Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilhas no Sul do Brasil

Trilhas e Travessias no Sul do Brasil: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings na região Sul do Brasil

Subfóruns

1. Trilhas no Paraná: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Paraná

• 2.1k posts
  2. Trilhas em Santa Catarina: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings em Santa Catarina

• 490 posts
  3. Trilhas no Rio Grande do Sul: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas e trekkings no Rio Grande do Sul

• 531 posts
  1. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110517212651.JPG 500 375 Parque Estadual Carlos Botelho]São Miguel Arcanjo- Parque Estadual Carlos Botelho Estivemos na cidade há uns 8 anos atrás, visitando o Parque Estadual Carlos Botelho na primeira vez. Cabe aqui, ressaltar que “descobrimos” a existência deste Parque, através de um Guia que nos foi muito útil e fonte de inúmeras viagens. Senta que lá vem história, mas como esse guia foi muito, muito usado, preciso dar os créditos a quem de direito... Falha nossa, tenho que atualizar na lista das Fontes Ogrotur.... É o" Guia Parques de São Paulo – O único guia de Parques Estaduais de São Paulo", autores:…

• 5 respostas
    • 9.2k visualizações
  2. Started by Jorge Soto,

Pessoal, Tava pesquisando sobre o cânion Fortaleza e achei um site interessante (http://www.jacintomachado.sc.gov.br/Turismo/trilhas.php), da cidade de Jacinto Machado, falando sobre esta trilha, que sai desta cidade até o planalto, vencendo um desnível de 1000 metros. Esta trilha, pelo que pude ler, dá acesso a outra borda do cânion Fortaleza (quando se entra por Cambará do Sul, chega-se no outro lado). Pergunto : alguém aqui já fez esta trilha? Pretendo fazê-la do que subir por Cambará do Sul.... Abraço! Carlos

• 11 respostas
    • 9.2k visualizações
  3. Como muitos sabem (e outros talvez não), a Fazenda da Bolinha, que dá acesso ao Cirirca, Tucum, etc, leva este nome devido a uma finada cadelinha que acompanhava os montanhistas nas trilhas. Mas isso já faz bastante tempo... No dia 25 de março deste ano, um domingo, eu e meu irmão resolvemos fazer um ataque ao Tucum durante a tarde, só pra dar uma descontraída a aproveitar aquela tarde livre. Pois bem, chegamos la com chuva e previsão de continuar a chuva por toda a tarde. Deixamos o carro, trocamos uma idéia com o proprietário da fazenda, e numa pausa da chuva, por volta das 13h30 iniciamos a trilha (está sendo cobrado 5 reais por pessoa para ter acesso às trilhas …

• 2 respostas
    • 2.2k visualizações
  4. Started by edver carraro,

[align=justify][t1]Travessia Jaboticaba – Monte Claro[/t1] “...Foi o 20 de setembro, o precursor da liberdade.” Segunda-feira, feriado de Independência do Estado do Rio Grande do Sul. Há quatro dias do feriadão, estava tentando programar algum trekking, porém em cada destino pensado, um empecilho comum: apenas três dias para tal façanha. Aqui onde moro é assim, a distância atrapalha um pouco o planejamento e dependendo do local planejado, existe a necessidade de incluir um ou dois dias de viagem e alguma eventual hospedagem, então pensei: “Porque não criar uma travessia por estas bandas?” Situado em Veranópolis, Monte Claro é um dos pontos mais altos da Se…

• 12 respostas
    • 4.7k visualizações
  5. Started by Cimarron,

Eai pessoal, gostaria de informaçoes sobre a caminhada ate a ponta do Pontal de Tapes. Alguem aqui ja fez? Achei uma galeria de fotos de uma pessoa que fez essa caminhada e acampou durante o trajeto (da pra ver pelo Google Earth tambem): http://picasaweb.google.com/eco.patas/AventuraTrekkingEAcampamentoSelvagemEmTapesRS# http://www.panoramio.com/user/193120 Sera que poderiam me esclarecer algumas duvidas e passar algumas dicas? Tipo, eh tranquilo de acampar la e aonde deixar o carro; precisa de permissao dos donos da terra (que eu saiba aquilo tudo eh particular) ou indo pela beira da lagoa eh liberado; etc. Obrigado.

• 9 respostas
    • 5.7k visualizações
  6. BEIRANDO OS ABISMOS DA SERRA GERAL ATÉ APARADOS Parece "deja vu". Mal havíamos retornado meses antes de uma travessia pelos cânions de Urubici q novamente nos sentimos impelidos a retornar àquelas gargantas de pedra q servem de divisa natural entre SC e RS. Desta vez nos aventuramos bem mais ao sul, indo alem do extremo norte do PN Serra Geral ate seu "rincão" sul, em Aparados da Serra. Criados recentemente p/ proteger uma das paisagens mais bonitas do sul do pais, o primeiro tem pouca infra-estrutura e por isso mesmo oferece uma bela caminhada cercada de natureza intocada. Iniciando a pernada bem além do limite norte do parque, foram 5 dias e quase 50 kms por campos de …

