Ir para conteúdo

Da casa dos espíritos até Puesco - a travessia do P.N. Villarica


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Valeu!

 

O período recomendado pelo Lonely Planet é de dezembro a fevereiro. Em meados de fevereiro ainda peguei uns manchões de neve antes da Laguna Azul.

 

Isto deve variar de ano para ano, a depender da força do inverno, mas acredito que até meados de janeiro é bem possível enfiar o pé na neve até o saco.

 

Levei equipamento para trekking acima da linha das árvores. Mas não fui equipado com piolet e crampons. Pode esperar algo em torno de 0ºC pela madrugada. De dia, com tempo bom, a temperatura é agradável. A barraca tipo túnel sofreu na laguna Blanca devido a um forte vento Puelche. Uma T&R acho que teria arrebentado naquelas condições.

 

A trilha normalmente é muito bem sinalizada.

 

Abs, peter

Link para o comentário
  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Ploc:

 

O Villarica está na região de Araucania, que ainda é considerada Patagônia. Um pouco mais tranquila por ser mais ao Norte, mas mesmo assim tem condições metereológicas que podem ser bem adversas.

 

Possível deve ser com raquetas, piolet, etc... isto se a Conaf não fechar a travessia no inverno. Mas como ela é extensa acho que seria muito cansativo, pois boa parte é acima da linha das árvores e com certeza estará coberta pela neve tornando seguir a trilha mais difícil. Apesar das estacas serem altas (portanto não seriam cobertas pela neve) elas são intervaladas e há trechos que de uma vc não avista a outra. Além de ser bem cansativo percorrer com neve os mesmos 82 km.

 

Possivelmente uma boa prática de montanha seja recomendável. Pergunte as agências de aventura de Pucón que tem guias de trekking que elas saberão informar.

 

Abraços, peter

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Peter,

 

Desculpe a perseguição, mas você faz tudo na frente e eu não faço relatos.... então, voltando ao meu trabalho de revisar suas trilhas....rs

 

De fato, a travessia do Villarrica não deve em nada a TDP, Chalten, Tierra del Fuego. Foi incrível, quando estava retornando de Puesco e avistei novamente o vulcão Villarrica, pensei na hora: - Posso fazer de novo?.... pena que sou responsável e voltei pra casa.

 

QUANDO IR

 

Segundo opnião de alguns locais, fim de março inicio de abril, porque o que tinha que derreter de neve, já derreteu (mas com o risco de que já pode estar chegando mais). Mas tem uma vantagem significativa: não tem tábanos!

 

O guia LP e outros dizem de dezembro até março mas....

 

07/12/2013, Pucon, Hostel wohlenberg

 

http://www.wohlenberghostel.cl/ R$90, 3 dias de hospedagem no total tem quartos compartidos por CLP 8.000, simples, incrível atendimento e muito bem localizado, vizinho de parede da rodoviária a 2 quarteiroes da rua principal.

 

- La travessia esta cerrada! – Alertou Erik, dono do hostel. E ele estava certo.

 

Dia seguinte, o guardaparque da conaf RECUSOU minha entrada. Alegou que a área entre a Laguna azul e a branca estava impossível, fechada pela neve. Argumentei, dizendo que iria até a laguna azul e voltaria pelas termas de Palguim. Ele aceitou então minha entrada e meu nome foi registrado em um livro de controle, mas NÃO foi entregue nenhum papel, nem mesmo paguei nenhuma taxa, muito menos ganhei o mapa do lugar. Estava entregue a sorte e ao GPS. A sorte no entanto estava generosa, ocorreram 2 milagres!

- 2 dias depois achei um mapa caído bem no meio da trilha!

- 4 dias depois, cruzei com 6 bikers argentinos (um de 64 anos) fazendo a trilha no sentido inverso. Eles me disseram que não encontraram problemas, então pude fazer a travessia completa normalmente... mas não apenas achei incrível eles estarem fazendo a travessia de bicicleta, mas eles estavam fazendo um “daybike”, eles tinham saído de Pucon, pedalado 60km até o iníco da trilha (em Puesco), subido tudo aquilo muitas vezes carregando a bike nas costas e voltariam para Pucon no mesmo dia!

