Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoas! Tudo bem com vocês? 

Então, gente, eu queria saber mais sobre os preços das passagens de trem na Europa. Sempre vejo comentários falando que vale a pena, por ser rápido e pelo custo benefício. Eu sempre procuro em sites, mas são post antigos, e não sei se aquela informação está correta. Então, como eu acredito que vocês são bem atualizados, prefiro perguntar pra vocês. Qual é a média de preços? Lembrando estou em dúvida para valor individual. Obrigado, meu povão! Um forte abraço! 

Obs: Se alguém puder dar algumas dicas, eu também vou ficar bem feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Passagem de trem é igual a passagem de avião, ou seja, possui preço dinâmico e que varia conforme a proximidade da data da viagem e da quantidade de pessoas comprando passagens para aquele horário.

Ou seja, de forma resumida, quanto mais perto da data da viagem, mais caras as passagens, num determinado trecho elas podem começar custando 20 euros se você comprar com antecedência de 90 dias, mas se deixar para comprar na véspera ou no dia da viagem, a mesma passagem pode custar 80 ou 100 Euros.

O preço também varia de acordo com a distância que você for viajar, por exemplo, uma passagem de Paris a Bruxelas custa a partir de 30 euros, mas uma passagem de Paris a Amsterdam, começa a partir de 40 Euros... 

A maioria dos trens também tem assentos divididos em 1ª e 2ª classe, os da 1ª classe são mais espaçosos, confortáveis e vem com vários mimos e atendimento personalizado, mas custam quase o dobro dos da 2ª classe, que também são bons.

Os preços também variam de um país para o outro, os trens na Suíça, Espanha e Inglaterra costumam ser significativamente mais caros que os trens Italianos, Alemães e Franceses para trechos com distâncias semelhantes.

Ou seja, o preço depende de vários fatores, mas se você comprar uns 90 dias antecipado, você consegue alguns trechos por 20 ou 30 euros, e dificilmente pagar mais que 40 ou 50 euros, mas se deixar para comprar em cima da hora, irá lhe custar mais de 100 euros por trecho.

Agora você pode falar, mas eu vi na Ryanair uma passagem aérea por 10 euros, bem mais barata que o trem.

Mas você tem que lembrar que os aeroportos ficam longe da cidade, em muitas cidades você gasta 10 ou 20 Euros de metrô ou ônibus só para chegar no aeroporto, ou seja, se for contar a ida e a volta ao aeroporto, dependendo das cidades envolvidas, você pode gastar 20 ou 30 euros só para sair e chegar do aeroporto, fora o preço das passagens de avião e o preço da bagagem, pois nas low-cost atualmente nem bagagem de mão é gratuita.

Isto sem falar que por o aeroporto ser longe, você gasta 1h para chegar no aeroporto, tem que estar lá no aeroporto 2h antes do horário para passar pelos procedimentos de segurança, leva 1h para chegar no centro na cidade de destino, e ai somando mais 1 ou 2 horas de voo propriamente dito, você perder 5 ou 6 horas indo de avião, sendo que o trem levaria 3h ou 4h e você pega ele no centro da cidade, e ele lhe deixa no centro da cidade.

Mas apesar destas vantagens todas, nem sempre o trem é a melhor opção!

Se por exemplo você estiver comprando em cima da hora as passagens de trem costumam ser bem caras, e as vezes você pode achar uma promoção de passagem aérea de última hora barata, onde mesmo incluindo o custo de ir e voltar ao aeroporto e da bagagem, acabe sendo mais barato que o trem.

E principalmente trem não é a melhor opção para viagens longas e demoradas, nestes casos a passagem de avião será mais barata.

Tem uma regrinha prática que se usa, se a viagem de trem levar mais que 5h, não vale a pena, será mais barato e rápido ir de avião.

Então resumindo toda a história, trem é barato para distâncias curtas e médias, e quando comprado antecipadamente, mas pode ser bem caro se comprar em cima da hora e para longas distâncias.

Então um viajante racional e que queira ter o melhor custo benefício, nunca deve se focar num único meio de transporte, ele deve avaliar a melhor opção em cada trecho individual, pois vai ter trechos onde é melhor ir de avião, outros onde trem é a melhor opção, alguns onde ônibus é a melhor opção, e finalmente vai ter trechos onde alugar um carro é a única opção viável.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite, @BRviagens 

Em 23/04/2020 em 16:41, poiuy disse:

Passagem de trem é igual a passagem de avião, ou seja, possui preço dinâmico e que varia conforme a proximidade da data da viagem e da quantidade de pessoas comprando passagens para aquele horário.

Nem sempre. Há redes com preços fixos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na Europa, preço fixo, somente nos trens regionais para a cidade vizinha ou no máximo alguma outra cidade da região, são trens lentos e paradores, que param a cada 10 minutos.

Por exemplo para ir para Pisa a partir de Florença, são 80 Km com 7 paradas, ou de Bruxelas para Brugge, ai sim você usa um trem regional com preço fixo, mas se for para um local um pouco mais distante, como por exemplo de Florença para Milão, Roma ou Veneza, ou de Bruxelas para Amsterdam ou Paris, até dá para ir de trem regional com preço fixo, mas a viagem demora horrores, geralmente faz um desvio grande na rota, e tem dezenas de paradas pelo caminho, e acaba sendo mais cara que uma passagem num trem de alta-velocidade direto que tem reço variável.

Fora estes trens regionais para cidades próximas, acho que dá para contar nos dedos de uma mão as rotas com preço fixo, e é capaz de ainda sobrar dedos, geralmente são empresas bem pequenas, operando rotas completamente fora do circuito turístico, ou seja, locais onde um turista dificilmente vai acabar passando, e onde ir de ônibus seria mais rápido e prático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...