Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Respostas 136
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Getúlio, acho que isso é bem relativo no fim das contas... realmente a minha expectativa quanto a qualidade de algumas coisas durante o mergulho não foi atendida, principalmente quanto a roupa e quanto a forma de condução do mergulho assistido, porém não sei te dar certeza que nas outras é diferente disso. A grande verdade é que na alta temporada, principalmente janeiro, todos que estão ali no litoral querem ganhar dinheiro e a grande maioria das pessoas que resolve fazer esse tipo de turismo de mergulho não está muito preocupada com esses "pequenos" problemas e quer só se divertir e pronto... eu já tinha lido antes, conversado com outras pessoas que fizeram batismo, conversei bastante com as operadoras também e acabei criando uma expectativa um pouco maior de um mergulho em uma época onde talvez a quantidade seja mais importante que a qualidade. Não vou entrar no mérito de discutir se isso é certo ou errado pq não conheço a realidade do mercado de mergulho em bombinhas, mas arrisco dizer que fora de temporada a qualidade do serviço deve ser bem maior e em todas as operadoras.....

 

 

Olá Daniel!

 

 

Sim, entendo. Tampouco eu quero polemizar a respeito. Falei em certo tom de brincadeira também, mas acho que é isso que justamente diferencia as boas operadoras, a preocupação com o mergulhador-cliente... Se assim não fosse teríamos um precedente perigoso, já que nessas atividades geralmente se corre algum risco. Essa "massificação" exacerbada na temporada de veraneio não pode ser desculpa para certos "deslizes". É a minha opinião. O seu relato com a câmera subaquática só reforça isso.

 

Já mergulhei em Bombinhas mais de uma vez (em pico de temporada de verão, inclusive) e a operadora que me serviu no passado (Pata da Cobra) foi impecável, tanto na temporada quanto "fora de época".

 

 

meus cursos eu fiz na Acquatrek, o povo é super simpático, super profissional!

 

Gosto muito deles e recomendo....

 

Oi Káren,

 

Então, me falaram muito bem da Acquatrek também... Incluí nas minhas recomendações com base em um amigo que é mergulhador experiente e ativo e que tem mergulhado com frequência com eles, quando vai a Bombinhas.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Então, eu devia ter ido na pata da cobra também, acredito que seja a mais tradicional operadora de mergulhos em bombinhas e sempre ouvi falar super bem também, mas já foi, hehe!!

 

Quanto a massificação na temporada, que voce comentou, sinto cada vez mais na pele a cada ida a bombinhas em janeiro e fevereiro. Frequento esse litoral todos os anos, batendo cartão, desde 1997 quando fui com meus pais para o Camping 4 Ilhas, que fica no costão da praia com o mesmo nome. De lá pra cá aquilo só cresceu e infelizmente desordenadamente... milhares de construções, muitas delas com prédios, estão acabando com a cidade e com a qualidade de vida que fez com que bombinhas fosse reconhecida no brasil todo e em muitos países da america do sul.

 

Estive lá agora no Réveillon e tive mais certeza ainda do quanto aquele lugar virou uma mina de dinheiro para grandes investidores e empresários da região e da argentina também... estava tudo absolutamente lotado.... não tinha quase lugar onde ficar na areia da praia, não havia condições de ir a algum supermercado no final da tarde, não havia condições de pegar o carro para ir pra outra praia próximo da hora do almoço, enfim, o caos escrito e assinado que a prefeitura de bombinhas permitiu chegar até lá em troca do monte de dinheiro que recebe por isso!

