Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Reggaeton! 29 dias de frio por Bolívia, Chile e Peru!

Postado
  • Membros

O Ministério de Viajantes informa:

Ler relatos de outros mochileiros pode causar dependência, sede de conhecer novos lugares e outras culturas. Aprecie sem moderação.

Índice:

Página 1:

- Informações gerais

Página 2 (Roteiro e Corumbá):

- Roteiro

- 03/07 O dia que eu conheci os desproporcionais quarteirões de Corumbá

Página 3 (Trem da morte e Santa Cruz de la Sierra):

- 04/07 O dia que eu conheci um boliviano corinthiano

Página 4 (Santa Cruz de la Sierra e Sucre):

- 05/07 O dia que eu encontrei Isa e nós pegamos uma van clandestina

Página 5 (Sucre):

- 06/07 O dia que eu joguei can can com Jesus

Página 6 (Salar de Uyuni):

- 07/07 O dia que eu conheci meu grupo

Página 7 (Salar de Uyuni):

- 08/07 O dia que eu conheci a neve

Página 8 (Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama):

- 09/07 O dia que não conheci os gêiseres

- 10/07 O dia eterno

- 11/07 O dia que meu dedão quase congelou

- 12/07 O dia mais lindo do Atacama

Página 9 (Arequipa):

- 13/07 O dia que não molhei meus pés no pacífico

- 14/07 O dia que eu passei cerol na mão

- 15/07 O dia que só os brasileiros se fantasiaram

- 16/07 O dia que Carol chegou

Página 10 (Canyon del Colca):

- 17/07 O dia que eu conheci a Dulce

Página 11 (Cusco):

- 18/07 O dia que conheci o melhor ônibus da vida

- 19/07 O dia que ficamos defumadas no restaurante

Página 12 (Valle Sagrado):

- 20/07 O dia que conheci o Valle Sagrado dos Incas

Página 13 (trilha da hidrelétrica e Machu Picchu): [/b]

- 21/07 O dia que me senti enganada

- 22/07 O pior e melhor dia da viagem

Página 15 (Cusco):

- 23/07 O dia da linguiça crua

- 24/07 O dia do check out mais rápido de todos

Página 16 (Copacabana):

- 25/07 O dia que eu experimentei “trucha”

Página 17 (Isla del Sol e La Paz):

- 26/07 O dia que eu conheci onde tudo começou. Há um tempo atrás. Na ilha do Sol.

- 27/07 O dia que eu vi La Paz do alto

Página 18 (Estrada da Morte, La Paz, volta pra casa e fim):

- 28/07 O dia que eu tive mais medo de morrer na van do que na estrada da morte

- 29/07 O dia do amigo secreto

- 30/07 O dia que eu me perdi em La Paz

- 31/07 O dia que eu experimentei chicha

- 01/08 O último dia

- Agradecimento!

Olá galera mochileira! Meu nome é Letícia (mas podem me chamar de Let)! Sou do interioR de São Paulo e, depois de vários perrengues, unhas quebradas, frieira no pé, roupas perdidas, falta de sensibilidade nos dedos, nariz todo fudido, lábio rachado, fígado inutilizado, acabei de retornar do melhor mês da minha vida! Fiz o mais que tradicional roteiro Bolívia -> Chile -> Peru -> Bolívia (via trem da morte). Minha viagem durou 29 dias – começou dia 03/07 e terminou dia 01/08. Concluí que seria legal relatar sobre o mochilão porque fiz no ápice do frio e acho legal alertar a galera (que pretende fazer essa viagem nesse período) de suas doçuras e travessuras.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os milhares e milhares de relatos que eu li nesse site maravilhoso: aos queridinhos e conhecidos por todos do fórum rs, Rodrigo e Bárbara, e também a Thaís Silva, Gabi - gmourisco, Augusto - Mochilão Pobrão, Tito Ribeiro (relato badalado), Marcelanuol, Andri S., Maicon Amarante, Denilson Grosa, Vagner Dal Pra Machado, Rodrigo Paulo, Cheila Anja, Naty Goulart, Guto - Mendigo Macho, Tia Poly, Diegoxpp, Julio Dalmazio. Dicas do Frenato, Leandro Hilcko e Manubarral.

Sem vcs não seria ninguém! <3

Agradecimentos devidamente feitos, vamos lá!

Pontos sobre mim a serem levados em consideração:

- Eu não sei pechinchar merda nenhuma;

- Eu sou alérgica a 2983 coisas;

- Eu adoro festas! Devido a isso, acabei bebendo grande parte do meu orçamento;

- Eu não fiz todos os passeios que todo mundo acaba fazendo, algumas vezes culpa do roteiro, algumas vezes culpa da preguiça;

- Quando não aguentava mais pollo e papas fritas, parti pro fast food e/ou comida do hostel (o que aumentou ainda mais meus gastos – e meu colesterol).

Agora sim, dito isso, vamos lá:

Primeiro quesito: Programação

Eu e minha amiga (Isabella) tomamos a decisão de fazer algum tipo de viagem já em junho de 2015. Não sabíamos pra onde, nem quando, nem porque, mas sabíamos que íamos fazer! Beleza! Em julho, comecei a montar alguns roteiros. Esquematizei, beeeeem mais ou menos, três: Leste Europeu, Sudeste Asiático e América do Sul. Sem querer dar spoiler, mas acabamos decidindo por América do Sul ::lol4::

