Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

E verdade Beto.

 

Lembrei que anos atrás folheei esta publicação, mas faz tanto tempo que não a vejo que até esqueci. Hj só encontro os mapas. Talvez seja mesmo o caso de pressão desta curriola que quer, entre outras coisas, a obrigatoriedade de guias.

 

Fiz o vale do Paty semana passada. Soube, para meu espanto, que os guias estão cobrando R$ 150-160 por por pessoa/dia.

 

abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Vc fez sozinho a trilha?? Que material utilizou??

Cara, R$ 150-160 por pessoa/dia??? ::ahhhh::

Realmente, a visão que se tem por aqui é de que todo gringo que chega é endinheirado... ::lol4::

 

:( Muito triste isto... De qualquer forma, os guias não são culpados, pois precisam sobreviver, mas acredito que nossos administradores públicos deveriam ter pensado em guias nativos contratados como funcionários dos nossos parques nacionais, assim como vemos em diversos lugares mundo afora. Exemplo disso é o Torres Del Paine.

 

Triste Brasil, terra do nunca... ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Beto:

 

Eu fui com o Edver (editor aqui do mochileiros). Quando ele puder vai fazer um relato da caminhada. Como já conheço o Paty só levei o mapa do Sapucaia.

 

Esta informação do valor da diária veio de um casal que tb fazia sozinho o Paty. Ele era um estudante de geologia que tb conhecia bem o vale.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal, há uma luz no fim do túnel. ::hãã::

Consegui hoje o contato do Roberto Sapucaia lá de Mucugê e falei com ele por telefone. Ele me falou que está trabalhando sim no guia e mapas das trilhas, e que a nova edição do guia da Trilhas e Caminhos vai ficar pronta dentro de alguns meses. ::otemo::

 

Quem quiser contactá-lo é só escrever para:

betosapucaiatrilhasecaminhos.com.br

 

Vou ligar para comprar hoje mesmo um dos seus mapas!!! Nos vemos nas trilhas!!! ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Olá pessoal, não é novidade que não temos mapas nem campings gratuitos no nosso PNCD. Mas gostaria de saber se há possibilidade de fazer o Vale do Paty de forma independente e se alguém já fez isto e se existe algum arquivo digital com o trekking para lançar no meu GPS??

 

Abraço!

Alberto

 

 

Beto, se você tem alguma experiência em caminhadas longas, de preferência com acampamento, basta levar o mapa do Sapucaia. É bem completo e não tem como se perder. Lógico, tem que saber interpretar um mapa. Você pode ver aqui:

 

http://www.trilhasecaminhos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=58

 

Peter e Ram,

 

Vocês poderiam me dar um pouco mais de infos sobre essa ligação entre a Rampa do Caim e o Paty? Estive na Chapada em 2004 (saudade...) e fiz o Paty tradicional (Capão-Andaraí). Pretendo ir agora em outubro no Paty de novo, mas tentando fazer algo diferente. A minha ideia é fazer uma travessia Guiné - Igatu, por este caminho:

 

Guiné - Cachoeirão por cima - descer pro Paty - Morro do Castelo - Paty - subir a Rampa do Caim pelo vale do Paraguaçu - Igatu

 

Vocês já fizeram? Conhecem alguém que fez? De todo esse caminho aí, só não me garanto na subida do Paraguaçu até o topo da Rampa do Caim.

 

Qualquer info aí é bem-vinda.

 

Abraços a todos,

Cadu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cadu:

 

Não fiz ainda o trecho Paty-Igatu que vc pretende.

 

Sei que da casa do Seu Jóia tem agora uma trilha até o fim do canyon do Paty, onde ele encontra o Paraguaçu. Parece que tem que cruzar o rio Paty uma ou duas vezes, daí é bom evitar época de chuva. Naturalmente vc vai ter de cruzar o Paraguaçu para subir a rampa do Caim, daí tb ser importante não estar chovendo.

 

Se a Rampa tá bem sinalizada, marcada, para quem subirá não sei. Acho que não teria muita dificuldade. O máxino que pode acontecer é vc ter de descer o Paraguaçu até o camping Toca do Morcego (perto de Andaraí) e subir pela estrada velha de Andaraí para Igatu.

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cadu:

 

Não fiz ainda o trecho Paty-Igatu que vc pretende.

 

Sei que da casa do Seu Jóia tem agora uma trilha até o fim do canyon do Paty, onde ele encontra o Paraguaçu. Parece que tem que cruzar o rio Paty uma ou duas vezes, daí é bom evitar época de chuva. Naturalmente vc vai ter de cruzar o Paraguaçu para subir a rampa do Caim, daí tb ser importante não estar chovendo.

 

Se a Rampa tá bem sinalizada, marcada, para quem subirá não sei. Acho que não teria muita dificuldade. O máxino que pode acontecer é vc ter de descer o Paraguaçu até o camping Toca do Morcego (perto de Andaraí) e subir pela estrada velha de Andaraí para Igatu.

 

Abs, Peter

 

Olá Peter,

 

Vamos lá em outubro? :-)

Sobre essa trilha, como irei agora em outubro, acredito que os rios estejam bem secos, sendo tendo dificuldade para atravessá-los.

Sobre a casa do seu Jóia, ela fica antes ou depois da casa do Seu Eduardo? Tentei achá-la no Google Earth e num arquivo pra GPS completo da Chapada que tenho aqui comigo e não achei...vc tem as coordenadas geográficas dela, em graus ou UTM?

Eu queria saber pelo menos o início da subida da Rampa do Caim. Acho que depois de entrar na trilha, não teria mais erro...é só tocar pra cima, pois não deve ter bifurcações relevantes nela.

 

Abraço!

Cadu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cadu:

 

Em outubro possivelmente estarei fazendo um curso fora do País. Mas se for cancelado iria com vc.

 

A casa do seu Jóia é o seguinte: siga como se fosse para a Ladeira do Império. A direita, depois de um campo de futebol, há uma trilha em direção ao rio Paty. Tem uma plaquinha indicando Casa do seu Jóia.

 

A pequena trilha à direita termina no rio Paty. Vc atravessa o rio e ela continua na margem direita paralela ao rio. Mais 20 minutos e vc está lá.

 

A casa do seu Eduardo fica para trás, no vale do Cachoeirão. A bifurcação para a casa do seu Eduardo fica antes da ponte de cimento sobre o rio Paty. Vc vai atravessar a ponte e seguir para o campo de futebol, rumo a ladeira do Império, se quiser ir para o Jóia.

 

Coordenadas eu não tenho mas não tem errada. No caminho, pouco depois da ponte tem a casa de D. Linda. Lá vc pode perguntar pelo caminho para a casa do seu Jóia.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pelas dicas, Peter!

Mas conversando com o Leo, ele me "convenceu" a fazer o caminho inverso, ou seja, sair de Igatu, descer a Rampa do Caim (curtindo o visual de descida) e seguir pelo Paty até Guiné. Acredito que esse caminho seja mais fácil, principalmente pela descida da Rampa ser mais tranquila (tanto em termos de esforço quanto de orientação) que a sua subida.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...