 

Pensem que em 15 anos de vivencia por lá essa foi a primeira vez que eu vi faltar água na cidade... em muitos lugares não havia onde tomar banho, cozinhar, lavar louça e etc... um caminhão pipa estava custando 3mil reais e foi a única solução para muitas pessoas que não tinham de onde conseguir água!! O síndico do prédio onde a gente estava ficou louco nos 4 dias, não tinha água que desse conta, havia um apartamento que fora alugado para 5 pessoas mas haviam hospedados 15... as imobiliárias não estão nem ai pra nada e os proprietários dos apartamentos menos ainda.... o que importa sempre é dinheiro e é o dinheiro que está destruindo ano a ano o que é, na minha opnião, o melhor litoral do sul do Brasil!! Muito triste!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
[...] Quanto a massificação na temporada, que voce comentou, sinto cada vez mais na pele a cada ida a bombinhas em janeiro e fevereiro. Frequento esse litoral todos os anos, batendo cartão, desde 1997 quando fui com meus pais para o Camping 4 Ilhas, que fica no costão da praia com o mesmo nome. De lá pra cá aquilo só cresceu e infelizmente desordenadamente... milhares de construções, muitas delas com prédios, estão acabando com a cidade e com a qualidade de vida que fez com que bombinhas fosse reconhecida no brasil todo e em muitos países da america do sul.

 

Estive lá agora no Réveillon e tive mais certeza ainda do quanto aquele lugar virou uma mina de dinheiro para grandes investidores e empresários da região e da argentina também... estava tudo absolutamente lotado.... não tinha quase lugar onde ficar na areia da praia, não havia condições de ir a algum supermercado no final da tarde, não havia condições de pegar o carro para ir pra outra praia próximo da hora do almoço, enfim, o caos escrito e assinado que a prefeitura de bombinhas permitiu chegar até lá em troca do monte de dinheiro que recebe por isso!

 

.... o que importa sempre é dinheiro e é o dinheiro que está destruindo ano a ano o que é, na minha opnião, o melhor litoral do sul do Brasil!! Muito triste!!!

 

 

Meu caro, concordo contigo em gênero, número e grau!

 

Também frequento aquela área, no meu caso há mais de 30 anos já que tenho familiares na região. Hoje não frequento tanto como há 10 anos e em especial devido a boa parte dos motivos que você cita com propriedade em sua mensagem. Infelizmente a especulação imobiliária e a exploração econômica desordenada, aliada a um descaso dos governantes, vem destruindo boa parte do litoral catarinense, o que é uma grande lástima. ::grr::

 

O que fazer? Sinceramente não sei, mas começaria com um zoneamento urbano mais rigoroso. O fato é que tem muita gente no mundo e todos querem seu lugar ao sol... Quando se cria uma "aura" em torno de determinado local, pronto, "boom", ele "bomba" (neste caso literalmente) e se estraga em curto espaço de tempo :roll:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
[...] De lá pra cá aquilo só cresceu e infelizmente desordenadamente...

Infelizmente a especulação imobiliária e a exploração econômica desordenada, aliada a um descaso dos governantes, vem destruindo boa parte do litoral catarinense, o que é uma grande lástima. ::grr::

Concordo com vocês, é uma pena.

Eu frequentava muito Bombinhas, é um dos pontos mais lindos do litoral catarinense - e do Brasil. Mas parei de ir pra lá há uns cinco anos, porque o crescimento desordenado e a infraestrutra precária transformaram um local de lazer em fonte de irritação. Sem falar na BR-101, que não dá vazão ao imenso volume de tráfego no verão, com enormes engarrafamentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

já tinha ouvido os comentários sobre a "lotaçao" na alta temporada, em Bombinhas e em outras partes do litoral catarinense. Como eu juntei c/ a viagem p/ as serras, acabei indo p/ lá em julho. Estava vazio, deserto, nao tinha ninguem em Bombinhas. Também quem é o louco (além d mim) p/ ir lá no frio?! Mas como eu queria curtir paisagem, caminhadas, foi mto bom. Não fui atras d badalação ou banho d mar. Alguns locais até pareciam abandonados como Praia do Rosa e Ferrugem, pois grande parte do comercio fecha. Um grande contraste c/ a alta temporada.

