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isaribeiro

Patagônia Argentina na Primavera! Buenos Aires, El Calafate, El Chaltén e Ushuaia. 15 dias - OUT/18

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Oi pessoal, tudo bem?

 

Acho que uma das melhores partes de viajar é poder escrever um relato depois e tentar ajudar esse fórum maravilhoso que tanto me ajuda. Essa foi minha segunda viagem internacional, sendo que a primeira foi um mochilão no Peru e esta uma viagem confortável com o meu namorado para a Patagônia argentina em plena primavera.

Como esse fórum é voltado para mochileiros, não vou entrar em detalhes com questão de quanto gastei com alimentação, transporte e outras comodidades, pois me planejei bastante para GASTAR, principalmente com comida e vinhos, coisas que amo.  Caso tenham alguma dúvida específica nessa questão, ficarei feliz em responder os comentários.

 

INTRODUÇÃO:

PASSAGENS:

Dividimos a viagem nas seguintes datas:

16/10 – 18/10: BUENOS AIRES

18/10    22/10: EL CALAFATE

22/10 – 26/10: USHUAIA

26/10 – 27/10: EL CALAFATE

 

Todos os voos foram Aerolíneas e não tivemos problema com atraso.

Compramos a passagem múltiplo destino BSAS – CALAFATE – BRASIL em uma promoção do Melhores Destinos no Viajanet por R$ 1.600,00 incluindo as taxas e deixamos para comprar a de Ushuaia mais para a frente, imaginando que seria a mesma coisa que comprar LIMA – CUSCO. Não achei muitas informações sobre isso, um voo nacional, de apenas 1h não seria tão caro, certo? pensei. ERRADO. Ao colocar o rastreador na passagem, fomos surpreendidos por valores acima dos mil reais e bateu aquele desespero. Ir de ônibus não era uma opção por causa do nosso tempo limitado e cancelar Ushuaia também não.

Depois de alguns meses conseguimos comprar a passagem CALAFATE – USHUAIA por R$ 772,40, o que é considerado ótimo para esse trecho. Simulando o mesmo roteiro com uma passagem múltiplos destinos incluindo Ushuaia, daria em torno de dois mil, então acabou que não fez tanta diferença.

 

Transfer em Buenos Aires, Ezeiza – Palermo com a Class Receptivo: R$ 100,00

 

Transfer Aeroparque – Ezeiza: GRÁTIS se seu voo for conexão da Aerolíneas. Se não for, o ônibus da Tienda Leon custa uns ARS 1.000 e o táxi tem corrida fechada por ARS 780.

 

HOSPEDAGENS:

Todas as hospedagens foram em apartamentos.

 

Buenos Aires, 3 noites:

https://www.airbnb.com.br/rooms/12705538

R$ 428,05

Muito bom apartamento, próximo do centro de Palermo, com ótimos restaurantes ao redor, há poucas quadras do Rosedal e perto do metrô.

 

El Calafate, 4 noites:

https://goo.gl/uLQPxo

US$: 153,24

Foi a melhor hospedagem da viagem, chalé fofo, confortável, quentinho e próximo do centro. A dona da hospedagem, Paola, e sua cachorrinha fazem o lugar ainda melhor.

 

Ushuaia, 4 noites:

https://goo.gl/Cn41vx

US$ 159,32

Apartamento muito bom, moderno, equipado com a ressalva que além de um pouco longe da Av. San Martin (cerca de 2km) fica no alto de umas ladeiras. Para descer é fácil mas a subida era impraticável.

 

CÂMBIO:

Levei:

RS 1.000,00

EUR 250,00

USD 200,00

Cotação do real em Buenos Aires na agência Mais Brazucas (Florida 656 PB 1, Buenos Aires, em frente a Zara) foi de ARS 9,45. Melhor cotação que achamos.

Cotação Dólar em Ushuaia foi de ARS 35

Cotação Euro em Ushuaia foi de ARS 39

O real estava entre ARS 8,50 tanto em El Calafate e em Ushuaia.

DICA: PRESTEM ATENÇÃO NO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS CASAS DE CÂMBIO!! Principalmente em El Calafate. Quando fomos, fechava as 18hrs e não abria no domingo. Em Ushuaia as lojas fecham no almoço e voltam só as 16hrs. Existe uma casa de câmbio em cada cidade, não olhamos o paralelo.

