Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

CHILE: Do Atacama à Patagonia

Featured Replies

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Olá,  galera da mochila!!!

Estou de volta ao Mochileiros para descrever em um breve relato a viagem que fiz com amigos ao Chile entre os dias 05 a 19 de janeiro passado. O Chile é bastante visitado e os lugares que conhecemos dispensam relatos com muitos detalhes. Por isso me atentarei nos valores que pagamos nos passeios, nos hostels e nos registros fotográficos dessa aventura linda que fizemos da Rota do Deserto à Rota do Fim do Mundo.

Primeiramente, como sempre, a viagem de avião começou em Manaus porque passagens com saída de Boa Vista custam simplesmente “os olhos da cara”! Conseguimos passagens com um preço bom de 1700,00 reais ida e volta, mas, já vi passagens com tarifas bem mais baixas, mas para outro período, fora da alta estação.

Ao chegarmos em Santiago, seguimos direto para o Atacama, onde ficamos cinco dias por lá e aproveitamos bem os passeios naquele incrível deserto. Mas, antes, conferimos a cotação do dólar que estava 1 dólar para 600,00 pesos e 1 real corresponde a 165 pesos, mais ou menos.

Pegamos o voo da Sky, cuja tarifa foi de 50,00 dólares. Já tínhamos reservado antes pela internet. Voo tranquilo com duração de 1h40min mais ou menos. Do aeroporto seguimos de van da empresa Lincancabur. Fizemos um contato com um agente e agendamos a hora da chegada para ele nos pegar no aeroporto. Pagamos o transfer na chegada que custou 12 mil pesos (A reserva pode ser pelo site da empresa http://www.translicancabur.cl/). A van nos deixou no Hostel Ayny com a primeira diária já reservada pelo Booking. Esse hostel oferece quarto compartilhado com banheiro e cozinha também compartilhados. Também tem opção para casais e quarto com banheiro e cozinha privativo. Ou seja, tem para todas as preferências e bolsos.

No dia seguinte, depois de pesquisarmos os preços em várias agências, decidimos pela Lithium Adventures. Dos dez passeios que a agência oferece fechamos um pacote com sete tours, por 172 mil pesos ou 287 dólares por pessoa, que foi mais ou menos uns mil reais sem as tarifas de entradas. Abaixo, um resumo do roteiro que realizamos:

1º dia:  Laguna Cejar (entrada: 17 mil pesos);

2º dia: Piedras Rojas e lagunas altiplanicas - Full Day (Entrada: 5500,00 pesos);

3º dia: Valle del Arcoiris e Petrogrifos (entrada no Petrogrifos: 3000 pesos e no Valle de la Luna:  3000 pesos).

4º dia: Gêiser del Tatio, Termas del Puritama e Tour Astronômico (entrada nos gêiseres: 10 mil pesos para estrangeiros e nas Termas del Puritama foram 9 mil pesos)

5º dia: Salar de Tara e Monges de la Pakana - Full Day.

Todos os passeios são feitos de vans e guias bilíngues. No dia do passeio a Piedras Rojas, houve um protesto dos indígenas contra o impacto ecológico e ambiental causado pelo turismo e, portanto, não pudemos visitar a região.

Assim, foram nossos dias no Atacama, um lugar belíssimo, maravilhoso, que é quente durante o dia e muito frio a noite. San Pedro do Atacama é uma cidade pequena com cerca de 10 mil habitantes e uns 200 turistas para cada um! Rss. Muito legal encontrar gente de várias partes do mundo e sempre com alguém se inicia uma grande amizade.

Quero destacar a atenção dos guias. Todos maravilhosos. Mas o Nicolás Yaru foi o mais incrível de todos. Detentor de um vasto conhecimento da área, explicou com segurança como é a vida das pessoas que vivem no Atacama, seus costumes e suas necessidades básicas de sobrevivência no deserto. É bastante comunicativo e interativo com as pessoas e além do mais não se importa em tirar fotos para os turistas, pois sabe o melhor ângulo para uma excelente fotografia!! É o melhor guia do Atacama!!

