Ir para conteúdo

Trocar Vale Sagrado por Arequipa?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, após planejar inúmeros roteiros, hoje resolvi tentar modificar o último que tinha feito. Pretendo incluir Arequipa, mas pra isso precisarei "arrumar" 3 dias pra conseguir fazer tudo. O que tinha ficado definido é que eu faria Vale sagrado, Maras e Moray,  e teria que decidir entre a rainbow mountain ou a Laguna Humantay. Porém como irei para Huaraz, descartei a Laguna, ficando com a Rainbow Mountain.... Em Arequipa eu tiraria o primera dia pra fazer o city tour e conhecer a cidade, e depois faria um tour pelo vale del Colca 2D1N. Mas essa logística acaba comprometendo o meu roteiro totalmente. Apesar de terem suas particularidades, vi que passeios como o Vale e as salinas devem ser feitos antes do Machu Picchu pq depois '"""não tem graça""". Visto que farei MP, seria aceitável sacrificá-los pra conhecer Arequipa? Logicamente, a Rainbow vai ser sacrificada junto com isso

 

Obs: o problema em si não é nem a questão dos dias, teoricamente eles dariam, mas o horário de saída do ônibus cusco->Arequipa me impede de fazer o deslocamento no dia que voltarei do MP via hidrelétrica e van, uma vez que os ônibus saem umas 20h e pelo que pesquisei chegarei bem próximo desse horário lá em cusco. Isso me força a ficar em cusco mais um dia para pegar o próximo ônibus para a Arequipa, que só sai de noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu já fiz os dois locais que vc citou.  Em junho/julho 2019, comecei por Arequipa, fiz o Colca 2D/1N, de lá fui direto para Puno e fiz o Titicaca. De lá fiz a ruta del sol, que é uma viagem de 10 horas de ônibus entre Puno e Cusco, com 3 paradas em pontos turísticos no meio do caminho. Achei que vale bastante a pena. Gostei bastante de Arequipa.  É uma cidade charmosa, mais do que Cusco, na minha opinião, mais barata, menos cheia. Mas é uma cidade. Tem coisas de cidade, assim como Cusco tem: igrejas, restaurantes, plaza de armas. O tour Colca 2D/1N é legal, mas se passa muito tempo em ônibus. E, se vc der sorte (eu dei) vc pode ver os condores no segundo dia. É bem legal, mas eu pessoalmente não trocaria, principalmente se na troca eu tivesse de deixar para trás rainbow mountain. Apesar de, ao ir a Huaraz, vc ter a opção de ver muitos lagos,  eu ainda faria a laguna Humantay, mas numa opção diferente, não tão conhecida, puxada, e muito legal. É o pacote HUMANTAY LAKE + SALKANTAY LAKE + SALKANTAY MOUNTAIN 2 DAYS 1 NIGHT (https://www.quechuasexpeditions.com/peru-travel/salkantay-mountain-humantay-lake-sky-domes-2d1n.html) Esta foi a empresa com que fiz. Paguei 100 dólares por pessoa, eu e minha esposa. Deixei para contratar lá, 01 dia antes da saída. No passeio foi apenas eu, minha esposa e o guia. Vc vê a laguna por lados diferentes que as pessoas normalmente não vêm, sem a correria de ter que pegar o ônibus ara voltar no mesmo dia, passa a noite no Sky Dome, onde provavelmente verá o céu mais lindo que já viu na vida, e ainda fará a subida até salkantay pass, que é muito bonito. Mas é puxado, já aviso. E a  noite pode ser um tanto fria (pegamos -5º, mas pelo menos estávamos dentro do dome - que não tem aquecimento, na cama e com cobertores). Mas, na minha opinião, hoje eu não iria à laguna humantay se fosse para fazer o passeio de 1 dia. Quando fiz salkantay em 2017, era apenas vc e a laguna, praticamente. Não tinha aquele monte de campings e construções que existem lá. Era tudo deserto. Hoje está muito cheio e abarrotado. Perde um pouco do encanto do passeio. Este passeio de 2d/1n que eu falei, eu acho que vale a pena porque vc vê muito mais do que apenas a lagoa.

