Serra Catarinense - São Joaquim - Urubici - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Santa Catarina

Re: Serra Catarinense - São Joaquim - Urubici - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Julianow » 01 Jul 2011, 15:40

tonyldo escreveu:Ano passado não deu para eu visitar as Serras catarinenses... mas esse ano eu vou com certeza. Mas continua a minha luta pra encontrar onibus de florianopolis para Urubici. O unico onibus que encontrei de Floripa para Urubici sai no fim da tarde e chega tarde da noite em urubici, horario meio ruim para quem ainda vai andando para alguma pousada ou Campi.. E ainda tem o problema de transporte para quem quer seguir para o refugio de Rio Canoas. pois não a taxi e nem onibus pela rodovia 439. Alguem tem alguma ideia? estarei indo para la no incio de agosto.

Olá Tonyldo, espero que ajude, mesmo sendo já tarde de sua pergunta.. Tem uma "linha" fns-urubici todo dia, feito por duas S-10 e Blazer, que possuem toda a documentação, e regularização para transporte diário neste trecho. (48) 99722257 é o telefone do Gidiomar e (48) 99672262 do Gilson. Diariamente eles fazem FNS-uru. e se não me engano três vezes por semana Lages-urubici passando por São Joaquim. Tem que ser com antecedência de uns 4 dias. FNS-uru se não me engano fica em 35,oo reais, mas ele te pegaria creio eu em qualquer lugar ali do centro de floripa São José, Biguaçu. Espero que ajude.
Julianow

Mensagem não lidapor tonyldo » 05 Jul 2011, 07:54

Foi tarde nada... foi na hora, Juliano! ::otemo::
Vou ligar pra esses numeros.
E ai como é que tá o frio na Serra? as noticias da TV são de trincar os dentes. Vamo que vamo! ::Cold::
tonyldo

Urubici

Mensagem não lidapor ElaineCristina » 01 Mai 2012, 23:28

Fui passar um final de semana em Urubici e deixo aqui algumas dicas:

- Atrações turísticas:
Numa ponta da avenida principal (Av. Adolfo Konder, nº 2387) há um posto de informações turisticas, lá há mapas com as atrações da cidade.
Para poder ver a pedra furada no morro da igreja veja bem a previsão do tempo e só vá até Urubici se realmente estiver ensolarado e sem nuvens! Qdo eu fui constava nas previsões do tempo sol com nuvens a tarde, e infelizmente não vi a pedra furada, nem de manhã e muito menos a tarde. Conforme iamos subindo o morro da igreja vinha a neblina e cada vez mais densa. Nao foi possível ver nada. Então fica para uma próxima!
Serra do Corvo Branco, impressionante!
Fui também conhecer o Morro do Campestre e não achei nada demais, apesar que nas fotos parece interessante. Não recomendo!

- Hospedagem:
Urubici Park Hotel. Bom custo/benefício. Fica localizado na avenida principal de Urubici.
Quando não é alta temporada muitas pousadas não funcionam, encerram temporariamente seus serviços.

- Dicas gastronômicas:
Átrio Restaurente, especializado em truta. Bonito lugar e gostosa comida.
No começo da subida do Morro da Igreja há uma ruazinha a esquerda (para quem sobe) com uma placa pequena indicando a venda de geléias. Vale a pena entrar nessa ruazinha e ir até a casa. Além de ótimas geléias e pães há uma vista muito bonita para um vale.

Fui embora de Urubici pela Serra do Rio do Rastro (distância entre elas 87km). Outra atração que vale a pena ser conhecida na Serra Catarinense!
Elaine
http://www.flickr.com/photos/elainestrelow

"Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro."
(Michel Eyquem de Montaigne)

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
ElaineCristina

Mensagem não lidapor nnaomi » 11 Mai 2012, 12:07

IMPORTANTE: estaremos sem carro e vou em pleno inverno
confesso q qto mais leio mais desanimo, pois parece dificil ir p/ essa região s/ carro... Não vamos alugar um, terá q ser tudo na base de bus e táxi/agencia mesmo...

dúvidas:

1) pela pesquisa básica q fiz, parece q Urubici tem mais infraestrutura do que SJoaquim e Bom Jardim da Serra. Ficar em Urubici é uma boa escolha? Apesar d dizerem q as pousadas melhores ficam na área rural, pretendemos ficar no centro (pela falta d carro). O centrinho é turistico? quero dizer, tem restaurantes, lojinhas, dá p/ dar uma caminhada à noite?

2) como fazer os passeios s/ carro? Tem alguma agência na cidade q oferece passeios? Ou terei q contratar guia e/ou taxi?

3) quero passar pela Serra do Corvo Branco. Qual a opção? Contratar taxi a partir de Urubici?

4) fiquei interessada pela Serra do Rio do Rastro, mas como percorrê-la sem carro próprio? Terá q ser na base do táxi? qual a logistica? Vou de bus p/ Bom Jardim da Serra e de lá parto p/ Lauro Müller?

5) tem onibus q interligue essas cidades (Urubici, SJoaquim e Bom Jardim da Serra)?
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Karenldc » 11 Mai 2012, 13:11

Olá, Naomi, não se desespere, o inverno na região é muito atrativo!

