Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Santa Catarina
#261351 por Júnia Pimenta
21 Mai 2005, 15:00
DICAS: SÃO JOAQUIM, URUBICI


São Joaquim, distante de Florianópolis 233 km, é o retrato europeu no nosso país.

O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 18°C.

O município que fica a 1.360 m de altitude, no inverno, a temperatura é bastante baixa e algumas vezes chega a nevar, (junho a agosto). Mesmo quando não neva, a cidade pode chegar a -10°. No Estado, só não é mais gelada que Urubici, localizada a 1.425 metros de altitude.

O período mais chuvoso é entre os meses de agosto e outubro.

O acesso pelo litoral já vale a viagem. Pela Serra do Rio do Rastro, o viajante aprecia vistas panorâmicas entre precipícios. No Snow Valley (Vale da Neve) a 10 km do Centro, há uma trilha com várias cachoeiras.

A Maçã também atrai Spamres de turistas a São Joaquim.

Calendário turístico

Fevereiro a Abril: Período de colheita da maçã;
Abril/Maio: Festa Nacional da Maçã.


Urubici está na base das encostas do Parque Nacional de São Joaquim. Com menos de 10.000 habitantes, possui pousadas e albergue, oferecendo as mais diferentes opções para quem quiser conhecer o Parque e a região. De Florianópolis são 170 km até lá e dizem que o céu é deslumbrante: lotado de estrelas!

Outros locais de visitação:

Igreja Matriz
A igreja é totalmente construída em pedra basalto, retirada dos morros da região. Na parte externa da igreja, confira esculturas de profetas bíblicos e de Adão de Eva. Ela está localizada na praça central João Ribeiro.

Mirante
Permite a vista panorâmica da cidade, com uma bela visão dos campos da região, a 1400 metros de altitude. Acesso pela Rua Major Jacinto Goulart.

Epagri
Na Estação Experimental de Fruticultura, que fica a 2 km do centro, é possível ver os modernos equipamentos de pesquisa utilizados para o aprimoramento do cultivo de frutas. De agosto a novembro você poderá ver a floração da maçã - mais de 270 variaedades - e, entre fevereiro e abril, a colheita. A visitação é em horário comercial.

Parque Nacional da Maçã
É onde acontece a Festa Nacional da Maçã, entre outras feiras e leilões agropecuários. Com 214 mil metros quadrados, possui áreas específicas para camping, canchas de laço, pavilhão de exposições e palco para shows. Fica a 2km do Centro.

Vale da Neve
Parque ecológico formado por 30 hectares de mata. O local é impregnado por xaxins gigantes, com mais de 1 metro de altura, cachoeiras e lagos. São 2,7 mil metros de trilhas que podem ser percorridas com o auxílio de um guia.

Museu Histórico Municipal
No espaço Assis Chateubriand você pode visitar exposições temáticas e aprender um pouco sobre a história de São Joaquim. Fica na Rua Major Jacinto Goulart, 168.

Cascata do Pirata
Distante 17 km do centro, a cascata possui queda livre de 15 m no Rio Postinho. O acesso é pela SC-438, em direção a Bom Jardim da Serra. Anexo à Fazenda Refúgio do Pirata.

Uma observação importante: Se for de carro é recomendável colocar fluido anticogelante no radiador do carro.

Retorne amigo mochileiro.... para com suas informações poder auxiliar outros mochileiros!

#159164 por Júnia Pimenta
21 Mai 2005, 15:46
SÃO JOAQUIM TEM MUITA FAMA, MAS NÃO TEM GRANDES ATRATIVOS...A MENOS QUE TU FIQUES EM ALGUM HOTEL FAZENDA.....
SE VENS DO SUL, É LEGAL SUBIR PELA SERRA DO RIO DO RASTRO E IR DIRETO A URUBICI
TEM GRANDES CACHOEIRAS, O MORRO DA IGREJA E A SERRA DO CORVO BRANCO
A CIDADE NÃO TEM MUITA INFRA, E EU ACHEI AS POUSADAS CARAS PELO QUE OFERECEM

A MELHOR ÉPOCA PRA VISITAR É NO INVERNO... O VISUAL FICA MAIS LIMPO, E O FRIO , A GEADA E A RARA NEVE SÃO MAIS INTERESSANTES...
DENTRO DO PARQUE NÃO PODE ACAMPAR NÃO.