Apesar da indicação de fazer o vale sagrado depois de MP para não perder a graça, o vale sagrado é bastante diferente. Eu fui a MP 2 vezes. Em 2017 logo após o trekking salkantay, e em 2019 logo após fazer a trilha inca 2d/1n, parei em Ollantaytambo, onde fiquei 3 noites e pude conhecer a região com mais calma. É uma opção razoável. Se vc gosta de trilha, vc pode fazer a trilha inca curta de 2d/1n, onde vc sai de cusco às 5 da manhã de trem até o km 104 da ferrovia. Aí começa o último dia da trilha inca tradicional (de 4d/3n) até MP, passando por WIÑAYWAYNA e chegando a MP por volta das 16 horas através do portal do sol (intipunku). É uma visão bem bonita e diferente de MP. Aí vc desce até MP e  tem a oportunidade de se sentar e ver MP praticamente vazia. Neste dia vc não visita MP. apenas atravessa a cidadela e dorme em Aguas Calientes. Na manha seguinte vc faz a visita à MP e volta a Ollantaytambo no trem das 15.40, indo então a Cusco de van. Vc pode parar em Ollantaytambo e passar a noite lá, conhece as ruínas pela manhã e pega um transfer ou táxi até Pisac, onde conhecer as ruínas no seu ritmo. Depois pega um táxi até Cusco, chegando lá no final do dia. Obviamente fica mais caro, mas é o que eu faria com 3 dias. Se tiver que deixar algo de fora, eu deixaria Maras e Moray ou mesmo o city tour de Cusco. Vc pode conhecer Cusco a pé, e as principais atrações do city tour, Sacsayhuaman (minha preferida) e Qoricancha (não tem tanta coisa), vc pode ir a pé, por conta própria. O tour trilha inca curto 2d/1n eu contratei pela internet com bastante antecedência, porque queria subir a montanha Machu Picchu, e normalmente os ingressos para as montanhas se esgotam com mais de 1 mês de antecedência, então fica muito caro.

Esta é o que eu faria, mas eu gosto muito mais de trilha do que de cidade.

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
19 horas atrás, schitini disse:

Eu já fiz os dois locais que vc citou.  Em junho/julho 2019, comecei por Arequipa, fiz o Colca 2D/1N, de lá fui direto para Puno e fiz o Titicaca. De lá fiz a ruta del sol, que é uma viagem de 10 horas de ônibus entre Puno e Cusco, com 3 paradas em pontos turísticos no meio do caminho. Achei que vale bastante a pena. Gostei bastante de Arequipa.  É uma cidade charmosa, mais do que Cusco, na minha opinião, mais barata, menos cheia. Mas é uma cidade. Tem coisas de cidade, assim como Cusco tem: igrejas, restaurantes, plaza de armas. O tour Colca 2D/1N é legal, mas se passa muito tempo em ônibus. E, se vc der sorte (eu dei) vc pode ver os condores no segundo dia. É bem legal, mas eu pessoalmente não trocaria, principalmente se na troca eu tivesse de deixar para trás rainbow mountain. Apesar de, ao ir a Huaraz, vc ter a opção de ver muitos lagos,  eu ainda faria a laguna Humantay, mas numa opção diferente, não tão conhecida, puxada, e muito legal. É o pacote HUMANTAY LAKE + SALKANTAY LAKE + SALKANTAY MOUNTAIN 2 DAYS 1 NIGHT (https://www.quechuasexpeditions.com/peru-travel/salkantay-mountain-humantay-lake-sky-domes-2d1n.html) Esta foi a empresa com que fiz. Paguei 100 dólares por pessoa, eu e minha esposa. Deixei para contratar lá, 01 dia antes da saída. No passeio foi apenas eu, minha esposa e o guia. Vc vê a laguna por lados diferentes que as pessoas normalmente não vêm, sem a correria de ter que pegar o ônibus ara voltar no mesmo dia, passa a noite no Sky Dome, onde provavelmente verá o céu mais lindo que já viu na vida, e ainda fará a subida até salkantay pass, que é muito bonito. Mas é puxado, já aviso. E a  noite pode ser um tanto fria (pegamos -5º, mas pelo menos estávamos dentro do dome - que não tem aquecimento, na cama e com cobertores). Mas, na minha opinião, hoje eu não iria à laguna humantay se fosse para fazer o passeio de 1 dia. Quando fiz salkantay em 2017, era apenas vc e a laguna, praticamente. Não tinha aquele monte de campings e construções que existem lá. Era tudo deserto. Hoje está muito cheio e abarrotado. Perde um pouco do encanto do passeio. Este passeio de 2d/1n que eu falei, eu acho que vale a pena porque vc vê muito mais do que apenas a lagoa.

