Ir para conteúdo

Trekking Lonquimay Circuit - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pretendo fazer esse trekking em março de 2015 e como encontrei pouquíssimas informações sobre esse circuito, decidi criar esse tópico para troca de informações.

O circuito Lonquimay consiste na circunavegação do Vulcão Lonquimay, num percurso de 95,5km, com acúmulo de 3.050m de aclive, abrangendo a Reserva Nacional Malalcahuello e a Reserva Nacional Nalcas, na Região de Araucanía, norte da Patagônia Chilena. O trekking passa por florestas de araucárias, lengas e raulí, por campos de altitude e por campos de lava, cruza dois passes de montanha, o Paso Lonquimay de 1762m, entre os vulcões Tolhuaca e Lonquimay e o Paso Lolco de 1813m. Durante o trekking, há possibilidade de escalar o Vulcão Tolhuaca (escalada técnica) e o Vulcão Lonquimay (escalada não técnica), sendo necessário um dia para cada escalada.

O trekking tem como pontos inicial e final a Vila de Malalcahuello, entre as cidades de Curacautín e Lonquimay.

Minha maior fonte de informações é o Guia Lonely Planet - Trekking in The Patagonian Andes, que diz se tratar de um trekking por uma paisagem pós-erupção fascinante.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Meu voo pra Santiago é dia 16/03, previsto para chegar às 17:00h. Espero pegar um ônibus para Lonquimay às 21:30h e chegar lá dia 17 antes das 08:00 da manhã e começar o trekking nessa mesma manhã. Apesar do cansaço da viagem noturna, pretendo caminhar assim que chegar lá pra ganhar tempo.

Link para o comentário
  • Membros
O guia indica 6 dias, não incluídas as subidas aos vulcões Tolhuaca e Lonquimay, side trips possíveis nesse trekking. Mas tentarei fazer em 5 dias.

 

Renato,

 

Estou indo para Bariloche, fazer 2 circuitos. É a lista, o Lonquimay até esta nela mas, ja tenho tudo marcado, uma pena!

 

O Peter ja tem experiencia na região, acredito que o Lonquimay tenha dificuldades semelhantes a travessia do Villarrica, falta de agua, moscas enriquecidas por urânio, e falta de informação na web.

 

Eu estive na travessia do Villarrica e vou dizer o que me arrependi: não programei a escalada nos vulcões nem muitos dias adicionais.

 

Vou explicar melhor. O que eu devia ter feito era:

- Escalar o Villarrica no primeiro dia (fiz apenas no último)

- Atravessar até o Quetrupillan e escalar a criança (não programei, não tinha tempo para isso)

- Andar nos arredores da Laguna Branca (nem imaginava fazer isso, apenas tive a idéia depois, olhando o mapa oficial, vi que existe um caminho a um mirante muito pouco frequentado)

- Terminar a travessia, escalar o Lanin (de novo, não me programei).

 

 

Resumindo, voce esta querendo fazer em 5 o que é para ser feito em 6.

Faça um favor a voce mesmo se possivel. Faça em 10 ou mais dias fazendo todos os sidetrips possíveis.

 

Voce vai estar ao pé do Lonquimay em março, quando acredito que nem neve ele tem, reduzindo dificuldades técnicas, porque voce não subir e ter uma linda vista 360 graus?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ramon, tudo bem!

Obrigado pelas dicas!

Até pensei em subir o Lonquimay, já que não existe tanta dificuldade técnica. O Tolhuaca está descartado. Reservei um dia pra isso, mas como não encontro nada na web e não sei se há como alugar equipo (crampon e piolet) na vila de Malalcahuello ou no Lonquimay Extremo, local de onde se parte para a ascensão ao vulcão, não sei se farei a subida. Provavelmente no cume acredito que há manchões de neve mesmo nessa época. Espero fazer com um dia a menos, pois acho que é tranquilo sair do Lonquimay Extremo e ao invés de dormir no Coloradito, passar direto e chegar na vila, pois de Coloradito até a vila são apenas 9km e só descida. Mas se for um lugar muito massa ficarei.

Vou fazer Villarrica nessa viagem também, e pretendo subir o Villarrica no primeiro dia e assim que descer, continuar a travessia. Mas não farei as outras ascensões. Quero levar meu sobrinho lá daqui algum tempo pra fazer com o cume dos três vulcões, aí acaba sendo novidade pra nós dois. Suas indicações no relato do Peter estão sendo muito importantes pra minha programação, pois não há muitas informações disponíveis. Vi que vc fez o Glaciar Pichillancahue e recomenda, já está no meu roteiro. Não vi nada sobre os arredores da Laguna Branca, mas vou procurar. Estou pensando em fazer Laguna Branca - Puesco num único dia. Espero fazer Villarrica em 7 dias. Não vou te pedir o tracklog pois não uso GPS, o máximo que carrego é bússola e mapa.