O MORRO DA IGREJA E A SERRA DO CORVO BRANCO FICAM DENTRO DO PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM
ALTOS DA SERRA GERAL. O PARQUE ABRANGE GRANDE PARTE DOS TERRITÓRIOS DE URUBICI, SÃO JOAQUIM E BOM JARDIM DA SERRA, MAS NÃO TEM ESTRUTURA DE VISITAÇÃO COMO OUTROS PARQUES NACIONAIS.


A serra do Rio do rastro, o Morros das pedras, a trilha das avencas (em Urubici) são imperdíveis!
Em termos de diversão na noite praticamente não existe opção! O negócio é aproveitar o dia mesmo!
#172032 por mbenven
05 Jul 2005, 13:14
Em Urubici, existem inúmeros atrativos turísticos, muito bonitos e praticamente inexplorados. A beleza é rara!

A grande dica é contratar um guia na Secretaria de Turismo para não chegar lá e perder a viagem, como aconteceu comigo na 1ª vez que fui para lá. Há pontos em que a indicação de acesso inexiste, e outros atrativos se encontram dentro de propriedades particulares, como o Morro da Cruz.

Se puderem, peçam pelo guia Cláudio, que foi quem me acompanhou. Muito atencioso, profundo conhecedor da região, que estuda os atrativos da cidade a um bom tempo.

Para os que não tiverem muito tempo, façam um tour de um dia. Chegando lá às 8hs e saindo às 17hs, dá para conhecer os principais atrativos da cidade. Pedra Furada, Serra do Corvo Branco, Cascata do Avencal e Morro da Cruz (com vista para o vale do rio Canoas) são imperdíveis.
#175034 por davidrvp
13 Jul 2005, 16:20
Estou querendo ir a Urubici. Qual o melhor jeito de conhecer as principais atrações? De preferência algo mais barato e flexível que uma agência de turismo? É possível alugar carro, ou mesmo uma bicicleta por lá? Eu não tenho como ir de carro (estarei em Floripa e irei pra lá de ônibus) nem tenho como levar a bicicleta para lá. Eu até poderia ir a pé, mas eu acho que se perde muito tempo.

Alguém sabe como é mais ou menos o clima lá em Outubro? Eu gostaria que estivesse frio... Mas não posso ir em julho porque só terei férias do trabalho em outubro.

Uma última pergunta pra deixar de perturbar! As coisas por lá são caras? Comida, hospedagem, etc.?
#175361 por Adriano Klein
14 Jul 2005, 12:16
DAVI

EM OUTUBRO SERÁ BAIXA TEMPORADA, OS PREÇOS BAIXAM UM POUCO.
SERÁ
NO GERAL URUBICI É CARO NA RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO, TANTO PRA HOSPEDAGEM QTO PRA ALIMENTAÇÃO.

NÃO SEI SE ROLA ALUGUEL DE CARRO OU BIKE POR LÁ.....
À PÉ É TUDO MUITO LONGE.....30KM OU MAIS.TALVEZ ALUGAR UM CARRO EM FLORIPA SEJA MAIS FÁCIL.

ADRIANO
#175476 por davidrvp
14 Jul 2005, 17:16
Obrigado pela resposta, Adriano.

Eu não tenho certeza ainda se vai dar pra alugar carro em Floripa porque quando vou dirigir em estrada desconhecida eu preciso de um co-piloto pra ir lendo o mapa, mas um amigo que ia comigo não tem mais certeza se vai mesmo.

Nesse caso, vocês têm alguma sugestão do que eu possa fazer? Eu tô querendo passar 3 semanas em Santa Catarina, mas uma dessas semanas eu quero passar 3 dias em Floripa e 4 em Blumenau (Oktoberfest [:D]). O resto ainda tá meio incerto. Aliás, mesmo esses dias que estão "certos" estão abertos a sugestões!

