Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia-Chile-Peru - 25 dias sozinha com 960 dólares + passagens!!


Posts Recomendados

  • Membros
Em 15/12/2017 em 15:20, Wesley_Justino disse:

@natsumy Parabéns pelo relato e pela trip. Está muito bom e com muitas dicas úteis. A viagem deve ter sido incrível. No aguardo da continuação. Uma curiosidade... em algumas partes do relato você disse que sentou e ficou escrevendo. Seria escrevendo anotações do que estava fazendo ou outra coisa? E qual câmera utilizou para tirar as fotos?

Oi Wesley! Obrigada, fico feliz que esteja gostando. Essa semana eu posto mais alguns dias. 

Sim, eu escrevia sobre as minhas impressões das cidades e sobre as coisas que aconteceram no dia, tipo um diário. A câmera que usei foi uma sony cybershot antigassa do meu pai, nem achei o modelo mais à venda kkk e algumas vezes a câmera do meu celular mesmo, um moto g 2.

Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 minutos atrás, natsumy disse:

Oi Wesley! Obrigada, fico feliz que esteja gostando. Essa semana eu posto mais alguns dias. 

Sim, eu escrevia sobre as minhas impressões das cidades e sobre as coisas que aconteceram no dia, tipo um diário. A câmera que usei foi uma sony cybershot antigassa do meu pai, nem achei o modelo mais à venda kkk e algumas vezes a câmera do meu celular mesmo, um moto g 2.

Abraços!

Obrigado e, quando puder, continue o relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 20 - Isla del Sol

 
Acordei cedo nesse dia e fui lá pra orla do lago esperar o barquinho. Fiquei preocupada de não achar meu barco, mas é bem fácil. Os barcos ficam concentrados em uma parte do lago e na agência eles te dão o nome dele. É bom chegar cedo e já ficar na fila com seu ticket pra pegar bons lugares.
 
O barco que fui era pequeno e devegarrr quase parando kkkk E balançava muito, é bom quem sente muito enjoo tomar um plasil antes da viagem porque umas pessoas passaram mal no meu barco.
 
Acho que foram uns 40 minutos de viagem até chegar no lado Sul. O barco para lá pra quem quiser descer, depois para mais ou menos no meio da ilha e por último para no lado norte. Você desce onde você preferir mesmo. 
 
No esquema do bate-volta eles te dão um tempo pra explorar um lado da ilha e depois você pega o barco que te leva ao outro lado, fica lá mais um tempinho e depois vai embora. Esse tempinho é suficiente pre você explorar um pouquinho a ilha mas eu recomendo fortemente vocês fazerem o trekking de um lado a outro e dormirem lá. Eu desci no lado norte e depois fui para o sul.
 
Nos dois lados quando você desce do barco aparecem umas cholitas cobrando taxas de entrada. É bem barato, no lado sul foi 10bol e no norte não paguei, acho que eu tava com tanta cara de doente que a mulher nem me cobrou KK
 
Descendo lá um guia acompanha o grupo que está no barco, se você quiser o passeio guiado vale a pena ir com ele. Eu não fui, tive que sentar na orla um pouco porque não estava me sentindo bem e só depois de um tempo fui explorar a ilha.
 
O lado norte é lindíssimo, as paisagens são fodas.. A trilha é super tranquila. Quando eu fui tinha até uns músicos gravando um clipe. Como citado em vários relatos o lado norte é menos desenvolvido que o sul. É mais simples mas achei mais bonito. Infelizmente não deu pra eu andar o tanto que eu queria porque não consegui mesmo, fica pra próxima. Algumas fotos do lado norte da ilha:
 
24407830197_32d3d260cf.jpglado norte by Natalia Natsumy, no Flickr
 
38393483015_f79021162f.jpglado norte by Natalia Natsumy, no Flickr
 
39241574632_19ce3c6fd9.jpglado norte by Natalia Natsumy, no Flickr
 
38393480555_d8bfe4f1f3.jpglado norte by Natalia Natsumy, no Flickr
 
39241569552_96c6d56764.jpglado norte by Natalia Natsumy, no Flickr
 
 
 
Fui pro lado sul e quando cheguei lá já era mais ou menos hora do almoço e resolvi almoçar em um dos restaurantes que tinha por lá. Esbanjei um pouco dessa vez porque eu tava com vontade de comer uma trucha na mantequilla. Muito gostoso, recomendo..  Eu nem andei pelo lado sul direito, foi o tempo de almoçar, conversar com um boliviano atrevido que sentou na minha mesa e esperar o barco pra voltar.
 
38393470365_cd93e25816.jpglado sul by Natalia Natsumy, no Flickr
 
Cheguei em Copa no fim da tarde, andei um pouco pelas ruas, comprei uns lanches pra comer a noite e depois sentei na orla pra ver o pôr do sol lindíssimo. Não fiz mais nada a noite além de andar pelas ruas da cidade.
 