Então de lá pra cá, eu li trocentos blogs, fiz pesquisas sobre os lugares, me juntei ao mochileiros, conversei com pessoas que tinham ido, blablabla... Ao longo dos meses, tirei passaporte, fiz o certificado de vacinação da febre amarela, fui comprando as coisas, juntando dinheiro, e, tudo isso, quase morrendo de ansiedade! Dólar lá passeando nas alturas, primeiro fuá do Lula, deu a primeira baixada, eu já tendo um ataque do coração, fui e troquei tudo! Não foi a melhor cotação da vida, mas pelo menos não era a 4,20. Outra amiga nossa decidiu se juntar a nossa aventura, mas só teria 15 dias de férias. Mexe no roteiro daqui, mexe no roteiro dali, incluímos Carol! E era isso, coisas todas compradas e passagens já começando suas infinitas parcelas. No último mês, comprei o seguro viagem, autentiquei meus documentos, recebi vários votos de boa sorte e parti! Sozinha, pois Isabella iria direto pra Santa Cruz. ::cool:::'>

Segundo quesito: $$

Vamos ser práticos: levei na doleira 1.450 dólares (ia levar 1.350, porém nos 45 do segundo tempo, ganhei 100 dólares da minha mãe <3) + 500 reais para eventuais gastos no Brasil. Acabou sobrando 151 dólares, MAAAAS durante a trip fui obrigada a fazer um saque, que fazendo o câmbio deu 233,70 reais! Também fiz a compra da passagem de La Paz para Santa Cruz pelo cartão de crédito, que deu mais 213,10 reais. OU SEJA, no fim das contas, é como se tivesse gastado tudo o que levei em dólares mesmo.

Terceiro quesito: Certificado de Vacinação da Febre Amarela

NINGUÉM NUNCA PEDE! JAMAIS! Eu sugiro que você faça, mas se por um acaso não conseguir, nem se descabela, só vai! ::hãã2::

Quarto quesito: Compras antes da viagem

Comprei TROCENTAS coisas! Não tinha absolutamente nada! Mas como comecei a planejar um ano antes, meus gastos se dividiram ao longo dos meses, e não ficou tão pesado! Comprei roupas, calçado, mochilas, câmera, doleira, tirei passaporte, etc etc etc... milhões foram gastos, por isso não gosto de ficar relembrando!

Além dessas coisinhas compradas para a viagem, eu também comprei o ingresso para Machu Picchu + Huayna Picchu, ticket para o trem da morte, a passagem de avião de Santa Cruz para Sucre e, obviamente, a passagem ida e volta para Corumbá! Várias facadas no coração graças ao nosso parça dólar! Também fiz a reserva da maioria dos hostels: de Corumbá, Sucre, San Pedro de Atacama e dos três Wild Rover.

Machu Picchu eu comprei pelo site: ingressomachupicchu.com

Trem da Morte eu comprei pelo site: ticketsbolivia.com.bo

Passagem de Santa Cruz a Sucre eu comprei pelo site: amaszonas.com

Passagem de Viracopos a Corumbá eu comprei pelo site da Azul.

Quinto quesito: Seguro Viagem

Queria ter feito pela Mondial, mas não entendi o que aconteceu e quando fui comprar tava coisa de 600 conto! ::essa:: Aí fechei pela GTA, que sabia que era boa, depois de ter lido o relato da Poly. Escolhi o intermediário que saiu 254,04.

Sexto quesito: Soroche e ar seco

A falta de ar era horrível, só de subir meia quadra, tinha que parar pra me recompor. No salar, eu acordava todos os dias com dor de cabeça, mas foi só lá. Daí eu tomava uma aspirina e boa. Minha boca ficou horrível, chegava a arder, mesmo passando protetor labial. Quando a altitude era demais, eu tossia muito, mas muito mesmo, coisa de incomodar todo mundo que tava perto. E o que me incomodava pra valer era o meu nariz menstruando! Sério, doía muito e saía sangue toda hora que ia assoar! Sem or!! ::dãã2::ãã2::'>

Sétimo quesito: carteirinha de estudante

Estudantes!!! Levem suas carteirinhas, mesmo que não sejam ISIC. Eu levei, e era aceita nos lugares! Só não aceitam a carteirinha normal na compra do ingresso de Machu Picchu, mas já tá ótimo! ::otemo::

Oitavo quesito: nécessaire

Gente, desapega e compra tudo lá! É muito peso desnecessário já levar tudo daqui e você encontra tudo genérico lá. Sério. Compra lá e seja feliz! :D

Nono quesito: comida

Eu comi do xexelento ao top da balada, muitas vezes no mesmo dia! Algumas vezes eu tive reação alérgica, mas é pq eu sou podre e tenho alergia de várias coisas! Mas ai eu tomava um antialérgico e ficava boa! Não tive diarreia por causa de comida típica! Acredito que as vezes que eu tive foi porque eu comia muito mal (do tipo, ir no fast food toda hora), ou pq tinha enchido a cara mesmo rs. ::putz::

Décimo quesito: bebida

Eu tive reação alérgica com um refresco que vinha junto com o prato do dia! Não imagino do que era feito, mas dps disso eu não tomei mais! Por outro lado, eu tomei “chicha” do jeito mais boliviano possível de tomar, e não tive nada! Vai entender!! Digo para não deixar de experimentar, se tiver alguma reação, parte pra próxima e seja feliz!

Último quesito, mas não menos importante: O que levei

Roupas e sapatos:

1 Calça jeans

1 short jeans

1 par de luvas

1 gorro

2 leggings

Roupas de frio da decathlon (que inclui: 1 fleece, 3 blusas segunda pele, 1 calça segunda pele, 1 calça fleece e 1 corta vento)

2 blusas de manga comprida

3 blusas dry fit

1 moleton

Top (2)

Sutiã (1)

Blusinhas (4)

Calcinhas (10)

Pijama de frio

Meias (2 térmicas/4trekking)

Biquíni

Toalha que seca rápido

Bota impermeável

Bota

Chinelo

Rasteirinha

*Considerações sobre roupas e sapatos:

- Pijama é uma coisa completamente desnecessária, se usei duas vezes foi muito! Você não consegue nem pensar em trocar de roupa com aquele frio do c******.

- Dá pra levar uma blusa segunda pele a menos;

- Se forem abusar de algo, que seja nas meias! Pelamordedeus, levem muitas! A moça que lava suas meias durante a viagem não vai ter o mesmo carinho que sua mãe teria! Então volta tudo podre do mesmo jeito que vc levou!