Abraços!
#179251 por davidrvp
27 Jul 2005, 17:52
Wolverine, você que foi em Outubro, poderia tirar umas duvidas? Qual a temperatura nessa época? Ainda pega algum friozinho? Pq eu queria pegar frio, mas nao pude tirar ferias agora em julho...

Pra conhecer as atrações turísticas, você gastou quanto? Foi de carro? Sabe se eu posso alugar carro lá?

Abraços,
David
#181123 por asgard
03 Ago 2005, 11:59
Boa tarde malta do Mochileiros,

Resido em Portugal e tenho ouvido um pouco sobre Urupema, alguém sabe me dizer como é a cidade? Até há alguma informação na net, mas nada se compara com a vivência!

Abraços.
#181156 por Adriano Klein
03 Ago 2005, 13:03
ASGARD:
NÃO CONHEÇO URUPEMA, MAS PELO QUE SEI, É UMA CIDADE MUITO PEQUENA SEM INFRA ESTRUTURA. TEM FAMA DE SER MUITO FRIA NO INVERNO, MAS NÃO É UM DESTINO MUITO VISITADO.
AO CONTRÁRIO, URUBICI ESTÁ SENDO UM DESTINO CADA VEZ MAIS PROCURADO, TEM MUITOS ATRATIVOS NATURAIS, E CADA VEZ MELHOR INFRA ESTRUTURA E EXPLORAÇÃO TURÍSTICA.

DAVI: GERALMENTE OUTUBRO É ÉPOCA DE CHUVAS , MAS NÃO MUITO FRIO, MAS NADA DISSO É GARANTIDO... O TEMPO ESTÁ LOUCO.
ANO PASSADO FEZ 0°C NA SERRA EM NOVEMBRO, INCLUSIVE COM GEADA, ESTE ANO PRATICAMNETE NÃO TEVE INVERNO, HOJE POR EXEMPLO TÁ O MAIOR CALOR, 30° C AQUI EM FLORIPA.

ABRAÇO

ADRIANO
#191621 por milla_calvo
07 Set 2005, 14:35
Oi gente!!!! Sou guia e estarei indo com uma excursão para São Joaquim em Novembro, mas ainda há pontos nessa cidade que eu não encontrei discrições detalhadas. Gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar, principalmente com o Belvedere, local que não encontrei nenhuma foto e todos que falam do local, não contam especificamente o que é como é. Fico grata desde já pela ajuda

Camila
#193272 por pedrocs
13 Set 2005, 20:10
Pô Milla, fui lá no Belvedere há poucas semanas, bem, tentarei relatá-lo: é um local no pico da serra do rio do Rastro com ótima visão ( lógico) de toda a serra, com a estrada e suas curvas, há pequenas lojas que vendem artesanato local, local para estacionar carro, posto policial e um grande catavento perto, achei interessante este catavento devido às proporções do mesmo e as possibilidades de aquisição de energia eólica. Espero que tenha ajudado. P.S. : Há pequenos refúgios na estrada ( apenas para estacionar o carro), que valem a pena a parada.
#202208 por milla_calvo
16 Out 2005, 17:09
Gente, muito obrigado, vcs não sabem como me ajudaram!!!! Vou entrar nos sites sim Júnia e a discrição foi perfeita Pedro. Muito obrigado msm!!!!
#206970 por solimarjr
29 Out 2005, 10:35
fala galera,
gostaria de uma informação importante.
estou querendo ir à são joaquim sc,partindo de São paulo.
mas não encontrei nenhuma informação de alguma empresa que faça
esse trajeto,como posso ir? tenho que fazer uma outra parada?
me ajudem please!!
#207163 por Júnia Pimenta
30 Out 2005, 16:15
Dá uma olhada se tem onibus São Paulo/Lages( SC)...me parece a alternativa mais viável. Da Lages pra São Joaquim é quase que de hora em hora....

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes