Ir para conteúdo

3 Países:Portugal, Espanha e Itália- fevereiro 2017 (22 dias) – gluten free - DETALHADO


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 10- Madrid

Chegamos em Madrid de manhã e deixamos as malas no hostel. Dia de city tour!

Pelas opções sem gluten que botei no mapa (tem no app que indiquei também), tinha uma bem perto do hostel: AS Jamoneria, onde fomos tomar café. Provei um pão que nossa.. me dá sensação de arrepio até hoje. Quando dei a primeira mordida fiquei em dúvida se continua mastigando..era crocante, parecia um pão de trigo. Fui mastigando em câmera lenta.. na dúvida se continuava ou parava.. Era uma delícia, mas fui comendo com receio.. E chamamos a atendente.. ela disse que todo celíaco faz a mesma pergunta e afirmou que claro que é seguro, senão não ofereceria (ouvi muito isso dos portugueses..)

598ddfc1859e4_38(Copy).jpg.c3c62b17510431d3ae3ca426a97a9cdd.jpg

 

Seguimos para a Plaza Mayor e Mercado San Miguel. Que dificuldade em encontrar um lugar com mesa para almoçarmos (sábado!). Estava tudo lotado e com fila de espera.. Após almoçar no primeiro que tivesse lugar pra sentar, Seguimos para a Catedral de Santa Maria Real de Almudena, que fica ao lado do Palácio Real de Madri. O objetivo era entrar no palácio também, mas ficamos satisfeitos só com a vista externa (muita fila, chuviscando = mau humor).

Finalizamos o dia no Templo de Debod, peguei a dica aqui no fórum que tinha um lindo pôr do sol.. Mas estava nublado. ::lol4::

O templo constitui um dos poucos testemunhos arquitetônicos egípcios que podem ser contemplados fora do Egito e o único destas características existente na Espanha. Foi construído no século IV a.C. para reverenciar o Deus Amun e doado à Espanha, em 1968, pelo Estado egípcio em agradecimento pela ajuda no salvamento de templos localizados no sul do Egito, em decorrência do aumento do nível do rio Nilo. Para representar o rio que teve o templo nas suas proximidades, construiu-se um tanque de pouca profundidade que se estende ao longo dos três portais de acesso ao templo.

Não dava de fazer a visita ao interior do templo, pois estava fechado para reformas. ::lol4::

598ddfc18c434_39(Copy).jpg.ddf095b276376ac7fdf38bb899460198.jpg

Hostel em Madrid: WAY HOSTEL

Valor Diária: 52,7€ (quarto casal com suíte).

Ponto positivo: Localização, conforto, Atendimento. Próximo de restaurantes, supermercados, estações de metrô. Tem uma ampla cozinha e fogão. Os funcionários organizam diversos eventos, como a noite da paella, jogos, saídas de free tour..Quarto casal privativo bem grande e, o meu, tinha decoração do Freddie Mercury ::love::

Ponto negativo: Barulho, mas nada muito exagerado.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 11- Madri --> Toledo

Dia de ir pra Toledo (20,8€ ida e volta) com chuva ::lol4:: . O trem Madrid Toledo parte da estação Puerta de Atocha e chega na estação Central de Toledo. OBS: Na estação Atocha, lá pertinho da área de embarque, tem 2 opções de lanches gluten free.

598ddfc1a68e7_40(Copy).jpg.ab2ea43d4f6f5791df0e623ba1e79f95.jpg

Eu havia feito todo um roteiro e locais a visitarmos.. mas na hora decidirmos não seguir o roteiro..e sair andando.. Tudo era interessante, inclusive a própria estação de Toledo (“A estação foi construída no estilo neo-mudéjar, que tem influências árabes e que imita o estilo das torres das igrejas da cidade. O interior da estrutura é igualmente belo, e você poderá ver janelas com vitrais no melhor estilo árabe, e, do lado de fora, a enorme torre do relógio.”)

598ddfc1be4b6_41(Copy).jpg.0efbe5ccbb3a4d475558dcd6ae823797.jpg

Saindo da estação há táxis e agentes turismo oferecendo para levarem até o topo da cidade. Na verdade é bem perto.. e fomos a pé. Entrando na cidade chega-se à Puente de Alcantara e Puerta de Doce Cantos, dão acesso à cidade e formam uma paisagem única que causa uma bela primeira impressão de Toledo.