GASTOS DO DIA:
 

10bols - taxa sul da ilha
40bols - trucha
20bols - snacks

 
TOTAL: 70 bols
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 10/22/2017 em 19:42, natsumy disse:
Dia 18 - Cusco -> Puno
 

Era meu último dia em Cusco. Acordei mais tarde, tomei café, tomei um banho e fiz o check-out. não tinha nada planejado pra esse dia, aí tive a ideia de fazer o Free Walking Tour por Cusco. 

 
Vi o panfleto do Free Walking Tour lá no WR. Eles marcam de se encontrar com o pessoal em uma praça 13hs. Tem os tours em inglês e em espanhol. Como tava cedo ainda, deixei minha mochila lá no hostel e dei umas passeadas pela cidade.. Fui no mercado de novo e almocei lá um prato de linguiça com ovo eu acho, por 5s/.
 
Depois de fazer muita hora, fui pro ponto de encontro. O tour começou 13:30 mais ou menos porque ficamos esperando mais gente chegar. Tinha umas 7 pessoas no grupo. A guia se apresentou, o nome dela é Ysla, pessoa muito simples e sabia absolutamente tudo sobre a cidade!
 
Primeiro fomos em uma fábrica/loja de chocolates. Degustamos uns chocolates e licores diferentões lá. Depois fomos em um restaurante e degustamos carne de alpaca (uma delícia!!), vimos a pedra de 12 ângulos, alimentamos umas lhamas/alpacas, experimentamos roupas típicas e pra finalizar provamos um pisco sour em um bar. Foi muito legal esse tour e eu super recomendo vocês fazerem. Eu nunca acharia esses lugares sozinha andando pela cidade, até porque alguns são bem escondidos. A degustação das comidas/bebidas é grátis, mas no final do tour eles pedem uma ajuda, claro.. O problema foi que a guia falou que pra ajudar mesmo tinha que ser no mínimo 15s/. por pessoa, senão não fazia tanta diferença assim. Infelizmente eu só tinha 9s/. lá na hora, então dei os 9 mesmo. Mas gostei muito, recomento super!! Infelizmente não guardei o papelzinho do tour, mas lembro que o encontro é realizado na Plaza Regocijo e os guias ficam vestidos de laranja. 
 
36709565304_4ba64b1463_b.jpglhamas by Natalia Natsumy, no Flickr
 
36709563394_3def6ce971_b.jpgfofinha by Natalia Natsumy, no Flickr
 
 
O tour acabou umas 17hs, troquei uns dinheiros, comprei umas camisas pros meus pais, passei no supermercado pra comprar uns lanches e já fui jantar. Tinha visto um micro restaurante na esquina da rua do hostel que vendia o prato do dia a 5s/. Ia ser ali mesmo! E tava até gostosinho.
 
Um pouco depois peguei a minha mochila e fui lá na clínica onde o Bernardo estava internado pra dar tchau pra eles e também comprar bolivianos do Gustavo, já que eles não iriam usar os que já tinham e eu tava prevendo que a cotação em Copa seria ruim. Troquei 100 dólares por 6,93 bol por dólar se eu não estiver enganada. 
 
Fui pra rodoviária quando estava quase na hora do ônibus sair. E gente, esse foi o melhor ônibus da minha viagem!! Não foi atoa que foi tão caro.. Acho que pra Puno só tinha bus-cama. Poltrona espaçoooosa, tinha até wi/fi que funcionava às vezes, mas..
 
Infelizmente uma hora mais ou menos depois de sair de Cusco eu comecei a passar muito MUITO mal. Não sei se foi o almoço nada higiênico que comi, ou se foi algo que degustei no FWT, ou se foi a janta em um lugar de aparência duvidosa, ou uma mistura de tudo isso. Sei que vomitei horrores, na coberta, no chão, na sacola.. Vomitei a noite toda, tive febre, foi uma noite bem longa. Ainda bem que eu tava em um assento individual, não tinha ninguém do meu lado! kkk 
 
Chegaria em Puno na outra manhã bem cedo..
 
GASTOS DO DIA:
 
56 s/. - 2 diárias WR
5 s/. - almoço no mercado
6 s/. - suco de laranja com abacaxi
55 s/. - blusa
13 s/. - supermercado
9,10 s/. - free walking tour
22 s/. - camisas pra mãe e pai
5 s/. - janta
1,5 s/. - taxa terminal de bus
 
TOTAL: 172,6 s/.

Oi Nat!! Uma dúvida:  vc comenta nesta parte do relato, assim:

"e parece que os ônibus não tinham horário, iam enchendo e saindo. Por isso acho que não é necessário comprar a passagem em Cusco.."

Minha pergunta: os ônibus que saem Puno para Copa, saem toda hora?? Existe saída de manhã bem cedinho? Por volta da 09hrs - 10hrs da manhã?

Obrigada!