Apesar da indicação de fazer o vale sagrado depois de MP para não perder a graça, o vale sagrado é bastante diferente. Eu fui a MP 2 vezes. Em 2017 logo após o trekking salkantay, e em 2019 logo após fazer a trilha inca 2d/1n, parei em Ollantaytambo, onde fiquei 3 noites e pude conhecer a região com mais calma. É uma opção razoável. Se vc gosta de trilha, vc pode fazer a trilha inca curta de 2d/1n, onde vc sai de cusco às 5 da manhã de trem até o km 104 da ferrovia. Aí começa o último dia da trilha inca tradicional (de 4d/3n) até MP, passando por WIÑAYWAYNA e chegando a MP por volta das 16 horas através do portal do sol (intipunku). É uma visão bem bonita e diferente de MP. Aí vc desce até MP e  tem a oportunidade de se sentar e ver MP praticamente vazia. Neste dia vc não visita MP. apenas atravessa a cidadela e dorme em Aguas Calientes. Na manha seguinte vc faz a visita à MP e volta a Ollantaytambo no trem das 15.40, indo então a Cusco de van. Vc pode parar em Ollantaytambo e passar a noite lá, conhece as ruínas pela manhã e pega um transfer ou táxi até Pisac, onde conhecer as ruínas no seu ritmo. Depois pega um táxi até Cusco, chegando lá no final do dia. Obviamente fica mais caro, mas é o que eu faria com 3 dias. Se tiver que deixar algo de fora, eu deixaria Maras e Moray ou mesmo o city tour de Cusco. Vc pode conhecer Cusco a pé, e as principais atrações do city tour, Sacsayhuaman (minha preferida) e Qoricancha (não tem tanta coisa), vc pode ir a pé, por conta própria. O tour trilha inca curto 2d/1n eu contratei pela internet com bastante antecedência, porque queria subir a montanha Machu Picchu, e normalmente os ingressos para as montanhas se esgotam com mais de 1 mês de antecedência, então fica muito caro.

Esta é o que eu faria, mas eu gosto muito mais de trilha do que de cidade.

 

 

Obrigado pelo seu comentário. Sou mochileiro de segunda viagem (literalmente) e não tenho nenhuma experiência com trilhas até o momento, mas acho que precisamos começar de algum lugar. Você é disse que é puxado, mas acha que alguém inexperiente conseguiria fazer a trilha? Gostei bastante da ideia! Outra coisa, pode parecer ridícula a pergunta, mas quando se faz essa trilha e fica na Sky Dome passamos os 2 dias sem tomar um banhozinho ou tem algum lugar pra isso? kkkkkkkk, a ideia de não poder tomar um banho depois de andar 6 horas seguidas me assusta a princípio. Outra coisa, é possível fazê-la no verão? Estou indo dia 28 de janeiro, porém é época de chuvas :(

