Ir para conteúdo
Mochileiros.com
thiagozuza

Mergulho no Blue Hole

Posts Recomendados

thiagozuza    0

Acabei de retornar de uma viagem da América Central. Passei por Costa Rica, Guatemala, Belize e México. Vou fazer o relato depois com calma, mas acho que o mergulho no Blue Hole em Belize merece um relato a parte. Primeiro porque não encontrei em lugar nenhum maiores informações sobre o mergulho e segundo porque o mergulho é fantástico. Não só o Blue hole em si, mas os 3 mergulhos e a visita a ilha que são feitos por todos os barcos que saem para mergulhar no Blue Hole.

 

Blue Hole

 

O Blue Hole fica localizado perto da barreira de corais de Belize chamada Lighthouse Reef, a duas horas de barco de Caye Caulker.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101124191756.jpg 500 324.968632371 Blue Hole]foto copiada de http://photography.nationalgeographic.com/" onclick="window.open(this.href);return false;[/picturethis]

 

É um buraco no meio do mar do caribe, com 300 metros de diâmetro e 130 de profundidade. Suas paredes rochosas são irregulares, com algumas cavernas repletas de estalactites e estalagmites.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101124192420.jpg 405.811623246 500 Esquema do Blue Hole]foto copiada de http://qwickstep.com/" onclick="window.open(this.href);return false;.[/picturethis]

 

Como Mergulhar lá???

 

Para se mergulhar no Blue Hole, normalmente os barcos saem de Caye Caulker ou San Pedro (Ambergris Caye). Às vezes também saem barcos de Belize City ou de Placencia (sul de Belize).

 

Fui por Caye Caulker. Lá existem 2 empresas que te levam pra fazer o mergulho:

 

Frenchie´s - http://www.frenchiesdivingbelize.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

 

Big Fish - http://www.bigfishdivecenter.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

 

As empresas geralmente fazem o mergulho no Blue Hole em dias alternados, ou quando completam um barco de no mínimo 10 mergulhadores.

 

O pacote em qualquer uma das 2 operadoras custa entre 300 e 400 Belizes, dependendo se é alta ou baixa temporada e do número de mergulhadores no barco.

 

1 dolár americano = 2 belizes

 

O pacote inclui:

 

Barco

Café da Manhã

Todo equipamento de mergulho

3 imersões (Blue Hole, Half Moon Caye e The Aquarium)

Água

Snacks (frutas, biscoitos)

Visita e Almoço em Half Moon Caye

 

Experiência???

 

As empresas cobram apenas a certificação OPEN WATER para realização dos mergulhos. Eles aceitam PADI, NAUI ou PDIC. Apesar disso, recomendo que tenham também a certificação avançada, ou uma boa experiência, já que o mergulho no Blue Hole é profundo e não é muito simples. Algumas pessoas podem não se sentirem confortáveis se deparando com tubarões enormes a mais de 40 metros de profundidade.

 

Para mergulhadores não certificados, as empresas permitem que realizem o passeio da seguinte forma:

 

Fazer um batismo no dia anterior, que eles chamam de Discovery Scuba.

Fazer apenas Snorkel no Blue Hole.

Fazer os outros 2 mergulhos em dupla com o Dive Master.

 

Mergulhos

 

Os mergulhadores devem estar às 5:30 da manhã no escritório da empresa para o café da manhã e as primeiras instruções. O barco sai às 6 da manhã, chegando às 8 no Blue Hole.

 

Blue Hole

 

Tempo total – 30 minutos

Tempo de fundo – 8 minutos

Profundidade máxima – 45 metros

Vida Marinha – Pouca

Formações Rochosas

 

O mergulho no Blue Hole, por ser o mais profundo, obviamente é o primeiro. A descida é bem rápida até se chegar na profundidade de 45 metros, onde tem cavernas e estalactites enormes. Nos primeiros 10 metros de descida pode-se observar alguns cardumes de peixes. Depois somente paredões rochosos. No fundo vimos vários tubarões. Segundo o Dive Mastes, eram das espécies Black Tip e Caribean Reef Shark. Também podem ser vistos os Bull Sharks e Tubarões martelo. Nos 8 minutos de fundo entramos em um lado da caverna, passamos entra as estalactites, que são enormes, e saimos do outro lado, como se fosse um túnel. A subida é bem lenta. Fomos rodeados por 3 tubarões por um tempo. Eles tinham entre 3 e 4 metros. Quando chega a 5 metros para fazer a parada descompressiva tem uma corda com 1 cilindro amarrado, já que todos chegam com muito pouco ar. Cada 2 mergulhadores respiram nos reguladores desses cilindros durante a parada descompressiva, e depois é feita a subida normalmente. A grande atração do mergulho são os tubarões e as formações rochosas. Não tem muita vida marinha como nos outros 2. Achei impressionante. Dá pra arrepiar vendo tubarões tão grandes de tão perto.