- Biquíni/short/sunga: levem para não ficar com peso na consciência! Mas eu usei zero vezes, então...

- Usei bastante minha bota impermeável antes da trip para lacear, e mesmo assim durante a viagem ela quase me deixou aleijada. Fiz a desapegada e larguei ela em Cusco! Adios muchacha!

Eletrônicos:

Extensão

Secador de cabelo

Benjamin

Máquina fotográfica

Carregadores

Pau de selfie

Fone de ouvido

*Considerações sobre eletrônicos:

- Extensão é desnecessário!

- Levem um secador de cabelos pequenininho 220V! É muito útil quando vc sai tremendo do chuveiro e seu cabelo está ensopado

- Benjamin, sem palavras, necessário super!

Necessaire:

Sabonete líquido

Shampoo (médio) e Condicionador (pequeno)

Shampoo a seco

Esponja

Desodorante aerosol

Gilete

Escova de cabelo

Prendedor de cabelo

Presilha/grampo

Escova de dente

Creme dental pequeno

Fio dental

Espelhinho

Pinça

Lixa de unha

Maquiagem (base, pó, lápis e batom)

Protetor Solar (corpo e rosto)

Protetor labial nívea

Bepantol derma

Hidratante e repelente

Cotonete

Algodão

Naridrin e soro fisiológico

Colírio

Band-aid, Gaze e Esparadrapo

Lenços umedecidos

Álcool em gel

Papel higiênico

*Considerações sobre necessaire:

- Shampoo, sabonete, condicionador, etc etc, essas coisas mais pesadas, comprem tudo lá! A não ser que vcs usem algo muito específico! Tem tudo igual no Brasil pra vender lá! Levei nos potinhos de 100 ml e eles ficavam explodindo dentro da minha bolsa, maior raiva da galáxia, joguei tudo fora!!!!!!!

- Lenços umedecidos: vou adotar pra vida! Servem pra tudo mesmo: banhos de gato, limpar a mochila quando suja, limpar o sapato, tirar maquiagem, limpar a mão de gordura depois que vc acaba de comer um Doritos, etc etc...

- Álcool em gel: outra coisa divina! Não pode faltar!

- Uma coisa que faltou na minha bolsa foi cortador de unha! Levem! Suas unhas ficarão um cocô depois de uns dias de viagem

Diversos:

Óculos de sol

Travesseiro de pescoço

Cobertor

Can Can

Bandeira do Brasil

2 Cadeados

Talherzinhos

Sacos plásticos

*Considerações sobre diversos:

- óculos de sol deve ser o item mais importante da mochila

- esse cobertor que eu levei é daqueles que você vai enrolando e eles ficam mega pequenos. Comprei no Wall Mart, muito útil

- Can Can (ou Uno) é mara pras horas de várzea, e qualquer pessoa de qualquer país consegue jogar!

- Levei uma bandeira do Brasil para colher assinaturas dos migos que eu ia fazendo durante a viagem! É uma ótima lembrança!

- Talherzinhos (que seria um garfinho, uma faquinha e uma colherzinha) eu levei porque ganhei! Mas não compraria.. acabei usando só uma vez!

- Outra coisa para abusar: sacos plásticos! Servem pra tudo: lixo, colocar roupa suja, tacar aquele creme que explodiu dentro da sua mochila dentro, emprestar pros amigos que esqueceram, etc etc etc!

Pra fechar essa primeira parte: Coisas que descobri durante a viagem:

- Mochilão não é nada prático (com relação à organização dentro dele)! Vc vai ficar com raiva dele já na segunda vez que tiver que arrumar tudo pra partir pra próxima cidade;

- Doleira coça;

- Meia nunca é demais;

- A trilha da hidrelétrica não é tão de boa assim;

- Peruanos são mais abertos a negociação que bolivianos;

- Wifi é uma merda em qualquer lugar;

- Perfumes secam na altitude!! Não leve o seu!!!

- Comida podre na beira da estrada não necessariamente vai te fazer passar mal no outro dia;

- Comida fina no meio da plaza principal não necessariamente vai ser buena;

- Vc vai fazer vários amigos de infância durante a viagem ::love::

Se eu esqueci de algo, vou incluindo durante o relato! ::otemo::

IMG_1481.JPG.dca3a23f3aad584deaed2469daa9d4fb.JPG

Editado por Visitante

• Respostas 255
  • Visualizações 55k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Esse negócio de vendedora te puxar pra dentro da loja e te vestir de peruano é familiar pra mim Até tirei foto com a figuraça da vendedora... O nome dela é Lucy, simpatia em pessoa, e a lojinha del

• letícia.amorim
    letícia.amorim

Depois da pior noite de todas, cheguei a Puerto Quijarro as 5h45. Estava o maior breu. Fiquei pensando: nossa, e agora? Eu sozinha, na madrugada fria e escura, como farei pra chegar a fronteira?

• letícia.amorim
    letícia.amorim

Queria agradecer a todos que tiveram paciência pra ler sobre a minha viagem! Tentei postar o mais rápido que consegui, espero que tenham aproveitado ao máximo e que tenham se inspirado a dar andamento

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Caraaaca obrigada pelo vídeo.. hj mesmo começo os treinos rsrsrs!! nem me fale, suuuper pequena mas tava na empolgação da passagem recém comprada ::toma:: vou ficar 19 dias, vou ter que praticar o desapego, só acho rsrs Pois bem.. entoncesss a calça jeans vai no corpo ::otemo:: obrigadaaaa!

oieee

isso! começa a treinar antes! meu mochilão ficou pronto uma semana antes da viagem ::otemo:: (ansiosa ou nem)

Esse vídeo é ótimo! O meu corta-vento ficou minúsculo depois que eu apliquei a técnica! :D

Olha, 19 dias dá pra ir de boa com a de 45 L. Você vai acaba levando menos coisas e vai dar tudo certo!! Vai com o jeans que vc não se arrependerá! ::cool:::'>

Postado
  • Autor
  • Membros
Esse negócio de vendedora te puxar pra dentro da loja e te vestir de peruano é familiar pra mim ::lol4::

Até tirei foto com a figuraça da vendedora...