Um outro assunto. Referente ao MP, você foi de van nas outras vezes ou pegou o trem? Pretendia ir de van e já sabia que o caminho era bem complicado, mas também vi que com as chuvas ocorrem deslizamentos que podem impedir a estrada e estou meio receoso em relação a isso, visto que na manhã após o meu retorno de MP eu já tenho um voo para Lima e se houvesse esse tipo de bloqueio eu poderia comprometer o resto do meu roteiro e isso não seria legal (também não tenho como mudar a ordem sem comprometer o roteiro, por causa da logística dos ônibus). Todavia, considero o valor do trem muito caro e estou quase deixando a tal "cereja do bolo" do Peru para uma outra oportunidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A pergunta não é ridícula não. Um banho no final do dia renova suas forças. Em relação ao sky dome, no "quarto" tem chuveiro com água quente muito bom. Não se preocupe com isso. Eu fiz este tour que eu disse em 2019, e foi minha 4ª grande trilha. Não tenho muita experiência também não. E já tenho 48 anos, então não estou tão bem fisicamente mais. Minha 1ª grande trilha foi em 2004, na chapada diamantina, o vale do pati. Aí sim eu estava em forma. Minha 2ª foi salkantay, em 2017. Esta trilha de 2d/1n em salkantay, fomos eu, minha esposa e o guia. Fomos devagar, com o guia seguindo nosso ritmo. Já estávamos cansados, pois já tínhamos feito a trilha inca de 2d/1n e também ausangate, que são 6d/5n, esta sim bem puxada, pois todos os dias eram acima dos 4 mil metros, inclusive para dormir. Mas, mesmo cansados, indo no nosso ritmo, demos conta. O importante em qualquer trilha na altitude é a aclimatação. Se vc chegar em Cusco e já no dia seguinte vc quiser fazer esta trilha, eu não aconselharia. Mas se vc tiver uns 2 dias de aclimatação pelo menos (iniciando a trilha no 3º), acho que dá conta sim. 

As duas vezes que eu fui a MP foi através de trilha. A primeira foi a trilha salkantay que são 6d/5n, onde vc chega a MP no 6ª dia. Voltamos de trem. A outra foi a trilha inca curta de 2d/1n, onde vc vai de trem até o km 104 da ferrovia e faz o resto na trilha. Voltei também de trem, que estava incluído no pacote. Ambas foram em junho, onde o perigo de desabamento é pequeno, já que quase não há chuvas.  Mas se vc for no período de chuvas, de novembro a março, fica mais perigoso ter desabamentos. Não dá para falar que, mesmo em junho, o mês mais seco no Peru, não haja perigo nenhum de ficar "preso". Até com trem pode ocorrer problemas, como aconteceu em maio de 2019 quando houve greves e os peruanos fecharam a ferrovia. Ou  mesmo alguns anos atrás, na estação chuvosa (janeiro de 2010), onde choveu tanto que nem o trem conseguia circular por causa de desabamentos e o governo teve que decretar estado de emergência em Cusco. Mas, do jeito que os peruanos dirigem, ir de van é sempre mais perigoso, Realmente ir ao Peru e não conhecer MP é f... A primeira vez que fui, em 2017, foi para ir a MP, meu sonho de infância, e arrumei meu roteiro ao redor de MP. Mas este era meu sonho. E o trem é bem caro, mesmo o trem mais barato, que foi o que peguei desta vez (e, na minha opinião, não perde muito do vista dome). Eu ACHO que se vc for no período de junho a agosto, a chance de acontecer algo é bem menor, pois é o período que chove menos. Se for janeiro/fevereiro, talvez deixar MP para outra oportunidade não seja uma ideia tão ruim. 