 

Half Moon Caye

 

Tempo Total: 45 minutos

Profundidade máxima – 25 metros

Vida Marinha – Média

Muitos Corais coloridos

 

Half Moon é o nome da ilha que os barcos param para o almoço. O segundo mergulho é na barreira de corais que fica em frente à ilha. É um mergulho muito fácil se comparado com o primeiro. A visibilidade é muito boa e pode-se ver uma diversidade muito grande de peixes, apesar da pouca quantidade. Também vimos algumas raias e uma moreia entrando em um buraco. Nesse mergulho vimos o curioso LionFish.

 

 

The Aquarium

 

Tempo Total: 50 minutos

Profundidade máxima – 18 metros

Vida Marinha – muito

Muitos corais coloridos

 

O terceiro mergulho é o mais fácil e o que tem mais vida marinha. O lugar faz jus ao nome. Realmente parece um aquário. Aqui se vê de tudo. Grande variedade de peixes e em grandes quantidades. Lagostas, raias, carangueijos e grande variedade de corais coloridos. Vimos um bixo parecendo uma aranha grande... muito legal!!!

 

 

Para efeito de comparação, nesta mesma viagem, depois de Belize fui ao México e mergulhei 2 vezes em Cozumel e de longe os mergulhos de Belize foram muito melhores e mais interessantes.

 

A Ilha

 

Outro ponto alto do passeio é a visita à Half Moon Caye, onde geralmente os mergulhadores almoçam. É uma ilha de preservação ambiental, cheia de coqueiros, rodeada pelo mar cristalino e com diversas aves exóticas. Na ilha há um pier onde os barcos param, um escritório de preservação ambiental onde há banheiros, algumas mesinhas com cadeiras embaixo dos coqueiros para almoçar e um deck de observação de pássaros. É inexplicavelmente bonita!!! O barco nos deixou no pier onde foi o almoço. Depois cruzamos a ilha por uma trilha até o observatório dos pássaros e depois seguimos até o outro lado da ilha onde o barco nos aguardava.

 

Pra quem for a Belize, esse passeio é imperdível. Mesmo pra quem não faça o mergulho no Blue Hole, conhecer Half Moon Caye e fazer os outros 2 mergulhos já vale a pena... e muito!!!!

 

Relato no Blog Ztrip:

 

http://ztrip.com.br/2014/11/01/blue-hole/

 

Abaixo algumas fotos que tiramos, pra ilustrar um pouco desse mergulho no paraíso:

 

O caminho

20101124193600.JPG

 

Descendo no Blue Hole

20101124193824.JPG

 

Estalactites no Blue Hole

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101124193950.jpg 500 338.630806846 Estalactites]Imagem do site da empresa. As nossas nao ficaram boas.[/picturethis]

 

Caribean Reef Shark

20101124194440.JPG

 

Half Moon Caye Reef

20101124194904.JPG

 

Lion Fish

20101124194735.JPG

 

The Aquarium

20101124195249.JPG

 

20101124195435.JPG

 

Half Moon Caye

20101124195950.JPG

 

20101124200107.JPG

 

Pássaro estranho na ilha

20101124200354.JPG

 

Golfinhos na volta para Caye Caulker

20101124200821.JPG

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Carol Adler    0

Ei Thiago!

 

Demais essa trip! As imagens são sensacionais! ::otemo::

 

Muito boa as dicas! Fico no aguardo do relato da sua trip toda!

 

Carol

:wink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nana C    0

Realmente fantásticas as fotos!! Vou fazer uma trip passando por vários países da América Central e fiquei mto interessada em Belize..mas 300 belizes um mergulho? Não existe outro preço para o blue hole mesmo?Com esse preço fica completamente inviável pra mim :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thiagozuza    0

O Nana.