598ddfc1d7ac1_42vistaindope(Copy).jpg.3d868fbee2ea21e9180476ae7e4181b2.jpg

598ddfc1f3f6d_42-1(Copy).jpg.d84f8ca57ecf9d55ba9acbb64b72ae27.jpg

Passando o portal cometemos um erro.. saímos caminhando sem perceber que havia uma placa, à direita do portal, que indicava haver uma escada rolante pro topo da cidade. Fomos subindo, subindo, subindo as escadas.. e minha tia, mais uma vez, quase teve um baque. ::grr:: Nãi lembro de ter lido em nenhum tópico sobre essa escada..

598ddfc23ec44_43(Copy).jpg.e2b58f684d16d2ffc4767b60519c0489.jpg

598ddfc24de56_44troxonas(Copy).jpg.ffe8501c080119740e194215c58b9f5a.jpg

Havia lido em outro tópico que era essencial comprar um mapa logo que chegasse na estação.. pois é fácil se perder na cidade (concordo). Subindo a enorme escadaria, antes do Palácio de Alcázar, tem um Centro de Informações Turísticas com mapas grátis! \o/ Além disso, o aplicativo Maps Me tem todos os nomes de ruas, locais (não esquecer de baixar o mapa da localidade que vc quer ir. Esqueci de baixar o de Toledo, mas meu noivo tinha baixado e usamos o cel dele).. As vezes estávamos diante de algo atrativo e abríamos o mapa para ver o que era.

Começamos o passeio pelo Palácio de Alcázar (gratuito), um dos mais importantes pontos turísticos de Toledo. Fica junto com o museu do exército. Tem diversas salas com as mais variadas exposições: armas, uniformes, quadros, tendas, armaduras, espadas.. você pode passar o dia inteiro conhecendo esta atração.

Não encontrei indicação específica para almoçar em Toledo, mas achei o restaurante La Malquerida, que fez um disco de ovo com batata pra eu comer. Eles tem uma lista (interna, na cozinha) com os alergênicos, então os atendentes sabem dizer o que você pode comer dentre as opções do menu.

Seguindo passeio, visitamos a parte externa da catedral Primada. Passamos 2x por ela, na primeira estava fechada por causa do horário (depois almoço), e na segunda tinha uma fila gigante embaixo da chuva. Então ficamos só na parte externa, que também é linda (mas é recomendadíssimo conhecer seu interior, parece que custa 10€ a entrada). Em torno dela existem inúmeras ruas estreitas e charmosas, repletas de lojas que vendem antiguidades (Comprei um brasão – cuja espadinha foi confiscada no aeroporto, não despachei (culpa do Roberto ::putz:: )- e um paliteiro em forma de espada).

598ddfc265814_45(Copy).jpg.c477d66cda5ac05f5a703b056dfdf6ef.jpg

598ddfc27d1e8_46(Copy).jpg.424f5be2b193124581a1d947cf1e1c59.jpg

598ddfc284995_47(Copy).jpg.b305887e59fae7f7679cc7e5bc2501f4.jpg

Peguei a indicação aqui de conhecer a Igreja de São Tomé. A entrada custa 2,5€ e a visita é bem rápida.. apenas uma voltinha de 10 min (ou menos) no interior da igreja. Pra mim era dispensável, mas isso é bem pessoal (devia ter entrado na Catedral Primada).

Também peguei a indicação de conhecer o Monastério de San Juan de Los Reyes (entrada 2,5€). O ministério é do século XV foi fundado pelos reis que unificaram a Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castilla, para comemorar o nascimento do seu filho. Sua arquitetura impressiona.

598ddfc28bd29_48(Copy).jpg.d3e5eece8b93326b9adc10b4c2b1fb8a.jpg

Antes de ir embora, paradinha no El Cafe de Las Monjas, onde tomei um chocolate quente sem gluten.

598ddfc2a20bd_49(Copy).jpg.950a64ec0a08c04d3309170f38876383.jpg

Tinham muitos outros pontos turísticos pra se visitar, mas com chuva é um pouco mais complicado..mas aproveitamos e adoramos a cidade! E ó as escadinhas na hora de ir embora.. e laiaá.. é descida que não acaba mais.

598ddfc2d1ae1_50(Copy).jpg.898855685a45047991f112a4b0132fde.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 12- Madri

Hoje o roteiro incluía museus e atrações que abriam após as 15hs (O planejamento é bom pra você não perder tempo..). Acordamos tarde e fizemos autos rango no hostel.. Perto do hostel descobrimos uma livraria muito bacana, chamada Desnível. Tem de tudo quanto é livro de aventura.. É um local de encontro de grandes montanhistas e aventureiros. Ao fundo da livraria tem um mural de 36 metros onde normalmente são realizados lançamentos de livros.