Ô relato foda!!! Amando!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, Camila Sousa disse:

Oi Nat!! Uma dúvida:  vc comenta nesta parte do relato, assim:

"e parece que os ônibus não tinham horário, iam enchendo e saindo. Por isso acho que não é necessário comprar a passagem em Cusco.."

Minha pergunta: os ônibus que saem Puno para Copa, saem toda hora?? Existe saída de manhã bem cedinho? Por volta da 09hrs - 10hrs da manhã?

Obrigada!

Ô relato foda!!! Amando!!! :)

Oi Camila, creio que existam ônibus de hora em hora sim. Pelo menos foi o que eu vi lá em Puno, muitos ônibus saindo pra Copa toda hora, eles saíam toda vez que ficavam cheios, então não era necessariamente era de hora em hora (não tinha um horário certo, em resumo kkk), mas como sempre tem muita gente indo pra Copa, tem muita oferta de ônibus, não se preocupe.

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 21 - Copacabana -> La Paz

 

**UPDATE** - pessoal, atualizei o primeiro post do relato com a planilha, agora o link tá funcionando! Mas qualquer coisa é só passar o e-mail que eu mando.

 

Nesse dia acordei totalmente recuperada. Como meu ônibus para La Paz era só 13hs, decidi pegar um mapa de Copa e explorar um pouco mais a cidade. Já fiz o check-out do hotel e deixei minha mochila lá na portaria.

Copacabana é uma cidade pequenininha e não tem tantas atrações além do lago. Eu cismei que queria ir num mirante que eu vi no mapa, não é muito afastado da cidade mas é um morro de respeito viu.. Pessoas sedentárias como eu sofrem para subir mas nada impossível. Parece que o mirante é um ponto de peregrinação, vi várias famílias subindo, levando lanches pra fazer piqueniques lá em cima, bem legal. No topo tem muitas cruzes, muitos monumentos cristãos, tudo muito bonito, e a vista é espetacular, com certeza vale a subida se você tiver um tempinho!

 

27580448729_8125196305.jpg

 

27580451619_72f305f90b.jpg

 

25488168238_c9b63ace6a.jpg

 

27580442749_8445a0621e.jpg

 

Fiquei no mirante um tempo admirando a vista e as pessoas. Desci, andei mais um pouco pela cidade e depois fui almoçar em um restaurante super simples. Tem muitos gringos trabalhando nos restaurantes da cidade e quem me atendeu foi uma argentina. Ela era super gente boa, conversamos um pouco. Pedi pra ela me explicar o que era jamón, porque eu não tava entendendo, ela não soube me explicar direito e eu entendi que era hambúrguer. Estava curiosa pra experimentar um omelete de hambúrguer. Só quando chegou meu pedido que descobri que era presunto, que lerdeza.. Então fica a dica, jamón é presunto KKKK

 

Peguei meu ônibus 13hs, foi bem pontual. Demorou umas 3hs pra chegar em La Paz. No meio do caminho precisamos descer pra cruzar o lago, aí o ônibus vai em uma balsa e os passageiros vão em lanchas, tem que pagar 2 bols. e é bem tranquilo.

 

No caminho para La Paz passamos pelo município vizinho de El Alto. Meus amigos, o que que é aquilo.. É uma cidade sinistra cheia de frases ameaçadoras escritas nos muros e bonecos enforcados pendurados nos postes. Dá um pouco de medo kkkkk Quando eu estava em La Paz mais de uma pessoa me disse que El Alto era bem violento mesmo, cuidado!

 

39356994541_1f449c4261.jpg

 

25488285998_63dc99a630.jpg

 

25488287798_2c3463c5b4.jpg

 

Cheguei lá na rodoviária, fui pra rua e peguei um táxi. O taxista me deixou próximo ao Wild Rover. Ia acontecer uma festa na cidade no dia seguinte e várias ruas estavam fechadas, por isso não deu pra ele me deixar na porta do hostel. Infelizmente a internet de Copa era tão ruim que não consegui fazer a reserva antes, então nem tinha o quarto mais barato disponível. Resolvi ficar no segundo mais barato e procurar por outro no dia seguinte. Deu pra ganhar a camisa (linda) do WR pelo menos!

Depois de tomar banho fui andar um pouco pelas ruas e procurar algum lugar pra comer. Acabei comendo num restaurante super junk food estilo McDonalds (não existem McDonalds em La Paz ainda) e depois de andar mais um pouquinho fui pro hostel descansar.

Eu até gostei do WR de La Paz. É bonito, tem muitos banheiros, festa todo dia, a localização é boa.. Mas não gostei muito dos quartos, são barulhentos e toda hora que eu dormia alguém acendia todas as luzes do quarto. Achei muito difícil dormir lá.

 

GASTOS DO DIA:

100 bols - diária el mirador
27 bols - omelete de jamón
2 bols - lancha
10 bols - táxi até Calle Comercio
23 bols - combo + refri

TOTAL: 162 bols

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...