Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Segue um relato fotográfico de um trekking pelo vale do Paty, na Chapada Diamantina. Considerado por alguns, inclusive por mim, o mais bonito trekking do País. Peterê tb é muito bonito, mas perde na grandiosidade e na diversidade (o Paty tem gerais, caverna, canions, cachoeiras e quedas d’água altíssimas).

 

Fui convidado de última hora por 3 amigos. Desde 2003 não fazia este trekking. Foi um passeio de apenas 3 dias (07 a 09/01), subindo o Aleixo, indo para o Cachoeirão por cima, descendo para o Paty, casa do seu Wilson – 1ª noite, morro do Castelo (ou Lapinha), casa do Jóia (2º pernoite), ladeira do Império e descida para Andaraí.

 

Apesar de ser verão, tivemos sorte, apenas um pouco de chuva pela noite.

 

Subida do Aleixo, para os Gerais do Rio Preto.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04904.jpg

 

Uma das várias quedas d'água do Cachoeirão.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04920.jpg

 

Vista geral do canion do Cachoeirão. Ao fundo o vale do Paty. A pedra projetada, em formato de cabeça de tartaruga, fica em balanço sobre uma altura de mais de 300 m. Alguns loucos tiram foto na pontinha.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04933.jpg

 

Morro do Castelo ou da Lapinha. A caverna fica a esquerda.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04943.jpg

 

Seu Wilson peneirando café e sua esposa (D. Maria) pilando o café da roça. Este café é servido no café da manhã na Casa do seu Wilson. Ótima comida caseira!

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04951.jpg

 

Posto mais fotos em seguida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Vista do vale do Calixto, em direção ao Paty, do outro lado da gruta do Morro do Castelo (saída do salão principal do gruta).

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04969.jpg

 

Morro do Castelo (reparem que no topo parecem torres de castelo) visto da Prefeitura.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04981.jpg

 

Travessia do Rio Paty na ponte (perto da entrada do canion do Cachoeirão). Parte da amurrada desta ponte alta foi arrancada por tromba d'água. Se vc vê a altura da ponte em relação ao rio baixo, vc fica impressionado!! :shock:

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04989.jpg

 

Subindo a Ladeira do Império e deixando o Paty. Bom acordar cedo para pegar menos sol possível no juízo.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04994.jpg

 

Vou procurar ir para o Paty com mais frequência, inda mais que agora tem uma trilha que prossegue até o Paraguaçu.

 

abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter

 

Lindas fotos!!! O trekking deve ter sido fantástico.

Aliás, a Chapada Diamantina é fantástica!!! Uma amiga minha voltou há pouco tempo de um trekking no Vale do Paty, me surpreendi com as fotos e a beleza do lugar.

 

Vamos ver se consigo me organizar e montar um roteiro para esse ano. O trabalho está me tomando muito tempo (ainda mais fora do país)!

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Então Peter, cheguei ontem da Bahia, e realmente, Paty foi a trilha mais linda e completa que fiz na vida (Destaque em especial aos gerais do rio preto e vieira, bem como logo após a subida do Bomba, aquele capim fica fantástico sob o vento...).

Peguei um pouco de chuva, mas sempre a noite, e chuviscos pela manha... mas foi tudo de bom. Tinha queda d'água e cachoeira pipocando por tudo que é encosta de serra, o cachoeirão visto de seu Eduardo é fantástico! Mal cheguei e estou naquele misto de alegria e tristeza(saudades) do lugar... pretendo voltar várias vezes...

 

Passei pela ponte de pedra, e como havia chovido muito na noite anterior, o rio Paty estava com muita, mas muita água mesmo.... passando por cima daquelas ´´pinguelas´´ de madeira feitas pelo seu Jóia...

 

No mais, quando estive em Igatu, conversei com o Seu Badega ( figuraça! é aquele da Gruna do Badega, lindo lugar também...) então, ele falou que reabriu a trilha que desce da Rampa do Cain para a trilha que margeia o Paraguaçu até o seu Joia. Próxima vez que for à Chapada vou fazer tal trilha...

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Beleza gente!

 

Ram, aquela pinguela do Jóia já é chata com pouca água, imagina com água rosnando abaixo e acima dela! Como vc fez para atravessar, teve de esperar a água baixar?

 

Quando for fazer o Paty até Igatu me avisa. Se puder fazemos juntos!

 

Poste as fotos da sua trip!!

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Então Peter, o seu Jóia é jóia mesmo!!!!!!!! Ele junto a seus filhos e amigos, nos ajudaram a atravessar, algumas cordas foram usadas, mas confesso que foi meio tenso, pois a correnteza estava muito forte, fiquei só imaginando como faria acaso caísse naquelas águas brancas. Mas foi ocorreu tudo bem. Legal foi que na tarde anterior, quando cheguei a casa do seu Jóia, me banhei no rio, que estava em seu volume normal. E na manhã seguinte foi impressionante comparar a diferença do nível de suas águas....

 

Voltarei a chapada mais vezes certamente... não sei se este ano ainda, pois dependo de esquema de férias de meu trabalho para fazer tais viagens, e meio do ano pretendo ir ao Monte Roraima.... mas retornarei a chapada o mais rápido possível, pois realmente amei aquele lugar, e quando estiver por lá, certamente entrarei em contato para fazermos Igatu-Paty...

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ram:

 

Ram:

 

Curiosidade: quando vc fez a travessia do rio Paty pela pinguela?

 

Quando atravessei, 09/01, estava tranquilo mas não vou dizer que meus batimentos cardíacos estavam normais não. Com pouca água a queda é boa e as pedras tão lá embaixo esperando... Um dos amigos atravessou muito lentamente, bem receoso. Eu devia ter tirado uma foto das pinguelas para dar uma idéia ao pessoal que lesse o relato. Mas sempre que chegamos ao uma passagem mais difícil, a última coisa que a gente se lembra é de tirar fotos...

 

Cair então com mochila numa água enfurecida é brincadeira não...Tem que se livrar o mais rápido possível da mochila e se posicionar com os pés para frente, para não levar porrada na cabeça. A Mochila provavelmente vai parar no Paraguaçu e com um pouco de sorte vc vai encontrá-la na Baia de Todos os Santos, 500 KM distante!

 

ABs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...