• 4 respostas
    • 7.1k visualizações
  7. Companheiros, Estive em julho de 2011 no PARNA São Joaquim, na região de Urubici-SC. Fui ao Morro da Igreja, também estive dentro da Pedra Furada, aproveitei pra conhecer as cachoeiras Véu de Noiva, a da Gruta de Nossa Senhora e as que ficam no Arroio do Engenho. A cidade é pequena, simpática e com um povo incrivelmente acolhedor. As paisagens são espetaculares, os cânions gigantescos, a exuberância da natureza bem conservada, a maravilhosa obra natural da Pedra Furada, o gelo pelas trilhas e a harmonia do homem simples enfim em paz com o meio ambiente tão mal tratado no passado pela extração desenfreada da madeira. Vale ressaltar que há por lá centro de informações t…

• 6 respostas
    • 3.4k visualizações
  8. Started by Mochileiro Peregrino,

não disponível

• 4 respostas
    • 2.8k visualizações
  9. Started by Jorge Soto,

http://jorgebeer.multiply.com/photos/al ... do_Cadeado TRAVESSIA SUL DA SERRA DO CADEADO Araucárias rodeadas de imponentes montanhas, planícies de pasto ralo e belas cachoeiras são o cenário recorrente da Serra do Cadeado, respeitável elevação do Planalto de Guarapuava q nada mais é um trecho erodido e desgarrado da famosa Serra Geral no norte paranaense. A apenas 90km de Londrina e 25km da localidade de Mauá da Serra, os paredões verticais q compõem esta cadeia montanhosa são bastante conhecidos por suas vias de escalada, mas tb guardam diversas possibilidades de caminhadas pra ninguém botar defeito. E num simplório fds palmilhamos uma generosa porção sul da serra d…

• 7 respostas
    • 9.6k visualizações
  10. Started by amaro.cristiano,

21 e 22 de Maio de 2011 Foto Panorâmica do Morro do Araçatuba Histórico O Morro do Araçatuba, pertencente ao município de Tijucas do Sul, é uma das montanhas mais frias do Paraná, pois recebe ventos sul diretamente sem nenhuma barreira. Ele é também uma das maiores elevações do Estado do Paraná e é todo recoberto com campos de altitude. Como chegar Localização Siga pela BR 376, que liga Curitiba a Joinvile em Santa Catarina, aproximadamente 4 km após a segunda ponte sobre a represa do Voçoroca tem uma entrada para o Bairro do Matulão, siga esta estrada por 5 km e chegará até o estacionamento. (R$ 10,00 por carro) Ficha Técnica Perfil de Elevação …

• 11 respostas
    • 10.8k visualizações
  11. Na verdade o título seria “Perdi o emprego e fui caminhar”, mas como demorei mais de mês pra fazer a trilha, arrumei outro trampo antes de fazer o roteiro. Ainda assim a história é a mesma. 13 anos depois de ter entrado naquele trabalho, o laço se rompeu, e eu achei que era necessário um tempo para pensar na vida, e nada como uma boa trip para pensar, refletir, orar. O roteiro já estava nas pretensões, e a oportunidade veio a calhar. Senti que seria um dia perfeito quando o busão que subia a serra emergiu na névoa que cobria os vales, acima de Dois Lajeados. Já passava das 8:30 da manhã e o sol brilha forte, luminosidade majorada pelo branco do nevoeiro abaixo de nós. …

• 42 respostas
    • 16.3k visualizações
  12. Started by Cristiano Amaro,

Já estava me sentindo deprimido. Não fazia nenhuma trilha desde setembro, quando realizamos a travessia pelos platôs da serra geral. Na sexta feira, dia 08.11.10, o Elder (que vcs irão conhecer em outros relatos) perguntou se eu estava a fim de ir com ele levar um grupo de 12 pessoas para subir o Pão de Loth no domingo. Meu "desespero" era tanto que nem pensei pra responder, topei na hora. Já tinha tudo em mente, planejei subir o Morro do Canal no sábado para contemplar o anhangava e no domingo subir o Pão de Loth para vê-lo mais de perto.Quando cheguei em casa dei uma olhada no Climatempo, a previsão era das piores pra sábado mas, pelo menos, pra domingo era bom. Já ha…

• 3 respostas
    • 7.8k visualizações
  13. Started by jrompkovski,

Domingo (21/12) voltamos (eu, Andressa, Gil, Ale, Digo, Flávia, Carlos e Guilherme) da aventura de subir as montanhas Camapuã e Tucum. Foi um final de semana maravilhoso! Tudo começou no sábado! Logo pela manhã, recebi uma mensagem do Marceleza confirmando que não iria conosco, estava engripado desde quinta e a subida iria acabar mais ainda com sua saúde. Combinado as caronas saimos eu e a Gil, levados pelo nosso pai; no viaduto do Orleans paramos para pegar a Andressa. A Flávia e o Digo pegaram o Carlos e o Guilherme na PUC e foram até o boqueirão pegar a Ale, enquanto isso já estávamos a caminho da chácara. Já era cerca de 9hs quando passamos pelo posto do Túlio (di…

• 0 respostas
    • 2k visualizações

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.