598ddfc2ea89a_51(Copy).jpg.02798eadd0989659904263fe78db6252.jpg

598ddfc30f7e1_51-1(Copy).jpg.d879a62062e3f5a5598373a6b6df217d.jpg

Se você gostou do mural, dá de baixar para celular no site: http://www.extremos.com.br/noticias/120919_livraria_desnivel/ . Segundo esse site, ela é a mais completa do mundo no quesito Aventura. Fica a dica! :mrgreen:

Continuamos o city tour, desta vez pro lado oposto da cidade. Concentrei as atrações do lado leste tudo pra esse dia (Puerta de Alcala, El retiro Park, Palácio de Cristal, Museu do Prado). O Museu do Prado é grátis das 18 as 20hs. Chegamos perto das 18:20h e ainda não tinham liberado a entrada e a fila tava gigante.. Abriram a bilheteria as 18:30h.. e a fila andou bem rapidinho.

598ddfc326fe6_52(Copy).jpg.4958e13544fea45393abba9f3be6e2fe.jpg

Mochilas grandes e guarda chuvas devem ser deixados no guarda volume.. Pensa naquela galera toda guardando casaco, mochila, guarda chuva.. e algo extremamente organizado, sem fila.. a parada funciona. Bati uma foto no museu até saber que era proibido (não tinha avisos, só no mapa do museu que é pego na entrada- o qual pegamos depois..). Minha tia fugiu da gente e ficou batendo foto escondido ::putz:: A visita ao museu foi fantástica..tem um acervo impressionante. O objetivo era ir também ao Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, mas estávamos com os pés bem cansados.. nem vimos todas as galerias do museu, pois é gigante.

Janta na Taberna La Concha, indicado pela Associação de Celíacos. Quase todos os pratos do menu normal podem ser feitos sem glúten. Recomendo!

598ddfc32d553_53-2(Copy).jpg.de846e5223ba6184aff70a0765db802f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 13- Segóvia

O planejamento inicial era conhecer Segóvia e Ávila. Durante e a viagem olhamos as atrações de cada um e o que mais gostaríamos de ver. Ávila tem uma muralha, uma catedral.. é linda. Mas ficamos com Segóvia (passagem 20,6€ ida e volta), pois tinha mais atrações a se visitar. Essa mudança de roteiro ocorreu pelos mesmos motivos anteriores, fazer as coisas com calma torna os passeios mais prazerosos. O trem de alta velocidade chega em pouco menos que 30min!

598ddfc368c09_54-1(Copy).jpg.415840464cf5225c9d3fb64c7659a44d.jpg

598ddfc377f1b_55(Copy).jpg.4a47d6ed5936174c7dda08193e77f744.jpg

A estação de trem fica afastada da cidade (5km, parece bem mais!), mas tem ônibus bem próximo ao desembarque (4€ ida+volta). O ônibus (nº 11) deixa exatamente no aqueduto (Obs: na volta tem que pegar do outro lado da rua! Quase que perdemos..). ::hãã::

598ddfc38ea1d_56(Copy).jpg.a2a216cf0dc0db169d005793c858ed84.jpg

Estima-se que o aqueduto foi construído na segunda metade do século I e início do séc. II d.C. e possuem 35 mil blocos de granito! As pedras estão apenas encaixadas, sem qualquer tipo de cimento entre elas (Caraca!!!), e permanecem em pé graças ao equilíbrio de forças. O aqueduto foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1985. O trecho do aqueduto que fica acima do solo (Ponte do Aqueduto) tem 728 m de comprimento, e depois segue soterrado até o Alcazar de Segóvia.

 

Logo ao lado do aqueduto tem um centro de informações turísticas (Pelo MapsMe aparece o símbolo),onde você pode pegar um mapa gratuitamente. Há uma escadaria ao lado do aqueduto, daonde você tem uma visão privilegiada desta maravilha. Além disso, havia um artista local (

) deixando uma musiquinha de fundo durante a (nossa) visita. Uma coisa que gostamos muito na viagem foram os artistas de rua..nos ônibus, trens e metrôs dificilmente alguém entra pedindo dinheiro e contando uma historinha (foram poucos!). Geralmente entram tocando uma música agradável e você se sente mais tentado a ajudar (ou não). Seguindo em direção ao Alcazar, paramos na Catedral de Segóvia (Ntra. Sra. De La Asunción y de San Frutos), uma catedral gótica do séc. XVI (obs: Entrada 3€). Linda tanto por fora quanto por dentro.