 

Infelizmente o mergulho no Blue Hole é caro mesmo. Ele fica longe e só saem barcos grandes e rápidos. Tanto que só saem com no mínimo 10 mergulhadores. O mar é um pouco agitado até lá, portanto acho que é até perigoso ir em um barco pequeno. Um menor preço, só se for saindo de outra cidade. Existe uma cidade ao sul, chamada Placencia, que começou operar mergulhos para o Blue Hole a pouco tempo, talvez lá o preço seja menor.

 

Lembrando que o mergulho partindo de Caye Caulker inclui:

 

Barco

Café da manhã

almoço

equipamento completo

3 mergulhos

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola, Thiago. Blue Hole certamente está minha "lista de desejos" pra mergulhar.

 

US$ 150 não achei caro para 3 mergulhos com tudo incluído. Se pensarmos, paga-se mais ou menos isso (R$ 250) pra uma saída com 2 mergulhos na Laje de Santos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Taks    0

thiagozuza,

 

Sensacional sua dica!

 

Me diga uma coisa. Pra quem tem somente o curso básico de mergulho, ir pro Blue Hole acaba sendo um pouco desvantajoso em termos de custo/benefício, não? Será que eu teria que começar a correr atrás de cursos avançados? Quais?

 

Valeu

 

Adilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thiagozuza    0

Olá Adilson.

 

No Blue Hole eles exigem apenas a certificação OPEN WATER, ou seja, o curso básico. Portanto se você já é mergulhador básico, as empresas já permitem que você realize o mergulho no Blue Hole.

 

Acontece, que trata-se de um mergulho profundo, 45 metros. Sua certificação básica te permite, pelo menos na teoria, mergulha apenas a 18 metros de profundidade. Então para realizar o mergulho no Blue Hole, é RECOMENDADO, por questões de segurança, que o mergulhador tenha o curso avançado ou seja um mergulhador experiente, com vários mergulhos realizados.

 

O curso avançado - ADVANCED SCUBA DIVER - pode ser realizado nas principais certificadoras, como PADI e NAUI.

 

No curso avançado você aprende teoria e prática de mergulho profundo (40 metros), mergulho noturno e com visibilidade restrita, busca e recuperação, uso da bússola e navegação, entre outras novidades em relação ao básico.

 

Se for pra Belize sem o curso avançado, você poderá fazer todos os mergulhos, mas o Blue Hole requer uma atenção especial por causa da grande profundidade. Atente-se para isso.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
murch    0

Fantástico o seu post!

 

Pretendo ir para lá em Agosto .. para um live-aboard de 1 semana... mergulhando..

 

Depois coloco um post aqui tbem

 

 

Você sabe se em agosto o clima é bom por lá ?

 

Abraços

 

Murch.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thiagozuza    0

Com relação a temperatura, em Belize faz calor o ano todo, não precisa se preocupar. Chover, chove um pouco, mas chove muito em setembro e outubro. O que você tem que se preocupar são com os furacões. Agosto começa a temporada de furacões que vai até outubro, portanto é bom verificar a previsão antes de ir.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cintiacrj    0

Oi Thiago,

Pretendo ir a Belize em abril e adorei encontrar seu post sobre o local, pois realmente possuem poucas informacoes na internet a respeito do mergulho no blue hole. Parabens pela iniciativa!!

Tenho varias duvidas. POde me ajudar?

1- O mergulho no blue hole eh acompanhado por um diver master, certo? Ele vai como guia?

2 - Belize precisa de visto. Foi facil conseguir o visto? Qual o procedimento?

3- Eu estarei em Cancun e de lá pretendo ir a Belize. Sabe me dizer qual a melhor forma pra fazer esse deslocamento?

4 - Quatro dias sao suficientes para Belize?

5 - Vc viu algum passeio de sobrevoo sobre o blue hole? Acredito que um passeio assim deve ser fantastico.

6 - Teria uma indicacao de hotel em Belize?

7 - E vc já estve em Cuba? Ja fez algum mergulho la?

 

Desculpe pela quantidade de perguntas. :)

Obrigada desde já

Ps: lindas suas fotos. amei!

Ci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thiagozuza    0

Olá Cicci,

 

Seguem as respostas:

 

1- O mergulho no blue hole eh acompanhado por um diver master, certo? Ele vai como guia?