 

INFORMAÇÕES SOBRE O LOCAL

 

Excelente redação sobre a trilha (mais atual que o Loney Planet!)

http://www.travelaid.cl/eng/excursions/hikes/challupen.htm

http://www.travelaid.cl/eng/excursions/hikes/traverse.htm

 

Tem mais informações, inclusive o trajeto para GPS com excelentes waypoints.

http://www.parquenacionalvillarrica.blogspot.com

http://parquesaraucania.blogspot.com.br/2000/09/senderos-areas-silvestres-protegidas.html

 

Caso queira meu caminho GPS:

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5835223

 

CLIMA

 

Minha pequena experiência (monitorei constantemente durante nov e dez/13) mostrou ausência absoluta de nuvens, sem vento e temperatura elevada. Uma moleza! Não sei se é um padrão, consulte antes de ir.

Previsão de tempo, a melhor da internet para montanha, windguru. É difícil entender a primeira vista, mas vale a pena, tem informações de % de nuvens no ceu, milímetros de chuva, temperatura, etc A CADA 3 HORAS e não apenas para o dia!!!

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=106537

 

VIDA

 

Sim, há animais! Todos os dias vi lebres, no total, cerca de uma dúzia. Foto zero, era avistar e ela correr. Vi pegadas de puma na neve, mas nada do bichano. Uma tarântula gigante, do tamanho da minha mão aberta, bem no meio da trilha. Foi o único que parou para pose e consegui fotografar.

 

TRANSPORTE

 

O Peter teve bom poder de negociação CLP $ 5.000. Não achei ninguém para me levar para lá, então paguei um taxi CLP$ 18.0000. Provavelmente devido a temporada, não vi 20 vans lá em cima. No máximo 3.

Considerando que o Peter é feio e eu sou lindo, consegui carona fácil. Quando cheguei na estrada internacional, comecei a andar pela estrada até a conaf de Puesco, mas não cheguei lá. No 3º carro, a dedada funcionou e ganhei uma carona fácil de um casal israelense em lua de mel até Pucon.

 

ESCALADA VILLARRICA

 

O preço varia entre 30 e 45 mil pesos Chilenos. Eu fiz uma saída as 4:30AM, mais cedo, com menos sol na cabeça e neve mais firme. Mas paguei 45, preço justo, o meu era o único grupo!

 

MARCAÇÃO DA TRILHA E DIFICULDADE DO TERRENO

 

Entre a estação de ski e Chinay, está um passeio no shopping. Andar no metro de SP é bem mais difícil.

 

Entre Chinay e Puesco está muito boa, mas faltam algumas marcas. Nada que torne a coisa impossível mas você anda uns 200/400 metros se perguntando se esta no caminho certo. Em 90% das vezes vc está no caminho certo, simplesmente porque continuou em frente na mesma direção, nas exceções vc volta e tenta de novo. Com GPS ou uma simples bússola a emoção de se perder é rapidamente neutralizada.

 

No entanto, achei algo diferente nesse lugar. Todas as trilhas que fiz/faço e farei na vida, eu olhava para o terreno e fazia um exercício muito simples: - Se eu não tivesse GPS, mapa ou marcação.... para onde devo ir? Qual seria o caminho natural? Eu SEMPRE leio o terreno e tenho uma boa idéia de para onde é o caminho, acerto em muitas vezes.

 

Lá NÂO! O caminho NÃO é instintivo. Sem bussola, marcas de trilha, estudo prévio.... eu não fazia idéia para onde ir! Mas o excesso de marcas não deixa dúvidas....

 

DIA 1

 

Apesar de muitos dias bons em clima, esse dia dei azar, então parei também no estero Ñilfe. Muitas novidades que o Peter não sabe....ou escondeu o jogo!

 

Eu não posso afirmar com 100% de certeza, afirmo com 90%. Parece que o caminho foi.... dividido!

 

Temos um caminho novo, com placa e tudo, chamado “Sendero El Peuco Viejo”. Se bem entendi o caminho se divide em 2 pouco depois do sanjon Voipir.