598ddfc3a717b_57(Copy).jpg.95411fa2d49121430bef14d405297926.jpg

598ddfc3aef25_57-2(Copy).jpg.62e79b786b8402506397423405b5629a.jpg

E por fim o Alcázar. Tem vários tipos de visita (pacote completo e com guia, somente a torre ou visita geral). Fizemos a visita geral (6,5€), em que se pode visitar várias salas do castelo (Sala das armas, dos Reis..). A sala dos reis é o ponto alto! Até o museu do alcazar é sensacional! Vale muito a pena! Li que esse castelo, junto com outro da Alemanha, serviram de inspiração de Walt Disney para projetar o castelo da Disneylandia.. Não duvido!

598ddfc3c83e6_58(Copy).jpg.6beb9f0394fce00915a88aaa444c13e4.jpg

598ddfc3d01fc_58-4(Copy).jpg.5bcf6906b42c4f7a89fc79e5c1b39dc3.jpg

 

Celíacos: Entramos no El DeSvan.. acho que foi o primeiro que apareceu quando decidimos sentar e comer. Havia uma salada deliciosa com camarão.. e batata frita seguras. Acho que pelo aplicativo não tinha nada nda na cidade (não me lembro bem agora).

598ddfc3dec93_59(Copy).jpg.fe879e4c3846e751b667e4bdb74e4dc3.jpg

Finalizamos a visita lá pelas 16:30h.. ou seja, se fosse pra ir pra Ávila ficaria muito corrido. Talvez no verão seja possível, mas no inverno creio que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 14- Madri --> Roma

Voamos pela ALITÁLIA (R$329,16 cada) de Madri para Roma, a passagem foi comprada com antecedência também (outubro ou novembro). No aeroporto tem ônibus (no terminal 3) que leva para o centro da cidade (5€), tem 2 empresas que vendem o bilhete. Compre a que sair primeiro.. ou talvez a que tiver menos ônibus menos cheio.. Galera não respeita fila.. meio caótico.. Desespero pra embarcar.. ::dãã2::ãã2::'> Deixamos a mala no hostel e saímos pra conhecer a cidade. Do hostel dá de ir a pé em todos os pontos turísticos que selecionamos. Até o Vaticano, por exemplo, dava 25min (Mas a estação TERMINI fica tão próxima do hostel, que mais valeu ir de metrô e voltar caminhando).

Sobre o idioma.. não falamos italiano.. mas nem precisou.. É uma mistura de povos que falam um pouco de tudo.. Eu estava com o cérebro meio embaralhado, falava metade da frase em portunhol, um pouco de inglês e, quando percebia, já tinha soltado um 'grazie también'. E entendem. Falando nisso..acho que só precisamos saber 2 palavras em italiano.. é grazie (ou grazie mille), que quer dizer obrigado(a), e prego. Prego é um dilema pra nós, a priori significa Por favor e de nada. Mas era usado em tantas situações que ficamos em dúvida.. mas ok.. Todos garçons falam inglês ou tem noções de espanhol..e os comerciantes são maioria estrangeira – da Índia, Bangladesh, África (São os primeiros a abrir as portas e os últimos a fecharem). Minha tia fala somente o português.. e ela batia autos papo com a indiana do quarto dela, que não falava português. 8) Então dá pra se virar sim, ainda mais em um local que tá lotado de estrangeiro.

OBS: A Itália é o paraíso para qualquer celíaco.. O aplicativo da associação de celíacos é muito funcional, você liga o GPS e o aplicativo mostra quais opções tem por perto.

598ddfc3e9aa0_60(Copy).png.e7ace99524a00952baf34323a8a9adff.png

Saímos a pé e logo já estávamos na Fontana di Trevi. Lotada de turistas.. você é abordado o tempo todo por vendedores ambulantes, é chato demais. Você quer apenas olhar a parada, mas é abordada o tempo todo.. No começo eu tentava ser querida e simpática apenas dizendo: ‘no, gracias; não obrigada; no thanks..’.. Mas insistem que você compre um pau de selfie ou uma cambuca de madeira que abre e fecha. No começo éramos simpáticos, mas começamos a ser mais rígidos no decorrer dos dias.. Se você estabelece contato visual mesmo.. fuuu..! não desgrudam!

A janta gluten free foi no Pantha Rei, fica ao lado do Panteão.. ótimo ambiente!Voltamos outros dias também.

598ddfc405523_61(Copy).jpg.a94778c2b053d06b201f71bbf3e4c949.jpg

Hostel em Roma: FREEDOM TRAVELLER

Valor Diária: 48,28€ (quarto casal com suíte)

Ponto positivo: Localização, conforto, Atendimento (O atendimento do funcionário de Bangladesh era perfeito!!! Pensa num cara bom!). Próximo de várias padarias, Restaurantes, pizzarias, da estação Termini (é quase ao lado!), serve café da manhã (café e croissant). Tem cozinha. Tem local para guardar a bagagem após o check out. Tem vinho gratuito após as 18h (mas a criançada pagando de ‘olha eu posso beber’ botavam na própria mesa e acabavam com tudo logo). Ótimo custo benefício.

Ponto negativo: Cozinha não era muito boa, panelas muito velhas, não era tão bem arrumada, geladeira com cheiro de comida estragada. Quarto casal privativo era em outro prédio próximo, nada de outro mundo.. mas é bom simplesmente descer quando quiser usar a cozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 15- Roma (Vaticano)

Hoje é dia de conhecer o Vaticano. Compramos os bilhetes do museu + Capela Sistina pela internet (https://biglietteriamusei.vatican.va) . Custou 20€ (16€ o bilhete + 4€ de taxa). Levamos impresso e trocamos pelo bilhete na entrada. Vale muito²²² a pena comprar antes..a fila na hora é absurda! O tempo a visita varia muito, mas acredito que de 2 (superficial) a 3hs (mais detalhado).

598ddfc41fdd3_62(Copy).jpg.424781415bf41c8354dbbef818851fec.jpg

No museu é permitido bater fotos.. É tudo muito impressionante, tem diversas galerias. Na Capela sistina não é permitido foto, mas tinha vários espertalhões se achando o James Bond porque estavam batendo escondido. É um saco. Tava o pai com a máquina escondida sob o casaco rindo pro filho porque tinha conseguido bater foto (Alouuu? ::putz:: ).. Fora isso, os funcionários ficam o tempo todo, e em vários idiomas, pedindo silêncio.. pois as pessoas acham que tão no meio do circo. A Capela é linda, mas eu queria ter um ‘botão de delete’ pro bando de sem noção. Sério, não sejam esse tipo de turista. Ah.. tem diversas esculturas A.C., não façam igual minha tia.. dando batidinhas pra ver como o material daquela época era bom.. #morri ::prestessao::

598ddfc436157_63-segundametadesc1DC(Copy).jpg.c3b52767a6a530aa324fb33e7735a5cf.jpg

Parada pra almoço no Mama Frites- um local totalmente gluten Free (Tá no app, só traçar a rota a pé e ir! Além desse, tem outros na região do Vaticano). Passando esse restaurante tem uma sorveteria com opções sem gluten ao lado (não tem selo da associação, por isso perguntei à atendente.. só um sabor tinha gluten e parece que tomam todos os cuidados. Sou bem sintomática e não passei mal!). Esse foi o melhor sorvete da viagem.

598ddfc56d787_64(Copy).jpg.d7c965e6241dfebaa0be48789301e96b.jpg

598ddfc58931e_64-1(Copy).jpg.11e296e71e239bcda7a48c8f1c41fd08.jpg

Depois do almoço ficamos matando tempo na praça da Basílica de São Pedro. Havíamos agendado com antecedência (dezembro) o passeio subterrâneo ao túmulo de São Pedro (http://www.scavi.va/content/scavi/it/prenotazione.html), ao custo de 13€, com guia em português. Acho que agendei com tanta antecedência que me deixaram escolher o dia ainda (Obs: um amigo nosso tentou agendar próximo da viagem dele e não conseguiu!). No voucher explica certinho onde você tem que entrar, no lado esquerdo da basílica, passando pelo detector de metais e mostrando o bilhete aos guardas suíços). No voucher também pede que se chegue com antecedência de 15min.. uma casal de brasileiros do grupo chegou em cima da hora e demoraram pra conseguir entrar.. O passeio dura 1:30h (pra menos) e é bem interessante. Não é permitido fotos/vídeos, mas aqui descreve bem como é a visita --> http://www.romapravoce.com/visita-ao-tumulo-de-sao-pedro/) . Há divergências sobre o túmulo ser de Pedro.. mistérios da fé. Ahh uma dica: se você fizer esse passeio sai direto dentro da Basílica de São Pedro.. não precisa encarar a fila gigante que tem na praça..

 

Finalizamos o dia indo conhecer a La Pasticciera, uma confeitaria 100% gluten free (e perto do hostel!)