Voltei com 50 dólares e alguns pesos. Não usei cartão de crédito, esse dinheiro que levei foi para praticamente tudo: passeios, comida, transporte, compras... salvo passagens, minitrekking, pinguinera terrestre e as hospedagens de BSAS e Ushuaia, tudo foi pago na Argentina.

O total aproximado da viagem foi de R$ 5.000,00, lembrando que as únicas coisas que não foram divididas por 2 foram os passeios, compras pessoais e passagens. Se você for uma pessoa econômica, vai conseguir fazer essa viagem por uns 4 mil e dependendo dos passeios, por 3 mil, fácil. O mais caro que achei foi comida em restaurante, em torno de ARS300-500 os pratos mas indo de 2, considerando o tamanho gigante das refeições, tem como dividir tranquilamente. Você também acha empanadas beeem recheadas, pizzas por poucos pesos e os mercados sempre são uma boa opção. 

 

CLIMA:

Não achei sobre o clima da Patagônia em outubro/primavera em nenhum lugar, o que foi a principal motivação de escrever esse relato.

Em Buenos Aires, dos 3 dias que ficamos, fez sol e calor insuportáveis e no último dia choveu de manhã, mas logo o céu abriu. 

Dos 4 dias que ficamos em El Calafate, a maioria foi de céu limpo e solzão e o último dia foi de chuva torrencial e céu fechadíssimo. A temperatura média era de uns 8° de dia, 2° a noite e no dia da chuva foi de 2° o dia inteiro (com direito a neve nas montanhas). Quando voltamos para pernoitar na cidade 1 semana depois, ainda estava chovendo. Foi onde passei mais frio, as roupas "térmicas" que comprei no Brasil não deram conta. Chegando em Ushuaia tive que comprar uma calça urgente.

Dos 4 dias que ficamos em Ushuaia, todos foram de céu limpo e sol com temperatura média de 10°, o degelo nas montanhas era visível. 

Não sofremos com os ventos patagônicos, acredito que por causa do fim do inverno, mas senti que estavam começando a voltar.

 

Dito isso, vamos ao relato.

 

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BUENOS AIRES

2º dia

Nosso segundo dia foi o mais cansativo, pois andamos pra CARAMBA! Decidimos visitar o centro com mais tempo, pois no dia anterior só tinhamos ido até o obelisco. Descemos na estação Congresso Nacional e já demos de cara com aquele prédio monumental com uma arquitetura impecável. Tinha um pequeno protesto na frente, nada mais Buenos Aires. Há visitas guiadas e gratuitas de seg a sáb. 

Gostaria de fazer um adendo: façam as visitas guiadas de todos os lugares que vocês puderem. Reserve tempo, se programe. Cada lugar tem uma história diferente e especial que acrescentará muito para a viagem. Caso não tenha tempo, igual eu, procure pela internet mesmo ou compre aqueles guias.

Do congresso, fomos andando pela Av. de Mayo, passamos pelo Palácio Barolo, Café Tortoni e Monumento al Quijote (o qual você pode ver o prédio com o painel da Evita ao fundo) até chegarmos a Plaza de Mayo. A Praça é linda, muito limpa e segura, rodeada pela Catedral, Banco de la Nacion e Casa Rosada. Os Argentinos são muito nacionalistas e gostei de ver a bandeira orgulhosamente exposta em vários estabelecimentos e casas, acho que falta esse sentimento aqui no Brasil...

Depois, fomos ao Puerto Madero, passando em frente ao imponente CCK. É impressionante o contraste do Puerto Madero com o resto da cidade. Rico, moderno, cheio de prédios a lá Dubai. Minha intenção era atravessar a Puente de la Mujer para tomar um helado mas o acesso estava fechado por conta dos Jogos Olímpicos da Juventude. O Museu Marítimo estava aberto e de graça e depois de turistar ali, fomos para San Telmo.

Para vocês terem uma ideia, essa caminhada levou a manhã inteira! Quando chegamos em San Telmo já era 13:00!

