos restaurantes espalhados pela rua principal da cidade.
PLAYA MANN
A Playa Mann é a mais próxima do centro de Puerto Baquerizo Moreno e uma das mais populares para ver o pôr do sol em San Cristóbal. No final da tarde, centenas de pessoas se reúnem nas areias da praia para ver o espetáculo e alguns se arriscam a tomar um banho de mar. A praia também é frequentada pelos leões marinhos.
Se você estiver procurando um lugar para almoçar ou tomar um suco de fruta, é na Playa Mann que você vai encontrar vários restaurantes. São restaurantes simples, mas que servem uma comida deliciosa e com preço em conta. Recomendo.
PLAYA PUNTA CAROLA
Um pouco mais ao norte da Playa Mann, se encontra a Playa Punta Carola. A praia não é tão boa para banho pois é repleta de rochas. Entretanto, a água é cristalina e você vai ter a companhia constante de leões marinhos que usa a areia da praia para descansar. Ela também é mais intocada que a sua vizinha Playa Mann, com mais árvores e locais de descanso. É de lá que parte a trilha para o mirador Cerro Tijeretas, parada obrigatória em San Cristóbal.
MIRADOR CERRO TIJERETAS E MUELLE TIJERETAS
Uma pequena trilha vai te levar para o mirador Cerro Tijeretas. O mirador proporciona vistas incríveis de San Cristóbal, principalmente de Muelle Tijeretas, um pequeno pier onde a galera aproveita pra mergulhar e observar a vida marinha da ilha. Na mesma trilha, se encontra a famosa estátua de Charles Darwin.
PLAYA LA LOBERIA
Lobos marinhos descansando na beira da praia - La Loberia.
Foi o dia mais tranquilo da nossa visita à San Cristóbal. Não tínhamos hora pra ir e nem para voltar. O plano era ir bem cedo para Playa La Loberia, voltar mais ou menos de tarde e ver o por do sol na Playa Mann (pela segunda vez). Fomos andando do hostel até a praia. Foi uma caminhada longa, mas nada impossível.
Lá, tivemos nossa mais intensa experiencia com leões marinhos da viagem. Eles estavam por todos os lados. Não é a toa que a praia se chama La Loberia. Eles mandam por lá. Não se importavam com ninguém e em alguns momentos, até chegavam a avançar nas pessoas que entravam na água. Um momento muito especial foi quando vimos um casal de leões marinhos brincando dentro da água e correndo um do outro. Nadavam muito rápido, saltando como golfinhos para fora da água. Valeu muito a pena visitar essa praia!
Conclusão sobre Galápagos
Galápagos foi um lugar que me expôs a vários tipos de emoções e experiencias. Galápagos é um paraíso, repleto de vida e energia, que vai te fazer pensar sobre como estamos cuidando da nossa natureza. Um lugar onde a vida selvagem consegue viver em quase-harmonia com os homens. Um lugar inesquecível.
Quer ler mais sobre as nossas viagens? É só acessar o nosso site: www.feriascontadas.com
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Por Victor Prates
Este post mostrará as melhores opções pra você aproveitar as Galápagos e suas praias sem gastar uma fortuna. Mas já adianto que se você está sem nada de grana, este não é o destino pra você.
O arquipélago é conhecido principalmente pela variedade de fauna entre cada uma das ilhas, que foi crucial para Charles Darwin formular a Teoria da Evolução. Este relato também apresentará os animais mais interessantes que vimos e onde você poderá encontrá-los.
As Galápagos pertencem ao Equador e estão situadas a cerca de 950 km a oeste do litoral do país. As ilhas estão situadas no Oceaco Pacífico e sua formação está atrelada a um hotspot vulcânico numa junção tripla entre 3 placas tectônicas: Pacífica, de Nazca e de Cocos. O arquipélago é formado por 13 ilhas principais e outras centenas de ilhotes e ainda possui 21 vulcões, sendo 13 ativos.
O mapa abaixo, retirado do Google Earth, mostra o arquipélago das Galápagos, seus portos, aeroportos e o nome das 13 maiores ilhas. Nossa trip teve foco nas 3 principais ilhas: Isabela, Santa Cruz e San Cristóbal.
Dividi este post em duas partes, sendo a primeira com resumo das atrações visitadas e detalhes de programação e a segunda com a descrição de cada uma das ilhas que visitamos.
ROTEIRO RESUMIDO
Dia 1: Vôo de São Paulo/SP à Guayaquil no Equador, onde passamos a primeira noite da viagem.
Dia 2: Vôo de Guayaquil à Ilha Baltra em Galápagos. Deslocamento até a cidade de Puerto Ayora, a maior do arquipélago. Chegada no hostel e passeio no Darwin Center, um centro de criação de tartarugas gigantes. Pela noite passeamos pelo calçadão à beira-mar.
Dia 3: Táxi até o povoado de Santa Rosa, de onde caminhamos até a Reserva El Chato. Aqui, conhecemos muitas incríveis tartarugas gigantes e os Túneis de Lava. Voltamos andando à Santa Rosa e subimos a pé pela rodovia por 1h30min até Los Gemeles, duas imensas crateras.
Dia 4: Ida à Baía Tortuga, onde visitamos as praias Brava e Mansa. Vimos uma infinidade de iguanas marinhas pretas neste dia.
Dia 5: Pela manhã fomos a Las Grietas, um mini-cânion de paredes de rocha vulcânica. Na sequência pegamos um barco de 2 horas até a cidade de Puerto Baquerizo Moreno, na ilha de San Cristóbal, onde há uma infinidade de leões marinhos. Ida a Playa Mann ver o pôr-do-sol.
Dia 6: Caminhada até a linda Praia La Loberia, cheia de leões marinhos, e até o penhasco El Acantilado, onde tivemos uma observação intensa de aves marinhas. Regresso a Puerto Baquerizo, ida até o Centro de Visitantes e subida ao Cerro Tijeretas, onde fizemos observação de fragatas, pelicanos e da bela Baía Tijeretas. Caminhada até a Playa Ochoa e contemplação de um booby, icônico pássaro de patas azuis das Galápagos.
Dia 7: Tour para a parte alta da ilha de San Cristóbal, onde visitamos a Laguna El Junco e caminhamos ao redor da lagoa. O passeio também incluiu visitação ao centro de criação de tartarugas gigantes e à Praia de Puerto Chino.
Dia 8: Snorkel com leões marinhos na Baía Tijeretas e com uma infinidade de tartarugas marinhas na Playa Carola.
Dia 9: Regresso à Ilha de Santa Cruz pela manhã. De tarde fizemos um trekking de 4 horas (ida e volta) para subir o Cerro Puntudo, a segunda montanha mais alta da ilha.
Dia 10: Duas horas de barco até Puerto Villamil na Ilha Isabela, a maior das Galápagos. Ao chegar fizemos uma caminhada de 7h30min (ida e volta) até o Muro de las Lágrimas.
Dia 11: Tour para o cume do Volcán Sierra Negra. O passeio durou 5h20min, com 16 km caminhados. Visitamos a linda cratera do Sierra Negra e fomos a um mirante com vista pra muitos vulcões da Isabela. Ao voltarmos para Puerto Villamil fomos a outro centro de criação de tartarugas gigantes. Pra finalizar o dia, caminhamos por mangues e lagoas com muitos flamingos.
Dia 12: Tour de caiaque e snorkel pela Baía Las Tintoreras, onde vimos uma infinidade de espécies animais, incluindo raias, tubarões e um pinguim. Depois fizemos snorkel na Concha Perla com mais leões marinhos. Barco de regresso à ilha de Santa Cruz.
Dia 13: Visitação ao centro Charles Darwin novamente e dia tranquilo na cidade.
Dia 14: Retorno de Puerto Ayora a Guayaquil. Avistamento de iguanas terrestres próximo ao aeroporto de Baltra. Uma vez em Guayaquil, caminhamos por Las Peñas até o farol no topo da montanha Cerro Santa Ana.