598ddfc59dc47_65(Copy).jpg.b3d47a9769dbdb15fd04104eda990109.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 16- Roma

Dia de conhecer o Coliseu, o fórum Romano e Palatino. Nossa ideia inicial era adquirir o Roma Pass, pelas contas que eu havia feito valeria a pena.. Mas desistimos, ficaríamos muito preso ao roteiro..e ter que fazer tudo no prazo de validade do cartão (24h,48h ou 72h).. A diferença era tão pouca, que nem pegamos.. E acho que saiu mais barato não pegar mesmo, pois algumas atrações não quisemos visitar.

Para as 3 atrações você compra um bilhete único (12€). Havíamos pegado a dica de começar o passeio pelo fórum romano ou palatino, pois as filas são menores.. aí você chega no Coliseu já com o ingresso e pula a fila (ótima dica!). Íamos fazer isso, mas passando ao lado do Coliseu não tinha fila alguma!!! Viva o inverno!!!! Até deu um bug no nosso cérebro, porque estávamos programados pra começar o passeio pelas outras atrações.

598ddfc6138a0_66(Copy).jpg.6b958e2b23e4f7a3c01dfe5a834414a4.jpg

Do coliseu fomos pro Fórum Palatino, ficamos meio perdidos, pois não tínhamos mapa.. Depois descobrimos que meio que entramos pelo ‘lado errado’.. na verdade tem uma entrada principal onde fornecem o mapa..Como viemos do Coliseu, meio que entramos pelos fundos. Fomos nos guiando pelas placas físicas e pelo celular, o app Maps Me mostrava bastante coisa. Do Fórum Palatino você tem vista para o Circo Massimo, que, hoje, é que uma pista oval abandonada, que no passado era a melhor e maior pista de corrida e de jogos de Roma. Em seguida, o Forum Romano.. fica ao lado do palatino.

598ddfc62b2ce_67-1forumromano(Copy).jpg.b0a8f3e4fad51e9edae2d008a6e6f0a5.jpg

Na hora de ir embora tem um monumento bem legal.. impossível você não passar por ele (eu acho). Monumento à Vítor Emanuel II da Itália

598ddfc641a0c_68(Copy).jpg.93b9ef0f2b1de67b93ecaeafa461e01d.jpg

 

Parada pra comer no Voglia di Pizza.. comi pizza..mas tem outras coisas também!

598ddfc658946_69(Copy).jpg.03136f9d56872ae68e59b193d2854696.jpg

Deu tempo de irmos ainda no Panteão (gratuito), em perfeito estado de conservação. “Quase dois mil anos depois de ter sido construído, esta cúpula é ainda hoje a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo”.

598ddfc668eed_70(Copy).jpg.e4a39c9c65fe0c1ebe42b100b1c1578e.jpg

A Noite fomos fazer compras no mercado CONAD, perto do hostel, e descobri uma prateleira cheio de pão sem gluten. Taí uma grande vantagem de ficar em hostel.. meu café todo dia era pão sem glúten..os preços variavam de 3€ a 4€, bem melhores que no Brasil.

598ddfc678c28_71(Copy).jpg.3f527e67cdc625588494ad5b5ef5840d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 17- Roma

Durante a visita ao túmulo de São Pedro, a guia falou que existe também a basílica de São Paulo (“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine..”) ::love::::love::::love::::love::

A Basílica San Paolo Fuori le Mura é Patrimônio da Humanidade desde 1980. Obs: Atração gratuita!

Descobrimos o endereço (Piazzale San Paolo, 1) e fomos visitar: Basílica di San Paolo Fuori Le Mura (tem esse nome porque fica fora dos muros aurelianos). Para chegar basta pegar a linha B do metrô (a mesmo que vai pro Coliseu) e descer na parada Basílica San Paolo. A basílica fica bem próxima à parada do metrô e, como todas as atrações importantes de Roma, é protegida pelo Exército e por detector de metais.

598ddfc691a47_72(Copy).jpg.cc7d19970fd61ef584d3bba7787d4414.jpg

Gostei mais dessa basílica do que a de São Pedro.. essa não é tão lotada, muvucada, craudiada.. Conserva um certo silêncio.. tem uma música de igreja ao fundo, tornando o ambiente mais aconchegante.. sem contar que a basílica é linda! Na parte superior, circundando toda a Basílica, há vários medalhões em Mosaico com o rosto dos Papas. Estes medalhões foram iniciados sob o papado de Leon Magno, no século V, e desde então cada vez que é escolhido um novo Papa, é feito um mosaico com seu rosto. Obs:No interior da igreja tem uma corrente que supostamente São Paulo usou em seu martírio.

