Ir para conteúdo

Situação em Piedras Rojas - Atacama


Posts Recomendados

  • Membros

Ola Galera,

Ontem as 22:00 da note fiquei sabendo que por uma atitude idiota do Canal off com seu funcionário e praticante de Kitesurf @renoromeu, fizeram uma matéria em Piedras Rojas, onde é totalmente proibido este tipo de esporte por preservação a natureza.  A comunidade local fechou sem previsão de abertura.

Para os mochileiros de plantão que estão planejando a viagem ainda este ano, procurem se informar como vai ficar os passeios com as agencias.

Estou extremamente chocada com esta noticia. a pessoa que fez o esporte ainda matem as fotos em seu instagram.

Estou embarcando para o meu primeiro mochilão em Abril e isso me deixou muito chateada... 

 

O que vcs acham desta atitude?

Vejam a materia nos instagrans: @arayaatacama , @desertodoatacama, principalmente no @atacama_trips

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

Pelo que eu li o caras pisaram na bola, mas não creio que meia dúzia de babacas e um drone possam causar um estrago tão grande assim em um deserto. A natureza resiste a coisas bem piores. Não encontrei notícias sobre o caso em outros meios, mas vamos acompanhar pra ver o que acontece, se outras fontes repercutem a notícia. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 minutos atrás, Silnei disse:

Pelo que eu li o caras pisaram na bola, mas não creio que meia dúzia de babacas e um drone possam causar um estrago tão grande assim em um deserto. A natureza resiste a coisas bem piores. Não encontrei notícias sobre o caso em outros meios, mas vamos acompanhar pra ver o que acontece, se outras fontes repercutem a notícia. 

@Silnei Acredito que independente do estrago ou não, brasileiro tem que aprender que nem tudo é oba oba como aqui. Estou rezando para que isso tenha um final tranquilo, mas o que me assusta e muito é ter sido feito pelo Canal Off (afiliado da Rede Globo) e os mesmos não saberem das restrições do Atacama. Sabe aquela frase: "Tudo posso, mas nem tudo me convém" então, tudo por uma matéria, sem pensar nas conseguências. Pra mim isso foi uma atitude ridícula.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

Fazer merda é um dom humano, independente da posição geográfica. Vamos ver no que dá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SEU TITULO DE TOPICO ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO,SE HOUVE ALGUM PROBLEMA FOI EM UMA PEQUENA PARTE DO DESERTO.

BRASILEIROS TEM MANIA DE CHAMAR DE ATACAMA,MAS ISSO É O NOME DE UMA REGIÃO DE CHILE,CAPITAL ANTOFAGASTA, QUE SERIA UM ESTADO NO BRASIL

É IMPOSSÍVEL FECHAR UM ESTADO,POR FAVOR,PARA COM ISSO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O Salar de Águas Calientes, onde ele andou, NÃO é uma reserva. O que existe é um bom senso da população. Aquela laguna não é um lugar de procriação dos Flamingos. Tanto que em nota, a CONAF disse isso. De fato ele ter feito sem perguntar aos locais foi o que incomodou. Inclusive essa comunidade é vista como alguns poucos índios aqui. Onde estão mais preocupados com o dinheiro que entra do turismo do que a preservação do ligar em si. O que eu acredito que eles viram foi uma oportunidade pra tentar botar aquela área como sendo parque. Nunca defendendo o kitesurfista nem a equipe da filmagem. Acredito ter sido um desrespeito ao local sim. E ainda mais uma ausência de reconhecimento do erro. Mas como disse o amigo aí em cima, da uma pesquisada antes de postar uma opinião assim. A mesma história pode ter vários lados e interpretações. Quanto mais informações nós temos, mais conseguimos chegar a um denominador comum. De qualquer forma torço para que esse fato não gere uma onda de preconceito contra turistas brasileiros e que assim como no Chile depois do fogo em Torres Del Paine, a punição para crimes ecológicos sejam pesadas. 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 14/01/2018 em 09:21, Tatiane Juidecce disse:

@Silnei Acredito que independente do estrago ou não, brasileiro tem que aprender que nem tudo é oba oba como aqui. Estou rezando para que isso tenha um final tranquilo, mas o que me assusta e muito é ter sido feito pelo Canal Off (afiliado da Rede Globo) e os mesmos não saberem das restrições do Atacama. Sabe aquela frase: "Tudo posso, mas nem tudo me convém" então, tudo por uma matéria, sem pensar nas conseguências. Pra mim isso foi uma atitude ridícula.

Concordo com você. O que fizeram foi lamentável e irresponsável, se é uma área preservada e se tem as regras, por que quebrá-las? Pensam somente no presente, e o futuro? E olha o exemplo de um canal que possui matérias muito boas ao redor do mundo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Editores

É realmente lamentável. Encontrei uma notícia de 20/12/2017 falando sobre: http://www.biobiochile.cl/noticias/nacional/region-de-antofagasta/2017/12/20/dano-ambiental-indignacion-causo-video-de-turista-practicando-kitesurf-en-salar-de-talar.shtml
Li muito rápida e superficialmente, mas não acho que fala sobre isso ter afetado a visitação da área...
Vamos acompanhando!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Editores

O Mochila Brasil publicou uma matéria sobre, onde há link para uma nota de esclarecimento do kitesurfista e aguarda retorno da assessoria de imprensa do turismo chileno sobre a informação oficial de que a área está realmente com restrição de acesso. A matéria está no http://mochilabrasil.uol.com.br/noticias/kitesurf-em-area-do-atacama-causa-indignacao-e-restricao-de-acesso-ao-local
No Facebook (e na nota do kitesurfista) os comentários é de que sim, está sem acesso a visitação.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Tatiane, acho que primeiro de tudo é preciso tomar muito cuidado com o que falamos e escrevemos. No titulo do seu post, diz "Atacama Fechado". O Atacama não está fechado. Apenas um parque foi fechado pois picharam uma pedra. Eu nunca fui la, mas pelo que pude constatar com pessoas que já foram, esse parque era o único que não cobrava para visitas, e ele foi fechado exatamente para que comecem a cobrar como fazem em todos os outros. Apenas arrumaram uma ao desculpa para fecha-lo. Independente se o que fizeram foi contra a lei ou não ao velejar de Kit e no local. Tal ato nao causou nenhum dano ao parque, ate porque esse esporte depende só de vento e é um esporte totalmente limpo. As pessoas espalham 1 milhão de mentiras e ninguém se da ao trabalho de entender melhor o que aconteceu. Com certeza os responsáveis pelo parque viram que era hora de cobrar pela visita pelo aumento da popularidade dele.

Acho que vale repensar o titulo do seu post até para nao informar errado pessoas que querem visitar o Atacama e talvez nem visitar esse parque.

Espero que tenha ajudado.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...