Chegamos ao Paseo de la Historiera para tirar a foto com a Mafalda e por sorte só tinham mais dois casais por lá, por isso deu para aproveitar bastante. Não sei se foi o dia (terça feira) mas não haviam muitas lojas abertas e as únicas que tinham eram umas de antiguidade bem sinistras, aquelas que você provavelmente compra uma boneca possuída. Não cheguei a entrar mas para quem curte antiguidades, San Telmo é um prato cheio! As ruas são bonitinhas, bucólicas, você também encontra bares e restaurantes bem interessantes pelo caminho. Paramos no Mercado de San Telmo para almoçar um choripan na La Choripaneria e beber um pint, achei bem servido e gostoso. O mercado, assim como as lojas, estava com a maioria das bancas fechadas, infelizmente. Saímos de San Telmo sem saber que dia as coisas abriam e qual seria o melhor dia para visitar, só sei da famosa feira que acontece aos domingos. Se alguém quiser compartilhar essa informação ficarei grata!

Pegamos um táxi na rua para o La Boca. Foi a primeira vez que pegamos o táxi e confesso que de tanto ser alertada sobre notas falsas e gente pilantra, fiquei com o coração na mão e no final das contas não precisou de nada disso. Pegando os táxis oficiais as chances disso acontecer são poucas. Paramos na frente do Caminito e fomos explorar o lugar, que é mais bonitinho do que eu estava esperando. Cheio de lojinhas, restaurantes, pessoas vendendo souvenires e artes. O clima é bastante “Argentina”, foi onde mais senti estar no país. O caminito também é o melhor lugar para comprar lembrancinhas e o doce de leite/licor da Cachafaz (melhor marca de doces, na minha opinião). Depois de explorar tudo, fomos correndo para o La Bombonera fazer a visita express. Fomos a pé mesmo, é do lado do Caminito!
Aqui gostaria de deixar outra observação: fui alertada e li diversas vezes sobre o perigo que é a La Boca, de que só poderia ir de táxi, não é seguro, não pode sair do Caminito... sinceramente? Não tem nada disso. É de conhecimento geral que o bairro é pobre e um dos menos seguros de Buenos Aires mas não há nada que te impeça de ir de ônibus, por exemplo, ou andar para ver os famosos e renomados grafites pelas ruas. Na verdade, me senti menos segura visitando o Pelourinho e a Escadaria Selaron, por exemplo. Acredito que você sabe onde pisa. Se desconfiar que uma rua vazia é estranha, não entre lá. Não ande com câmera no pescoço nas ruas ou fique com o celular na mão por muito tempo. Cuide das bolsas e pertences, basicamente o perigo são os batedores de carteira e terás ótimos momentos nesse bairro que me cativou bastante!


Continuando, andamos até o estádio e compramos a visita express. Até eu que não sou fã de futebol me apaixonei pela história e tradição do Boca Juniors, os fãs piram!! Principalmente na lojinha que tem lá (levem $$$$). Essa visita da direito a olhar o museu e entrar na arquibancada inferior para ver o estádio e o campo por dentro, há opções mais completas que vão no vestiário, tiram sua foto etc e que são mais caras também. A visita custou ARS 260.

Pegamos um táxi na frente do estádio mesmo e pedimos para nos deixar na estação de metrô mais próxima pois voltaríamos para Recoleta para visitar o MALBA. A estação mais próxima do museu é a faculdade de direito e de lá são uns 20 minutinhos andando pela super chique Av. Pres. Figueroa Alcorta, cheia de embaixadas, lojas e casas riquíssimas.
Pagamos as entradas e fomos direto ver o famoso autorretrato da Frida e nosso Abaporu. O museu é bem interessante e cheio de obras importantes, gostaria de ter ficado mais, observando cada obra detalhadamente, mas depois de um dia inteiro andando sem parar, nossos calcanhares estavam pedindo arrego haha

Voltamos para nosso apartamento totalmente exaustos, descansamos um pouco e fomos para o mercado Jumbo comprar vinhos, doces de leite e alfajores. Mercados são os melhores lugares para comprar tais coisas, para quem gosta de vinho e espumantes, então, é um prato cheio! Chandon é barato demais, convertendo os preços daria em torno de 30 reais uma garrafa. Uso o aplicativo Vivino para comprar vinhos e vi que os preços eram em torno de 50 a 70% mais baratos do que aqui no Brasil. Encontrei vinho de ARS 180 que aqui no Brasil custa mais de cem reais. Deveria ter levado uma mala maior para ter trago mais garrafas. Para quem tem dúvidas, pode sim sair da Argentina com garrafa de vinho na bagagem de mão, desde que não ultrapasse 4L, tanto em voos nacionais quando internacionais! 

Nosso dia foi cheio e precisaríamos descansar pois na manhã seguinte pegaríamos nosso voo para El Calafate.

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San Telmo

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Mercado de San Telmo

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Acompanhando esse relato lindo e me inspirando, a Patagônia é o meu destino topo de lista para 2019!

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Finalmente encontrei alguém que não se interessou em visitar o tal Cemitério da Recoleta. hahaha Até então, eu era a única pessoa que visitou Buenos Aires e nem do mesmo lado da calçada do cemitério passei...acompanhando.

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PARTE 2

EL CALAFATE

1º dia

Fez sol e calor nos dois últimos dias em Buenos Aires, logo na manhã que iríamos para El Calafate CHOVEU. Além de termos saído atrasados do apartamento, a cidade é um labirinto de semáforos e ainda por cima tinha acontecido um acidente no meio do caminho. Já comentei que o Aeroporto Ezeiza é MUITO longe do centro? fui o caminho todo com lágrimas nos olhos aceitando que iríamos perder o voo. Foi graças ao taxista (ou seria um anjo?) que atendeu nosso pedido e foi na tora!!! Chegamos poucos minutos antes de terminarem o check in e assim que sentamos na sala de espera abriu um solzão! Embarcamos e tínhamos 3h de voo pela frente, com uma parada em Bariloche. Viagem mais tranquila impossível. 

Chegamos em El Calafate recepcionados por uma aterrissagem incrível! O aeroporto fica ao lado do Lago Argentino. Compramos nosso transfer na Vestur, ARS 350 IDA E VOLTA, o horário que você sai de El Calafate já fica marcado e eles te buscam no hotel no dia. 

O que dizer de El Calafate? Foi a cidade mais linda que visitei. Me arrependi de ter escolhido ficar apenas 3 dias e me arrependi principalmente de ter ido antes de Ushuaia, em breve explico...

Nosso primeiro dia foi bem leve, fizemos check in na pousada, saímos para comprar passeios e alugamos uma bicicleta por ARS 500 o dia inteiro. Fomos na Laguna Nimez, paramos para (tentar) ver os flamingos , ficamos rodando até cansar e fomos lanchar no Librobar, um restaurante que também é uma livraria, uma graça! A cidade é cheia de cachorros, eu amei!

Sobre os passeios, vou anexar uma tabela de preços e sim, é caro desse jeito em todas as agências. Preço tabelado. Compramos o Minitrekking no Brasil no site da Hielo & Aventura por ARS 4400, o que deu uns USD 117 na fatura do cartão e na cidade decidimos comprar o bate-volta em El Chaltén. O que eu queria mesmo era ir na Estância Cristina, mas me assustei com o preço, apesar de ser bastante recomendado. A opção de kayak na geleira também me pareceu um sonho, mas igualmente caro. O Safari Explorer só sai no verão, e o Cerro Frias e Nativo Experience é uma boa opção de passeio barato. Na secretaria de turismo da cidade sai um transfer gratuito para o Glaciarium. El Calafate é bem contrastada com El Chaltén. Enquanto você vai encontrar pessoas mais novas e aventureiras e coisas para fazer de graça em Chaltén, em Calafate você encontra uma galera mais velha e os passeios são caros.

Jantamos em um restaurante incrível chamado Casimiro Biguá que fica ao lado da casa de câmbio. Os melhores artesanatos você encontra na Casa índio e no mercado La Anonima você consegue comprar tudo para fazer lanches e refeições por preços bacanas. Hora de dormir pois teríamos que acordar cedo para ir ver o Perito Moreno 😲

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Olha o Fitz Roy e Cerro Torres lá no fundo!!!!

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Pela Av. Costanera, você fica na frente das margens do Lago Argentino, onde ficam muitas aves, inclusive os Flamingos. Descemos para lá mas infelizmente jogam esgoto no lago :( nossas botas saíram imundas e fedidas (recomendo ir com bota impermeável) e no final só conseguimos ver os flamingos de longe pois esse cachorrinho aí ficava correndo atrás deles. 

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Librobar!

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Esse lanche/almoço custou cerca de ARS 700

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Essa janta saiu por volta de ARS 800.