1) Urubici é um ponto bem estratégico, São joaquim tem poucas opções de hospedagem.

2) Por agências, só tenho os telefones:

Tribo da Serra Ecoturismo
Fone: (49) 3233-4117

Urubici Ecoturismo
Fone: (49) 9125 7198

3) por agência vc consegue.

4) A Serra do Rio do Rastro é maravilhosa, mas sem carro não sei como faria pra aproveitar,

entende, pq é um lugar pra vc ir parando e curtindo, as paisagens são deslumbrantes!

Mas tem opções de ônbus tb.

5) ônibus das empresas: Alvorada, Reunidas, Santo Anjo, Catarinense, São José, ZTL e Nevatur,

mas o horário e valores é preciso confirmar com eles, infelizmente algumas não tem site.

Reunidas, Santo Anjo e Catarinense tem site.

6) Recomendo fortemente que vc, se tiver tempo, inclua, caso ainda não conheça,

a região dos Canions, entre SC e RS (Praia Grande - SC e Cambará do Sul - RS, partindo por SC.

Em SC vc tem a opão de fazer a trilha do Rio do Boi e por Cambará vc tem os outros cânions.
Káren - Editora
Karenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor nnaomi » 16 Mai 2012, 12:57

Káren, mto obrigada, ajudou mto.
estou olhando c/ as agencias, mas vou pesquisar mais.
por enqto só tomei susto, os preços das agencias são mto caros.

parece q tem opção d contratar guia c/ carro. vou dar uma pesquisada.

eu conheço Cambará do Sul, fiz as trilhas Itaimbezinho e Fortaleza (tudo por cima). É lindo.
tenho vontade d conhecer Praia Grande e os canions por baixo, mas acho q fica p/ uma próxima.
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Karenldc » 17 Mai 2012, 13:24

Naomi

tem a opção de estando lá conversar com um taxista que te leve.

O preço das agências no Brasil em geral não é pra mochileiro...........

Por Praia Grande tem a trilha do rio do boi, mas passa no meio da água e no inverno sem chance!!!
Káren - Editora
Karenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor nnaomi » 17 Mai 2012, 14:26

valeu Káren!

onde tem turismo em massa, tem uns "pacotes" mais realistas ao bolso, mas tambem é mais farofado, cheio d gente e preso aos roteiros das agencias, fica s/ liberdade.

agora onde tem menos turista, os passeios são quase privativos/exclusivos. Vc faz o q quer, a hora q quer, mas paga $$$$$ por isso...
se não tem transporte público, o jeito é contratar guia, taxi, agencia, etc...

agora uma dúvida: em Urubici, Morro do Campestre e Morro da Cruz é o mesmo lugar?
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Karenldc » 17 Mai 2012, 18:18

Naomi, verifique se não é melhor vc alugar um carro mesmo que por uns 2 dias, assim tu não perde nada!

O Morro do Campestre ou Morro da Cruz, são o mesmo lugar.

São afastados da cidade, por isso.

Urubici e arredores é bom estar uns 3 dias, porém as atrações são afastadas do centro.

Eu dividiria assim logisticamente:

dia 1) Serra do corvo branco, morro da igreja (pedra furada, tem q ver se está aberto, porque o Cindacta muitas vezes fecha),

cascata véu de noiva, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Caverna rio dos bugres

dia 2) ida a Bom Jardim da Serra, descendo a Serra do Rio do Rastro, ali tem a cascata, o monumento aos tropeiros,

e depois retornando, neste dia vc pode estender a São Joaquim, onde vc pode visitar a Igreja de Pedra,

e uma vinícola bem lindinha (Francioni), mas tem q ver como vc está montando teu itinerário.

dia 3) Cascata do avencal, inscrições rupestres , Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

Convém, se vc puder e tiver grana, comer truta à portuguesa no Bistrô A taberna......... deve estar uns R$ 50,00

para 2 pessoas.

Neste site: Portal Urubici, clique aqui vc encontra importantes

infos!
Káren - Editora
Karenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor nnaomi » 24 Mai 2012, 13:10

Káren, obrigada pela ajuda!

como é a estrada da Serra do C Branco e do Rio do Rastro. Dá p/ encarar?

É pior q a parte de "cotovelo" da Oswaldo Cruz (rodovia Taubaté-Ubatuba, SP)?
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Destino Liberdade » 25 Mai 2012, 02:18

