Ir para conteúdo

La Paz


Alcides

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Pretendo ir pra Bolívia agora em fevereiro.

Vou ficar por lá 20 dias no máximo (isso inclui se rolar de passar pelo Peru também).

 

Mas tem algumas coisas que eu queria esclarecer:

 

1) Se for fazer Uyuni, vou precisar mesmo ter roupa pra 3 camadas? Queria saber se vai sair muito caro comprar isso por lá, já que não tenho-as.

 

2) É muito complicado ir sem cartão de crédito? Sou correntista no Santander, queria saber se vai rolar sacar dinheiro lá em uma emergência (e eu andar com minha grana escondida).

 

3) Já que iria comprar as coisas por La Paz (pois, pelo que vi, é a melhor sugestão) e estou indo via Ccampo grande > corumba > Santa Cruz de la Sierra, tem alguma sugestão de pra onde ir uma vez em Santa Cruz?

 

4) Queria levar uma câmera melhor que uma pocket, é muito perigoso levar uma Nikon na mochila?

 

5) Falando em mochila. Compensa comprar por lá então? Vi alguns modelos aqui e fiquei na dúvida se compro ou não, resolvi esclarecer por aqui antes :)

 

Eu estava com algumas dúvidas muito parecidas com as suas antes de ir, então acho que posso te ajudar bem agora que voltei, rs. Vamos lá:

 

1) Na segunda noite e na terceira manhã faz um frio lascado em Uyuni, coisa de 10 graus abaixo de zero agora no verão. Você vai precisar de uma blusa das boas, mas honestamente comprar ou não 3 camadas acho que depende mais do seu orçamento do que da necessidade para esses dias. Isso porque se vc alugar um saco de dormir, vc passa a noite sossegado no abrigo. Na manhã seguinte, uma blusa de plumas de ganso ou de fibra com mais umas 2 ou 3 de moleton que vc já tenha agüentaria numa boa.A blusa de fibra eu comprei num camelô de La Paz, lá perto da Calle Llampu, por inacreditáveis R$ 40! Tem várias barracas desse tipo por lá. Já uma blusa de polartec e segunda pele, o ideal seria vc comprar em lojas especializadas porque isso tem que ser de um material bom, senão não presta. Essas roupas são um pouco mais caras. São absolutamente necessárias pra fazer o Uyuni? Não. Porém, são extremamente práticas, por serem leves e fáceis de carregar na mochila, são do tipo pau pra toda obra. Com essas roupas vc desencana de lotar a mochila de roupa. E em La Paz, vc consegue comprar isso em lojas na Llampu (como por exemplo a Tatoo) por um preço muito melhor do que vc pagaria no Brasil. Resumindo: eu comprei e recomendo. Mas se o seu orçamento estiver muito curto, enfia uns moletons e blusas de lã na mochila e compra só uma blusa de fibra.

 

2) Cartão de crédito na Bolívia é enfeite de carteira. Não serve pra nada. Agora se o Santander te permitir sacar dinheiro da sua conta corrente por lá, ai é outra coisa. Eu tenho conta no Bradesco. Levei um pouco de dólares e saquei o resto por lá. Tem caixa eletrônico em todos os lugares, vc saca sem problemas. A melhor opção é sacar em dólar e depois converter nas casas de câmbio. Pelo menos no Bradesco foi assim. Isso porque a conversão de real para dólar é muito melhor do que as oferecidas pelas casas de câmbio no Brasil, mas de dólar para bolivianos é ruim, melhor trocar os dólares por lá depois.

 

3) Essa vou ficar devendo pq não passei em Sta Cruz.

 

4) Levei uma Pentax com duas lentes. Chama atenção de longe. Acho que em poucas cidades brasileiras eu andaria tão tranqüilo quanto eu estava em La Paz. Óbvio que vc não vai ficar dando bobeira a noite em rua deserta ou desfilando com a câmera na mão em ruas lotadas de camelô onde não dá nem pra andar direito. Mas tendo um certo cuidado, La Paz é uma cidade mais segura que as principais capitais brasileiras e não nos assusta.

 

5) Minha namorada não tem mochila. E nós estávamos com essa dúvida. Eu vi o site da Tatoo e achei que apesar de ter produtos mais baratos, não chegava a ser uma pechincha e acabamos pegando uma emprestada pra ela. Que burrada!!! Foi um dos maiores arrependimentos da viagem. Além da Tatto, tem muitas outras lojas com produtos outdoor e compensa muito comprar uma mochila por lá. Vai com uma mochila de mão e depois compra uma melhor em La Paz.

 

Abs

Lojudice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Poxa. Então acho que vou fazer isso mesmo de comprar a mochila por lá.

O único porém é que vai ser na base do "ou vai agora, ou vai agora".