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EL CALAFATE

2º dia

O grande dia de conhecer o gigante Perito Moreno chegou!!! Como nosso hotel era muito próximo a agencia da Hielo y Aventura, o combinado foi encontrar com o transfer para o Parque Los Glaciares lá mesmo na agência, de manhã bem cedo. Infelizmente não nos informaram que o ingresso para o parque não estava incluso no pacote e meu namorado teve que ir atrás de câmbios paralelos, já que a casa de câmbio estava fechada. Ele conseguiu trocar em um kiosko por um preço bem abaixo da cotação.

Subimos no minibus da agência e partimos seguindo a Ruta 11, parando em um mirador que fica em frente ao Cerro Frias. Cerca de 1h depois, chegamos no Puerto Bajo las Sombras para pegar a embarcação que nos deixaria na Base do Perito Moreno. Toda a viagem é visualmente bem agradável.

A navegação é muito bonita, você pode ter uma visão panorâmica do lado leste do glaciar por bons e frios 20 minutos. Todos sabem que é bem comum que grandes pedaços de gelo desprendam do glaciar e caia com tudo na água, por isso as embarcações não podem chegar muito perto da geleira. Por toda a cidade você verá imagens surreais do barco bem perto do gelo para divulgar as navegações, mas são todas montagens bem feitas. Essa ida foi o interessante o suficiente para que não me desse vontade de comprar o passeio da navegação. O Perito Moreno apesar de ser o 3º maior glaciar, é o único que pode ser visto bem de perto.

Ao desembarcar, dividiram o grupo em espanhol e inglês e fomos direcionados para um refúgio onde guardaríamos nossas coisas. Você não é obrigado a deixar sua mochila/bolsa por lá, mas facilita bastante na hora da trilha. Esse refugio possui estrutura de banheiros, armários, mesas dentro da casa de madeira ou mesas de piquenique com visão para a geleira. Dica: LEVE COMIDA! Você estará faminto depois do trekking. Depois de um tempinho distribuíram as luvas (que são obrigatórias) para quem não tinha e começamos a caminhada para a base por dentro de um bosque muito agradável e uma praia de areia escura cheia de pedaços de gelo, onde nos foi passado informações sobre o glaciar, sua composição, história e comportamento. Demos sorte, pois no dia não chovia, não ventava e não fazia sol, clima perfeito! A expectativa só aumentava.

Chegou a hora de colocar os grampões e minha outra dica é ir com um calçado que cubra os tornozelos, pois as amarras do negócio são firmes e apertadas e dependendo do estilo do calçado, vai machucar. Fui com um tênis normal, incomodou mas eu sustentei e molhou um pouco mas é recomendado ir de bota impermeável. Meu namorado, por exemplo, pisou em uma camada de gelo traiçoeira e o pé foi com tudo na água gelada!

Começamos o minitrekking e... Veja por você mesmo! Não tenho palavras para explicar o quanto essa experiência foi maravilhosa em todos os sentidos possíveis, tudo é majestoso, tudo é muito lindo, interessante e especial. De certa forma, me senti naquele filme Interestrelar, uma formiguinha insignificante andando naquele monstro de gelo, não parecia desse planeta! O dinheiro vale a pena e é o ponto alto da viagem. Vi inúmeras fotos e vídeos desse passeio e nenhum chegaram perto de captar a grandiosidade e beleza do lugar, é quase como se as câmeras não fossem capazes de fazer tal registro. Enfim, vá! E vai sem medo!!  

Ao terminar, voltamos para o refúgio e nos deram 1h30 para almoçar e ficar explorando o lugar e depois pegamos a mesma embarcação para o Bajo las Sombras pois seguiríamos para as passarelas, onde ficaríamos por mais 1h30.

O tempo começou a fechar e, como tinham poucas pessoas no parque, o ar ficou com um aspecto meio sombrio e silencioso que contrastava com o ranger do gelo se movimentando e formava uma atmosfera que me fez ter um imenso respeito por aquele lugar, até mesmo falar parecia que iria quebrar aquela magia. A administração do parque é impecável, tudo limpo e bem cuidado. Se tivéssemos mais tempo, com certeza voltaríamos para andar por mais tempo nas passarelas, lembrando que apenas o Minitrekking é feito em tempo hábil o suficiente para visita-las. Há algumas opções de trilhas, que são divididas em cores, sendo que a amarela é a mais curta e onde tem a melhor vista. Caso você não faça um dos trekkings, digo que ir apenas às passarelas é igualmente incrível.