 

O caminho ao sul, da esquerda, que recebe o nome de “Sendero El Peuco Viejo”, vai por cima da montanha e da vista no glaciar Voipir. Não, eu não peguei o caminho, mas o vi. Não percebi que havia uma... divisão! achei que “sendero El Peuco Viejo” era o caminho em que eu já estava. Vai para dentro de uma floresta, como todos os guias e o próprio Peter afirma, que é o caminho da direita (indo reto e mais óbvio) é por dentro floresta entre as árvores, sem vista e abrigado.

 

Esses caminhos se cruzam lá embaixo, no Sanjon Pino Huacho, onde há uma “fuga” para Villarricca. Há a placa “Sendero El Peuco Viejo”, e outra “vista Glaciar”, que foi a placa que me atraiu. Subindo sempre, vai para fora das árvores,em um caminho óbvio. No topo, ainda longe do glaciar mas com ele a vista, tem uns banquinhos no caminho! Continuei por ele e percebi que ele voltaria até aquela placa inicial, então retornei por onde vim, sem marcar o caminho completo com o GPS mas poupando minhas pernas.

598dac59eb7b0_Villarrica10100342013_12_0813_22_18.jpg.f94da216c8d6151982e3e41403d8df45.jpg

 

Caso queiram, GPS deste sidetrip é http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5836059

 

Não sei se o Peter não viu ou omitiu.... existem no caminho algumas cavernas vulcânicas! Vi 3 no total.

A primeira, logo antes do estero Ñilfe. SIM É POSSÍVEL DORMIR LÁ DENTRO. Dormem tranquilamente umas 6 pessoas, pasme, tem um buraco que ao que parece foi usado de chaminé e fazem fogueira dentro da caverna!

Mas não dormi e me arrependo horrores. Sinceramente, cogitei fazer bivaque na travessia, mas como o primeiro dia tinha previsão de uma chuva leve, levei a barraca. Se soubesse da caverna, teria deixado a barraca em casa!

 

598dac5a0afc0_Villarrica10100712013_12_0817_00_51.jpg.2867bd8261b6bce109666bd4076a3b37.jpg

 

Zanjón Challupén, ponto que o Peter “se perdeu” por falta de marcação, ERA realmente justificável. O lugar é enorme, vc não pode ver do outro lado para onde tem que ir. Hoje, vi diversos postes tornando o caminho a prova de erro.

598dac5bb654d_Villarrica10100582013_12_0815_10_18.jpg.e07dd48ee924420c1fde9ddcc78159a4.jpg

 

DIA 2

Sem novidades, a dica de água do Peter é importante! 2 litros é melhor. No meu caso sobrou muito graças a uma nuvem que insistiu em ficar na frente do sol o tempo todo, senão....

Eu bebia cerca de 4 a 5 litros de agua por dia! MUITO calor! Na maior parte do caminho, use um método camelo. Quando chegar na água, beba muito (mais de meio litro) e leve um pouco (no máximo meio litro). Assim você carrega pouco peso e não passa sede.

Também acampei no rio Pichillancahue. NÃO aconselho, me arrependi muito. O lugar é uma floresta fechada, não tem nada para ver/fotografar. Muito mais agradável (e exposto) ficar antes, como no Rio Champulli. Mas essa é minha opnião, um tarado por fotos e filmagens noturnas....

 

DIA 3

 

Esse é o momento que fiz minha loucura. Não cheguei no estero mocho superior. Mas fiz algo que o Peter deixou de lado....

No caminho, fui conhecer o Glaciar Pichillancahue. Valeu a pena, é um lindo glaciar coberto de cinzas vulcânicas, portanto, preto! É uma visão única, pq não tenho notícia de um glaciar negro. Ao longe vc vê uma montanha de pedra que ao se aproximar descobre que é o glaciar.

O caminho é muito fácil, sem erros. A placa indica apenas 1,5horas de ida. Mas é penoso, apenas subida tempo todo, ida e volta com pausa para foto deu umas 3 ou 4 horas. Valeu a pena mas paguei caro por isso.

Leia o que o Peter diz.... é o dia mais duro, 1.200 de desnível. Com esse dayhike que juntei, fiz 24km de distância e 2.000 metros acumulados de subida e 2000m acumulado de descida! Muito caro para os meu corpo gordo de quase 40 anos. Deixo a dica, VÁ conhecer esse glaciar, mas tire um dia a mais, e nesse caso sim, durma no rio Pichillancahue.

 

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5836096

 

Bom, nesse dia NÃO cheguei no mocho superior. Não aguentei.... dormi em um lugar..... bem... alternativo! QUASE NO PICO DO LOS PINOS!!!!

598dac5a1b9c5_Villarrica10002552013_12_1021_22_49.jpg.f49fb73942fee65d1353676cee43c49e.jpg

 

Esse é o ponto onde fico diferente do relato do Peter.... não entendi!

Apenas não sobe o cerro mais alto, o Los Pinos, com 1.774 metros. A trilha segue pela encosta esquerda deste cerro para novamente seguir por cristas mais baixas adiante, desta vez já com vegetação.

 

Haviam postes no pico e tudo mais... enfim, parece que em 2010 o caminho era diferente e hoje o caminho é pelo pico do Los Pinos! Mesmo o site que indiquei acima afirma esse contorno... mas, o que digo do poste de marcação bem no pico Los Pinos? Logo após há um “pico” secundário, esse sim é contornado pelo lado esquerdo. O próprio mapa que achei, possui seu tracejado por cima do pico. Estaria em um pico falso? Não sei.... me pareceu o mais alto....

 

Logo após descer Los Pinos, estava esgotado. Tentei continuar, mas não dava. Peguei agua que escorria de um manchão de neve e armei barraca a 100 metros do pico los Pinos entre uns arbustos, onde surpreendentemente não ventava nada!

 

Os tábanos volta e meia lhe enchem o saco (tábanos são mutucas grandes, turbinadas).

Não sabia o que era um tábano, nem uma mutuca. Infelizmente nesse dia descobri.

São moscas mas com o triplo do tamanho cuja picada, sem nenhum exagero, doem como uma alfinetada. Enquanto subia o Los Pinos, na floresta, literalmente 2 dúzias me rodearam. Eu preferia uma cruz e chicotadas romanas. Foi terrível! Mas hoje já não tenho pecado algum.

Repelente é desnecessário. Vou repetir, desnecessário. Você é o jantar e no máximo esta deixando o prato apimentado. O suor faz o repelente escorrer e nada impede sua tortura. Lute!

 

DIA 4

 

MUITA NEVE. Porém, diferente do Peter que foi em fevereiro, era neve ainda “nova”, ainda começava a derreter, estava fofa. Neve dura = gelo. Gelo=escorregador. Escorregador=dodói.

Se andava lá “facilmente”, era como uma areia extremamente fofa que escorregava e molhava um pouquinho.

Para ter idéia, até chegar na Laguna Azul, encontrei postes apenas com a pontinha pra fora. Alguns lugares, o GPS indicava que estava em cima de um poste, mas.... cade o poste? Devia estar 1 ou 2 metros abaixo do meu pé, ainda enterrado na neve....

598dac5b09459_Villarrica10003762013_12_1210_45_20.jpg.a5b9f48551fd7487b2cc006327048eaa.jpg

 

Entre o estero Mocho e a laguna Azul, foi o lugar que mais tinha neve em toda a travessia. Até ali, acreditava que a travessia estava fechada, e vendo toda aquela neve, tinha certeza que o guardaparque falava sério, que era problemático. Foi quando vi meus “heróis”. 6 argentinos, um de 64 anos, todos subindo neve acima com uma montain bike nas costas. Vinham sentido oposto, e disseram que estava tranquilo o caminho. Era a informação que precisava, assim.... fui até a laguna branca e “alcancei” o Peter, e pela foto creio que dormi no mesmíssimo lugar que ele.

598dac5b8efa7_Villarrica10003162013_12_1114_10_42.jpg.ba821ac9da10761c76bb120b303b145f.jpg

598dac5b172e4_Villarrica10602272013_12_1121_37_39.jpg.36fab44d5e4e97943328d83dd6350b57.jpg

 

A rocha basáltica (?) é negra e absorve calor do sol, então não sei porque a neve não derrete toda neste campo de lava.

