Ir para conteúdo

[NOVIDADES 26/04 - Governo ajuda!] Surpresa com a falência da Alitalia


Posts Recomendados

  • Membros

Ficar esperando promoções geralmente não funciona muito bem para quem tem um destino fixo em mente, como por exemplo ir para o Japão.

Promoções costumam funcionar bem para quem não tem um objetivo fixo de viagem.

Por exemplo, eu não estava planejando ir para Londres agora em Agosto, estava pensando em ir para a Costa Oeste dos EUA (São Francisco,  Los Angeles, etc) e estava dando uma olhada nos preços das passagens para os EUA. 

Enquanto eu estava olhando preços para os EUA, apareceu esta promoção para Londres, ai pensei: Por que não? Afinal visitar as Highlands, Escócia e Irlanda também sempre estiveram na minha lista de desejos, e poder vista-las no verão seria ótimo.

Ai tomei a decisão de ir para Londres e deixar a Costa Oeste dos EUA para uma outra oportunidade...

Mas se o sonho da sua vida é visitar o Japão antes de qualquer outra coisa, e se tiver condições de pagar as passagens, não fique adiando demais o seu sonho, vá visitar o Japão mesmo que as passagens não estejam tão baratas assim.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Muito obrigado a todos pelas respostas. Decidimos no momento aguardar, principalmente pela questão da Alitalia. Felizmente é pra resolver o assunto em abril, que são exatos 6 meses antes do planejado pra viagem. Se todos os planetas alinharem teremos um valor mais baixo e com um stopover em Roma, que era o plano original. Se não for assim, que seja o mais barato mesmo. Mais uma vez, obrigado a todos! :x

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

@MR7 Finalmente consegui escrever a análise que tinha te prometido!

Escrevi o tópico Como é voar com a Ethiopian Airlines?

Como foi meu voo com a Ethiopian Airlines entre São Paulo e Tokyo (Narita).
Com o precinho de R$ 2800 que tinha conseguido em 2017!

Sobre sua dúvida que acabei de ler, sobre comprar antecipado ou não... O que posso dizer é que é uma incognita!
Geralmente o preço em dolar da passagem não varia muito, a não ser uma super promoção.
Então, acaba tendo a variação da cotação de dolar como maior influenciador.

Numa passagem com a United ano passado por exemplo, também pro Japão... Eu paguei um preço X comprando 2 meses antes.
Quando estava perto da viagem, fui fazer a cotação e estava mais barato.... Quase 15 dias do embarque.

Meu amigo fez coisa parecida, porém, saindo do Peru.... E foi ao contrário, qdo foi ver perto do embarque estava mais caro.. rs

Grande abraco!

Link para o comentário
  • Membros

@novoCalculoDaRota Estou entrando aqui mais de hábito do que necessariamente ver alguma coisa, já que estou no limbo até abril, e vi o sininho avisando dessa postagem. Já li o relato e gostei muito, claro, objetivo e favorável a Ethiopian, hehehe. O aeroporto, com mais 1 ano de trabalho, certamente terá melhorado ainda mais e se realmente formos por ela não precisaremos nos preocupar com o voo. Muito obrigado pelo relato e, principalmente, por não esquecer de me marcar. Abraços!

Link para o comentário
  • Membros
19 horas atrás, MR7 disse:

@novoCalculoDaRota Estou entrando aqui mais de hábito do que necessariamente ver alguma coisa, já que estou no limbo até abril, e vi o sininho avisando dessa postagem. Já li o relato e gostei muito, claro, objetivo e favorável a Ethiopian, hehehe. O aeroporto, com mais 1 ano de trabalho, certamente terá melhorado ainda mais e se realmente formos por ela não precisaremos nos preocupar com o voo. Muito obrigado pelo relato e, principalmente, por não esquecer de me marcar. Abraços!

Fico torcendo para uma boa solução pra vcs!! E se puder ajudar em algo, conte comigo!
Amanhã estou embarcando pro Japão, mas fazendo testes com a Swiss agora!

Um grande abraço!

Link para o comentário
  • Membros
Em 3/10/2018 em 17:49, novoCalculoDaRota disse:

Fico torcendo para uma boa solução pra vcs!! E se puder ajudar em algo, conte comigo!
Amanhã estou embarcando pro Japão, mas fazendo testes com a Swiss agora!

Um grande abraço!

Mas olha só, no aguardo dos novos relatos então! Usamos a Swiss na ida para a Europa no ano passado, ótima companhia, ótimo atendimento, mas o avião era bem antigo, com sistema de entretenimento defasado. Mas parece que eles iam renovar a frota nesse começo de ano então deves ter pego um bem melhor. Abraços!

Link para o comentário
  • Membros

Olha, sobre o tempo certo de comprar passagens, realmente é relativo e imprevisível. Mas tem dois fatos: o preço de um ano antes da viagem não será o melhor já visto e o preço na semana da viagem será um dos maiores, se não o maior. 

A dica valiosa é: se puder, todos os dias (ou quase) simule os preços nos sites. Exemplo: eu estava desde janeiro projetando minha ida para Buenos Aires e com a métrica que comprar a partir de 6 meses é melhor. Olhava quase todos os dias. Fiquei avaliando buscador por buscador e achei, claramente, o KAYAK o melhor. Além de pegar os preços diretamente as companhias, ele simula em outros sites confiáveis os valores, bem como te dá aquela opção valiosa de “datas flexíveis”, podendo ver as datas de partida e chegada em um intervalo de 6 dias próximos. Em Janeiro e Fevereiro, os preços de Londrina (onde moro) a Buenos Aires ficaram entre 1500/1800 reais (voos mais baratos), o que é razoável para o trajeto. No dia 25 de fevereiro, tive a ideia de dividir a pesquisa: comecei a simular Londrina a São Paulo e São Paulo a Buenos Aires comprando separadamente, mas pela mesma companhia (Latam, Azul e Gol). Para minha surpresa, Londrina a São Paulo deu 250 reais (de ônibus é 220 ida e volta, pra vocês terem ideia) e SP a Buenos estava 1100. Fiquei entusiasmado em pagar menos (1350), por isso, continuei pesquisando. Dois dias depois, no dia 27, o que a Gol fez? Subiu o preço do mês de Julho INTEIRO de Londrina a SP. A minha linda passagem de 250 foi para - acreditem - 1200 reais (o valor de SP a Buenos kkkkkk). Como consequência, comprando junto Londrina a Buenos, também subiu. Ficou em 2000 reais. Fiquei puuuuto, muito bravo. Pensei: agora já era, isso vai ficar assim. Faltam 5 meses pra viagem. Passei o início de março pesquisando até que tive a ótima ideia de colocar no KAYAK Londrina a Montevidéu. Pois, assim, eu poderia conhecer Uruguai e Argentina, atravessando de ônibus + barco. Batata! O valor saiu por 930 reais, saindo de Londrina!!! Detalhe: isso é em Julho, alta temporada. 930 + 180 que gastarei ida e volta de Barco + ônibus entre os dois países saiu mais barato que conhecer apenas Buenos Aires.

Por isso, um bom planejamento é essencial. Como o Japão é longe e você não pretende seguir direto, comece a simular destinos (dos mais improváveis, mas ao mesmo tempo interessantes) no meio do caminho que, sem dúvidas, encontrará preços atraentes. Pesquisando antes dos 6 meses você já se familiariza com os preços praticados e, quando chegar aos 6, você vê a diferença. Não é que exatamente aos 6 meses você deva comprar, mas é um intervalo confortável para não sair com prejuízo. Então considere que o intervalo 6 a 4 meses é ideal. Sem contar as outras questões que já mencionaram aqui sobre reservas, acontecimentos na vida que, neste intervalo mais curto, serão controláveis rs.

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
2 horas atrás, Hallison Fernando disse:

(...)A dica valiosa é: se puder, todos os dias (ou quase) simule os preços nos sites. Exemplo: eu estava desde janeiro projetando minha ida para Buenos Aires e com a métrica que comprar a partir de 6 meses é melhor. Olhava quase todos os dias. Fiquei avaliando buscador por buscador e achei, claramente, o KAYAK o melhor.(...)

 

Diz a lenda (e pelo sim, pelo não, sempre faço isso) que essas pesquisas devem ser feitas com o navegador em modo privativo. Assim você não seria "identificado" como alguém que está superansioso para comprar aquela passagem naqueles dias - e, portanto, disposto a pagar mais.

Procuro fazer minhas pesquisas no modo anônimo também para evitar que, quando navego no modo "identificado", apareça um monte de propagandas invasivas.

Mas infelizmente acho (o pessoal de TI poderia confirmar ou rejeitar essa tese) que nem a navegação anônima é tão protegida assim...

Link para o comentário
  • Membros

@Hallison Fernando Pois é, estou fazendo isso com frequência. Os primeiros preços que procurei foram os mais baratos, mas acredito que na época eu não havia considerado a partir de Porto Alegre (o que foi um grave erro, visto que está encarecendo bastante as passagens). Desde janeiro acompanho e a média está em 4080 por pessoa, as vezes 4082, mas por aí, no trajeto POA > GRU > ADD > TKO pela Ethiopian. Mas esse teu exemplo me inspirou, eu vejo muita gente daqui da região voando pra Tailândia, vai que fazendo um desvio por lá é mais negócio. :)

 

@LF Brasilia Trabalho com TI mas meu forte não é essa parte, mas o que posso dizer é que grande parte dos sites usam sim meios para te "reconhecer" numa próxima visita, principalmente através de cookies. Uma regra relativamente recente obrigou os sites a avisarem que usam cookies de maneira bem explícita, então até mesmo o usuário comum certamente já entrou em um site e viu essa mensagem. Enfim, imaginem que tu entra no Kayak, faz uma pesquisa e essa pesquisa é salva no cookie. Da próxima vez que tu entra esse cookie será lido e vão saber que tu já fez essa pesquisa antes. Se usarão isso pra te apresentar um preço mais caro são outros 500, mas na teoria seria possível. O modo anônimo do navegador geralmente aceita os cookies mas não os salva para a próxima sessão, fazendo com a cada acesso pareça um primeiro, ou seja, não há uma pesquisa anterior reconhecida. Porém, é possível que os sites utilizem outros métodos pra identificação que não seja os cookies, como o endereço de IP. Se o modem da tua casa fica ligado 24h ele possivelmente tem o mesmo endereço por vários dias, o que seria uma maneira de identificar que há uma pesquisa anterior relacionada a esse endereço e, novamente, poderiam usar para apresentar um preço maior. Num resumo pouco técnico de 10 linhas é isso que dá pra dizer. :)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...