Como o tempo naquela região é bem instável, recomendo fortemente levar capa de chuva ou roupas impermeáveis. Quando estávamos indo embora começou uma chuva que só iria dar trégua dali três dias. Ao chegar na pousada, resolvemos cozinhar no quarto mesmo: omelete feio com Chandon Rosé 😁 e descansar para o próximo dia, mas por mim eu poderia morrer naquela noite mesmo, de tão feliz que estava.

 

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Ruta 11

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Para quem não bebe whisky, foi servido água mesmo!

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P.S: Esse Chandon custou ARS 100!!! 

 

 

 

 

 

 

 

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(bate e volta) EL CHALTÉN

 

Nosso último dia na região foi em uma excursão full day em El Chaltén feita pela agência Criollos. Infelizmente amanheceu frio, escuro, nublado e com muita chuva, nevando no topo das montanhas, e dali já sabia que não poderia ser possível ver o Fitz Roy, o que me deixou muito desanimada, pois os outros dois dias não tinha uma nuvem no céu durante o dia, estava até calor. Apesar de ter sido alertada por vários viajantes que a região de El Chaltén é assim mesmo, foi um pouco decepcionante. Por isso aviso: se preparem para contratempos climáticos! Tanto o psicológico quanto as roupas impermeáveis.
Esse passeio está incluso o traslado, entrada e passeio de barco para o glaciar Vespignani. Há outra versão desse passeio que é apenas o traslado para a cidade e o almoço, assim você fica livre pela cidade e faz a trilha que quer de forma independente. Como estava chovendo e o Fitz Roy estava encoberto decidimos continuar a viagem para o Vespignani, não fazia sentido subir. O passeio é longo, faz paradas em cachoeiras e bosques, para no início da trilha para o Glaciar Huemul para os interessados (que depois fui descobrir que é mais bonito que o Vespignani...), segue para um pequeno píer onde pegamos um barco panorâmico que navega pelo Lago Del Desierto até quase a fronteira com o Chile e chegamos em um abrigo chamado Mirador de Glaciares que é o início da trilha.
Obs: o lago fica a 37km da cidade mas existem transferes direto, é em torno de ARS 180 a 200.


Considerações sobre o full day: Todas as paisagens estavam deslumbrantes. Vale a pena, mesmo com chuva e mesmo ficando muito tempo rodando dentro do carro. Claro que em dias ensolarados o passeio é perfeito, já que está incluso diversas paradas também na ruta 23 e em El Chaltén, mas mesmo assim acredito que foi uma boa oportunidade para quem não tinha muito tempo disponível. Eu apenas visitaria o Glaciar Huemul ao invés do Vespignani, mas fica pra próxima. Com certeza voltarei para El Chaltén!

 

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É incrível como as fotos não fazem jus a grandeza de El Chaltén! 

 

 

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USHUAIA

Parte 1

 

Ahh, Ushuaia! Sua linda! Finalmente chegamos ao fim do mundo. O meu sonho de visitar a Patagônia Argentina surgiu por causa dos livros  “The Lighthouse at the End of the World” do Jules Verne e “Geological Observations on South America” e “The Voyage of the Beagle” do Darwin. A ideia de navegar nas mesmas águas que Darwin sempre me fascinou!

O voo Calafate -> Ushuaia foi o voo mais lindo que já peguei. Magistral. Apesar do que falam, foi bem tranquilo.

Pegamos nossas malas e um táxi para o apartamento que alugamos. Quando você se acostuma com El Calafate, Ushuaia pode ser uma decepção. A cidade não é bonita. Tem até um tipo de “favela” e andar a pé por lá também exige certa disposição, pois tudo é subida e nosso apto ficava bem em cima de uma. Tudo bem, a decida era fácil e na subida usávamos táxi, que é barato.

No nosso primeiro dia fomos na loja Jumping alugar as botas impermeáveis (ARS 500 para 2 dias de aluguel, por pessoa), ir na Piratour buscar os vouchers para a Pinguinera e contratar os passeios para Laguna Esmeralda e para o Parque Nacional com a Brasileiros em Ushuaia. Infelizmente o Cerro Castor já estava com as atividades encerradas, apesar de ter neve. Almoçamos no Hard Rock e tínhamos reservado o resto do dia para subir no Glaciar Martial, já que só iria escurecer às 21hrs mas...