A resposta para sua dúvida é simples.... é pq é MUITA neve....

 

DIA 5

Sem novidades.... apenas uma decepção.

A laguna Avutargas da uma péssima foto! Seria melhor ficar 1h antes, la em cima, na montanha, assim teria vista do Lanin. Porém, seria uma caminhada muito curta a partir da Laguna Branca e com pontos de acampamento não tão bons.

Fica a dica: tá com pressa? Da laguna branca até a estrada é possível fazer em uma só pernada.... principalmente porque tem muita descida.

 

DIA 6

 

É apenas chegar na estrada... e Peter, ela continua em pedras, não foi asfaltada. Apenas uns 4 / 5 quilometros depois que o asfalto começa.

Eu investi em andar na estrada indo até a Conaf e pedindo carona a quem passasse. Me dei bem! Tente!

 

DICA GERAL:

 

Acorde todo dia 2 a 3 horas antes do sol nascer. Arrume suas coisa e ande! Inúmeras vantagens:

- O sol castiga menos;

- Menos sol, menos sede, menos agua, menos peso, mais prazer;

- Esse é o horário mais frio, é melhor estar em movimento (mantém o corpo quente) que dentro de um saco de dormir pensando “nossa como esta frio....”;

- Os mosquitos (tábanos) “só acordam” depois das 9:00;

- você dorme mais cedo (ainda com sol) e portanto, mesmo com saco de dormir ruim, dorme mais quentinho;

- Locais afirmam que fim de março não tem tábanos;

- o Sentido invertido Puesco-Chinay é burrice (altimetria). Vc sobe muito mais! Talvez vale a pena se for fazer apenas metade da travessia.... mas vai até lá pra fazer só a metade?

 

Sei que todos querem fotos e videos..... cheguei a pouco, faço tudo e volto a postar aqui em alguns meses.

 

....e Peter, meu velho.....

A perseguição continua.... em março faço uma revisão do pampa linda tá?

Sei tbm do seu interesse por dientes de navarino.... o 1o video sai daqui a 3 dias. Vc pode acompanhar esse e os próximos da serie aqui:

https://vimeo.com/album/2656363

598dac59d6e8a_Villarrica10100412013_12_0814_07_19.jpg.926bd102493bb0b8db5a614982073736.jpg

598dac59e3d95_Villarrica10100422013_12_0814_08_08.jpg.ff161f3170bc3ad5f1e725e0fd900889.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ric:

 

Parabéns pelo relato e fotos, Muito bom! Você é um excelente trekker que encara trilhas desafiantes pouco conhecidas por nós brasileiros.

 

Posso dizer que ler seu relato foi um dos melhores presentes que recebi ontem na véspera de Natal!

 

Fiquei com muitas saudades desta belíssima trilha que fiz em 2010.

 

Em dezembro vc enfrentou as dificuldades decorrentes da neve ainda não derretida. Eu apenas enfrentei alguns manchões no final de fevereiro. Engraçado que o tempo não estava tão quente como vc pegou durante o dia.

 

Não havia as placas que vc mostrou, indicando os side trips depois da laguna Nilfe. Vi alguns desvios mas sem placas. Curiosa aquela caverna que permitia bivaque. Vi pequenas tocas de lava, mas não dava para abrigar uma pessoa. Vi a placa para o side trip para a geleira negra mas não fui porque o dia seria cansativo, como vc constatou.

 

Realmente parece que mudaram alguma coisa do trajeto. Tenho certeza que não subi o Los Pinos, seguindo por sua encosta esquerda. Acho que realmente abriram alternativas ou alteraram o trajeto. Salvo engano o caminho pela encosta seguia em parte por um chato carreo de pedras. Por isto acho que mudaram o trajeto.

 

Vc instalou a barraca no mesmo ponto na laguna Blanca. Que bom que não pegou um vendaval. Eu particularmente gostei da Avutardas. Cheguei a nadar nela. Mas isto é só questão de gosto. Vc gosta de espaços amplos para acampar, devido ao visual e possibilidades de fotos.