PROGRAMAÇÃO
Onde Ficar
Nas Galápagos existem três vilas em cada uma das três maiores ilhas, as quais você pode ver a localização no mapa do item “INTRO”:
· Puerto Ayora, na ilha de Santa Cruz, com uma população de 12.000 habitantes;
· Puerto Baquerizo Moreno, na ilha de San Cristóbal, com cerca de 7.000 habitantes; e
· Puerto Villamil, na ilha Isabela, a menor com aproximadamente 2.000 moradores.
Qualquer uma das três têm boas opções de alimentação e hospedagem.
Puerto Ayora é a maior cidade do arquipélago e a com mais estrutura, mas é também a mais desorganizada. Possui a vantagem de estar situada no centro das Galápagos e, por isso, é de onde saem a grande maioria dos passeios para as outras ilhas. Ficamos em dois bons hosteis em Ayora, o Gloria e o Sir Francis Drake.
A vila de Baquerizo foi a que eu mais gostei por ter bastante infraestrutura e ser mais organizada que Puerto Ayora. Além do que, adorei o fato de haver uma infinidade de leões marinhos no porto e na praia da cidade. Em Baquerizo, dormimos no hostal León Dormido.
Villamil, com suas ruazinhas de areia, é a mais pacata e aconchegante das três, porém é a com menos estrutura e atrações para visitar. É a única das três ilhas que não possui um aeroporto nem caixas automáticos. Passamos nossa estadia em Isabela no hostel Villamil.
Como Chegar
Seguem informações sobre como ir às Galápagos:
· Somente é possível chegar nas ilhas através de transporte aéreo;
· Os vôos para o arquipélago saem apenas de duas cidades: Quito e Guayaquil, ambas no Equador;
· Existem dois aeroportos que recebem vôos do continente: um na Ilha de San Cristóbal e outro na Ilha de Baltra, que dá acesso à Santa Cruz;
· As companhias TAME e Avianca Ecuador possuem vôos diários e frequentes para os destinos de saída e partida acima mencionados (e caros!);
· Os vôos saindo de Guayaquil levam 1h30min e de Quito 2 horas.
Para locomover-se entre as ilhas de barco, é importante considerar:
· Somente existem dois trechos de traslados fixos entre as ilhas: um entre Santa Cruz e Isabela e outro entre Santa Cruz e San Cristóbal;
· O serviço não é oferecido por empresas públicas, sendo necessário comprar o ticket nas agências das vilas;
· Ambos os trechos são realizados duas vezes ao dia para cada sentido, sendo que um barco sai no início da manhã e outro pela tarde. Os horários não são fixos por não serem barcos oficiais;
· Compre seus boletos de barco com ao menos um dia de antecedência;
· Cada trajeto de barco leva cerca de 2 a 3 horas;
· A viagem pode ser bem mareante a depender das condições do mar.
Por serem as únicas 3 ilhas com povoados com estrutura para turismo, se você quiser ir para as outras é preciso contratar tours, que serão bem caros.
Para o regresso de Puerto Ayora à Ilha de Baltra, os horários de ônibus até o ferry são: 07:00, 07:40 e 08:30.
Quando Ir
Não há uma temporada de preferência para visitar as Galápagos. O clima é ameno durante todo o ano e suas atrações podem ser visitadas a qualquer época.
A única recomendação que faço é evitar os meses de alta temporada: janeiro, julho, agosto e dezembro. Deste modo, não haverá riscos de os passeios e/ou barcos entre as ilhas estarem lotados.
O Que Levar Para Trekking
Fizemos algumas trilhas de um dia nas ilhas e todas apresentam grau baixo de dificuldade. Portanto, leve apenas o básico:
· Bermuda ou calça
· Camiseta
· Bota ou tênis de trilha
· Mochila (30-45L)
· Boné/chapéu
· Capa de chuva ou poncho impermeável
· Traje de banho
· 2-3 L de água
· Snacks para trilha
· Protetor solar
· Repelente
· Câmera fotográfica
RANKING DAS ATRAÇÕES
Segue abaixo as opções de roteiro considerando o número de dias que você terá nas ilhas, de mais imperdível para menos imperdível:
1 Dia: Puerto Baquerizo, Punta Carola e Baía Tijeretas. Sei que ninguém vai pras Galápagos pra passar só um dia, mas se você for esta pessoa, vá para a Ilha de San Cristóbal. Em um dia você pode ver uma infinidade de leões marinhos dentro e fora d’água e fazer snorkel com dezenas de tartarugas marinhas gigantes na Punta Carola. Ainda é possível avistar fragatas e boobies na Baía Tijeretas.
2 Dias: Tour Puerto Chino. Ainda na Ilha de San Cristóbal, recomendo que encontre um motorista que te leve para a linda Praia de Puerto Chino. No caminho você passará pela Laguna El Junco, um lago dentro de uma cratera vulcânica, e pelo Galapaguera, um centro de criação de tartarugas gigantes terrestres.
3 Dias: Baía Tortuga e Darwin Center. Pegue um barco até a Ilha de Santa Cruz e passe um dia nas lindas Praias Brava e Mansa. Veja dezenas de iguanas marinhas e depois vá até o Darwin Center, o principal centro de criação de tartarugas gigantes do arquipélago.
4 Dias: El Chato e Los Gemelos. A Reserva El Chato é o melhor lugar para interação com as famosas tartarugas gigantes das Galápagos. Nele você ainda pode ver os lindos Túneis de Lava. Na sequência é possível visitar as impressionantes crateras Los Gemelos.
5 Dias: Vulcão Sierra Negra. Se você tiver um quinto dia (por favor tenha), pegue um barco para a Isabela no dia anterior e reserve o tour para o Vulcão Sierra Negra. Você terá o panorama mais lindo das Galápagos. Na volta para Puerto Villamil, você pode passar na Lagoa de Flamingos e no Centro de Criação de Tartarugas da Isabela.
6 Dias: Las Tintoreras e Concha Perla. Ainda na Isabela, recomendo que faça o tour de snorkel e caiaque nas Tintoreras. Você verá animais não antes vistos como tubarões, raias e pinguins. No final, aproveite o aluguel do snorkel e vá nadar com leões marinhos na Concha Perla.
7 ou mais Dias: Agora que você já conheceu lugares bem representativos das Galápagos, sugiro as seguintes opções caso você tenha mais tempo nas ilhas:
Fazer mergulho. Deverá ser uma de suas prioridades se você for certificado. Infelizmente, só tirei meu certificado após esta viagem; Fazer tours de 1 dia para as ilhas Bartolomé, Seymour Norte, Pinzón, Santa Fé, ou qualquer uma próxima a Santa Cruz; Dia extra em uma das 3 maiores ilhas: em Santa Cruz para conhecer Las Grietas; na Isabela para visitar o Muro das Lágrimas; ou em San Cristóbal para ir à Playa Ochoa ou ao El Acantilado; Tenha dias de descanso nas lindas praias das ilhas. Como se pode ver, é possível elaborar uma infinidade de roteiros nas Galápagos. Se você tiver tempo e dinheiro vale a pena conhecer o máximo número de ilhas possível, o que possibilitará que conheça mais fauna endêmica e mais paisagens lindas. Se você estiver com pouca grana e com bastante tempo, recomendo que fique somente nas 3 ilhas principais, como nós fizemos.
ANIMAIS AVISTADOS
Segue abaixo uma relação dos principais animais que vimos nas ilhas que visitamos:
Baltra: Iguanas terrestres amareladas.
Santa Cruz: blue-footed booby (piquero de patas azules), caranguejos chama, coruja das Galápagos, fragatas, iguanas terrestres amareladas, iguanas marinhas (MUITAS), lava lizards, leões marinhos, pelicanos, raia, tartarugas terrestres gigantes, diversos tentilhões (finches, pinzones)
San Cristóbal: blue-footed booby (MUITOS), fragatas (MUITAS), iguanas marinhas, lava lizards, Leões marinhos (MUITOS), pelicanos, tartarugas marinhas verdes (MUITAS), tartarugas terrestres gigantes, diversos tentilhões.
