Ir para conteúdo

Carolina, Chapada das Mesas e região


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Cachoeiras, trilhas ecológicas, belas paisagens. São inúmeras as surpresas que uma viagem à Chapada das Mesas pode revelar ao viajante. As principais cidades do pólo são Imperatriz, Carolina e Riachão, circundadas por um mundo mágico e grandioso.

 

Atrativos

 

Cachoeira de Pedra Caída - As cachoeiras são responsáveis por grande parte do encanto que envolve a Chapada das Mesas. Mas Pedra Caída é com certeza a que mais chama a atenção, e com todo os méritos. Tudo começa com um rio que em determinado ponto do seu curso encontra uma fenda. Nesse ponto a água despenca a uma altura de cerca de 50 metros, formando lá embaixo, entre paredões rochosos, uma piscina natural de beleza indescritível. Fica às margens da BR-230, a 35 quilômetros de Carolina.

 

Outras cachoeiras - Itapecuruzinho, a 31 quilômetros de Carolina pela BR-230; São Romão, a 76 quilômetros de Carolina e Cachoeira da Prata, a 78 quilômetros de Carolina (as duas últimas com acesso apenas em carros de tração).

 

Morro das Figuras - Sítio arqueológico com inscrições rupestres.

 

Trilhas ecológicas - Para quem gosta de caminhadas, a Chapada das Mesas oferece deliciosas opções por trilhas e paisagens de tirar o fôlego.

FONTE: http://www.turismo.ma.gov.br/pt/polos/chapada/index.html

 

 

A cidade de Carolina encontra-se na região do Vale do Tocantis, sul do estado do Maranhão. Cachoeiras, trilhas, paisagens exuberantes que fazem parte da Chapada das Mesas, destino pouco explorado que tem muito a oferecer para todos os mochileiros de plantão.

.....O movimento na cidade é bastante grande de julho a setembro. Em julho as praias fluviais do Tocantins aparecem e são invadidas por turistas da região, para aproveitar melhor a cidade, escolha outros meses. As estações predominantes são o inverno (de setembro a maio, época em que são freqüentes as trovoadas) e o verão (de junho a agosto). O calor é forte durante todo o ano. A temperatura média na cidade é de máximas de 36,6Cº e mínimas de 19,6Cº.

Previsão do Tempo

 

Atrações

Cachoeiras da Pedra Caída: é o primeiro ponto turístico importante do Sul do Maranhão. Possui três quedas d'água maiores, sendo que na Gruta do Amor a água despenca a uma altura de 46 metros em uma série de pequenos saltos, além de grande piscina de água corrente. Fica à 50 metros da BR-010, 35 Km distante de Carolina estando em propriedade privada.

 

Cachoeiras do Itapecuru: você encontrará duas quedas d'água (18 m e 20 m) que formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. Também há uma hidrelétrica da década de 40, desativada. As cachoeiras ficam junto à BR-230, 33 Km distante de Carolina. Fica em propriedade privada.

 

Cachoeiras do Rio Farinha: É preciso de um carro com tração nas quatro rodas para se chegar às cachoeiras de São Romão, do Prata e do Farinha, as três no rio Farinha, afluente do rio Tocantins. Atualmente estão sendo ameaçadas pela construção de uma hidroeletrica, cuja obra está parada. As cachoeiras ficam em propriedades particulares.

 

Praia do Tocantins: conhecida por todos que passam pela região sul do Maranhão, o local é bastante cheio. Apesar de serem mais conhecidas como as praias de Carolina, elas aparecem do lado do Estado de Tocantins, na cidade de Filadélfia. As praias começam a aparecer quando o rio baixa, a partir do mês de junho e só desaparecem no final do mês de agosto.

 

Ilha dos Botes: fica à 5 Km de Carolina, à rasante do rio Tocantins, com acesso de barco e de carro saindo pelo bairro do Brejinho. De carro você poderá deixá-lo à margem do rio, num amplo estacionamento, para então pegar o barco que o transportará para a Ilha, distante apenas 100 metros. Lá encontrará bar e restaurante e até barracas (de palha) que lhe permitem pernoitar.

Caso a barragem de Estreito seja construída, parte da ilha pode sumir.

 

Morro das Figuras: Próximo à cachoeira da Prata, a 40 km de Carolina com formação rochosa com diversas inscrições rupestres recentemente descobertas por arqueólogos, que acreditam ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis.

 

Morro do Chapéu: Com seus 378 metros de altura. Leva o nome por causa do formato.