 

qto a especulação imobiliaria, sim, tem mta construcao a beira mar. Andando na rua tanto em Bombas qto Bombinhas, nao se ve a praia e vc tem q achar alguma brecha entre as construçoes p/ sair da rua e chegar a areia. As cosntruções praticamente fecharam a praia. Poderia ter um calçadao desse lado e as construcoes ficarem do outro lado da rua.

 

Em Balneário Camboriu é desse jeito, tem um calçadao e as construcoes ficam do outro lado, mas q predios!? Tao altos q fazem sombra na praia...

 

mas um ponto positivo é a qualidade da água. Apesar do numero absurdo d construções, as aguas sao mto limpas em Bombinhas. Em BC, há varios avisos sobre o tratamento e a melhora da balneabilidade da praia central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
já tinha ouvido os comentários sobre a "lotaçao" na alta temporada, em Bombinhas e em outras partes do litoral catarinense. Como eu juntei c/ a viagem p/ as serras, acabei indo p/ lá em julho. Estava vazio, deserto, nao tinha ninguem em Bombinhas. Também quem é o louco (além d mim) p/ ir lá no frio?! Mas como eu queria curtir paisagem, caminhadas, foi mto bom. Não fui atras d badalação ou banho d mar. Alguns locais até pareciam abandonados como Praia do Rosa e Ferrugem, pois grande parte do comercio fecha. Um grande contraste c/ a alta temporada.

 

qto a especulação imobiliaria, sim, tem mta construcao a beira mar. Andando na rua tanto em Bombas qto Bombinhas, nao se ve a praia e vc tem q achar alguma brecha entre as construçoes p/ sair da rua e chegar a areia. As cosntruções praticamente fecharam a praia. Poderia ter um calçadao desse lado e as construcoes ficarem do outro lado da rua.

 

Em Balneário Camboriu é desse jeito, tem um calçadao e as construcoes ficam do outro lado, mas q predios!? Tao altos q fazem sombra na praia...

 

mas um ponto positivo é a qualidade da água. Apesar do numero absurdo d construções, as aguas sao mto limpas em Bombinhas. Em BC, há varios avisos sobre o tratamento e a melhora da balneabilidade da praia central.

 

Bom dia Nanci.

 

Realmente bombinhas fora da temporada é tudo isso que vc citou e mais um pouco ainda... no comércio são poucas as coisas que ficam abertas mas ainda é possível encontrar uma boa pizza, um bom vinho e muito frutos do mar, hehehe!! Eu costumo ir pra lá nessas épocas, abril e maio são meses muito bons para quem quer ainda um pouco de calor e muita tranquilidade... é muito fácil vc estar na praia num fds, olhar para os lados e não ver absolutamente nada além de atobás e gaivotas.... é perfeito e eu recomendo muito a baixa temporada para quem quer descansar e esquecer da vida um pouco!! Se estiver chovendo e frio, realmente não tem absolutamente nada pra fazer, é ficar em casa vendo tv, mas se houver um solzinho já vale a pena!! Pra mim, o que ainda equilibra as coisas em bombinhas é a baixa temporada, é um fôlego a mais pra natureza fazer o seu papel e esconder a destruição que a alta temporada causou... só por isso que as areais continuam brancas e limpas, com siris correndo pra todo lado e o mar continua verdinho quando bate o sol!!

 

Essas construções a beira mar em bombinhas são uma aberração, tem supermercado a beira mar na praia de bombas... sem contar que eu duvido que as construções estejam a uma distância correta em relação a faixa de areia, muita vegetação nativa foi destruida nas praias de bombas e bombinhas e graças a um lapso de consciência na cabeça de algum político, estão sendo preservadas na medida do possível em outras praias da região, como 4Ilhas por exemplo, que pra mim é a melhor praia de Bombinhas. Eu particularmente não gosto de avenida beira mar e nem de calçadão...