Isabela: blue-footed booby, caranguejos chama, fragatas, flamingos, iguanas marinhas, lava lizards, leões marinhos, mocking bird, pelicanos, pinguim das Galápagos, raias, tartarugas marinhas verdes, tartarugas terrestres gigantes, diversos tentilhões, tubarões.
Lista dos não avistados que queríamos ver: albatroz das Galápagos, cormorão das Galápagos (flightless cormorant), iguanas terrestres rosadas, nazca booby, red-footed booby (piquero de patas rojas), tubarão martelo, raia manta e outros só pra quem faz tour de mergulho.
GASTOS TOTAIS
Os gastos da viagem se deram em dólares americanos, que é a moeda oficial do Equador. Os valores em negrito são para 3 pessoas:
· Avião Guayaquil -> Galápagos* = US$ 400 por pessoa = US$ 1.200
· Taxa Aeroporto = US$ 20 por pessoa = US$ 60
· Entrada Parque Nacional Galápagos Mercosul = US$ 50 por pessoa (US$ 100 p/ fora Mercosul) = US$ 150
· Balsa + Bus Baltra -> Santa Cruz = US$ 9
· Barcos de Santa Cruz para San Cristobal e Isabela = US$ 30 por pessoa por trajeto (4 viagens) = US$ 360
· Hospedagem em Santa Cruz (6 noites) = US$ 405
· Hospedagem em São Cristobal (4 noites) = US$ 240
· Hospedagem em Isabela (2 noites) = US$ 110
· Passeios em Santa Cruz (El Chato, Las Grietas, Cerro Crocker) = US$ 34,6
· Passeios em São Cristobal (Puerto Chino, El Junco e Snorkel Punta Carola) = US$ 80
· Passeios em Isabela (Volcán Sierra Negra e Tintoreras) = US$ 225
· Refeições em Galápagos = US$ 405
· Mercado em Galápagos = US$ 90
· Lavanderia = US$ 20
Total para 3 Pessoas = US$ 3.389
TOTAL POR PESSOA (2017) = US$ 1.130
* Não inclui passagens aéreas para chegar ao Equador
AS ILHAS
Nosso acesso para as Galápagos se deu pela cidade de Guayaquil, situada no litoral do Equador. Passamos uma noite no Hostel Nucapacha e no dia seguinte pela manhã fomos ao aeroporto pegar o vôo para a Ilha de Baltra.
Pagamos 20 dólares de taxa aeroportuária antes de tomar o vôo, o qual durou 1h30min de duração. Ao chegar no arquipélago, pagamos mais 50 dólares para entrar no Parque Nacional Galápagos (salgado!).
Se você quiser acompanhar a descrição detalhada sobre as 3 ilhas principais que visitei nas Galápagos, basta acessar o link abaixo.
Continuar lendo:
http://trekmundi.com/galapagos/
Abaixo algumas imagens deste fantástico arquipélago:
Ivan e iguanas marinhas
Praia Brava
Ivan, eu e tartarugas gigantes das Galápagos
Anna, eu e tartarugonas
Anna e uma das dolinas Los Gemelos
Leões marinhos brincalhões
Anna snorkelando com a tartaruga marinha
Ivan e Leões Marinhos
Anna e Blue-footed booby
Volcán Sierra Negra
Um abraço!
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Por cris_unb
Pessoal, vou conhecer o Equador em outubro e gostaria de uma ajudinha para montar o roteiro.
Principais dúvidas:
1. De Cuenca a Quito vale a pena descer em Riobamba para fazer algum passeio? Se sim, durmo lá ou sigo no mesmo dia para Quito?
2. Acrescento mais 1 dia em Quito (tirando de Galápagos)?
3. Gostaria de sugestões de como dividir meus dias em Galápagos. Não tenho curso de mergulho, por isso não pretendo contratar um cruzeiro.
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Por felipenedo
Olá Mochileiros!!!
Aqui vai um breve relato da viagem que fiz sozinho para Galápagos agora em Fevereiro de 2018.
Qualquer coisa que eu puder ajudar, é só falar!
Lá no meu blog Profissão: Viageiro tem mais fotos e detalhes para quem quiser visitar!
www.profissaoviageiro.com
Insta: @profissaoviageiro
Então......
As coisas mudam tão rápido na vida...
Essa viagem não foi na data que planejei inicialmente, não foi do jeito que planejei inicialmente e nem rolou todas as coisas que sonhei no princípio, mas no final das contas fiz uma ótima viagem para Galápagos e voltei cheio de recordações incríveis!
Foram 8 dias em Galápagos, incluindo os de chegada e saída. Foi correria, principalmente porque conheci as 3 principais ilhas: Santa Cruz, San Cristóbal e Isabela.
Fiz tudo da forma mais econômica possível, sem deixar de fazer nada que queria.
E assim foi:
18/02/2018 – Santa Cruz
Cheguei no aeroporto de Santa Cruz que fica na Isla Baltra ao meio dia, depois de um voo de SP para Lima, Lima para Quito, Quito para Guayaquil e Guayaquil para Baltra. Estava meio cansado!
A essa altura já tinha pagado US$ 20,00 em Quito para pegar um formulário de entrada em Galápagos.
Quando chega, já mostra esse formulário e paga mais US$ 50,00 para entrar.
Então antes de ver um passarinho sequer já se vão US$ 70!!!!
Fiz então o caminho da boiada... Primeiro o cachorro do policial cheira algumas malas, dá o seu ok e vamos todos para fora do aeroporto. Quem não tem esquema já arranjado, precisa pegar um ônibus de graça até a travessia entre as ilhas Baltra e Santa Cruz. Faz a travessia de balsa por US$ 1,00 se não me engano e depois pega um ônibus até Puerto Ayora por US$ 2,00 (acho) em uma viagem de quase 1 hora.
Quem quiser pegar um taxi, existem muitas opções lá também. São sempre caminhonetes e se pode compartilhar com outras pessoas, mas se forem turmas diferentes, cada um paga a tarifa cheia e o cara deixa cada um em seu destino.
Chegando no terminal de ônibus, existem alguns taxistas lá esperando. Como eu não tinha reservado hotel, fiquei vendo a movimentação da galera... Mas foi tudo muito rápido... Cada um já se pirulitou para dentro dos taxis com os nomes dos hotéis que estavam indo e em menos de um minuto já não havia mais taxis lá.
Nesse momento dei a maior sorte que poderia ter dado nessa viagem. Conheci o Cezar, que estava lá oferecendo o seu hotel para os passageiros que chegavam.
Só tinha ele lá e meio que sem opções aceitei ir com ele conhecer seu hostel. Ele foi muito simpático e disse que se não gostasse ele me deixaria no centro para eu procurar outro lugar.
Bom, cheguei lá e o lugar era muito bom além de que o Cezar e a Alexandra, que eram os donos, eram sensacionais. Negociei uma suíte com TV e ar condicionado por US$ 25 por dia.
Disse que tinha dado sorte, porque o Cezar me ajudou com absolutamente tudo na viagem e economizei uma grana com isso, sem contar que dava tudo certo, pois ele sabia os esquemas! Eles foram muito legais comigo, nem acreditei a sorte que dei!!!!
Deixo aqui os contatos do Cezar, que recomendo muito!
Nesse dia eu tentei organizar com eles tudo que queria fazer, descobri que tinha coisas lotadas que não conseguiria fazer (como Isla Bartolomé, por exemplo), e depois saí para o único rolê que dava tempo no dia: Las Grietas e Playa de los Alemanes.
Peguei uma carona com o Cezar até os restaurantes baratos que ele me indicou para comer alguma coisa e depois fui para o píer. Peguei um aquataxi por US$ 0,80 e caminhei até Las Grietas, passando pela Playa de los Alemanes.
Tinha um pessoal lá, mas sem muvuca. Me joguei na água fria e fui até onde dava no fim da formação rochosa.
Já na volta parei na praia para curtir um pouco.
De noite voltei para a rua dos restaurantes para jantar.
Comi todos os dias aqui. Pagava US$ 5,00 em uma refeição com sopa de entrada, um prato principal e um suco. Ótimo custo/benefício!
19/02/2018 – Santa Cruz
Nesse dia pela manhã o Cezar me deixou em um lugar para tomar o típico café da manhã de Galápagos: Um Bolón com carne e ovo frito!
Daí peguei um taxi até a entrada da trilha para Tortuga Bay. É uma bela caminhadinha até chegar na praia...
Quando chega, percebe-se que valeu a pena! Uma praia linda!!!!
Lá se chega pela Playa Brava, e caminhando até o fim dessa praia se encontra a Playa Mansa, onde a maioria da galera monta acampamento.
Eu fiquei a maior parte do tempo entre as duas praias, em uma piscina natural onde várias iguanas nadavam.
De tarde fui fazer o tour nas terras altas com o César. Paguei US$ 50,00.
Lá as tartarugas gigantes vivem em seu habitat natural. Nesse mesmo passeio se vê os Túneis de Lava, e os Gemelos.
Foi muito bacana o passeio... Muito mesmo. As tartarugas são incríveis e conseguimos ficar muito perto delas. Realmente um dos pontos altos da viagem! Queria ter ficado mais por lá.
Nesse dia esqueci meu guarda-chuva lá e o Cezar deu um jeito de um conhecido dele pegar e me levar lá na pousada!!!!
Túneis de Lava
Los Gemelos
Como alguns passeios estavam lotados e para não perder tempo, decidi ir para Isabela no dia seguinte e deixar reservado meu mergulho em Gordon Rocks para minha volta para Santa Cruz.
Infelizmente muitos passeios estavam lotados e não consegui mesmo fazê-los. Uma pena.
Quase nem o mergulho consigo. Eu ia fazer no dia seguinte, mas quando voltei para reservar já estava lotado o barco. Aí o César conseguiu com um outro cara pelo mesmo preço que esse para o dia que voltasse para Santa Cruz.
Ele também me ajudou com os passeios em Isabela me colocando em contato com o Carlos e agilizando tudo para mim, inclusive o aviãozinho de Isabela para San Cristóbal
PQP, ele me ajudou muito!
Aí ele também conseguiu o ticket para o barco para Isabela pela manhã. Custa US$ 30,00.
20/02/2018 – Isabela
Peguei o barquinho pela manhã, pagando ainda US$ 1,50 para o aquataxi me levar até o barquinho que não encosta no porto.
Era um barquinho meio apertado... Não foi das viagens mais confortáveis. Demorou um pouco mais de 2 horas a viagem.
Chegando em Isabela já tinha o pessoal da pousada Coral Blanco me esperando com plaquinha e tudo no píer. Paguei US$ 25 em uma suíte com ar condicionado.
Ah, quando chega em Isabela tem que pagar uma taxa de US$ 10,00 para entrar... Lembra aqueles US$ 70? Então, viraram US$ 80 só para sorrir!
Bom, Isabela tem menos estrutura que Santa Cruz.
As cores do mar são impressionantes!
Quando cheguei descobri que apesar da pessoa da companhia aérea ter confirmado que havia um lugar no voo no dia anterior, quando foi ver direito de manhã , não tinha lugar nenhum..... Isso me deixou bem puto, porque teria que abrir mão de ir para San Cristóban, pois não teria tempo de ir de barco.
Me colocaram em uma fila de espera e ficaram de confirmar de tarde se arrumariam uma vaga ou não.
Aí também descubro que o passeio para Los Tuneles estava lotado nesse dia e também no próximo.... Isabela não estava me dando muita sorte...
O que fiz foi reservar o passeio para Las Tinoneras para o dia seguinte pela manhã e fui fazer outros passeios para Concha de Perla, a pé, e o Muro das Lágrimas de bike (US$ 10 por meio dia de aluguel).
Concha de Perla fica bem pertinho do píer de entrada de Isabela. É uma grande “lagoa” de água do mar com peixes e lobos marinhos.
Eu estava tão queimado de sol que fiquei mais me protegendo do sol do que fazendo snorkel no lugar.
Aqui é a praia do lado do píer, cheia de lobo marinho.
Quando voltei, almocei e aluguei a bike para fazer o Muro das Lágrimas.
Fazendo um breve desvio no caminho, o primeiro lugar que parei foi o Centro de Crianza Arnaldo Tupiza. Um centro de criação das tartarugas gigantes de Galápagos. É possível ver as tartarugas de várias idades em ambientes fechados.
Depois parei na Laguna Salina do lado do centro para ver os Flamingos que vivem lá.
Então retomei meu rumo em direção ao Muro das Lágrimas.
Quando cheguei no checkpoint do muro, encontrei uma menina do Japão que estava na minha pousada. Acabamos fazendo o resto do passeio juntos.
A partir desse ponto já começamos a encontrar as tartarugas gigantes de Isabela no caminho.
Sensacional!
Existem muitas paradas no caminho até o muro, mas decidimos não parar muito e se tivéssemos tempo pararíamos na volta em alguma coisa.
O muro em si não tem muita graça e nem muito sentido. O que vale é o passeio.
Existe um morro ao lado com mirantes e decidimos subir até onde desse
Na volta só paramos para as tartarugas mesmo.
Eu estava meio com pressa, pois precisava saber se teria ou não um voo no dia seguinte, porque se não tivesse precisaria reorganizar toda minha viagem.
Assim que cheguei na pousada recebi a notícia que conseguiram um assento para mim no dia seguinte as 13hs. Perfeito!!!!!
Ainda deu tempo de pegar o por do sol na praia já bem feliz que o avião tinha dado certo!
Fui então tomar um banho e me arrumar para procurar um lugar para jantar.
Me encontrei com minha amiga japonesa e fomos em um restaurante que tinha umas promoções de comida e de drinks.
Estava tudo muito bom.
Ficamos conversando um pouco e depois fui dormir porque no outro dia tinha que acordar cedo para o passeio e ela tinha que pegar o primeiro barco para Santa Cruz muito cedo!
21/02/2018 – Isabela / San Cristóbal
De manhã o pessoal do tour para Las Tintoneras passou para me buscar.
O tour saiu por US$ 35,00
Chegamos lá no píer e ficamos esperando o horário do barco sair, enquanto isso fui fazer amizades com os lobos marinhos!
Quando o passeio começa, a primeira parada é tentar encontrar os Pinguins de Galápagos. Não tivemos sucesso, mas por sorte encontramos o Atobá de Pata Azul (Sula nebouxii), ou Piquero de Patas Azules, ou ainda Blue Footed Booby
Foi o primeiro da viagem esse. Muito lindo!
Bom, sem os pinguins por perto, seguimos a viagem para uma caminhada de onde se pode avistar os Tubarões de Galápagos e um local que eles usam para descanso.
Um lugar com muitas e muitas iguanas, fragatas e algumas outras aves, caranguejos e os tubarões, claro!
A caminhada termina em uma linda praia que não podemos entrar e é destinada apenas aos moradores locais... Lobos Marinhos e todos os outros animais!
Na volta, como não tínhamos visto os pinguins, fui lá encher o saco para procurarmos mais. E funcionou!
Avistamos um casal voltando do mar e ficamos lá um pouco pertinho deles curtindo.
De lá fomos para a área de Snorkel. Provavelmente o melhor Snorkel que fiz em Galápagos.
Vi de tudo... Peixe, ouriço, iguana, estrela do mar, tartaruga, arraia, etc.
E com isso, encerramos o passeio.
Eu já estava na pressão na galera para me levarem embora porque não podia perder meu voo!
No final deu tempo tranquilamente. O Carlos ainda pegou o carro da dona da pousada que estava e me deu uma carona até o aeroporto. E ainda não quis que eu pagasse pelo transporte... Foi muito gente boa!!!!!!!
O contato do Carlos lá em Isabela é:
Carlos Valencia
+593 096 7643662
O Voo foi um capítulo a parte... Era necessário, além de muito bonito sobrevoar as ilhas, mas eu estava com um baita frio na barriga... O aviãozinho era muito pequeno!
Eram 10 lugares... O piloto e mais 9 passageiros.
E eu vacilei. O assento do lado do piloto podia sentar. Eu não sabia e sentei lá atrás. Que vacilo!