598ddfc6a6228_72-1(Copy).jpg.78d5ffbb3f35ccd64bcd416776713c09.jpg

Na volta uma passada pela Basílica Santa Maria Maggiore. Um detalhe.. no My Maps você consegue botar comentário.. e quando exporta como KML e abre no MapsMe, os comentários são exportados juntos! Então várias histórias sobre as atrações eu olhava antes de ir ao local.. na porta de entrada geralmente.. então entrávamos nas atrações sabendo onde olhar.. o que procurar.. essa igreja foi um desses casos. “A basílica foi construída entre 432 e 440 durante o pontificado do Papa Sisto III e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (431). Dentro tem mosaicos medievais que contam a infância de Cristo (Annunciazione, Presentazione al Tempio, Adorazione dei Magi, Incontro con il governatore Afrodisio, Strage degli Innocenti, Re Magi presso Erode). No altar, encontra-se o maior tesouro da Basílica, composto de cinco pedaços de madeira presos por grampos de ferro e que, segundo contam, teriam sido parte do berço de Jesus. É nesta basílica que está enterrado o maior escultor de Roma da época barroca, Gian Lorenzo Bernini.

598ddfc6d710b_73(Copy).jpg.7a1edf47d8abe61ecefe908ec665a108.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 18- Pompei

Dia de ir à Pompéia, a cidade petrificada pelo vulcão Vesúvio em 79 d.C.. Já havíamos visto alguns documentários sobre a tragédia e sempre nos despertou interesse naquele que foi um dos maiores desastres naturais da história. Para chegar lá deve-se pegar o trem até Nápoli e, de lá, pegar outro trem até Pompeia. Se eu fui em baixa temporada e esse último trem já tava lotadaço.. não quero nem pensar como é na alta temporada. Pra quem se acostumou aos trens tops de linha.. esse regional já é mais zoado..

598ddfc73b904_74(Copy).jpg.f3d97566059ef4d4aa62947f8f6e5f0d.jpg

Uma dica de app, que só vimos lá na hora.. é: http://www.pompeiitouch.com/ . O uso do audioguia foi essencial para entendermos as estruturas. Na entrada tem vários guias oferecendo serviço a 8 euros.. Acho que vale mais a pena contratar um guia, pois eles sabem já os lugares certos pra ir..e a história bem mais profundamente.

Aqui você acha um circuito a ser seguido: pompeia-circuito-da-cidade-a-ser-seguido-t67639.html

A cidade é impressionante..pode-se ter noção do estrago feito pelo vulcão.

 

598ddfc71d0e6_75(Copy).jpg.b80c8b9ef87797855980372147358abf.jpg

598ddfc774c48_75-1(Copy).jpg.530117e5aa2cf013f9d2d2e8bb8a7ddd.jpg

Mas não vá achando que tá cheio de corpo petrificado.. tem bem poucos, a maioria está no Museu de Nápoli (bem como várias esculturas.. em Pompeia ficaram as réplicas). Na verdade, também não são corpos petrificados. A chuva de cinza fina que cobriu o local durante a erupção aderiu às formas dos corpos e roupas das vítimas, preservando o momento em que morreram. Com uma técnica que utiliza gesso e água foi possível mantê-los intactos como foram encontrados pelos pesquisadores. O local que mais possui ‘corpos’ petrificados é o ‘Orto dei Fuggiaschi’, localizado na área I.

598ddfc793e33_75-11(Copy).jpg.cc63a8a67324d07b0f141153b71a4538.jpg

Algo beeeeem interessante (pra mim que trabalho com isso) são essas pedras grandes no meio da rua..As águas pluviais coletadas das casas caíam direto na rua, que ficava alagada.. Essas pedras eram pras pessoas atravessarem com segurança:

598ddfc7d3b57_76(Copy).jpg.c42ec2a88e6ba5cb97f5fe74bcd7913c.jpg

Seguimos um grupo inglês, que tinha guia, até o prostíbulo mais famoso da época (sem o guia alheio jamais íamos ter encontrado o lugar), o LUPANAR. Tem vários afrescos de posição sexual pintados na parede, tipo um menu, indicando os serviços oferecidos. Na rua mais adiante tem até um falo no chão, indicando a direção do prostíbulo.