 

Morro do Portal: de fácil acesso, mas só pra quem conhece bem o local (deve se subir por trás) . O morro que fica na estrada para as cachoeiras da Pedra caída, possibilita impressionante visão da chapada das mesas. Além disso, fato interessante é que em uma das paredes do morro há uma cratera com o formato do mapa do Estado do Tocantins.

 

Passagem Funda: Caverna onde vive numerosa população de morcegos.

 

FONTE: http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/carolina.shtml

 

 

 

Coloquem aqui suas perguntas a respeito da Chapada das Mesas

Link para o comentário
  • Respostas 103
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Chapada das Mesas é o bicho!

 

Pessoal, estive lá ano passado. Na verdade, eu não entrei muito dentro dos parque e não fiz trilhas tipo morro do chapeu ou coisa do tipo, pois eu estava subindo de bicicleta. Oque eu pude foi curtir a paisagem e entrar em algumas trilhas.

 

Eu já estive nas 3 outras chapadas. A que mais se parece c/ a das mesas é a dos Guimarães, porém com uma diferença: Esta é pouquissimo explorada. Você tem que, ou arrumar um bom guia em Carolina ou então ter um belo espírito de aventura...pque nem do povo vc vai ter muita info, pois a maioria desconhece os lugares.

 

Os lugares que eu achei mais impressionantes foram perto de Riachão, em uns lagos azuis. Vou postar as fotos.

 

Abraço!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Chapada das Mesas é o bicho!

 

Pessoal, estive lá ano passado. Na verdade, eu não entrei muito dentro dos parque e não fiz trilhas tipo morro do chapeu ou coisa do tipo, pois eu estava subindo de bicicleta. Oque eu pude foi curtir a paisagem e entrar em algumas trilhas.

 

Eu já estive nas 3 outras chapadas. A que mais se parece c/ a das mesas é a dos Guimarães, porém com uma diferença: Esta é pouquissimo explorada. Você tem que, ou arrumar um bom guia em Carolina ou então ter um belo espírito de aventura...pque nem do povo vc vai ter muita info, pois a maioria desconhece os lugares.

 

Os lugares que eu achei mais impressionantes foram perto de Riachão, em uns lagos azuis. Vou postar as fotos.

 

Abraço!!!

 

Oi Amigo, vc tem alguma dica de guia por lá? ::otemo::

se n quiser divulgar por aqui me divulga via MP.

 

ABRAÇO,

FILIPE

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

olá unholysoul beleza,cara ainda não conheço chapada das mesas,o que posso te dizer por pesquisas minhas é que por lá não tem aréas de camping(segundo relato de viajantes),mais quanto a ida as cachoeiras fica longe sim,algo em torno de 30 kms(elas são distante uma das outras),então que se pode fazer é alugar um carro(que ficaria muito caro),sair para as cachoeiras nos carros que saem diariamente,ou então caso queira dormir por lá,alugar um moto taxi,te deixar lá e pegar no dia seguinte,mais me diz vc vem de onde,vai de avião atér imperatriz,de ônibus ou de trem,conhece a rota até carolina?

caso queira alguma info só perguntar.

abraço ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros

Olá billythekid,

 

Cara, poiseh muito dificil arrumar camping por ali, até pq tem umas pousadas até que baratas por la.

Porem achei 2 lugares que oferecem camping por lá.

 

Pousada Águas do Cerrado

Entre Pedra Caída e Carolina - Carolina/MA

 

RECANTO TURÍSTICO PEDRA CAÍDA

O Recanto Turístico da Pedra Caída (na estrada para Estreito) (98) 731-1259 é uma ótima opção para quem quer ficar próximo à belíssima Cachoeira da Pedra Caída.

São oferecidos 7 chalés, cujos preços variam de R$ 25,00 a R$ 55,00, dependendo do tamanho do chalé. Além dos chalés, mediante autorização do proprietário, é possível acampar por R$5,00/pessoa. No local são oferecidas refeições por R$ 10,00 (para 2 pessoas).

 

Agora falta ligar pra lá, pra ver se eles ainda estao oferecendo ainda esses serviços.

Procurei no site do ibama mapa da regiao com suas cachoeiras, não achei.

Alguem tem algum? Seria muito interessante .

 

E Billy, cara estou vendo com uns amigos para ir para lá, mas eles ainda estao indecisos, no caso nós( 4 pessoas) iriamos de carro (não 4x4) seria excelente, tendo em vista a distancia das cachoeiras.

Mas caso nao rolar, vou sozinho mesmo.

Estou aqui em sao luis, sozinho vou de trem mesmo e pego algum onibus ou van la em imperatriz.

 

E ai, no caso de ir sozinho fica muito ruim eu acampar nessas 2 opçoes aew? Tendo em vista que sao a 30 km de carolina?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...