No final o voo foi bem tranquilo e muito bonito!
Custou US$ 135,00 o voo de Isabela para San Cristóbal e durou 45 minutos pela companhia Emetebe.
Quando cheguei em San Cristóbal foi a mesma patifaria dos taxis. Um taxista chamou um taxi extra para mim e um casal que ficou para trás.
Como não tinha lugar para ir, pedi que ele me levasse para um hostel barato. E deu tudo certo.
Aí saí para fechar os passeios. Na verdade só iria fazer um passeio. Minha ideia inicial era fazer o tour para Punta Pitt, onde vivem os Atobás de Pata Vermelha. Não tinha nenhum tour para lá no dia seguinte, então fiz o Tour 360º. Ele passava por Punta Pitt, mas não descia, além de outros lugares bacanas, como Kicker Rock por exemplo. No final achei que foi a melhor coisa, pois vi vários Atobás e ainda fiz muitas outras coisas!
Com isso resolvido, parti em direção ao Cerro Tejeretas.
No Cerro Tijeretas existe um mirante com um visual bem bonito e para quem quer continuar, uma trilha já mais “suja” (sugeriram não fazer de chinelo, por exemplo) até uma outra praia com uns 40 minutos de caminhada a mais. A trilha até o mirante é urbanizada e até que tranquila.
Eu me dei por satisfeito no mirante e após curtir o visual comecei a descida para o ponto de snorkel.
Um lugar com a água bem azulzinha e lobos marinhos curtindo a vida.
Já próximo do final do dia comecei minha caminhada de volta e meio que sem querer encontrei a indicação para uma praia para ver o por do sol. A praia era linda!
Dei muita sorte! Foi um por do sol incrível!!!!!!!!!
22/02/2018 – San Cristóbal
Acordei bem cedo para o tour 360º. Paguei US$ 160 pelo tour.
O tour dá toda a volta na Ilha de San Cristóbal, mas os pontos de parada que são os mais interessantes, fora uma praia ou outra que avistávamos que dava vontade de conhecer.
A primeira parada é para uma caminhada onde podemos avistar formações rochosas e lagoas bem bonitas.
Depois fomos para o snorkel. Demos muito azar nessa hora. É um lugar que dizem que 99% das vezes se vê tubarões... Bom, nesse dia eles não estavam lá. E a visibilidade estava muito ruim... Não foi um snorkel dos mais legais, apesar de eu ter visto 2 vezes uma espécie de nudibrânquio bem bonita, além de muitos camarões e caracóis em forma de espiral bem diferentes!
Seguindo fomos esperar o barco em uma praia bem bonita e ficamos um pouquinho lá curtindo. Passa tanta coisa na cabeça em lugares como esse........
A próxima parada era Punta Pitt, Eu já vim pondo pilha nos caras por conta de Punta Pitt o rolê inteiro, então quando chegamos lá o cara parou de verdade para eu conseguir ver os pássaros e tirar umas fotos... Pelo visto era só uma paradinha rápida, mas como eu falei com eles, ficamos um tempinho a mais por lá.
Tinha muita ave ali!
Inclusive a que eu estava atrás, o Atobá de Pata Vermelha (Sula sula), ou Piquero de Patas Rojas, ou ainda Red Footed Booby
Já satisfeito, seguimos para uma praia onde ficamos curtindo um pouco a praia mesmo.
Nessa praia tinha um jovem lobo marinho bem debilitado... Magrinho que só. Aí eu fui falar com o guia se eles têm algum programa de ajuda para esses animais quando os encontram precisando de ajuda, que na minha opinião era bem o caso daquele. Infelizmente ele disse que não e eles só agem se for algo não natural. Nesse caso não parecia que era o caso, então eles não faziam nada...... Uma pena. Não sei se o coitado iria conseguir sozinho, mas é a vida.
E por último, fomos para Kicker Rock. Uma formação rochosa sensacional
A vida debaixo d’agua é incrível. Corais, peixes, tartarugas e muitos tubarões! Isso que a gente estava só de snorkel... Mergulhar lá deve ser sensacional!
Do lado de fora também é bem legal!
E foi isso. Acabei ficando bem satisfeito com o passeio! Foi tudo muito bacana!
Daí foi só pegar o por do sol na cidade, comer e dormir.
23/02/2018 – San Cristóbal
Esse dia tirei para conhecer La Loberia.
É uma praia bonita, com uma piscina natural onde ficam os Lobos Marinhos e é possível fazer snorkel, e a parte desprotegida, onde quebram altas ondas e ficam os surfistas.
Nesse dia dei um pouco de azar. Só tinha um lobo marinho nadando por ali e para piorar ele estava bem agressivo. Ficou colocando a galera para correr o tempo todo.
O tempo ainda estava péssimo e choveu muito! Mas muito mesmo. Muita chuva por muito tempo. Meio que deu uma miada no rolê.
Já na hora que estava saindo apareceu um filhote de lobo marinho e ficou lá nadando um pouco.
Então voltei pegar minhas coisas no hostel e fui para o barco. Dessa vez dei sorte. Era um barco confortável e com espaço sobrando. Foi tranquilo o trajeto entre San Cristóbal e Santa Cruz.
De noite só fiquei caminhando no centrinho e jantei.
24/02/2018 - Santa Cruz
Dia do mergulho em Gordon Rocks. Paguei US$ 160 no mergulho.
A expectativa desse dia era grande! Muitas chances de mergulhar com Tubarões Martelo... Eu queria muito isso!
O passeio começa cedo. Tem que estar as 6 da manhã na agência de mergulho.
Lá nos encontramos todos, comemos um pão e um café com leite e partimos para o local de saída do barco, que não é muito pertinho.
O barco vai tranquilo até Gordon Rocks.
Quando chegamos lá tinha um lobo marinho que tinha pegado um peixe e ficou lá se exibindo para nós com seu peixe na boca! Foi bem legal! Pena que ninguém estava com a câmera nessa hora.
Depois um pelicano quis porque quis pegar minha máscara de mergulho... Foi engraçado! Aí todo mundo correu pegar as câmeras para tirar foto!
Bom, lá recebemos as orientações do mergulho, nos equipamos e bora para a água!
O lugar é sensacional... A quantidade de tubarões é impressionante! Para todos os lados.
Já nesse primeiro mergulho vi 2 Tubarões Martelo, mas o melhor estava reservado para o segundo mergulho.
Infelizmente algo errado aconteceu com minha câmera e entrou agua no case. Não tinha câmera para o segundo mergulho e tive que pedir para o pessoal que mergulhou comigo me enviar as fotos, porque esse segundo mergulho foi insano!
Eu vi mais de 100 Tubarões Martelo em cardumes de mais de 30 de cada vez... Foi uma das coisas mais bonitas que vi na minha vida... Era maravilhoso!
Vi algumas raias, mas no final enquanto estava fazendo minha parada de descompressão, vi um cardume de raias que foi algo indescritível. Não dava para contar... Umas 60, 70... Sei lá. Elas passaram tranquilamente por baixo de mim........ Nossa, que imagem. Queria cortar os pulsos por não estar com minha câmera.
Que mergulho!!!!! Missão cumprida!!!!!!!
Depois que voltamos não tinha muita coisa para fazer e acabei ficando descansando na pousada.
De noite fui dar minha volta e vi uma coisa que me deixou com pena dos equatorianos... O futebol deles é tão ruim que eles acham espaço para passar um jogo entre Flamengo em Fluminense do campeonato carioca na TV... Coitadinho daquele povo....
25/02/2018 - Santa Cruz
Nesse dia estava meio sem muito o que fazer e também sem dinheiro... Então decidi fazer o Tour da Baía... Acho que paguei algo em torno de US$ 25 ou US$ 30,00. Não me lembro exatamente.
Acabou que foi um passeio bacana, apesar que dispensável para quem já tinha feito alguns rolês por lá. Mas eu gostei. Ocupou bem minha manhã!
Vimos muitos animais no passeio. Inclusive uma das fotos que mais gostei da viagem eu tirei nesse passeio.