598ddfc7d8294_77-falo(Copy).jpg.e2b9359510d5951c7eb0b3abfb0bb2bf.jpg

O passeio começou pelas 10h e terminou perto das 15:30h. Daria pra ficar mais tempo ainda, mas vai ficando tudo muito repetitivo. Meu planejamento inicial constava subir o vulcão Vesúvio e ir no museu de Nápoles.. mas o pessoal não tava muito a fim.. Talvez se estivéssemos há menos tempo viajando estaríamos sempre com vontade de fazer tudo, mas as longas caminhadas diárias cansavam.. ::hãã::

OBs: Pesquisando no app sobre refeições sem gluten, tem opções fora do sítio de Pompeia.. eu levei meu sandubão da Schar e comi lá dentro. Para os 'normais', lá dentro tem um restaurante/pizzaria.

Gasto:

Passagens Roma --> Nápoles: 40€ (ida e volta)

Passagem Nápoles --> Pompeia: 6,4(ida e volta)

Entrada: 11€

Audio Guia: 8€

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dias 19 - Roma

A partir daqui teríamos mais 3 dias de viagem.. a qual seria pra conhecer o resto das igrejas, escolhemos conforme os relatos aqui no fórum. Não vou citar todas, mas a Basílica Santa Maria Degli Angeli e del Martiri merece o seu tempo.

598ddfc7efe8d_78-fachadacicatrizesdasbombasqueatingiram-naduranteaSegundaGuerraMundial(Copy).jpg.167f9c231111145899492b7b2e0117be.jpg

Dentro da basílica tem uma linha meridiana encomendada pelo papa Clemente XI, no início do século XVIII. Funciona como uma espécie de relógio solar e calendário. Além de utilizar a linha para medir a posição do sol, há orifícios no teto para marcar a passagem de estrelas (dica: visitar perto do meio dia para ver a luz solar iluminando a linha).

598ddfc801ea5_79-concluidoem1702(Copy).jpg.0319f3f4a4b6d5247b58c20254ab7e2a.jpg

 

No caminho cruzamos com a sorveteria Della Palma.. tem mais de 150 sabores, cheia de gente.. Tem algumas opções para celíacos.. Não é aquilo tudo, acho que não tem lactose.. Aproveitam pra juntar várias restrições em um sabor.. então não foi meu preferido.. mas pra quem tem mais restrições.. se joga! ::hãã::

598ddfc81052a_80(Copy).jpg.3063a0273d504d79e77161adeaad3413.jpg

Janta no Melarancio, outro lugar com opções para celíacos.

 

Dia 20-

Saímos cedo pra ir na Decatlon.. uma loja que os mochileiros devem conhecer, é a nossa preferida.. Tem pessoas que vão no shopping passear, a gente vai lá.. mesmo sem nda pra comprar. Roma tem umas 4 lojas, mas vimos que a maior dela ficava na Porta de Roma. Pegamos um ônibus até lá e nos realizamos, é gigante! Preço bem inferior ao do Brasil.. ::love::

O Almoço foi no ‘La Soffitta Renovatio’, perto do Vaticano, com opções gluten free. Uma coisa que não mencionei é que a pizza é pra uma pessoa (essa da foto).. pra nós dava pra 2 pessoas comerem.. a quantidade italiana é meio exagerada.. mas como a massa é fininha, até vai 1 por pessoa.. se tiver com muita fome.

598ddfc82851b_81-1(Copy).jpg.f7c400ccb59484371452aae9381a884f.jpg

Demos uma passada pela Piazza Campo de' Fiori, em que há uma estátua em homenagem ao filósofo Giordano Bruno, queimado vivo na condição de herege, por ter afirmado que a Terra é que girava em torno do Sol (e não o contrário, como apoiado pela igreja). Passamos por ali outros dias e tinha mercadinho, feira.. acabamos nem vendo a estátua.. Aí antes de ir embora eu lembrei de pesquisar onde ficava essa estátua.. e já tínhamos passado ali.. ufa.. essa foi quase. ::putz::

598ddfc8391be_82(Copy).jpg.9fcd5a94d37371c8c285647f1380e3a8.jpg

E finalizamos o dia visitando os túmulos de mais dois apóstolos: Filipe e Tiago (menor), na Basílica dei Santi XII Apostoli.

598ddfc84f471_83(Copy).jpg.ea2614e18907a2c7f9fc1bb2363d650f.jpg

598ddfc8892a6_83-1(Copy).jpg.6e432a4d83b3edb0eb452da6da1ee71c.jpg

 

O dia seguinte foi só passeio no Centro e início da viagem de volta. Apesar da comilança, perdi 1,5kg e o Roberto 4 kg (homens, homens..) ::mmm:

Obrigada aos leitores e demais colegas pelas dicas! Se eu puder ajudar em algo, só chamar! ::otemo::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...