 

Quanto as caronas, na próxima vez vou usar uma máscara com a sua cara na hora de pedir carona!

 

Se um dia coincidir datas de férias vamos fazer uma trilha juntos. Talvez a minha próxima seja o Paty. Penso muito no circuito do Annapurna. É um Tea House trekking. Não precisa levar barraca e comida, porque vc sempre fica em bons albergues baratíssimos ao longo da trilha.

 

É um prazer ler a sua revisão de trilhas. É muito importante a atualização para os leitores que quiserem fazer a trilha. Assim eles não ficarão confusos ao encontrarem novo trajeto conflitando com meu relato já defasado.

 

Vou ver suas imagens no Vimeo.

 

Um Feliz Natal e um 2014 cheio de belíssimas trilhas,

 

Abs, Peter

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
(...) Você é um excelente trekker que encara trilhas desafiantes pouco conhecidas por nós brasileiros.

Não sei... desde que li que o Dientes era uma trilha super incrivel, apenas para quem tem super poderes.... e apesar de estar absolutamente fora de forma e sem experiencia com neve...não só consegui fazer como achei tranquilo....descobri que trekking é algo que qualquer um pode fazer, basta querer.

Ai vi que e vi que todos meus conhecidos desistem simplesmente pq não tem banheiroconclui que basta sair da zona de conforto!

Posso dizer que ler seu relato foi um dos melhores presentes que recebi ontem na véspera de Natal!

Agradeço! Fico feliz. Mas vc quem dá presente a muitos na net... Muitos viajam com base em suas informações. Villarrica mesmo, apesar de estar em minha lista, dei prioridade pq tinha informação confiável (sua) que a coisa era duca!

(...)Eu apenas enfrentei alguns manchões no final de fevereiro. Engraçado que o tempo não estava tão quente como vc pegou durante o dia.(...)

Como disse, não sei se é um padrão... mas estava realmente quente!

(...)Vi a placa para o side trip para a geleira negra mas não fui porque o dia seria cansativo, como vc constatou.

Vale adicionar um dia, para conhecer esse glaciar. No meu caso, adicionei suor... o sofrimento é temporario, mas agora a gloria é eterna!

(...)Se um dia coincidir datas de férias vamos fazer uma trilha juntos. Talvez a minha próxima seja o Paty. Penso muito no circuito do Annapurna. (...)

Peter, demoro! Só acertar local data e hora.... mas Annapurna preciso adiar, junto com todo o oriente. Atualmente, minha fase de vida é de férias curtas, e ir para tão longe exige no minimo 4 dias apenas para aéreo. Infelizmente..... ainda não cheguei nessa fase da vida.

 

Há.... algo importante que esqueci: o mapa!

e....desculpem.... não tinha feito a unha do pé...

598dacfb4aa20_Villarrica10002532013_12_2416_55_05.jpg.c314c814ec32814c4a3bb9cca2e03256.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Muito bem!

 

A foto do mapa com seus pés calejados da trilha ficou ótima!

 

Como estou de volta à Bahia, no dia que quiser fazer o Paty é só avisar. Roteiro tranquilo para 4 dias. Não porque vc precise de guia, apenas pela companhia.

 

Trekking não é difícil. As pessoas devem apenas perder seus receios e sair da zona de conforto, com vc bem falou.

 

Abs, Peter

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Pessoal, estou finalizando meu roteiro de carro para o Ushuaia e pretendo zarpar agora em Março ou Abril.

A dúvida que me recai é a seguinte: Pretendo cruzar do Chile para a Argentina ao sul, passando por dentro do Parque Nacional Villarrica, isto seria Villarrica/Pucon/Curarrehue/Junin de Los Andes e depois sigo descendo pela Ruta 40.

Isso é o que venho planejando me baseando no Google MAPS e em um ou dois comentários que já li em blogs sobre essa viabilidade.

Porém quero confirmar se esse trajeto é possivel. Se alguém já passou por esse caminho ou tem mais informações eu agradeço,

pq não gostaria de chegar em Villarrica e ter que voltar tudo pra descer. Também não irei de 4x4, então busco saber se o caminho, caso viável, é trafegável pra qualquer carro.

Abraços pessoal.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...