Vi Atobás de Pata Azul, Lobos Marinhos, Iguanas, Pelicanos, Caranguejos, Fragatas e até um cachorrinho marinheiro!!!!
Choveu muito esse dia também e foi um transtorno andar de chinelo na lama dos lugares que o passeio parava... O pé afundava com lama até as canelas! Tive que tirar e andar descalço mesmo.
Essa é a foto que representa muito o que é Galápagos. Existem 6 espécies diferentes de animais nessa foto. Só a Fragata está desfocada no fundo... As outras todas aí no primeiro plano!!!!
Mais fotos do passeio:
No volta, mais um show de Galápagos... No píer tinha um cardume de Golden Rays, vários tubarões e lobos marinhos nadando juntos... Que absurdo esse lugar!
Daí fui almoçar e depois iria para o centro de pesquisa Charles Darwin. Meu último passeio da viagem.
Só tive que esperar o dilúvio que estava caindo na cidade passar.
O Centro de Pesquisa Charles Darwin tem várias partes, nem todas abertas para turistas. As principais atrações são as tartarugas gigantes, claro, mas tem outras coisas para ver também.
Aí no centro está “empalhado” (não sei qual é o nome correto disso) o Solitário George. Ele morreu em 2012 já bem velhinho.
Ele que já foi parar no Guinness Book como o animal mais raro do mundo!
Existe uma visitação controlada no local que ele fica.
Quando eu o vi lá me deu um nó na garganta...... Triste..........
Ele foi uma das minhas grandes motivações de colocar Galápagos no meu radar de viagens... Ele é a história diante dos nossos olhos... Ele representa o que as pessoas estão fazendo com esse planeta.
Uma pena que não consegui ir enquanto ele ainda estava vivo.
Além de ter uma história tão triste de como foi encontrado na Ilha de Pinta depois de sua espécie já ter sido dada por extinta... Tadinho!
Mas tenho certeza que foi muito bem cuidado nos últimos anos de vida depois que foi levado para Santa Cruz.
Obrigado Lonesome George, por ajudar a abrir os olhos das pessoas! Obrigado por me levar à Galápagos!
Bom, encerrado o passeio ainda parei na praia que fica dentro da área do centro de pesquisas. Muitos Darwin’s Finches na praia fazendo amizade com a galera... Principalmente os que deixavam farelos escaparem de suas refeições!
Então me despedi de Galápagos.
26/02/2018 – Santa Cruz
No aerporto
Espero realmente um dia voltar para conhecer as coisas que não tive oportunidade nessa viagem. É tudo tão perfeito por lá!
Valeu!!!!
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Por edustefanini
Senhores, bom dia!
Dei uma enrolada, mas cá estou para compartilhar nossa experiência (minha e de amigos que me acompanharam) neste paraíso. Primeiramente, agradeço fortemente a página do Melhores Destinos por sempre proporcionar promoções incríveis como esta.
O custo da passagem aérea foi de aproximadamente R$ 1.700,00, numa promoção que rolou no mês de Maio do ano passado, se não estiver enganado. Quando informei dois casais amigos sobre a promoção e a possibilidade de viajarmos na semana entre o Natal e o réveillon, ninguém titubeou e compramos na hora.
Dispensarei uma redação sobre o quão belo e único é Galápagos, pois, acredito que todos que navegam neste fórum estão super calejados quanto ao tema, focarei nas impressões que tive e nos custos.
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PARTE 1 - OS VÔOS DE IDA E VOLTA
Embora o preço adquirido pela passagem tenha sido super atraente considerando o destino, ficamos um pouco insatisfeitos com o serviço de informações que a cia. aérea TAME prestou aos passageiros. O bilhete eletrônico informava o seguinte itinerário:
Ida: São Paulo - Quito - Baltra
Volta- Baltra - Guayaquil - Quito - São Paulo
No entanto, o que aconteceu foi o seguinte:
O trecho da ida contemplou uma parada no aeroporto de Lima antes de chegarmos na cidade de Quito, uma escala de aproximadamente uma hora para abastecimento da aeronave, assim como desembarque e embarque de novos passageiros. O mesmo ocorreu na volta à São Paulo!
Registro este pequeno detalhe, caso comprem alguma passagem aérea com a cia. aérea TAME, para que não tenham nenhuma surpresa no dia do embarque.
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PARTE 2 - ILHA SANTA CRUZ
Entre os dias 27/12 - 30/12 e 02/01 e 04/01 ficamos hospedados na cidade de Puerto Ayora, na Ilha Santa Cruz, a principal do arquipélago no que diz respeito à população e infra-estrutura. É recomendado a hospedagem inicial neste local, pelo menos por uma noite assim que chegar em Galápagos. Afinal de contas, o trânsito entre ilhas ocorre somente em dois horários (7h e 15h), sem falar que você provavelmente estará cansado pra chuchu e penso que, tomar uma ducha, comer algo e caminhar um pouco, jamais será uma má ideia após mais de 10h de viagem.
Alguns custos na chegada:
Taxa no aeroporto de Quito (NÃO DESPACHEM SUAS MALAS ANTES DE PAGAREM ESTA TAXA!) = 10 USD
Taxa de ingresso no parque nacional de Galápagos = 50 USD
Barco para atravessar até a ilha Santa Cruz = 1 USD
Transporte até Puerto Ayora (busão) = 2 USD
Opção de transporte para a cidade são os táxis que cobram entre 18 USD ~ 20 USD
Na ilha Santa Cruz desfrutamos das seguintes atividades: Centro de criação de tartarugas Charles Darwin, Tortuga Bay, Las Grietas (2x), Bay Tour e a gastronomia local que é muito boa. Aliás, em Puerto Ayora foi onde comemos melhor!
Exceto o Bay Tour que teve um custo de 35 USD por pessoa, todas as outras atividades são gratuitas. Aliás, recomendo que o Bay Tour seja a primeira atividade que façam logo que chegar em Galápagos. Vamos dizer que é uma atividade básica de aproximadamente três horas de duração e que leva os turistas para conhecer os arredores da ilha por via marítima. Pontos de parada contemplam uma área para nadar com leões marinhos, uma visita rápida em Las Grietas e um local chamada de "Playa de los perros" que conta com muitas iguanas, leões marinhos, booby traps (aqueles pássaros com patas azuis) e até mesmo tubarões tintoneras podem ser avistados nesta parada.
Informo que esta atividade deverá ser a primeira, pois terá um impacto muito maior que nós tivemos (foi a última coisa que fizemos antes de partirmos). Quando vimos uma iguana ao chegarmos, queríamos tirar fotos o tempo inteiro, fazer selfie, rolar no chão com elas... Depois de dias em Galápagos já tratávamos elas como se fossem pardais!
POR ISSO, FAÇAM O BAY TOUR LOGO QUE CHEGARAM, COM CERTEZA FICARÃO MUITO MAIS ENCANTADOS!!!!
LAS GRIETAS
Este lugar é sensacional, uma fenda vulcânica com água cristalina lotada de peixes. Local perfeito para descansar e praticar snorkeling, a visibilidade é perfeita! No entanto, RECOMENDO ir ao local em dias de semana e/ou bem cedinho, pois há uma garantia maior de desfrutar este local com pouquíssimas pessoas. Aos finais de semana, os locais costumam ir lá, principalmente a criançada. NADA CONTRA, mas nossa estada é de curtíssimo prazo, logo, conseguir desfrutar deste incrível lugar sem muvuca é uma experiência muito agradável!
TORTUGA BAY
Para chegar a Tortuga Bay é necessário realizar uma caminhadinha de cerca de 30 minutos desde o centro de Puerto Ayora. Digamos que é o único local com cara aquela cara de praia que estamos acostumados em nosso litoral que é possível desfrutar na região. Minha afirmação se refere a um ambiente com uma boa faixa de areia, poucas rochas/pedras, com ondas, etc.