Depois desses cinco dias intensivos no Atacama, segui de ônibus para Santiago, pela Rota do Deserto.  Foi uma opção minha para conhecer a realidade daquela região. O deserto chega a ser hostil em certos trechos e ao mesmo tempo imponente e lindo. A passagem do ônibus pela TurBus custou 49 mil pesos

Depois de um dia e uma noite viajando, cheguei em Santiago e segui direto ao aeroporto, onde encontrei minha amiga para irmos a Punta Arenas, o outro extremo do Chile. De Punta Arenas seguimos para Puerto Natales, com transfer em ônibus da empresa Busur. Que também foi agendado e pago pela internet por 30 dólares ida e volta (https://www.bussur.com/).

Depois de mais ou menos três horas de viagem, pela chamada Rota do Fim do Mundo, chegamos na rodoviária da gelada Puerto Natales. Tomamos um táxi até o Hostel Chamango, onde ficamos hospedadas em um quarto com banheiro privativo, por 24 mil pesos a diária.

No dia seguinte, fechamos com a agência o único passeio que fizemos no lugar: Parque Nacional Torres Del Paine que custou 35 mil pesos por pessoa, sem almoço e a entrada no parque que custa 21 mil pesos. Uma dica que dou é de as pessoas levarem seu próprio almoço ou almoçar nos caríssimos restaurantes localizados dentro do parque.

O passeio no Parque Nacional Torres Del Paine é lindo, com muitas paisagens belíssimas, é um local ideal para trekking, de fato. Nesse passeio, avistamos as Torres Del Paine por diversos miradores espetaculares, conhecemos o Lago Grey e visitamos a Cueva do MIlodón (entrada 5000 pesos).

Agendamos um passeio de barco pelo Glaciar Balmaceda y Serrano, mas, chuva e vento nos impediram de sair do hostel. Foi uma pena, pois ficamos na pequena cidade de Puerto Natales praticamente sem fazer muita coisa alternativa nesse dia chuvoso.

E, após três dias curtindo o frio e o vento da patagônia chilena, retornamos a Santiago para encontrar um casal de amigos que fizeram passeios alternativos pelas vinícolas chilenas, pois estavam com uma bebê de colo e depois visitamos uma amiga chilena que morou em Roraima um tempo.

Assim passamos as férias no Chile. Presenciamos tantas belezas que foram uma recompensa à distância que percorremos, ao calor e frio que sentimos, e claro, ao investimento $$$$$$$$$$$$ necessário. Afinal de contas a Patagônia, principalmente, não é um dos destinos mais baratos para viajar na América Latina. A média de preços de hospedagem e alimentação pode assustar os viajantes mais econômicos. Um simples café com leite e pão com manteiga podem custar uns 36,00 reais! um almoço simples, uns 42 reais... Já no Atacama, como já citei, tem para todos os gostos e bolsos. 

Mas, valeu a pena. Elegi o Atacama como meus destinos preferidos. Mas, também fiquei muito encantada com a beleza da Patagônia. Valeu tanto a pena que eu vou voltar para conhecer outros destinos do fim do mundo. Já pensando na Argentina... rss

Abaixo seguem algumas fotos do maravilhoso passeio ao Chile.

SAM_4383.JPG

SAM_4421.JPG

SAM_4458.JPG

SAM_4464.JPG

SAM_4479.JPG

SAM_4529.JPG

SAM_4574.JPG

SAM_4578.JPG

SAM_4583.JPG

SAM_4597.JPG

SAM_4604.JPG

SAM_4631.JPG

SAM_4634.JPG

SAM_4679.JPG

SAM_4681.JPG

SAM_4700.JPG

SAM_4784.JPG

SAM_4822.JPG

SAM_4837.JPG

SAM_4853.JPG

SAM_4867.JPG

SAM_4886.JPG

SAM_4889.JPG

SAM_4896.JPG

SAM_4909.JPG

SAM_4911.JPG

SAM_4912.JPG

SAM_4935.JPG

SAM_4991.JPG

SAM_5042.JPG

SAM_5056.JPG

SAM_5059.JPG

SAM_5075.JPG

SAM_5165 (2).JPG

SAM_5170.JPG

IMG_20180115_155034974.jpg

SAM_3649.JPG

Postado
  • Membros

Você fala em compra de passagens na bus sue pela net.Como?Primeiro que nem é necessário, mas principalmente, que há uma lei que exige RUT para esse tipo de transação. 