O nome dela é Lucy, simpatia em pessoa, e a lojinha dela é ali mesmo indo pra San Blas naquela ruela perto da pedra de 12 angulos. Claro q deixei uns soles lá com os produtos dela ::lol4::

oieee!

A loja que me colocaram pra dentro também era ali perto da pedra! Há a possibilidade de termos sido atacados pela mesma vendedora hahahahahahahha

E essa estratégia é ótima né! Todo mundo acaba comprando alguma coisa lá ::otemo::

Postado
  • Membros

Valeu suuuuper pela dica Letícia ::otemo::

Ansiosa para os próximos capítulos ::hahaha::

Caraaaca obrigada pelo vídeo.. hj mesmo começo os treinos rsrsrs!! nem me fale, suuuper pequena mas tava na empolgação da passagem recém comprada ::toma:: vou ficar 19 dias, vou ter que praticar o desapego, só acho rsrs Pois bem.. entoncesss a calça jeans vai no corpo ::otemo:: obrigadaaaa!

oieee

isso! começa a treinar antes! meu mochilão ficou pronto uma semana antes da viagem ::otemo:: (ansiosa ou nem)

Esse vídeo é ótimo! O meu corta-vento ficou minúsculo depois que eu apliquei a técnica! :D

Olha, 19 dias dá pra ir de boa com a de 45 L. Você vai acaba levando menos coisas e vai dar tudo certo!! Vai com o jeans que vc não se arrependerá! ::cool:::'>

Postado
  • Autor
  • Membros

Observação antes de começar o relato: Por motivos de “não faço ideia” não achei minhas anotações sobre esse dia. Então, vou trabalhar minha memória e seja o que Deus quiser. ::cool:::'>

Chegamos a Puno por volta de 5h e pouco da manhã. A rodoviária lá é bem pequena. Estávamos sem Vini, pois ele havia pegado um outro busão que não era cama. Eu, Isa, Carol, Ju e Amanda achamos o guichê da empresa que nos levaria até Copacabana e sentamos nas cadeiras em frente para, na hora que abrisse, pudéssemos trocar o voucher.

Eu e Carol pegamos o dinheiro de todas e saímos a procura de alguém que fizesse câmbio, para acabar com os soles restantes. Usamos o baño, pagamos a taxa de terminal e tomamos um café da manhã improvisado com o que tínhamos.

Quando o guichê abriu, trocamos o voucher por passagens e as 7h e pouco pegamos o busão pra Copa. O busão era bem fim de carreira, mas a viagem seria curta, então tá né. :?

No caminho, o cara da empresa entrega, pra cada um, formulário que deve ser entregue na fronteira. Eu, muito burra, preenchi e esqueci de ajeitar a folha de carbono embaixo, então, quando acabei de escrever, o formulário de trás estava todo rabiscado. ::putz::

Dica: não façam como eu! Arrumem direitinho o carbono atrás da primeira folha.

Passei a caneta pra Isa e fui lá na frente perguntar pro moço se ele não poderia me entregar um outro formulário porque o meu estava parecendo um carnaval. Ouvi um belo de um “NÃO::quilpish:: e voltei com o rabinho entre as pernas pro meu lugar. Tentei consertar umas partes, mas tava ficando pior, então decidi deixar como estava. Fazer o que, vai esse mesmo.

Em um determinado momento, paramos num lugar pra usar baño gratuito e utilizar o serviço de xerox.

Detalhe: quem viaja com RG, nessa parte da viagem, TEM que tirar cópia do documento.

O guia deixa bem claro que vai esperar exatos tantos minutos, pra ninguém marcar bobeira.

Todo mundo desceu, Isa foi tirar xerox. Eu e as meninas fomos utilizar o baño. Quase todo mundo no ônibus, partimos! Isso mesmo! O cara deixou uma pessoa pra trás!!!! ::ahhhh::

Apesar de alguns protestos, ele seguiu adiante.

Tá que 3 minutos depois a gente parou na fronteira, mas a pessoa que ficou lá não sabia que tinha que andar apenas alguns metros. Eu ia entrar em desespero!!! ::hein:

Dica: se você for deixado pra trás nesse ponto, não entre em pânico! Pergunte ali no xerox a direção correta e ande um pouco; logo você deve alcançar o ônibus e a primeira fronteira. ::cool:::'>

Enfim, quando chega nesse lugar, é assim que acontece: vc entra numa fila, dá saída do Peru. Sai, anda uns metros e entra em outra fila, pra dar entrada na Bolívia.

O cara da empresa falou quanto tempo tínhamos. Sério. Só faltou ele balançar uma bandeirinha e dizer: preparar, apontar e fogo, porque saiu todo mundo correndo do busão pra terminar logo e retornar, antes que fôssemos deixados pra trás. ::lol3::

Não sei se sempre é assim, ou se era o horário, mas foi tudo muito rápido. Carimbos na primeira fila, fomos voando pra segunda. Entrei na fila errada, fui pra fila certa, carimbos no passaporte, voltamos pro busão. ::cool:::'>

Depois da fronteira, logo estávamos em Copacabana. Chegamos lá por volta das 11h, que com o fuso horário, vira 12h.

IMG_2298.JPG.4c0c4306771697a19b8fadbe87bfaf29.JPG

A outra parte do grupo de Uberlândia estava hospedada no Hotel Mirador, em frente ao lago Titicaca. É muito perto de onde o ônibus para: vc segue pela mesma rua e vira a primeira a esquerda. Tipo isso. Eu gostei do hotel, apesar do atendimento péssimo.