Há dois ambientes nesta baía, o primeiro é uma praia brava, com uma faixa de areia branquinha enorme e muitas ondas. Dizem que não é recomendável nadar nela, e sinceramente, é um pouco de drama se você não tiver intenção de praticar snorkeling e quiser só tomar um sol, dar um mergulho e pegar uma onda de leve, algo que estamos acostumados nas praias daqui do Brasil. Caminhando até uma das extremidades, haverá uma praia com uma característica oposta, ou seja, mar parado, água com boa visibilidade para prática de snorkeling, contudo, bem mais povoada.
Já afirmo de antemão que nossa experiência com snorkeling neste local não chegou perto da qual tivemos na ilha Isabela...
CHARLES DARWIN RESEARCH STATION
Info by Google: A Estação Científica Charles Darwin, situada em Puerto Ayora, na Ilha de Santa Cruz. Os cientistas utilizam a estação como base para a sua investigação dos ecossistemas terrestres e marinhos das Galápagos. Fundada em 1964, a Estação mantém um das mais completas coleções de História Natural de organismos das Galápagos em todo o mundo, incluindo coleções de vertebrados e invertebrados (insetos) e um herbário (plantas).
Este local foi nossa primeira atividade em Puerto Ayora e posso afirmar que ver essas tartarugas gigantescas foi uma experiência e tanto! Ao fim do passeio fomos conhecer uma praia que fica próxima ao local, porém, não é das melhores para banho. MUITAS PEDRAS!
GASTRONOMIA EM PUERTO AYORA
O custo com alimentação não é elevado, definitivamente. Durante o dia sugiro optar pelo "almuerzo" servido nos restaurantes simples da cidade. Há uma rua com uma concentração destes locais que oferecem refeições por cerca de 4 USD, sendo que, são contemplados os seguintes itens: sopa de entrada, prato principal (geralmente peixe ou frango) e um "suco de balde", relaxa, que aparentemente é natural, contudo, foi engraçado quando me serviram o "jugo del día". Uma "chica" foi até o fundo do restaurante, pegou um copo colocou no balcão e com o auxílio de uma concha, mergulhou-a num baldão e trouxe a tona o sucão. Pode tomar sem medo, fiquei nove dias lá e não tive um piriri sequer!
No horário noturno, estes mesmos locais atendem com pratos a la carte a preços convidativos. Cerca de 8 USD ~ 10 USD pratos "comuns" e de 15 USD-25 USD algo mais sofisticado como um peixe chamado BRUJO ou lagostas para uma (15 USD) ou duas pessoas (25 USD), ambos casos são servidos com acompanhamentos, geralmente arroz e patacones (uma massa frita feita com banana da terra).
Minha sugestão: Comam os peixes encocados, são uma delícia!
Na rua principal de Puerto Ayora há restaurantes mais "chiques" e com um cardápio mais variado com muitos pratos da culinária internacional. Não fomos em muitos, pois optávamos sempre em desfrutar da culinária local, porém, há um que gostaria que registrassem aí, se chama Il Gilardino, senão me engano ele está em primeiro no TripAdvisor. Os pratos são um pouquinho mais caros que os servidos pelos restaurantes da rua citada, mas há coisas bem saborosas, minha recomendação é: crepe de frutos do mar (8 USD) e cheesecake de banana (3 USD). Sério, esse crepe é estupidamente gostoso!!!! Vale a pena!!!
Tomem o sorvete da marca LOS COQUEROS, são muito saborosos. Meus favoritos eram: Manga, Coco e Naranjilla (uma frutinha típica do Equador/Colômbia/Panamá etc).
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PARTE 3 - TRÂNSITO ENTRE ILHAS E PASSEIOS AVULSOS - DAYTRIP ATÉ FLOREANA
De Puerto Ayora é possível ir as seguintes cidades por conta própria:
a. Puerto Villamil (Ilha Isabella)
b. Puerto Baquerizo (Ilha San Cristobal)
c. Puerto Velasco Ibarra (Ilha Floreana)
Há duas saídas diárias, uma pela manhã e outra a tarde. Os horários podem variar um pouco de ilha para ilha, mas no geral são: manhã (7h) e tarde (15h).
O custo pode variar um pouco, o padrão é 30 USD o trecho (são duas horas em uma lancha que salta mais que touro mecânico em festa junina) e em alguns casos é possível negociar daytrips para estes lugares em agências ou até mesmo hotéis.
Conhecemos um jovem chamado Jhonny Paredes, ele trabalha no Hotel Gardner (nos hospedamos nele quando retornamos a Puerto Ayora) e fechamos ida e volta para Puerto Villamil por 50 USD e um daytrip para Floreana por 65 USD. Este daytrip contemplava o deslocamento na lancha (ida e volta), almoço e passeio com um guia pelo local.
No final das contas, valeu o rolê para dizemos que conhemos mais uma ilha, contudo, é muito desgastante e corrido. Imagina o seguinte, você sai de Puerto Ayora por volta das 8h da manhã, com aquele atrasinho típico, saímos às 8h30, beleza. Chegamos em Puerto Velasco Ibarra às 10h30 e até todos estarem prontos para o passeio, ou seja, saírem do barco, irem ao banheiro, tirarem fotos com os leões marinhos que ficam próximos do pier, posso afirmar que começamos a atividade às 11h ou mais.
Fomos ilha adentro para conhecermos um pouco da história de povoamento local que envolveu invasões piratas e alemães que fincaram suas raízes naquele local. Depois desse passeio com viés educativo - foi muito bacana! - retornamos para a região próximo do pier e almoçamos por ali. Depois disso, nos levaram para conhecer a praia com areia negra para fazermos um pouco de snorkeling e próximo das 15h tínhamos que retornar para a embarcação.
Minha conclusão é a seguinte: Se você está na correria, com poucos dias disponíveis para investir em estadia em outras ilhas, faça os daytrips para ter a experiência de conhecer outros cenários de Galápagos, caso contrário, vá com a lancha em um dia (manhã) e retorne no dia seguinte (tarde). Acaba sendo mais compensador pela taxa de aproveitamento que terá do local, e seu organismo/corpo agradecerá de não ter que encarar 4h num mesmo dia chacoalhando numa lancha em alto mar.
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PARTE 4 - ILHA ISABELLA
Depois de três dias em Puerto Ayora partimos para a cidade de Puerto Villamil, localizada na Ilha Isabella, a terceira maior cidade do arquipélago. Ao chegar no local já sentimos a ambientação totalmente diferente do local anterior, uma cidade menos desenvolvida e populosa, contudo, nossa preocupação era o desfrute das belezas naturais, logo, isso era irrelevante.
Passamos o réveillon lá e foi uma experiência bem diferenciada, primeiro por estarmos longe da muvuca - algo que odeio, exceto em shows que adoro ir e olhe lá - e segundo pelo caráter rústico da celebração do povo de Puerto Villamil, aliás, há uma tradição bem interessante deles (equatorianos em geral) para a data, eles promovem uma queima de bonecos em tamanho real que representam figuras públicas e o ano que passou, perguntamos para algumas pessoas, que nos disseram que fazia parte da tradição de final de ano para mandar espíritos ruins embora. Simbolizam a purificação e o afastamento da má sorte e das energias negativas do ano que terminou, pois no geral, eles representam eventos marcantes do ano ou personagens importantes, especialmente os relacionados à política e ao entretenimento.
Quase não ceiamos, por conta de um contratempo que tivemos com o restaurante El Velero, aliás, NÃO RECOMENDAMOS ESTE RESTAURANTE. Se por acaso passarem por ele, informem que seis brasileiros que tentaram ceiar no último réveillon mandou beijinhos no ombro, beleza? Aconteceu o seguinte:
Procurávamos um local para ceiar na noite do dia 31/12, e um tiozinho nos indicou o restaurante citado. Fomos ao local pela tarde a fim de certificarmos que havia disponibilidade, POIS BEM, foi garantido que poderíamos chegar ao local às 20h30, até aí tudo lindo. Chegamos no horário combinado, sentamos em nossa mesa e ali aguardamos por um tempo. Quinze minutos se passaram, vinte, trinta, até que a paciência do nosso grupo começou a chegar no limite, principalmente das meninas. Fizemos nosso primeiro reclame, questionando o motivo pelo qual não nos haviam servido nem um tira gosto ou bebida e replicaram com a informação de que haviam poucas pessoas na cozinha, contudo, seríamos servidos em breve. Aceitamos tal posicionamento e voltamos ao level de paciência controlado, porém, a bomba explodiu quando mesas frequentadas por nativos da ilha e que chegaram após nosso grupo foram servidos prontamente. Rapaz, não preciso dizer que a mulherada rodou a baiana até que a situação se tornou insustentável e pegamos nosso dinheiro de volta.