No meu grupo foram 2 dive masters, um vai na frente guiando e outro vai atrás pra ver se ninguém está tendo problemas.

 

 

2 - Belize precisa de visto. Foi facil conseguir o visto? Qual o procedimento?

O visto é fácil conseguir na hora. Basta ter o passaporte válido, 2 fotos 3x4 e pagar 50 dólares.

 

 

3- Eu estarei em Cancun e de lá pretendo ir a Belize. Sabe me dizer qual a melhor forma pra fazer esse deslocamento?

De cancún você pega um onibus direto pra Chetumal. De Chetumal você pode ir de ônibus pra Belize City ou de Barco para Ambergris Caye ou Caye Caulker.

 

 

4 - Quatro dias sao suficientes para Belize?

Depende do que você quer fazer. Se for ficar como eu só em Caye Caulker, 4 dias são mais do que suficientes.

 

 

5 - Vc viu algum passeio de sobrevoo sobre o blue hole? Acredito que um passeio assim deve ser fantastico.

Não vi em Caye Caulker, mas sei que tem de Belize City.

 

 

6 - Teria uma indicacao de hotel em Belize?

Todo mundo fala do Tina's hostel, um albergue muito bom que tem perto do pier que você vai desembarcar. Eu cheguei e estava lotado, porisso fiquei ao lado.

 

 

7 - E vc já estve em Cuba? Ja fez algum mergulho la?

Fui em Cuba sim, mas só conheci Havana, não mergulhei.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cintiacrj    0

Thiago,

Mil vezes obrigada! Vc ajudou muito mesmo!

Se tudo der certo, depois conto como foi a viagem.

Belize ainda nao confirmei, mas Cuba já esta fechado.

Abraco

Ci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mhxxgfq    0

Sensacional Thiago!!

Só agora que eu vi o seu post, mas pelo jeito foi uma experiência única esse mergulho no Blue Hole...

Agora fiquei mais frustado pelo meu mergulho lá ter sido cancelado por causa do mar agitado! Mas paciência, só não sei se vou segurar a vontade ou vou acabar voltando pra lá pra fazer esse mergulho..

Mas concordo com você, acabei de voltar do México e apesar do mergulho em Cozumel ter uma ótima visibilidade e bastante corais, os mergulhos que fiz lá em Caye Caulker foram muito melhores, principalmente em relação a vida marinha, pois lá pude ver tartarugas, raias, tubarões (nurse shark), barracudas, moréia e muito mais peixes.. E mesmo se vc fizer só snorkel você vai conseguir ver tudo isso.

Lógico que todas as experiências relacionadas a natureza podem variar muito, mas se tivemos as mesmas percepções deve ser pq Belize é mesmo melhor pra mergulhar que Cozumel.

Abraço

Marcos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thiagozuza    0

Então!! Com certeza preferi Belize a Cozumel. O que acontece também é que Cozumel tem muitos turistas, muita gente mergulhando e talvez isso possa interferir também!!! Recomendo Belize pra todo mundo que curte mergulhar!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thiago, como se faz para chegar de Belize City a Caye Caulker? Estou indo para México, Guatemala e Belize! Pelo o que olhei no google maps é uma ilha bem afastada da cidade. O que além disso tudo vale a pena conhecer no país?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thiago, há alguns dias surgiu o interesse de conhecer a América Central.

Queria saber se você gastou muito?

Quais países passou?

Quanto tempo durou a viagem?

 

Desculpe se errei algo, sou novato no site e ainda estou "um pouco" perdido. Grato desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thiago, há alguns dias surgiu o interesse de conhecer a América Central.

Queria saber se você gastou muito?

Quais países passou?

Quanto tempo durou a viagem?

 

Desculpe se errei algo, sou novato no site e ainda estou "um pouco" perdido. Grato desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
lis_pm    0

para quem nunca mergulhou é possivel só fazer um snorkel ou não vale a pena gastar uma grana nesse mergulho?

valeu

bjs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mcalabresi    0

Thiago,

 

post irado!!! E muito útil! Tenho Open Water já, to pensando faz tempo em fazer o avançado! Acho que é melhor pelo que você falou. Poxa, achei super estranho os caras deixarem ir até 45m só com Open Water! Cabe a nós sermos prudentes nesses momentos!

 

Obrigada pelo relato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×