 

Quanto aos prédios, o plano diretor da cidade não permite construções acima de 4 andares em nenhum local da cidade de uns anos pra cá, ponto para prefeitura nesse sentido porém, não adianta nada evitar crescer pra cima, se estão crescendo pros lados!! Até onde eu sei, a população de bombinhas é de 15mil hab e na temporada chega a passar de 100mil em algumas épocas!!

 

Vamos ver o que muda agora, conversei com um caiçara agora no fim do ano e ele me disse que a nova prefeita tem um cunho ambiental mais forte que os antigos prefeitos, porém tem um braço político muito forte em Brasilia (ja foi acessora do Brizola parece) e espero que isso que não influencie negativamente nessas questões todas, como facilitar aumento nas construções, facilitar a colocação de asfalto em todos os acessos a bombinhas (tira o charme do lugar, urbaniza algo que não precisa ser urbanizado), abrir o tão sonhado acesso sul pela praia de zimbros (que pra mim vai ser outro crime), construir a rodoviária (outro crime) e por ai vai.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

 

[...] Eu costumo ir pra lá nessas épocas, abril e maio são meses muito bons para quem quer ainda um pouco de calor e muita tranquilidade... é muito fácil vc estar na praia num fds, olhar para os lados e não ver absolutamente nada além de atobás e gaivotas.... é perfeito e eu recomendo muito a baixa temporada para quem quer descansar e esquecer da vida um pouco!! Se estiver chovendo e frio, realmente não tem absolutamente nada pra fazer, é ficar em casa vendo tv, mas se houver um solzinho já vale a pena!! [...]

 

[...] Eu particularmente não gosto de avenida beira mar e nem de calçadão... [...]

 

 

Daniel, realmente estes meses são excelentes, para todo o litoral catarinense, especialmente abril, onde se consegue ainda gozar de muito sol, temperatura mais amena e tempo geralmente firme (sem chuvas). Essa superlotação que ocorre no litoral brasileiro, em especial sul e sudeste, devido aos meses de verão coincidentes com férias escolares é ainda agravado por muitas pessoas que criaram o hábito de frequentar o litoral nesta época, agravando ainda mais o problema. Canso de ver pessoas que poderiam tirar férias em outros períodos mas fazem questão de engrossar as massas que entopem as praias. Aliás, sei que é polêmico isso, mas defendo até que deveriam ser deslocados alguns feriados e períodos de férias escolares para outros meses, tanto para alunos quanto para professores, de forma a equalizar melhor estas questões. Temos bastante gente no mundo atualmente e precisamos gerenciar melhor isso...

 

 

[...]

 

Vamos ver o que muda agora, conversei com um caiçara agora no fim do ano e ele me disse que a nova prefeita tem um cunho ambiental mais forte que os antigos prefeitos, porém tem um braço político muito forte em Brasilia (ja foi acessora do Brizola parece) e espero que isso que não influencie negativamente nessas questões todas, como facilitar aumento nas construções, facilitar a colocação de asfalto em todos os acessos a bombinhas (tira o charme do lugar, urbaniza algo que não precisa ser urbanizado), abrir o tão sonhado acesso sul pela praia de zimbros (que pra mim vai ser outro crime), construir a rodoviária (outro crime) e por ai vai.....

 

Outro ponto polêmico mas que precisa ser abordado, e não é somente Bombas/Bombinhas que sofre com isso. O "progresso" até certo ponto precisa ocorrer mas ele precisa ser controlado. E sou chato também nesta questão de acessos e uso de veículos: acho que carro não combina com praia. Que as pessoas aprendam a caminhar e andar de bicicleta. Deveria haver estacionamento compulsório e bem longe da areia e circulação controlada em áreas críticas das cidades de beira-mar para evitar aqueles famosos engarrafamentos, tão comuns em Bombas/Bombinhas e outros pontos do litoral nos meses de temporada. Simples: quer ir para a praia na temporada? Caminhe, pedale. A natureza agradece! Isso sem dúvida afastaria muitos cidadãos e problemas "indesejados" também... :roll:

 

 

[...]