IMG_2295.JPG.d9e6bce6f227cd1fe1524e685194ea80.JPG

Nesse dia, Copacabana inteira estava sofrendo com a falta de wifi decente. O que foi ótimo, porque ninguém conseguia falar com ninguém. ::essa:: Mas no fim deu tudo certo! Vini nos encontrou, achamos o povo de Uberlândia, e até o resto dos brasileiros (que chegaram mais tarde porque fizeram o passeio em Puno) chegaram ao hotel. ::cool:::'>

Choramos pro moço diminuir a diária, já que sabíamos que o pessoal de Uberlândia tinha pagado menos. Pegamos quartos de 3 camas, guardamos as coisas e saímos pra almoçar porque nesse ponto tava todo mundo verde de fome. :mrgreen:

Fomos pra beira do lago e lá achamos uma infinidade de barraquinhas vendendo comida! Uma ao lado da outra! Todas vendem praticamente os mesmos pratos e pelos mesmos preços. Você só tem que escolher uma qualquer e sentar. Claro que pedimos a famosa trucha do lago Titicaca! Mesmo porque se alguém falasse pollo eu dava na cara.

As papas fritas eu substituí por purê, e isso encareceu meu prato em 5 bolivianos. Todo mundo dividiu uma coca grande, pra variar.

IMG_2296.JPG.3247c1220aa7887da3c841b29e66cb46.JPG

Não lembro a ordem direito, mas acho que primeiro fomos pro hotel descansar. Depois da soneca, saímos pra procurar uma agência e contratar o passeio pra Isla del Sol. Entramos em alguns lugares e choramos tanto desconto que, no fim, compramos o passeio + passagem pra La Paz, por um preço muito ridículo. Muito felizes com o desfecho das coisas, nem nos preocupamos se o barato ia sair caro. E saiu. Mas, enfim, isso é coisa pro próximo capítulo. ::lol3::

Fomos dar uma volta e olhar os artesanatos, mas achei as coisas muito caras por lá. Andar lá também era meio difícil, devido ao frio e a altitude.

Enquanto tudo isso acontecia, Isa ficou no hotel, pois estava passando mal. ::xiu:: A altitude não fez muito bem a ela. Tanto que ela nem acabou contratando o passeio a Isla del Sol. :cry:

IMG_2300.JPG.400c6b938126614e3d37aed2d5381ba9.JPG

IMG_2992.JPG.d3882edc78271c3065e71d8a9f38c6e6.JPG

Mais a noite, fomos jantar em um restaurante subindo a rua paralela a do hotel. No meio da janta, Vini apareceu avisando que Isa iria acionar o seguro saúde e talvez teria que ir ao hospital. Eu, Carol e Amanda acabamos de comer e voltamos ao hotel.

No fim, ela não teve que ir ao hospital. Quando chegamos lá, ela já estava sendo atendida por 3 paramédicas, que o hotel chamou. O seguro dela era o Affinity. Foi meio difícil contatá-los, pois, como não tinha wifi em lugar nenhum, o whatsapp não enviava nem recebia mensagens. Até que o Luiz (o tio) disse que podia realizar ligações de seu celular. Entrou em contato com o cara do seguro. Depois disso, eu só tive que preencher um formulário lá e tudo correu bem. Não era necessário pagar nada, pois o seguro que entraria em contato com eles. ::cool:::'>

Essa noite, Isa dormiu acompanhada de um balão de oxigênio. ::Ksimno::

Aliás, obrigada a todos os que se importaram e ajudaram de alguma forma! ::otemo::::love::

Sobre a Affinity:

Isa recomenda. Foi difícil fazer o primeiro contato, mas, depois que conseguimos, tudo correu bem e não houve muita burocracia. O atendimento é em português, o que facilita a vida, e o mais importante é o fato de não ter que pagar antes pra só depois ser reembolsado. Quando você for comprar seu seguro, fique ligado nisso. ::cool:::'>

Sobre os gastos:

Baño na rodoviária em Puno: era muito barato, tipo 0,50 centavos de boliviano.

Taxa de embarque: não lembro.

Diária no hotel Mirador: 50 bolivianos (ou algo assim) – nós vasculhamos a rua atrás de melhores preços e esse foi o mais barato. Lá é tudo caro! Sem Or! ::essa::

Trucha com purê: 30 bolivianos (se escolhesse papas fritas, era 25)

Coca grande dividida: não faço ideia.

Passeio a Isla del Sol + Passagem pra La Paz: 45 bolivianos

Observações:

*A princípio, o plano era dormir na Isla. Mas ficamos sabendo que, devido a alta temporada, os valores das diárias lá estavam muito caras. Colocamos isso na balança, junto com o fato de Isabella estar passando mal, e resolvemos fazer o bate-volta. Pensando que se ela precisasse de um atendimento melhor, La Paz teria uma boa infraestrutura.

**Posso ter tido outros eventuais gastos com água e snacks, porém não saberia dizer quanto.

**Eu não tive que fazer câmbio em Copacabana, porque estava cheia de bolivianos do começo da viagem.

Câmbio na rodoviária estava 1 pra 2. Acredito que eu tinha uns 30 soles, que se transformaram em 60 bolivianos.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Letííííícia Mulher!

To amando seu relato!

Vou fazer um mochilão Peru-Bolívia-Chile em março/17

Mas ja estou devorando o seu relato e o do Rodrigo, muito completos! Só tenho a agradecer!

Vou postar aqui o roteiro que montei e gostaria da sua opinião :

10/mar Rio de Janeiro

11/mar Cuzco

12/mar Cuzco

14/mar Trilha Salkantay

15/mar Trilha Salkantay

16/mar Trilha Salkantay

17/mar Trilha Salkantay

18/mar Trilha Salkantay

13/mar Cuzco

20/mar Puno

20/mar Puno

21/mar La paz - Bolívia

22/mar La paz - Bolívia

23/mar La paz - Bolívia

24/mar Salar de Uyuni

25/mar Salar de Uyuni

26/mar Salar de Uyuni

27/mar Deserto dpo Atacama

28/mar Deserto dpo Atacama

29/mar Deserto dpo Atacama

30/mar Deserto dpo Atacama

OBS: Preciso adicionar os dias de folga em algumas cidades com os horários apertados .