É possível fazer no verão a ida a salkantay, mas não indicado. Na verdade, o clima tem mudado bastante no decorrer dos anos. Vc pode ir no verão e não pegar nem um dia de chuva. Como vc vai no final de janeiro, aconselho é deixar a programação livre e decidir o que fazer e em que dia para quando chegar lá, de acordo com a previsão do clima. Deixar trilha para os dias de previsão de clima melhor (salkantay/humantay, rainbow mountain e mesmo MP), e ficar na cidade em clima pior (city tour, maras e moray, vale sagrado). Ir a MP de trem não precisa de muita aclimatação. Chegando no dia 1, no dia 3 vc já poderia ir de trem (mas não aconselho a subir até a cidadela a pé). Se for de van, eu deixaria para o dia 4, já que tem um percurso de uns 6 a 7 km para andar. Mesmo rainbow mountain vc pode ir no dia 3 ou 4, já que a trilha é pequena e, se vc quiser, pode pegar um burrinho no meio do caminho para te ajudar a chegar (falo isso levando em conta que os passeios atuais percorrem um caminho diferente do que eu percorri em 2017, bem mais curto e menos íngreme, pelo que ouvi falar). Eu não arriscaria humantay/salkantay antes do quinto dia. Fazer MP mais no início te dá mais segurança, porque é o percurso com mais probabilidade de ter problemas de deslocamento e vc ficar preso. Chegando lá, vc pode ir às agência e saber como estão as condições das estradas.

Eu pessoalmente não trocaria fazer um passeio mais completo em Cusco para incluir também Arequipa, já que vc passaria um bom tempo se deslocando. Eu deixaria Arequipa/Puno para uma outra oportunidade, onde vc poderia emendar e chegar até a Bolívia.  Mas esta é apenas minha opinião.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

@schitini oi , pelo que Li vc fez Arequipa em 2019certo? Estou planejando em set/20 fazer Huaraz/ Arequipa/ Puno Lago Titicaca/ Cusco / Lima / Ica.... mas até o momento Arequipa eh o que está me deixando mais intrigada ,meu primeiro levantamento de custo está dando  uns700 só de passeio; como vc fechou seus passeios pra Arequipa pelo site  ou estando lá? Quero fazer o Colca 2d/1n e ir direto a Puno para fazer titicaca, mas a cotação que pedi está em torno de 95 dólares esse de fato é o preço? Vc chegou fazer o City tour Arequipa por agência ? E pedreira Sillar? Vc tem valores e indicações atualizadas de agência e o de fazer refeições em Arequipa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@JOICE SANTOS Arequipa sempre teve uns ônibus parecidos com o turísticos que fazem o city tour.Não há grandes atrações na cidade,apenas 2 mosteiros que contam como era a vida naquele tempo e esse city tour.

Quanto a valores não sei dizer,pois quando estive lá em 2011,1 real valia 6 soles,mas hoje parece que o sol está valendo mais que o real.Refeições eram o mesmo preço em todo o pais,tem em cada esquina,para todos os bolsos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu contratei os passeios por aqui por causa da logística. Fechei com uma agência chamada Conresa Tour. Meu pacote foi assim:

dia 01 - me pegar no aeroporto e levar até o hotel Casona Plaza Arequipa 

dia 02 - city tour, incluído o monasterio santa catalina

dia 03 - colca tour 2d/1n - hotel Casa Andina Colca  

dia 04 - continuação do colca tour e ida até puno - hotel Casona Plaza Puno  

dia 05 - tour titicaca, incluído o almoço

dia 06 - transfer até o terminal rodoviário, para eu pegar o ônibus turístico para cusco

Neste pacote estava incluído os hotéis (02 noites em arequipa, 02 em puno e 01 em colca), passeios com as respectivas entradas e  café da manhã. Tudo isso deu 385 dólares por pessoa. O tour ruta del sol, entre puno e cusco fiz pela turismer. Contratei tudo com antecedência porque não teria tempo para contratar lá e meu roteiro estava bem fechado, sem muitas folgas. Fui com minha esposa, e queríamos ficar em acomodações mais confortáveis.  Com certeza fica mais barato contratar lá. Arequipa é uma cidade mais barata que Cusco, e onde achei as melhores cotações para trocar dinheiro. Vc consegue um menu turístico (entrada + prato principal + bebida e sobremesa) por 15 soles. E mesmo se quiser ir as restaurantes melhores, os preços não são tão caros. Como um rodízio de comida creoula por 25 soles por pessoa. Não vejo necessidade de contratar com antecedência se vc tiver uma folga no cronograma. O city tour não é imperdível de se fazer com agência. A cidade é bonita e fácil de se locomover, segura e hospitaleira. Não fiz a pedreira silar. Não encaixava no cronograma. Cheguei em Arequipa no sábado e saí na segunda cedo para o passeio colca. Acho que se vc chegar lá e for ficar uns 2 ou 3 dias antes de sair para o passeio de colca, dá para contratar lá mesmo e combinar ir direto para Puno. 