Se tiver mais dicas e sugestões, agradeço desde já.

Quais circuitos fará em Bariloche?

Um dia nossas datas batem!

Ano que vem quero fazer Cerro Castillo e outro roteiro por perto, ainda não definido. Se tiver interesse no roteiro e as datas baterem podemos combinar.

Abração!

Link para o comentário
  • Membros
(...) Provavelmente no cume acredito que há manchões de neve mesmo nessa época (...)

Boa pergunta. Um cara local me afirmou que fim de março e abril é a melhor época para viajar, porque não há tabanos e a neve fica quase inexistente.

Neve fofa não é um obstaculo, mas um manchão compacto é gelo puro! Impossivel sem crampom.

A falta de neve teria me colocado em encrenca lá. Usei por algumas vezes para coletar agua....

Depois conta se os tabanos somem mesmo...

 

(...) pretendo subir o Villarrica no primeiro dia e assim que descer, continuar a travessia (...)

Para descida, se faz ski bunda e por incrivel que pareça isso te deixa inteiro molhado! Cuidado para não molhar as botar por dentro.

Fazer cume no Villarrica e tocar direto até o estero ñilfe é meio pesado!

São alternativas:

- Levar muita agua, deixar na van e depois do cume, andar uns 500 metros (?) e acampe no meio das moitas. É quase cume e descanso. Disposto? Jogue agua fora e....

- Acampe em locais diferentes, 1a noite proximo a placa (agua 50mts) e a 2a na região do estero tralco. É um bom equilibrio de força para caminhar depois da escalada.

 

(...) Não vi nada sobre os arredores da Laguna Branca, mas vou procurar. (...)

 

Da uma olhada no mapa. "sendero rinconada de huililco"

da-casa-dos-espiritos-ate-puesco-a-travessia-do-p-n-villarica-t42160-15.html#p912609

Sendero El Peuco Viejo também existe, e ninguem fala nada. São "trilhas secretas".

TALVEZ o Lonquimay também tenha "trilhas secretas" que não se fala nada na net ou nos guias.... pega um mapa, analise a jogada.

Por isso falo, vá com dias de sobra.... Se sobrar dias, coisas para fazer não vai faltar....

 

(...) Estou pensando em fazer Laguna Branca - Puesco num único dia. (...)

Em termos de dormir, tá mandando bem. A Laguna Avutargas é agradavel mas não tem uma paisagem assim, fotografica. Se bem que prefiro dormir em um gramado que em um Hostel....

Mas veja bem: da Laguna Branca até a Avutargas é um dos trechos mais bonitos. ANDE DEVAGAR vale a pena gastar o dia inteiro parando em varios pontos, mas depois que baixou, o Lanin sumiu.... acabou a paisagem.

 

Em termos de carona.... eu acho melhor dormir na Avutargas, chegar cedo na estrada. Se chegar tarde e anoitecer, conseguir carona não será... fácil.

 

A trilha continua depois de Puesco. Tem uns circuitos por lá, da para ir até o Lanin, escalar ele para fechar, voltar para o Brasil a pé, enfim, o céu é o limite.

 

 

(...) Quais circuitos fará em Bariloche?(...)

Travessia do Nahuel Huapi e Villa suiça - Pampa Linda. SE a performace for boa, saio pelo Paso de Las Nuvens e Otto melting, senão volto de busão.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Muito bem trekkers exploradores da Patagônia!

 

Ricardo: o Renato está esperando o herdeiro. Se ele demorar muito deixa de ver o nascimento do filho...Assim as muito boas side trips sugeridas ficarão para a próxima!

 

Gostaria de ir com ele para Lonquimay mas minha agenda está difícil nesta época. Quem sabe Cerro Castillo ano que vem Renato?

 

Ricardo: tenho um guia que mostra Colonia Suiza-Pampa Linda. Se quiser eu fotocopio e vc pega lá em casa. É muito legal.

 

Tem que cavar muito na Internet para achar alguma informação.

 

Abs, Peter

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Peter, o nome dele é Ramon, rapaz!

Seria um prazer acompanhar vc na Patagônia, já que com a gravidez, descartei o Nepal(pelo menos por uns 2 anos)!

Está meio distante, mas ano que vem se arrumarmos um grupo bom, e nos planejarmos bem, a depender da quantidade de dias de férias, acho que daria pra ir à El Calafate, de lá pegar o ônibus pra Perito Moreno (cerca de 620km, mas os ônibus não são diários), de Perito Moreno arrumar uma maneira de ir à Reserva Cerro Castillo, há cerca de 150km, fazer o Circuito e voltar pra Chaltén, onde poderíamos fazer a Travessia do Gelo Continental.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...