OBS²: Não estava pensando em participar de festas nos hostels com medo de não aguentar os passeios depois , mas depois que li seus relatos to mudando de ideia.. um pouco de diversão não mata ninguém né HAHAHA

Obrigada desde já ♥

Postado
  • Membros

Olá Letícia,

Parabéns pelo relato. Certamente é um dos melhores.

Uma dúvida, na fronteira peru/bolívia, qdo vc disse que pega a fila e ônibus fica esperando pouco tempo (3 minutos), Vcs tiveram que pegar a mochila cargueira do porão do ônibus? ou as cargueiras ficaram no ônibus enquanto faziam os trâmites?

Postado
  • Autor
  • Membros
Letííííícia Mulher!

To amando seu relato!

Vou fazer um mochilão Peru-Bolívia-Chile em março/17

Mas ja estou devorando o seu relato e o do Rodrigo, muito completos! Só tenho a agradecer!

Vou postar aqui o roteiro que montei e gostaria da sua opinião :

10/mar Rio de Janeiro

11/mar Cuzco

12/mar Cuzco

14/mar Trilha Salkantay

15/mar Trilha Salkantay

16/mar Trilha Salkantay

17/mar Trilha Salkantay

18/mar Trilha Salkantay

13/mar Cuzco

20/mar Puno

20/mar Puno

21/mar La paz - Bolívia

22/mar La paz - Bolívia

23/mar La paz - Bolívia

24/mar Salar de Uyuni

25/mar Salar de Uyuni

26/mar Salar de Uyuni

27/mar Deserto do Atacama

28/mar Deserto do Atacama

29/mar Deserto do Atacama

30/mar Deserto do Atacama

OBS: Preciso adicionar os dias de folga em algumas cidades com os horários apertados .

OBS²: Não estava pensando em participar de festas nos hostels com medo de não aguentar os passeios depois , mas depois que li seus relatos to mudando de ideia.. um pouco de diversão não mata ninguém né HAHAHA

Obrigada desde já ♥

oieee

hahahahaha eu também falei que ia tentar me controlar, mas as festas só contribuíram pra grandeza da experiência que é o mochilão kkkk ::lol4::::lol4::

deixa eu te perguntar! Depois da trilha, cade Machu Picchu? ou você não vai visitá-lo?

2 dias pra Puno são muitos dias! Em uma manhã vc já consegue fazer o passeio e ir embora!

3 dias pra La Paz eu até achei bom pq dá pra fazer a Estrada da Morte em um dia, Chacaltaya no outro e descansar no terceiro, pros dias de Salar!

3 dias de tour no Salar ok!

O Atacama é lindo, mas será que precisa de 4 dias?

E, por fim, por onde vc vai voltar? que cidade que vai pegar avião pro Brasil?

beeeijos e obrigada por acompanhar ::love::

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Letícia,

Parabéns pelo relato. Certamente é um dos melhores.

Uma dúvida, na fronteira peru/bolívia, qdo vc disse que pega a fila e ônibus fica esperando pouco tempo (3 minutos), Vcs tiveram que pegar a mochila cargueira do porão do ônibus? ou as cargueiras ficaram no ônibus enquanto faziam os trâmites?

oieee

ó, 3 minutos foi o tempo que o ônibus levou do xerox até a fronteira! hehe (arrumei no relato pra não gerar dúvida)

Lá na fronteira mesmo acho que ficamos uma meia hora (pra fazer a saída e a entrada)

A mochila cargueira fica no busão o tempo todo! Apesar do cara dizer que podia deixar a de ataque no ônibus, eu levava mesmo assim, pra não ter nenhuma surpresinha desagradável depois ::mmm:

Postado
  • Membros
Letícia, seu relato ta maravilhoso!!! Tb adoro quando a galera inclui as festas nos relatos hahaha falando nisso, vc achou os preços de bebidas lá no Peru mais baratos que aqui ou é mais ou menos a mesma coisa? (Informação muito importante kkkk)

Semana que vem tô partindo, não vejo a hora <3

Parabéns pelo relato e continue nesse ritmo, ta arrasandooo!!!!

Nossa, tá chegando ein!!!! ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

Olha, eu achei tudo a mesma coisa. No WR era mais caro, mas no happy hour valia a pena! E toda noite tinha promoção de alguma bebida, do tipo, compre uma e leve duas! Sem falar, que sempre tinha freee shots! kkkkk

Obrigada pelas palavras e boa sorte na sua viagem! Quando voltar, diz oq achou!!! ::love::

Obrigada você pelas informações e pelo boa sorte. :)

Pode deixar que conto sim!! ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Acordamos as 7h, pra tomar o café da manhã que começaria as 7h30. Eu adorei o café. Primeira e última vez que eu tomei leite com achocolatado. Foi ótimo. ::love::

Isa estava melhor, mas passaria o dia no hotel. Voltei pro quarto pra pegar minhas coisas e percebi que havia perdido o recibo das passagens de ônibus pra La Paz. O cara da agência tinha me dado 2 recibos: o do passeio e o das passagens. Revirei minhas coisas e nada do recibo. Resolvemos passar antes na agência e tentar pedir outro. Saímos eu, Carol, Ju e Amanda. Passamos lá e explicamos pro senhor da agência o que tinha acontecido. Com cara de cu, ele disse que não teria problema com relação ao bus. Partimos em direção ao lago, compramos snacks no caminho.