Em relação a ir  a Cusco, recomendo o tour rota del sol (https://www.turismomer.com/rota-do-sol). Contratei neste link aí. Se não me engano, foi US$ 120 para dois, incluído a passagem de ônibus, almoço (muito bom) e visita a três atrações turísticas no caminho, mais uma parada numa feirinha de artesenatos. O ônibus é muito bom, a viagem demora por volta de 10 horas, chegando a Cusco por volta das 17.

Uma coisa em relação a Arequipa é que o aeroporto fica bem longo do centro, e todo o resto fica perto do centro histórico, razão pela qual se hospedar perto do centro é uma excelente opção. Minha experiência em 02 viagens ao Peru me disseram que contratar no local fica bem mais barato, Só não faça isso se tiver um cronograma fechado e precisa fazer aquele passeio naquele dia, ou não tiver tempo para contratar no local. Por exemplo, eu iria chegar a puno no dia 25 a noite e teria que sair para Cusco no dia 27 às 07 horas. E, no dia 26, faria o passeio de titicaca a partir das 07.00. Não teria tempo para comprar o passeio rota del sol lá nem poderia correr o risco de não ter mais vaga no ônibus para o dia 27, pois dia 29 eu iria sair no trekking para Machu Picchu às 04 da manhã, e precisa do dia 28 para descansar. Então fechei todos estes pela internet. Eu também iria fazer o passeio salkantay/humantay, que sai de Cusco, no dia 11 de julho. Pela internet o preço era de 220 dólares por pessoa. Como eu estaria em Cusco descansando no dia 28, deixei para contratar lá, e paguei 100 dólares por pessoa, para um passeio apenas para mim e minha esposa.

Se quiser trocar dinheiro, vá à rua Jerusalém, em Arequipa. Tem um monte de casas de câmbio e a cotação é melhor do que Cusco. Dólar é melhor do que real. Em junho a cotação dólar/soles estava 3,30 em arequipa, e consegui trocar o dinheiro por 3,30. A cotação do real era 0,96 soles por real. Em arequipa consegui 0,90, em Cusco apenas 0,82, portanto não troquei..

Se quiser comprar lembranças. também em Arequipa é bem mais barato, assim como refeições. O menu turístico, que em arequipa estava 15 soles, em cusco era 25.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 horas atrás, schitini disse:

Eu contratei os passeios por aqui por causa da logística. Fechei com uma agência chamada Conresa Tour. Meu pacote foi assim:

dia 01 - me pegar no aeroporto e levar até o hotel Casona Plaza Arequipa 

dia 02 - city tour, incluído o monasterio santa catalina

dia 03 - colca tour 2d/1n - hotel Casa Andina Colca  

dia 04 - continuação do colca tour e ida até puno - hotel Casona Plaza Puno  

dia 05 - tour titicaca, incluído o almoço

dia 06 - transfer até o terminal rodoviário, para eu pegar o ônibus turístico para cusco

Neste pacote estava incluído os hotéis (02 noites em arequipa, 02 em puno e 01 em colca), passeios com as respectivas entradas e  café da manhã. Tudo isso deu 385 dólares por pessoa. O tour ruta del sol, entre puno e cusco fiz pela turismer. Contratei tudo com antecedência porque não teria tempo para contratar lá e meu roteiro estava bem fechado, sem muitas folgas. Fui com minha esposa, e queríamos ficar em acomodações mais confortáveis.  Com certeza fica mais barato contratar lá. Arequipa é uma cidade mais barata que Cusco, e onde achei as melhores cotações para trocar dinheiro. Vc consegue um menu turístico (entrada + prato principal + bebida e sobremesa) por 15 soles. E mesmo se quiser ir as restaurantes melhores, os preços não são tão caros. Como um rodízio de comida creoula por 25 soles por pessoa. Não vejo necessidade de contratar com antecedência se vc tiver uma folga no cronograma. O city tour não é imperdível de se fazer com agência. A cidade é bonita e fácil de se locomover, segura e hospitaleira. Não fiz a pedreira silar. Não encaixava no cronograma. Cheguei em Arequipa no sábado e saí na segunda cedo para o passeio colca. Acho que se vc chegar lá e for ficar uns 2 ou 3 dias antes de sair para o passeio de colca, dá para contratar lá mesmo e combinar ir direto para Puno. 

