Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Serra do Mar: Paranapiacaba e Estrada Velha de Santos - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Trilhas na Serra do Mar via Paranapiacaba

Além da bela Vila "Inglesa" de Paranapiacaba, este local dispõe de inumeras Trilhas, Mirantes, Rios e é claro Cachoeiras. As Trilhas mais conhecidas na região e a Trilha da Pedra Lisa e a do Poço das Moças, locais de rara beleza, porém há muito mais.

Comecei minhas aventuras pela região em 1980, e desde então não parei mais, sempre há novidades novos caminhos, muita história.

E o que é melhor, sempre e possível armar nossas barracas.

Havendo interesse, estou a disposição para aprofundarmos no assunto, e com certeza vcs vão descobrir um ótimo local para Caminhadas.

• Respostas 93
  • Visualizações 58k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Deve ser de 30 a 35 kms mais ou menos até a entrada a estrada da Petrobras. Se não me engano tem até placa de sinalização. :mrgreen:

Postado
  • Membros

Não tem erro.

É só chegar nessa delegacia que fica pouco antes de chegar na divisa Caragua/S. Sebastião e pegar a estrada que se inicia ali.

Chegando no barzinho é só pegar a bifurcação da esquerda em frente ao bar.

Depois é um trecho plano e só subida.

Abcs

Olá, eu e um amigo vamos fazer, de bike, esta estrada na próxima quarta-feira 28/05/08, porém sairei de Caragua, subindo a Rod. dos Tamoios e entro no acesso para Salesópolis. Minha dúvida é quantos km da Tamoios a entrada para a estrada da Petrobras

Abraços.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Achei que ninguém aqui ia falar deste pico maravilhoso, pra mountain biker nenhum botar defeito.

Bom, vou relatar a vocês a minha experiência, que foi bem recente, no dia 22/05/08.

Começamos no maior apetite, na sede de chegar lá. Aposto que xaropes como eu e o brother tem pouquíssimos... Moramos em São Paulo, próximo a São Caetano do Sul, no ABC paulista. Saímos de casa 5 da matina e fomos até Salesópolis no pedal; sentimos o gelo da madrugada até o solão das 11 em diante.

Legal. Chegamos na boca da trilha ainda na sede ao meio dia. Fomos recepcionados com uma íngreme subida, e depois outra, e outra, ... Até que achamos um barzinho há uns dois km do começo da estrada e compramos o ouro da vez: rapadura.

E de pedacinho em pedacinho de rapadura, fora a tonelada de carboidratos já consumidos antes, íamos felizes da vida, e eu notando que a paisagem ficava cada vez mais deserta. Até que vimos umas últimas casinhas, a tal da capelinha e depois só a mata dos lados e o chão cada vez pior. Até que os techos concretados eram estimulantes.

Passamos a pedra que fica à direita, os pontilhões, aquela casinha onde tem logo em seguida uma espécie de casa de máquinas também.

Estávamos muito bem fisicamente, no apetite... Até que demos conta que eram 4 e meia da tarde e há pouco tínhamos passado a tal casa de máquinas. Perguntamos a funcionário de lá e ele disse que faltavam uns 33 a partir dali. Tudo bem, continuamos, e as subidas não acabavam, e o tempo passava, pois eram subidas fortes, de cascalho, o que te força a usar marcha reduzida o tempo todo, e consequentemente baixa velocidade.

Até que vi o relógio e eram seis da tarde! Tudo bem, as duas bikes tinham faróis que mais pareciam de xenon dos tunados, nós dois bem fisicamente e o apetite conosco.

Parece que Deus sabia de algo: numa destas subidas intermináveis parou do nosso lado uma L200, e a bordo um filho que levou a mãe pra um "passeio". Era a primeira vez que estavam ali e perguntaram pra gente se estava longe o fim; achavam que ja era tarde demais; estavam de carro ali, e ficaram pasmos quando souberam desde que hora estávamos de pé e de onde viemos, e claro ao verem nossos "jipes". Falamos a eles que não sabíamos, pois era a nossa primeira vez ali também. Por acaso o meu brother teve a idéia de pedir uma carona até o fim da trilha. Carona aceita, nós dois a as bikes na caçamba da picape, que não é muito grande, e nem tinha muitos pontos de apoio. Entre pulos e solavancos, bundadas violentas no assoalho e um pequeno hematoma na costela fomos. Não era culpa do piloto, mas notei a tamanha destruição do caminho. Imagine que um carro destes que é fora de estrada torcendo todo... O caminho não era dos mais conservados.

Por ver a velocidade que desenvolvia o carro e a meia hora de rolê na caçamba calculei que só até o fim, faltavam uns 20 km ainda.

Tá, pra dois mountain bikers experientes o que poderia tê-los feito pedir carona?

Simples: eram dois pratos suculentos pras oncinhas que moram ali... E ainda no meio do caminho vimos uns malucos subindo a trilha, com umas bikes que vou te contar... Só andavam pela fé mesmo...

Enfim, a nossa carona foi até a rodoviária de Caraguatatuba, de onde tomamos o busão até o terminal rodoviário Tietê.

O plano inicial seria sair da trilha e ir no pedal até Santos... rsssssss

Moral da história: voltamos super felizes e realizados, querendo mais!!!!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

DSC00594.jpg?et=DLx3XVS%2C51DCocYjC%2BujdA&nmid=105260114

Fiz o passeio pelo Polo Ecosturistico Caminhos do Mar e realmente vale muito a pena.

O Passeio é uma viagem de volta ao tempo, todos os monumentos históricos estão bem conservados, os monitores conhecem a fundo a história do trecho e além de tudo é só R$11 que cobram pelo passeio de 4 horas.

Sei que devia ser uma aventura antes descer a serra sem a necessidade de guias, mas por outro lado, não acredito que estariam tão bem conservados os monumentos históricos se não houvesse fiscalização e todas as regras que existem hoje.

Enfim, para um povo sem educação e respeito a sua história andar pela Estrada Velha de Santos é muito inspirador e uma réstia de esperança ao resgate da cultura e história tão rica de nosso país.

DSC00615.jpg?et=oXnPobFzhcsGBHzo%2CFEZdw&nmid=105260114

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Alguem ai já desceu a serra pela antiga estrada de ferro ? Já vi muitas fotos do local, mas não sei como chegar até a triilha, alguem pode me informar ?

obrigado.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi,

Então, estou pensando em fazer esse caminho. Como faço, vc teve que agendar? E o acesso para chegar lá, é difícil,só de carro?

valeu!

Postado
  • Membros

Oi,

então, eu tentei acessar por esse link q vc postou mas não consegui...mas enontrei um e-mail, e eles me responderam que não existe um grupo propriamente,q o caminho é auto guiado...

qdo vc foi era assim?

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

ola estou a procura de alguem pra fazer as trilhas de paranapiacaba.. eu sei q la tem monitores.. porem estou afim de ir sem ter q pagar... q realmente ja é uma taxa consideravel 15 conto..tenho um amigo q diz q tem caminhos q dão acesso as trilhas..e naum é preciso monitor pra fazer as trilhas....então to afim de achar uma turma q esteja realmente querendo se aventurar..quem quiser entre em contato comigo pelo meu email..

adrianoclarosilva@yahoo.com.br

abraços!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.