Achamos nosso barco e já entramos na parte de baixo porque já tinha lido que você tem que escolher: vai fedendo a diesel embaixo ou congelando em cima. Escolhemos o diesel. ::cool:::'>

Estávamos lá, maravilhadas com nosso barco, pois era bem melhor do que esperávamos. Maaaas como alegria de pobre dura pouco, e sempre lembrando que o barato sai caro, eis que o cara da agência chega e fala que teríamos que mudar de barco. Tirou todo mundo de seus lugares e nos passou do barco-expectativa para o barco-realidade. Esse sim era o que esperava: banco duro, não dava nem pra encostar e, mesmo estando na parte do diesel, nós quase congelamos.

O motivo da troca foi que um bando de francesas metidas contratou o passeio de última hora e, por isso, não cabia todo mundo no outro barco, que era menor. ::grr::

Ok. Mente aberta, o próximo passo seria sair dali. O barco não queria pegar de jeito nenhum!!! O moço puxava as cordas lá (sei nenhum termo técnico) e nada!! O legal era que quanto mais ele puxava, mais subia fumaça do diesel, que acabou consumindo todo o barco! Sério, não dava nem pra respirar lá dentro. ::hein:

IMG_2302.JPG.187df43526893141a195bf97eff7b959.JPG

IMG_2303.JPG.120f47eabad03e78af01825e1971a582.JPG

IMG_2304.JPG.38806c4c55e393bd5c2da40c8ab4c89d.JPG

Resultado: o moço puxando a corda, a francesa reclamando com cara de bosta e o resto de nós sofrendo pra tentar respirar um oxigênio puro, só fomos sair de lá as 9h. ::putz::

Partimos em direção ao desconhecido quando DO NADA, uns 10 minutos depois, o barco pifa de novo, NO MEIO DO LAGO. Cê tá de brincadeira né, tio? ::essa::

Vamos lá, mais uma vez, puxar a cordinha, ouvir reclamações em francês e feder a diesel. Barco pegou!! Vivaaaa! ::hãã2::

Voltamos ao nosso trajeto!

Navegando a 5km/h, chegamos a parte sul as 10h30. Algumas pessoas desceram lá, mas nós seguiríamos para a parte norte, então ficamos lá sentadinhas. O sul é muito perto do norte, logo já chegamos lá.

598ddb3d605e0_n(1).JPG.ab6e2fac306791071976b723b09c6964.JPG

598ddb3d6ea42_n(21).JPG.0800af758fcd34defa726b2ecced77b4.JPG

598ddb3d64f56_n(2).JPG.3f89e1804bea8cb8a485e6d4d9bd2656.JPG

Era umas 11h e já estávamos com fome. Encontramos uma barraquinha que vendia hamburguesa. Podia escolher entre hambúrguer com ovo ou com abacate. Correndo sério risco de pegar salmonela, escolhi o de ovo. ::tchann::

598ddb3d69a52_n(22).JPG.a2f4c34de08611624ebad5204b3a0dcd.JPG

Não tem nenhum guia que vai te levando nos lugares. Você está por conta própria. Sem saber direito pra que lado deveríamos ir, escolhemos uma direção qualquer. Pagamos a taxa obrigatória, fomos explorar e tirar fotos. Lá é maravilhoso! 1 milhão de vezes mais lindo que a parte sul! Apesar da parte sul ser mais turística, se você for dormir na ilha, por favor, durma na parte norte! Deve ser surreal o pôr e nascer do sol naquele lado! ::love::

598ddb3d737d4_n(23).JPG.b9508067b1716545e3e53c55b9d60ef6.JPG

598ddb3d792ac_n(24).JPG.de2d55d97160f2366171790b359e3c56.JPG

598ddb3d7fbbe_n(25).JPG.eb07066b56b35724a53dcf131b464c75.JPG

598ddb3e817e0_n(29).JPG.1784e91addf5c7417ff7f2c5ceb179f9.JPG

598ddb3e886d6_n(31).JPG.ea56baafa6d6d1b1713c1aaec752e865.JPG

598ddb3e8dbe9_n(30).JPG.89cf4bc8886c4de0f65510976acdce54.JPG

598ddb3e92d0b_n(34).JPG.02442d0628e9f5c100a832075fb53446.JPG

598ddb3e97cac_n(36).JPG.f205bbe685be9704dad8f2245624a413.JPG

598ddb3e9c707_n(9).JPG.c7de4832631d3b5eef416205abb76d9d.JPG

598ddb3ea0fe5_n(17).JPG.954cfb189224c02329e9b5e8573d65ff.JPG

Depois de caminhar por tudo lá, já era hora de voltar ao barco. Comprei uma coca e ficamos sentadas esperando. Deveríamos sair as 13h30, mas acabamos saindo as 14h. Dessa vez fomos na parte de cima do barco, já que seria só meia hora até a parte sul. ::hahaha::

IMG_2355.JPG.06d35768c8e62594ba12dcdd11b2b16a.JPG

IMG_1739.JPG.566531740b6b2004d2ef70c9d225d8f8.JPG

IMG_2356.JPG.199cea5f08cbcbc7d16299a23811bd3d.JPG

14h30 desembarcamos e já fomos atacados pelo pessoal que cobra a taxa obrigatória. Lá é bonito, mas eu não achei tanta graça depois de ter conhecido a parte norte. Depois da traumatizante experiência em Machu Picchu, eu quase chorei ao ver que tinha que subir uma escadona. Eu podia escolher ficar lá embaixo, mas parecia que a graça do lugar era ver lá do topo. Então subimos! Carol, sempre atleta, foi na frente, depois as meninas e, por último obviamente, eu. Cheguei lá em cima botando os bofe pra fora. Tem muitas árvores lá, então a visão fica meio prejudicada, mas fiquei feliz de ter ido. ::otemo::