Próximos das 22h, só com um milagre para conseguirmos outro restaurante disponível para ceiarmos, por fim, depois de perambularmos pela rua principal contando nossa experiência fracassada no restaurante El Velero, conseguimos uma ceia nos 48 minutos do segundo tempo no restaurante El Faro. Longe de ser barato, mas era aquilo ou tentar achar algum espetinho de leão marinho em alguma barraquinha! Por fim, ceiamos uma entrada de polvo grelhado no chimichurri, um prato de lagosta no molho de maracujá, um sorvete de chocolate quase derretido e suco de mamão por 35 USD por pessoa. Para uma ceia de ano novo e pelos itens oferecidos, até que não foi de todo mal.
CONCHA Y PERLA
Este local foi o responsável por ter provocado a troca da pele de minhas costas inteira, principalmente na incursão que realizamos no dia 31/12, aliás, por este motivo não tive forças o suficiente para aguentar o tranco de ficar altas horas nas ruas de Puerto Villamil. Estupidamente lindo, um dos melhores snorkelings que já realizei na vida, vai, diria que empata tecnicamente com a atividade que realizamos nos Tuneles de Lava, local que detalharei mais adiante.
É uma pequena baía perto do pier de Puerto Villamil, é bem fácil chegar lá, porém, o acesso direto está bloqueado por conta de manutenção na trilha. No entanto, dá para chegar a nado, todavia, todo cuidado é pouco pois há muitas pedras e a corrente é forte em alguns pontos. Recomendamos fortemente que comprem sapatilhas de trilha/nado, um dos casais levou e fez a diferença para eles, enquanto eu me ralei todo. Sugiro adicionar uma camiseta leve para nadar, aqueles de corrida são perfeitas para completar o "kit frescura".
O kit frescura é de suma importância para minimizar que suas costas adquiram uma tonalidade rosa e você saia d'água no melhor estilo sorvete napolitano, sem falar que salvará sua pele literalmente com relação a cortes bobos.
Claro, não deixem de levar um bom snorkel, de preferência de vidro, pois os de acrílico embaçam muito. Dica para snorkels de vidro novos não embaçarem:
a. Passem pasta de dente por dentro e fora e deixe-a de 8-10 dias descansando. Depois limpa e já era!
b. Pegue um isqueiro e acenda próximo da lente por dentro e por fora. O objetivo é queimar a película de cera que vem de fábrica nos equipamentos novos.
Anotaram aí? Beleza!
Agora, sabe porque queimei minhas costas desse jeito, sem falar na quantidade de rasgos que trouxe para casa? Não fiz a lição de casa e deixei de utilizar os itens do kit frescura. Mesmo tendo passado protetor solar nas costas inteiras, o bonitão aqui perdeu a noção do tempo e ficou fazendo snorkeling por mais de TRÊS HORAS!!! E NÃO ME ARREPENDO NENHUM POUCO, POIS FOI ANIMAL, LITERALMENTE!
Tivemos a oportunidade de nadarmos com uma família de tartarugas gigantes, raias de variadas espécies, sobretudo a manta, uma raia preta gigantesca. Sem falar na quantidade e variedade de peixes que passavam por nós, um pinguim maroto, enfim, até escorreu uma lágrima aqui pois quero voltar para lá AGORA! O local também serve de abrigo para lobos marinhos, aves e muitos crustáceos.
TUNELES DE LAVA
Este foi o passeio mais caro da viagem, nos custou 75 USD, e tem uma duração aproximada de 4h, além de um lanchinho incluso. Primeiramente, gostaria de afirmar que este passeio é imperdível, desculpem a redundância em informar que tudo foi muito legal e incrível, exceto a ceia do restaurante EL VELERO, guardem bem este nome!
Vocês podem fechar o passeio com uma das agências que há no centro da cidade ou diretamente no hotel, como fizemos.
Fomos com o guia Richard, inteligentíssimo e muito gente boa. O passeio consiste na visita a um acidente vulcânico em alto mar e snorkeling em dois pontos. Toda a lava que ali enrijideceu sem uniformidade nenhuma - óbvio - acabaram formando esta paisagem cheia de tuneis e caminhos, lar de muitos animais endêmicos do arquipélago, sobretudo do tubarão tintonera (tintureira) que procura estas regiões com túneis para descansar quando as águas estão mais frias. Posso afirmar que este passeio foi memorável pelo simples fato de que um leão marinho veio em direção ao nosso grupo e sua decisão foi de interagir e ficar brincando conosco. Foi demais, deem uma olhada nas fotos abaixo:
VULCÃO SIERRA NEGRA
Um dos dias optamos por uma atividade terrestre, estávamos cansados de brincar de peixinho.
Fechamos diretamente no hotel o trekking no Vulcão Sierra Negra, o mais antigo da ilha e considerada a segunda maior abertura do mundo com 10 km de raio. O passeio é extremamente recomendado para quem está em dia com o condicionamento físico, afinal de contas, é uma jornada que totaliza 16 km ida e volta, portanto, #ficaadica.
O custo do passeio é de 35 USD e há um lanchinho incluso quando atingirem o ponto final da trilha na ida.
Ele é um dos vulcões mais ativos de Galápagos, tendo a mais recente erupção histórica em outubro de 2005. O mais interessante do passeio nem é avistar a cratera e sim o ecossistema num todo, por exemplo, neste trekking caminhamos na lateral da cratera e podemos visualizar pequenas fendas geradas por conta da atividade vulcânica que liberam enxofre na atmosfera. O cheiro não é dos mais agradáveis, mas é bem quentinho próximo destas cavidades!
Outro lance muito bacana é ver a transição do ambiente com terreno de lava seca de milhares de anos atrás passando por áreas mais escuras que estão ali por conta de atividades mais recentes.
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PARTE 5 - HOSPEDAGEM E DINHEIRO
Consideramos realizar as reservas de hotel com antecipação, afinal de contas, era semana de festas de final de ano e ficar à deriva não era uma opção. Fizemos todas as reservas através do Booking.com, porém, nos surpreendemos ao chegar e vermos um local que havia muita oferta hoteleira em relação a demanda. Era muito comum no pier de Puerto Ayora encontrarmos representantes de hotéis abordando as pessoas sobre hospedagem.
Nosso custo foi o seguinte:
Hotel España (Puerto Ayora) - 50 USD + taxas , totalizando 60 USD por casal
Hostal Sula Sula (Puerto Villamil) - 50 USD + taxas, totalizando aproximadamente 60 USD por casal
Hotel Gardner (Puerto Ayora) - 30 USD por casal
O hotel mais baratinho aí conseguimos negociando localmente com o dono, por conseguinte, cancelamos a reserva que havíamos feito e assim conseguimos economizar um pouquinho. Embora eu já tivesse lido em outros relatos que o custo médio de hospedagem por casal era algo próximo a 30 USD, aceitamos o fato de pagar mais caro por ser final de ano e achávamos que tudo estaria inflacionado por conta disso, ledo engano.
Outra coisa que quero informá-los é sobre dinhero. Tentem levar em espécie já que poucos locais aceitam cartão, exceto restaurantes e lojas da avenida principal de Puerto Ayora e geralmente cobram uma taxa para este tipo de pagamento, além disso, evitem notas de 100 dólares, digo isso por conta da dificuldade em conseguir troco.
Caso consigam, levem bastante trocado, notas de 5, 10 e 50 dólares!
Acho que é basicamente isso, manterei o tópico atualizado conforme for lembrando de algum detalhe que tenha deixado escapar! E não hesitem em contatar, beleza pura?
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