 

Meu namorado ficou muito doente. 😭 Uma infecção alimentar horrível causada por uma pizza. Ele não tinha contratado seguro viagem, tínhamos chegado há poucas horas, não conhecia nada da cidade e ele só piorava conforme a noite avançava. Em resumo: consegui ligar para um rádio táxi que chegou a nosso apartamento muito rápido e nos levou para o hospital público. Lá fomos atendidos na hora e meu namorado já foi internado. Ficou a noite inteira. Infelizmente perdemos um dia de viagem e não conseguimos ir no Martial mas ainda bem que não foi nada pior e ele teve um atendimento excelente, no final das contas.

Também é bom ressaltar a compreensão e gentileza do Brasileiros em Ushuaia que remarcou nossos passeios para outro dia, sem cobrar nada, e foram gentis desde o começo dessa confusão. Fica a lição: SEMPRE CONTRATE SEGURO.

 

Passado o susto, no terceiro dia fomos para a Laguna Esmeralda e o passeio não poderia ter sido mais perfeito. Tinha parado de cair neve então o dia estava claro e tudo estava bem branquinho com neve fresca. Foi o meu primeiro contato com neve!!! Infelizmente não lembro o nome dos guias, que fizeram tudo ficar mais divertido, até serviram um almoço delicioso com Malbec, tábua de frios e uma sopa de ervilha bem quentinha.

A Laguna é linda, maior do que eu esperava. Existe uma área de camping para quem quiser pernoitar e tem como subir para o Glaciar Ojos de Albino, a montanha que fica atrás da Laguna.

Depois do passeio fomos para a casa de chá. Ela realmente é cara, mas eu gostei bastante. Vale a pena. Até tentamos subir para o Martial, mas estávamos sem os bastões de apoio e estava com muito gelo e neve na subida. Deveriam consertar o bondinho... achei um grande desperdício de estrutura, a vista do Martial é belíssima.

 

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A felicidade da pessoa na sua primeira vez vendo neve!

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A Laguna estava assim toda congelada!

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Você encontra muitos cachorros "selvagens" na trilha. Esse é o Victor, um cachorro muito simpático e bonzinho.

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Nosso lancho/janta na casa de chá. Tudo delicioso. A melhor cheesecake que comi.

 

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    • Por Diego Minatel
      "No século XII, o geógrafo oficial do reino da Sicília, Al-Idrisi, traçou o mapa do mundo, o mundo que a Europa conhecia, com o sul na parte de cima e o norte na parte de baixo. Isso era habitual na cartografia daquele tempo. E assim, com o sul acima, desenhou o mapa sul-americano, oito séculos depois, o pintor uruguaio Joaquín Torres-García. “Nosso norte é o sul”, disse. “Para ir ao norte, nossos navios não sobem, descem.”
      Se o mundo está, como agora está, de pernas pro ar, não seria bom invertê-lo para que pudesse equilibrar-se em seus pés?"
      De pernas pro ar, Eduardo Galeano
       
       
       O nosso norte é o sul, Joaquín Torres-García
      Cheguei ontem pela madrugada em casa. Agora sentado na frente do computador sinto uma necessidade, quase insuportável, de contar sobre meu caminhar até o fim do mundo. Foram 50 dias de viagem e mais de 14.000km percorridos por terra. Entre ônibus e caronas percorremos o sul do Brasil e a Patagônia Argentina até Ushuaia, parando em muitos lugares nos dois países. O dinheiro era pouco, mas a vontade era muita. A necessidade que tenho de escrever deve-se as pessoas que de alguma forma nos ajudaram a realizar esta viagem ao extremo sul da América do Sul. Tanta gente boa pelo caminho. Tanta solidariedade. Tanta gratidão.