Nesse dia que ficou em Natales,sem ter o que fazer,por que não foi ao museu?Eu também fiquei quando fui,pois voltei de navimag e o barco atrasou 2 dias,pois entrou Krill no motor dele,o museu passou algum tempo.

Postado
  • Autor
  • Membros
2 horas atrás, D FABIANO disse:

Você fala em compra de passagens na bus sue pela net.Como?Primeiro que nem é necessário, mas principalmente, que há uma lei que exige RUT para esse tipo de transação. 

Nesse dia que ficou em Natales,sem ter o que fazer,por que não foi ao museu?Eu também fiquei quando fui,pois voltei de navimag e o barco atrasou 2 dias,pois entrou Krill no motor dele,o museu passou algum tempo.

Sim, o transfer no Atacama não é necessário reservar pela net. O que fizemos foi entrar em contato e agendar a hora da chegada para o agente nos pegar no aeroporto. Pagamos o transfer na chegada. Mas, o de Punta Arenas a Puerto Natales assim o fizemos com tudo confirmado por e-mail. Quanto ao dia em Puerto Natales, o dono do Hostel disse que naquele dia não tinha uma outra atividade a fazer na cidade a não ser trekking.

Postado
  • Membros

Conversa dele,o museu fica aberto direto,sendo que na temporada até as 19h.Também há outro museu nas instalações do Porto,o industrial, mas esse não quis ir visitar.É bom ver sites locais,como welcome Chile ou o tripasvisor para saber.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

De 05 a 19 de janeiro são só 15 dias.

Conseguiste fazer do norte ao sul do Chile em tão pouco tempo?

Não foi tudo a correr?

Postado
  • Membros

Oi, boa noite.

Queria sua opiniao, eu vou ficar 10 dias no chile. 5 deles sozinha e depois meu namorado vai pra lá. Vc acha que é viável ir para o Atacama ? Tem nocao se da pra ir de bus ?

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 23/03/2018 em 09:54, Sr_Sniper disse:

Não foi tudo a correr?

Em 23/03/2018 em 09:54, Sr_Sniper disse:

Não foi tudo a correr?

Sim, conseguimos e foi cansativo. rss. Pena que não deu tempo para ficar mais na região central do Chile. Mas, está nos planos futuros.

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 23/03/2018 em 19:32, Mirela Melo disse:

Oi, boa noite.

Queria sua opiniao, eu vou ficar 10 dias no chile. 5 deles sozinha e depois meu namorado vai pra lá. Vc acha que é viável ir para o Atacama ? Tem nocao se da pra ir de bus ?

Oi Mirela. Sim é possível vc ir sozinha ao Atacama. Achei muito tranquilo. Eu voltei para Santiade ônibus. Foi um dia e uma noite viajando. Para ir ao Atacama fui de avião, como descrevi no relato.

• 3 anos depois...
Postado
  • Membros

Boa noite, foi custoso encontrar relatos sobre esse roteiro Atacama e Patagônia! Obrigada pela riqueza de de detalhes! 
Acredita ser possível incluir Ilha de Páscoa? Estou pensando em fazer os 3 destinos em 15 dias, Atacama, Ilha de Pascoa e Huilo Huilo na Patagônia! Já conheço Santiago e agora quero conhecer estes extremos! 

Qual o custo aproximado do seu roteiro entre Atacama e Patagônia? 

Obrigada!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.