Então Nnaomi, a Serra do Rio do Rastro é bem de boa, toda asfaltada, com suas inúmeras curvas, alguns refúgios nas laterais da pista pro pessoal poder parar e contemplar a vista e tem no topo um mirante bem grande, onde se poder ver o transito fluindo na serra, os canions ao redor, e com sorte (tempobom) da pra ver o mar bem ao fundo.
A Serra do Corvo Branco é uma imagem muito linda, e nesse quesito serras, montanhas, é um dos lugares que mais me deixou de boca aberta. Partindo de Urubici sentido serra, vc pega alguns kms de esfalto outros de chão batido, a alguns meses atrás estavam asfaltando, mas não faço a minima idéia de qual o andamento dessa pavimentação, mas mesmo ainda estando de chão batido é acessivel. Lá de cima você tem a visão do vale e vai estar no meio, exatamente no meio do corte da rocha. Pelo que me disseram quando estive lá, a Serra do Corvo Branco é a maior rocha cortada para a construção de uma estrada no Brasil. A Serra em si é asfaltada, porém ir descendo não é minha sugestão, a não ser que você queira depois contornar toda a montanha, conforme você vai descendo a estrada começa a perder o asfalto, se torna mais estreita, e tem um pó de areia que torna a pista bem escorregadia, deu trabalho subir.
Mas fora essa parte de descer a serra, que ali acho até desnecessário, a visão é muito linda e com toda certeza com um céu azul ótimas fotos e uma lembrança eterna vão permanecer.
Destino Liberdade
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Karenldc » 25 Mai 2012, 11:08

é pior sim, a Serra do Rio do Rastro é com curvas estilo cotovelo e não uma só, todas elas....

mas o legal é ir parando, tem uma série de mirantes....
Káren - Editora
Karenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor gvogetta » 25 Mai 2012, 14:26

Olá Naomi!

É uma ótima pedida esse roteiro. Não te arrependerá.

Endosso o que disse a Káren e o Destino Liberdade, tanto sobre a questão das estradas quanto em relação às atrações/roteiros propostos. Sobre a comparação SP-125 (Rodovia Oswaldo Cruz) x SC-438 (Rio do Rastro) - pegue a Oswaldo Cruz e eleva ao cubo, aí tu terá noção do que é Rio do Rastro em termos de curvas... Rsrsrs... Só que muito mais bonita, pois a OC é quase inteira fechada, sem vista, enquanto o visual da SC-438 no trecho da Serra do Rio do Rastro é inigualável.

Outra coisa, fazer sem carro será frustrante, pois as opções de transporte público são praticamente inexistentes, a não ser pelos ônibus intermunicipais, ainda assim os horários e trajetos não ajudam em quase nada o turista. As agências/operadoras de turismo são realmente bem caras. Se não conseguir fechar um "pacote" com um taxista da região ficará difícil. Há a opção de bicicletas, que podem ser alugadas no Urubici Park Hotel, no centro, mas os trajetos todos são na maioria bem longos para fazer todos de bike (aliás a hospedagem neste hotel é acessível, diria que o melhor CxB, mas deve reservar com antecedência pois nos feriados e FDS agora no outono/inverno é bem movimentado).

Seguem alguns telefones de taxistas de Urubici. Tente ver algo com eles. O pessoal da região é honesto e atencioso.

* * * TELEFONES ÚTEIS * * *

Informações Turísticas
Fone: (49) 3278-4245
Fale com o Zé Marcos, gente boníssima. Poderá lhe dar algumas indicações dentro do teu orçamento.

Serviço de táxi:
Táxi Sr. Joaquim (Praça): (49) 3278-4314
Táxi Sr. Alzemir: (49) 3278-4157

Urubici Park Hotel: (49) 3278-5300 - aluga bicicletas e fica bem no centro.

* * * * * * *

Sobre o cardápio de truta para um jantar, é uma ótima ideia, mas prepare o bol$o... No bistrô "A Taberna" sem dúvida há ótimas opções, mas a última vez que fui lá, já tem um ano, não se comia nada por menos de R$ 60,00 para dois... Duvido que tenha baixado disso.

Por outro lado o Restaurante Átrio também é muito bom e lá os pratos são um pouco mais acessíveis. Vale a pena dar uma olhada.

No centro da cidade não tem muita opção à noite não. Meio parado, sem lojinhas ou lugares para visitar depois que escurece, tirando os restaurantes, e também duvido que você vá querer, pois à noite, esta época, faz um frio danado. ::Cold::

Logo logo estarei lá de novo... Desta vez para caminhar de verdade.
Espero lhe ter sido útil. Abraço e boa trip! Depois posta como foi.
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Anselmo SP » 30 Mai 2012, 02:52

Olá,

São Joaquim, Urubici, no RS, alguem esta indo para lá, quero conhecer a Serra do Rio do Rastro, Morro da Igreja, e Serra do Corvo Branco, neste feriado de 07/06/2012.
anselmoneves@hotmail.com
Anselmo SP

Mensagem não lidapor gvogetta » 30 Mai 2012, 23:08

Anselmo SP escreveu:Olá,

São Joaquim, Urubici, no RS, alguem esta indo para lá, quero conhecer a Serra do Rio do Rastro, Morro da Igreja, e Serra do Corvo Branco, neste feriado de 07/06/2012.
anselmoneves@hotmail.com

Olá Anselmo!

As cidades citadas não são no RS e sim em SC... Belíssimas, principalmente Urubici (não a cidade em si, mas os atrativos do entorno). Esqueceu de Bom Jardim da Serra, base para se conhecer a Serra do Rio do Rastro, citada. Boa viagem!

Sds,
gvogetta
Colaborador
Colaborador

AnteriorPróximo

Voltar para Santa Catarina