      Pela primeira vez, antes de uma mochilada, eu não estava completamente bem e seguro. Nos meses que antecederam a viagem estava escrevendo a dissertação do meu mestrado (isso, por si só, já era muita tensão) e nesse intervalo de tempo perdi meu pai, a mulher que aprendi a amar resolveu seguir sem minha companhia e quase antes de embarcar perdi minha vó. Como é de se imaginar, meu estado de espírito não era nada bom, na verdade era o pior possível. Com isso tinha muito medo de atrair coisas ruins pelo caminho, como por exemplo ser vítima de violência. Assim, resolvi mudar a ideia de mochilar sozinho e decidi ter uma companhia nessa viagem. Meu amigo/irmão Matheus embarcou comigo nessa jornada. 

      Enfim, tenho como intuito neste relato contar a história dos lugares por onde passei, minha histórias nesses mesmos lugares e, principalmente, falar sobre as muitas pessoas (leia-se anjos) que nos ajudaram nesta viagem. Quero contar de maneira honesta os acontecimentos e os sentimentos que me permearam nesses dias, e de alguma forma quero deixar esse texto como agradecimento a cada pessoa que tornou essa viagem algo possível.
      Agora vamos ao que interessa, bora comigo reconstruir essa viagem por meio de fotos e palavras!
      Parte 1 - De Rio Claro até Timbó: o mesmo início de outra vez Parte 2 - A Serra Catarinense vista por Urubici Parte 3 - O casal das ruínas de São Miguel das Missões Parte 4 - Do Brasil para a Argentina Parte 5 - Buenos Aires, la capital Parte 6 - O começo da Ruta 3 e o mar de Claromecó Parte 7 - Frustrações na estrada e a beleza de Puerto Madryn Parte 8 - O anjo do carro vermelho Parte 9 - Cruzando o Estreito de Magalhães com San Martin  Parte 10 - Enfim, o fim do mundo Parte 11 - Algumas das belezas de Ushuaia  Parte 12 - El Calafate, Glaciar Perito Moreno e Lago Argentino  Parte 13 - O paraíso tem nome, El Chaltén Parte 14 - A janela do ônibus Parte 15 - O caminho de volta e os reencontros Parte 16 - Reflexões
    • Por matheusinacioca
      E aí, tudo bem
      Estou terminando de organizar minha viagem e preciso de algumas dicas...
      Meu voo de ida chega em Buenos Aires dia 19.01.19 (onde já tenho reservado no HOSTAL MILLHOUSE AVENUE até dia 22.01.19) e meu voo de volta sai de Ushuaia dia 23.02.19; concluindo assim 36 dias de roteiro.
      Meu segundo destino depois de BNA é Bariloche (vou de ônibus, empresa: VIA BARILOCHE). A partir de Bariloche a ideia é ir para el Bolsón, el Calafate-el Chaltén, Puerto Natales (parque Torres del Paine), e por fim, Ushuaia. Pretendo fazer todos esses trajetos de bus... 
       
      Minhas duvidas são em relação da quantidade de dias que reservo para cada cidade... Pensei da seguinte maneira:
       
      BUENOS AIRES: 3-5 dias
      BARILOCHE: 4 dias (até pensei em ficar mais, mas devido ao preço da cidade não sei se convêm)
      EL BOLSON: 4 dias
      EL CALAFATE: 3 dias
      EL CHALTEN: 5 dias
      PUERTO NATALES (P.TOR.PAINE): 6 dias
      USHUAIA: 5-7 dias.
       
      *Outras duvidas:
      1.devo agregar no trajeto: Villa la Angostura??... vi que tem bastante coisa legal por lá.
      2. de el Calafate vou para Puerto Natales, onde o objetivo é fazer o Parque Torres del Paine, acho que vou acabar optando pelo W, alguém tem alguma dica sobre??
      3. posterior ao Parque Torres del Paine, tenho que voltar para el Calafate pra descer até Ushuaia, trajeto que pretendo fazer de ônibus, vi que tenho que ir primeiro para Rio Gallegos... seria interessante reservar 1-2 dias para conhecer está cidade? ou melhor sigo direto para Ushuaia?
      4. en el Calafate, no glaciar Perito Moreno... minitrekking vs. big ice... já li tanto sobre isso que ainda não consegui decidir... alguém que fez, tendo em conta os valores, vale a pena o Big Ice?
      5. el Chaltén, pode fazer camping no Fitz Roy??
      6. Estendo para 5 dias em Buenos Aires antes de descer para Bariloche, ou 3 já está de bom tamanho?? quero conhecer Tigre tb...
       
      Desde já muito obrigado galera


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