Em relação a ir  a Cusco, recomendo o tour rota del sol (https://www.turismomer.com/rota-do-sol). Contratei neste link aí. Se não me engano, foi US$ 120 para dois, incluído a passagem de ônibus, almoço (muito bom) e visita a três atrações turísticas no caminho, mais uma parada numa feirinha de artesenatos. O ônibus é muito bom, a viagem demora por volta de 10 horas, chegando a Cusco por volta das 17.

Uma coisa em relação a Arequipa é que o aeroporto fica bem longo do centro, e todo o resto fica perto do centro histórico, razão pela qual se hospedar perto do centro é uma excelente opção. Minha experiência em 02 viagens ao Peru me disseram que contratar no local fica bem mais barato, Só não faça isso se tiver um cronograma fechado e precisa fazer aquele passeio naquele dia, ou não tiver tempo para contratar no local. Por exemplo, eu iria chegar a puno no dia 25 a noite e teria que sair para Cusco no dia 27 às 07 horas. E, no dia 26, faria o passeio de titicaca a partir das 07.00. Não teria tempo para comprar o passeio rota del sol lá nem poderia correr o risco de não ter mais vaga no ônibus para o dia 27, pois dia 29 eu iria sair no trekking para Machu Picchu às 04 da manhã, e precisa do dia 28 para descansar. Então fechei todos estes pela internet. Eu também iria fazer o passeio salkantay/humantay, que sai de Cusco, no dia 11 de julho. Pela internet o preço era de 220 dólares por pessoa. Como eu estaria em Cusco descansando no dia 28, deixei para contratar lá, e paguei 100 dólares por pessoa, para um passeio apenas para mim e minha esposa.

Se quiser trocar dinheiro, vá à rua Jerusalém, em Arequipa. Tem um monte de casas de câmbio e a cotação é melhor do que Cusco. Dólar é melhor do que real. Em junho a cotação dólar/soles estava 3,30 em arequipa, e consegui trocar o dinheiro por 3,30. A cotação do real era 0,96 soles por real. Em arequipa consegui 0,90, em Cusco apenas 0,82, portanto não troquei..

Se quiser comprar lembranças. também em Arequipa é bem mais barato, assim como refeições. O menu turístico, que em arequipa estava 15 soles, em cusco era 25.

Vlw pela, dica segundo meus planos chego em Arequipa pela Manhã mas acredito que estarei muito cansada pq estarei vindo de uma longa viagem de Huaraz...,porém, pelo que vc comentou acho que vai dar para sondar as agência para vale Del Colca e Puno, em relação ao bus turístico , a princípio até queria fazer com ele o trecho Puno-Cusco mas não vai dar por conta da logística , estou prevendo, pegar o último ônibus convencional de Puno para chegar de madrugada em Cusco descansar e já fazer os passeios a tarde... o tempo tbm tah mega apertado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@JOICE SANTOS Outra dica que descobrirá lá.Bus turistico nesse país paupérrimo é um onibus normal em pais mais adiantado,com algumas regalias.

Os comuns não tem nada,levam todos por serem baratos e aram em todos os lugares.

Se voce pensa em descansar em onibus convencional tenho minhas duvidas se vai conseguir,eu peguei um deles de Arequipa a Cuzco,para nunca mais pegar.

Como fui ao pais 2 vezes,2011 e 2015,quando voltei só queria Cruz del Sur ou Oltursa.hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...