IMG_1741.JPG.e4bfaf4b0bb612fb7d880279727bc1d5.JPG

IMG_1746.JPG.6b22939f2cccac5821a82ccf79eb5abc.JPG

IMG_1751.JPG.9e58f28cde6788678703fecc4a66dea4.JPG

IMG_1752.JPG.ff3e58e555a0f867a15465a0adb1c065.JPG

IMG_1749.JPG.4b93ad3b0a92a78f10e6f6be00663d7c.JPG

IMG_1750.JPG.d5d8e7edd7166919ab80539383375c25.JPG

IMG_1757.JPG.f2f7de37219f9da0fae1a52ac1027e99.JPG

IMG_1756.JPG.7db09e6baaa387ae576cee308dc19ee2.JPG

IMG_1754.JPG.8ec1a73d0f5c001afe46611cd1a326ff.JPG

IMG_1747.JPG.81ec1ad86c8fd235d6c854d1ca3d5e73.JPG

Antes de voltar ao barco, descemos pra dar uma andada por lá. Pagamos pra usar o baño e, sinceramente, não sei pra onde vai aquele dinheiro, porque certamente não vai pra manutenção do banheiro. Jesus, é horrível. ::xiu:: Se você tiver uma diarreia lá, sinto muito.

Sem falar que a descarga é manual: tem um barril do lado de fora, você enche de água o seu baldinho e despeja na privada quando acaba. ::cool:::'>

Compramos um sorvete e voltamos ao barco que, naturalmente, saiu atrasado. Chegamos a Copacabana as 17h. Fomos correndo pro hotel pra tomar banho rapidão e pegar o busão as 18h. Lá não tem rodoviária. Os ônibus ficam parados numa rua lá perto. Aproveitamos pra comprar umas empanadas. Comprei uma doce e uma salgada.

Fomos procurar nosso ônibus e um cara nos abordou. Perguntou pra onde iríamos e o nome da agência. Mostrei meu recibo, ele catou e mandou a gente subir em um ônibus qualquer lá. Me entregou só um papel escrito 1, 2, 3, 4 e 5 que, pela lógica, entendemos ser os números das poltronas.

No ônibus, nós éramos as únicas turistas, o resto era tudo boliviano. Acabou que tinha mais gente do que assento, então algumas pessoas sentaram no corredor mesmo. Partimos naquele veículo maravilhoso as 18h30.

19h30 chegamos ao ponto que todo mundo desce pra poder atravessar de balsa. As pessoas vão em um barco do estilo que vai pra Isla del Sol e o busão vai na balsa. Não é necessário pegar os mochilões.

Enfim, meio sem saber pra onde ir, você sai correndo no meio da escuridão e chega a uma casinha, onde é cobrado o valor da travessia. Todo mundo embarca e 15 minutos depois estamos do outro lado. O busão leva mais tempo pra aparecer, o nosso só foi chegar 20h10. Então não há motivos pra desespero. Tá todo mundo ali perdido igual você. ::cool:::'>

Compramos uns chicletes numa barraquinha ali do lado e seguimos viagem.

22h chegamos a La Paz. Mas quando eu digo CHEGAMOS, é tipo: estou deduzindo que aqui deve ser La Paz, porque SÉRIO, a entrada da cidade estava toda em obras. Desvio pra cá, desvio pra lá, daí o ônibus acabou fazendo um atalho no meio do nada. Um bairro super feio, que não tinha uma alma na rua. O motorista parecia perdido: parava o ônibus, dava ré, voltava por não-sei-onde. Senhor amado. Achei que não íamos chegar em lugar nenhum. ::essa::

Enfim, depois da super volta que demos, 23h20 ::dãã2::ãã2::'> paramos em um lugar x. O motorista mandou a gente descer, só que não estávamos em terminal nenhum. Revoltados, alguns bolivianos foram lá na frente protestar que a gente queria ser deixado na rodoviária, e não ali naquele bairro super mal encarado. Briga daqui, briga dali, até Isa acabou descendo lá pra xingar o motorista com seu super espanhol. Depois de infinitas discussões, o motorista, contrariado, ligou o busão e nos deixou no terminal certo.

Quase meia noite, pegamos um táxi até o Wild Rover. No caminho, o taxista foi tentando nos convencer a ficar em outro hostel, de qualquer jeito. 10 minutos depois chegamos. Fomos juntar o dinheiro de todas, e quando fui dar o valor total, acabei entregando 5 bolivianos a mais. Acho que nem estava mais raciocinando direito. Sem dizer nada, o taxista partiu. Bom, fazer o que. ::hein:

Pelo menos havíamos chegado.

Mas minha felicidade durou pouco. Entramos no Wild Rover e o cara da recepção nos informou que não tinha vaga pra nós três (eu, Carol e Isa), pois como não dormimos na Isla del Sol, como programado, acabamos chegando um dia antes da reserva. E não teve conversa! Ele falou que não tinha nenhuma cama pra nós. Saímos de lá e resolvemos entrar no hostel logo em frente.

Perguntamos se tinha cama e ele disse que estava tudo ocupado e que só tinha vaga no quarto de 3, que era mais caro. Nós ameaçamos ir embora (na verdade, torcendo pra ele baixar o preço porque não tínhamos ideia pra onde ir) e aí, milagrosamente, apareceu um quarto de 6 camas. Preenchemos um formulário e subimos pro quarto que, pasmem, estava vazio.

Perguntamos a hora do café da manhã e ele disse 10h30. Escolhemos qualquer cama e fomos dormir mortas de cansaço.

Sobre os gastos:

Doritos: 8 bolivianos

Hamburguesa de ovo: 10 bolivianos

Taxa parte norte: 10 bolivianos

Coca: 7 bolivianos

Taxa parte sul: 5 bolivianos

Baño parte sul: 2 bolivianos

Empanadas doce e salgada: 14 bolivianos (7 cada)

Taxa travessia: 2 bolivianos

Chicletes na vendinha perto da travessia: 1 boliviano (0,50 cada)

Táxi da rodoviária até o Wild Rover: 25 bolivianos (5 pra cada; mas como eu mosquei e dei 5 a mais, ficou 10 bolivianos pra mim)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.