 

qto a especulação imobiliaria, sim, tem mta construcao a beira mar. Andando na rua tanto em Bombas qto Bombinhas, nao se ve a praia e vc tem q achar alguma brecha entre as construçoes p/ sair da rua e chegar a areia. As cosntruções praticamente fecharam a praia. Poderia ter um calçadao desse lado e as construcoes ficarem do outro lado da rua.

 

Em Balneário Camboriu é desse jeito, tem um calçadao e as construcoes ficam do outro lado, mas q predios!? Tao altos q fazem sombra na praia...

 

mas um ponto positivo é a qualidade da água. Apesar do numero absurdo d construções, as aguas sao mto limpas em Bombinhas. Em BC, há varios avisos sobre o tratamento e a melhora da balneabilidade da praia central.

 

Naomi, calçadão descaracteriza a praia e toda a orla. Prefiro o mato, o mangue. Quanto mais selvagem melhor, e mais limpo. O fato de você ter encontrado as águas de Balneário Camboriú e Bombinhas limpas se deve em grande parte ao período em que esteve lá. Se medir a balneabilidade agora a situação será outra. Claro que ainda não estará tão ruim como em outros pontos do litoral, mas ...

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Getúlio, concordo total contigo... progredir não é crescer.....

 

O progresso em bombinhas deveria ser o controle da pesca, das operadoras de turismo, o saneamento dos terrenos baldios, a legalização e canalização das redes pluviais e de esgoto, a legalização dos inumeros poços artesianos clandestinos que devem existir, uma lei ambiental coerente e punitiva, um programa mais completo de educação ambiental durante a temporada ao invés de só disponibilizar lixeiras e recolher o lixo no final da tarde, a adequação de alguns acessos internos e etc... é possível enumerar muitas coisas.... nada disso tem sido feito e cada vez mais construções e construções são liberadas....

 

A praia que tem mais condições de se desenvolver nesse sentido é o Mariscal, ainda são poucos os investimentos lá e as características naturais ainda estão se preservando apesar dos anos e do aumento do movimento e muito disso está relacionado ao "isolamento" dessa praia em relação as outras principais e eu coloco entre aspas, pq agora todo o acesso por dentro de bombinhas está asfaltado, o que vai facilitar muito a atração de investimentos e de pessoas para lá também!! :evil:

 

Enfim, agora é esperar pra ver o que essa nova prefeita vai trazer pra cidade... espero que não seja o progresso que as imobiliárias e os grandes investidores querem ver em bombinhas......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

oi Getulio,

 

eu nao gosto d calçadao nao!

tb prefiro praias desertas e naturais s/ a intervençao humana.

d preferencia s/ cosntrucao de lado nenhum, c/ mata atlantica ou duna ou coqueiro ou o q cada regiao do nosso litoral imenso tem d natural.

 

mas o q eu quis dizer é q acho preferivel um calçadao do lado da praia e as construçoes só do outro lado da rua, do q um monte d casas particulares fechando o acesso/visão à praia, isso no contexto de uma praia "urbanizada".

 

entretanto, talvez nenhuma praia devesse ser "urbanizada ....

 

qto a balneabilidade das praias vc tem toda a razao.

Vazio = limpo,

prédios desocupados = pouca gente = pouco esgoto

nao tinha feito essa matematica

 

Olá Pessoal!

Naomi, calçadão descaracteriza a praia e toda a orla. Prefiro o mato, o mangue. Quanto mais selvagem melhor, e mais limpo. O fato de você ter encontrado as águas de Balneário Camboriú e Bombinhas limpas se deve em grande parte ao período em que esteve lá. Se medir a balneabilidade agora a situação será outra. Claro que ainda não estará tão ruim como em outros pontos do litoral, mas ...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...