 

La Paz logo de primeira vai ser a parada pra abastecer e então sair em força total.

 

Eu tinha me baseado no site da Tatoo e realmente as mochilas de lá tavam bem fora do meu orçamento.

Bom saber que existem outras boas lojas mais acessíveis.

 

 

 

 

Realmente, até a algum tempo atrás, somente a loja da Tatoo vendia produtos out door de qualidade, mas agora na Illampu, entre a Sagárnaga e a plaza Eguino é possivel encontra 6 lojas com esses materias, especialmente mochilas, mas onde encontrei mochilas com um preço mais em conta foi na Illampu, quase esquina da Sagárnana.

 

Se você sobe a Sagárnaga e dobra na Illampu é do lado esquerdo, quase na esquina, o nome é Doite, a proprietária é a Grace, muito atenciosa, lá tem mochilas da Doite, Nikko e da Deuter por um preço "inimaginável"

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Alguem sabe informar que hora geralmente sai para o passeio no Tiwanaku com as agencias??

 

E que horas as Vans ficam la no Cemiterio para sair no destino a Tiwanaku??

 

Abracoooo

 

Fala, Felipe!

Os passeios costumam variar de horário, mas geralmente saem pela manhã mesmo. Pelo preço, vale bem mais a pena pegar van no cemitério e ir por conta própria.

Pela manhã, saem a toda hora... pelo menos tinham várias horários quando eu estava lá. :)

 

Valeu muito a pena!! Aproveite!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
É possivel sair de Cochabamba de noite chegar em La Paz, fazer o passeio logo de manha e ainda dar uma volta pela cidade na parte da tarde ? ou fica mito puxado ?

 

Chegando em La Paz no começo da manhã, dá para fazer o passeio para Tiwanaku.

Se for por agência você tem que se apressar, pois o passeio sair por volta das 8/9 horas.

Independente, tem que ir até o Cemitério e pegar um minibus ou van que vai para Desaguadero. Tem saida a cada meia hora.

Provavelmente você estará de volta em La Paz por volta das 16 horas e dá sim para conhecer alguns atrações nesse resto de tarde/noite.

 

Boa passeio.

 

MAria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Leonardo, nenhum dos 2 é muito bom para fazer logo de cara, porque ambos envolvem exercício físico e você vai cansar rápido por não estar aclimatado, então é uma escolha meio complicada... O Chacaltaya, apesar de ser mais alto, a caminhada é curta, então acho que eu faria este primeiro, mas não sei realmente se é o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vixeee Leonardo !!

 

Nenhum dos dois é recomendado, como a Samantha falou.

 

O Chacaltaya pode ser sua ruína, pois mesmo que não esteja sofrendo de mal de altitude, em 5300m vai sentir a pressão.

 

Donwhill é ladeira abaixo. Quanto mais vc anda, mais vai descendo, mas mesmo assim vc pode ter complicações.

 

Cara... Só vc poderá escolher quando estiver lá, e isso vai depender de como estará se sentindo. Acho que o passeio a Tiahuanaco seria o mais leve de todos.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

leonardo,

 

se vc for nas agencias, o q eles recomendaram a vc seria fazer o chalkataya primeiro pq dura menos e vc (na teoria) gastaria menos energia q sobra pro donwhill, mas é como todos dizem, vc tem q ver na hora, sua disposiçao fisica e a aclimataçao q conseguiu ja, mas eu recomendaria o chalkataya antes do downhill, pq a subida dura pouco e vc tem tempo dpois pra descançar, o donwhill dura o dia todo, e exige muito de vc, a vantagem dele é q vc começa alto e vai descendo, logo vc sofre menos pra respirar justo qndo ta mais cansado,

 

mas se vc conseguir ficar uns dias so aproveitando a city e deixar o corpo se acostumar é melhor mesmo!

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Galera, estou com viagem agendada pra 15/04 e com o roteiro pronto, mas gostaria de saber se dá pra conhecer Tiahuanaco e Chacaltaya no mesmo dia...

Abraço...

 

É corrido, mas se vc for pro Chacaltaya e não fizer o Valle de la Luna, deve dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Galera, estou com viagem agendada pra 15/04 e com o roteiro pronto, mas gostaria de saber se dá pra conhecer Tiahuanaco e Chacaltaya no mesmo dia...

Abraço...

 

Cara, eu fui agora em jan/fev e fizemos justamente isso... fomos ao Chacaltaya pela manhã, almoçamos uma boa Lhama na estrada e a tarde conhecemos as ruinas de Tihuanaco... se tu nao fizer questão de ir ao Vale da Lua, da tempo de ir tranquilo... inclusive pegamos um bus no mesmo dia para Copacabana...

 

Inclusive, eu aconselho a cotar varias agencias, que personalizando o roteiro se consegue um desconto excelente!! ::otemo::

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...